Um proprietário do Novo Ford Ka+ (sedan) relata no Jornal do Carro que seu veículo "parece uma carroça" de tantos barulhos internos.
Novo Ford Ka+ Sedan: 3000 Km e muitos ruídos internos
Os grilos que incomodam o proprietário provém de portas, painel e até mesmo do brake-light, mesmo o carro estando com apenas 3.000 Km, e já tendo ficado uma semana em concessionária que tentou melhorar a situação colocando até fita isolantes de ruídos.

Novo Ford Ka 2015 - ruídos internos

Segundo o gerente de pós-venda da Ford, os ruídos em profusão do Ka são uma "característica do carro". Ademais, como as concessionárias não recebem nada para solucionar tais problemas, não interessa a elas resolver tais grilos.

Ford Ka de longa duração também teve ruídos

A característica do Novo Ka de apresentar muitos ruídos mesmo muito novo nós já notamos em nosso teste de longa duração, onde o carro, com também 3.000 Km, apresentava múltiplos ruídos de peças plásticas soltas em todo o interior (veja aqui), como pode ser visto no vídeo abaixo.



O Ford Ka que está sendo testado pela Revista Quatro Rodas também apresentou uma profusão de ruídos de peças plásticas soltas no interior do carro, além de portas que só se fecham com batidas muito fortes.

Conclusão

A existência de ruídos de peças soltas no interior do Novo Ka, e do Novo Ka+, é um aspecto crônico e bastante irritante, sobretudo em carros 0KM, pois esse tipo de ruído deixa a impressão de carro muito usado. De qualquer forma, é necessário se acostumar, pois, segundo a Ford, é uma "característica" do projeto.

Fonte: Jornal do Carro

48 Comentários

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  1. Já que vão falar do Up! aqui, de qualquer maneira, então eu queria perguntar uma coisa...

    Na Quatro Rodas o Up! Tsi fez o 0-100 em 11seg. Já que os testes deles são sempre uma referência nos posts deste blog, eu gostaria de saber:

    - Quem está mentindo, a VW ou a Quatro Rodas ?

    Obrigado.

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    1. O experimento de colocar um carro em movimento para se mensurar o 0-100 km/h depende de diversas variáveis, que podem ser - e normalmente são - diferentes em cada experimento. Ainda, se tratando de instituições diferentes, é de se esperar tais variaveis serem mais diferentes ainda. Embora eu não tenha acesso aos dados dos experimentos, tenho convicção de que não são feitas de forma estatísticas, portanto estão mais sujeitas a erro ainda. Logo, não dá pra afirmar que uma ou outra está mentindo - vc estaria falando besteira de qualquer forma.

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    2. Menino, se é um "Experimento" que vai aferir o desempenho do motor então ele deveria ser padronizado ou quem fez deveria dizer as variáveis e condições do momento. O que ninguém fez. Suponho então que são os mesmo.

      Esses dias a justiça deu uma causa a favor de um rapaz que comprou um Veloster pois entregava menos potência do que o anunciado pela montadora.

      Aí o advogado vem dizer: "O sr. juiz está falando besteira de qualquer forma pois não está percebendo que estamos testando em condições x e y ?"

      Não cola, alguém está fazendo alguma coisa errada: Ou manipulando dados ou fazendo as medições erradas.

      Não me interessa em quais condições. Se eu compro um carro e a montadora diz: "Ele voa" sem dizer em quais condições, ele é obrigado a voar.

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    3. Não é bem assim. A diferença de 9 para 11 não é pouca. Acho que nenhum deles fez teste 0-100 com 5 pessoas dentro do carro e nem ladeira acima em detrimento do outro. O resultado deve variar, mas nem tanto.

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    4. Carlos, vc está errado. Se vc pegar qualquer carro do mundo e tentar fazer 0-100 km/h é quase certeza que vc nunca irá conseguir fazer sua aceleração ser igual a informada no manual do carro. E simplesmente pq isso não existe. Agora eu te explico: existe uma coisa chamada distribuição de probabilidade e isso implica diretamente no seu fracasso deste evento específico na maior parte das vezes. Pra vc poder afirmar que seu carro não faz 0-100 km/h em x segundos vc tem que ter, no minimo, um conhecimento de estatística (básica). Se vc não sabe, vc nunca compra 600 mL de cerveja, ou 1kg de farinha como vem específicado nas embalagens. As máquinas simplesmente não conseguem ser tão precisas. Além disso, sua própria balança possui erros e, novamente, não é com uma medição que vc vai decidir o valor exato (se é que vc conseguirá) dessa variável. O que é exigido, entretanto, é que a MÉDIA da massa desses produtos que saem da fabrica esteja num valor próximo ao informado. De novo pra vc entender: vc se basear somente na revista Quatro Rodas pra dizer que tem alguem mentindo, ta falando BESTEIRA!!! Quanto ao juiz, nem vou comentar, pq pessoal de humanas, no geral, não sabe nem diferenciar uma distribuição normal de um gráfico de ações da bolsa de valores. Logo, vc ta errado. Me desculpe.

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    5. Diego, a observacao do Carlos faz todo sentido, se a Vw diz que seu carro faz 100 km em 9 segundos e a Quatro rodas diz que faz 100 em 11 segundos ha uma diferenca grande.E meu caro, se vc nao tem acesso aos dados mas tem convicção de que nao foram feito os testes de forma estatistica, voce é um comedia de primeira mesmo pois o que vc fala nao faz o menor sentido.Pelo que conheco a 4 Rodas os testes de 0 a 100 sao o resultado de media ponderada de varias passagens em terreno plano em varios sentidos diferentes para diminuir a acao de vento e etc.

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    6. Média ponderada? Kkkkkkkk cara, tai uma grande oportunidade pra vc ganhar dinheiro então. Processa todas as empresas alimentícias, eletrônicos, automobilísticas que vc vai ficar milionário!!!! Kkkkkkkkk

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    7. Em outras publicações e sites há medições variadas, desde 0-100 em 9,3s até 10,2. Realmente 11s está fora da curva.

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    8. Em outras publicações e sites há medições variadas, desde 0-100 em 9,3s até 10,2. Realmente 11s está fora da curva.

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    9. Obrigado Gabriel. Infelizmente, no Brasil, metodologia científica passa longe de diversas formações de ensino superior.

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    10. Diego, acho que quando eu tinha a sua idade eu estudei estatística !

      Mas o fato é que não há estatística nesse caso e sim tolerância e são coisas diferentes. Há tolerância exatamente pela falta de precisão de tudo o que é feito.

      Mas não adiante, você deve ser só mais um desses meninos arrogantes que concluíram o terceiro-grau e se acham melhor do que a maioria, principalmente a garotada da internet, mas nunca passou em um teste do Mensa. Coitados...

      Mas continuo dizendo: Alguém está errado na história, o tempo está muito diferente. Os métodos deveriam ser declarados.

      PS: Juízes não fazem testes ou tem conhecimento específicos, eles mandam fazer perícia, é assim que funciona.

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    11. Acho que é preciso explicar ao diego o que é uma perícia e quem é que a faz..

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    12. Carlos, faz o seguinte então: se junte ao seu amigo advogado aí e processa a VW... Leva a revista quatro rodas como argumento...

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  2. Tenho uma Parati 2001 com 200 mil km que não bate 10% do que bate esse Ka. No próprio test-drive que fiz no novo Ka ouvi vários grilos irritantes. Meu sogro e cunhado, ambos possuem New Fiesta. O do meu sogro é o Titanium com menos de 15 mil km e já bate. O do meu cunhado é o SE e bate o dobro. Construção da Ford tá muito ruim. E olha que já tive um Focus 2011 que com menos de um ano já batia também.

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    1. Interessante... o focus 2.0 auto que tive, não batia e o ford ka da minha irmã não bate...
      Já a saveiro cross wue eu tive, era um sambodromo!
      Já os atuais edge e city não batem nada

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    2. Meu antigo carro, um Fiesta Rocam não batia nada, vendido com 50 mil km, meu atual New Fiesta com 9 mil km tb nao bate nada.

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    3. Tive um Focus 12/13 que tirei zero KM que fazia muito barulho de peças soltas desde quando tirei da CC....Tb tive varios problemas com vibração do motor/cambio.. fiquei tão irritado que vendí o carro com menos de 10.000km, tomei um Prejuízo enorme e nunca mais na minha vida gasto R$ 1,00 com produtos da Ford...Tive um problema similar com um Astra anterior ao Focus...Como moro em SP é impossível ter um vw por causa do preço do seguro, então tá dificil de achar um fabricante com um bom produto...

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  3. Excesso de barulhos e "grilos" é característica dos carros da ford, devido ao péssimo acabamento e montagem dos mesmos.

    Olha só o Ecosport, carro que foi apelidado pela imprensa de NhecoSport, por parecer uma escola de samba ambulante. Não existe carro que faça mais barulho de acabamento que o nheco nhecosport...é difícil até conversar dentro do carro.

    O focus também é um inferno de grilos...meu irmão tinha um titanium 2014 que era extremamente barulhento e mal acabado. Era barulho nas 4 portas (os plásticos batiam muito), era barulho na parte de trás do painel (onde encosta no pára-brisa) que é de plástico duro, era barulho na direção (a caixa foi inclusive trocada, defeito cronico do focus), era barulho no cambio powershift (que também trepidava)...

    Enfim...silencio interno e bom acabamento não são com a ford.

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  4. É a atual qualidade da Ford, lamentável, acabaram com o Focus, então porque não acabariam com os modelos mais simples...

    Verdade, focus 2012 não bate, tem bom espaço e bom acabamento, já esses powershift, não tem bom espaço interno, acabamento duvidoso e parecem de plástico, aliás o carro tem muito plástico de má qualidade...

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    1. Esse vídeo mostram como a ford anda pecando em acabamento:

      http://youtu.be/w87NX-uurs4

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  5. Tenho um Fiesta Rocam que bate desde que saiu da concessionária a 5 anos! A montagem e o acabamento da Ford estão muito ruins! O motor nunca me deu dor de cabeça e já tá com quase 80 mil km! Mas o carro sempre pareceu uma carroça! Tenho descartado a Ford nas pesquisas ora trocar de carro!

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  6. Com certeza o pior carro que o FORD já fez, sem nenhuma sombra de duvida, G1/G2 foram melhores, nunca vi um quebra, Junto com FIESTA MK3, ja tive a oportunidade de dirigir um KA 1.6 em 2009 carro era um foguete pra época, andava muito e era econômico, e tinha um bom espaço interno.

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  7. Sinceramente, não consigo explicação pra alguém colocar 40k num New Ka.

    Realmente as gerações anteriores do Ka eram muito boas, considerando a tecnologia disponível na época.

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  8. Quem compra Ford, se Ford.
    Meu pai teve 3 ranger em seguida, rodava muito e na época era a melhor caminhonete em conforto e mecânica, as 3 eram diesel e as 3 tiveram problema na bomba injetora logo zero, ele não ligava muito porque já tinha virado amigo do chefe de oficina e a bomba já voltava "regulada" mas que era uma aporrinhação era, total falta de qualidade..

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  9. Eu não consigo entender.eu tenho um sedan e não bate nada.esses problemas talvez tenha ocorrido no primeiro lote .o meu e ótimo não bate nada .só fala do ka quem não tem um.quem tem só fala bem.

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    1. só fala do ka quem não tem um.quem tem só fala bem.

      O cara da reportagem tem um com 3.000 Km, comprado recentemente, e disse que o carro dele parece uma carroça.

      Até a Ford admitiu que o carro tem barulho e que isso é "característica".

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    2. Legal sua generalização. Então todos os Ka do Brasil estão com ruídos em apenas 3.000 km. Clap clap clap!!

      Seguinte: problemas todos carros apresentam. Meu colega tem um Ka com 13.000 km e está com zero de ruído. Pode procurar a opinião de dono de Gol e Fox no Carros na Web, vai ter uma enxurrada deles reclamando que o acabamento faz barulho desde que saiu da concessionária.

      E não, a Ford não admitiu "que o carro tem barulho e que isso é "característica"". O gerente de pós-venda pilantra de uma concessionária picareta é que disse que isso é característica. É só ir em outra para resolver o problema. Se fosse comigo, pode ter certeza que eu ia infernizar a vida dos caras.

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  10. Tenho um KA 1.0 SEL e o único barulho que faz é no difusor de ar do para-brisa, as vezes... Fora isso o carro esta silencioso. Não tem peças saltando nem nada...
    Pode ser que eu tenha tido sorte... Mas creio que outros que deram azar. Pois tenho 5 amigos que tem o KA e nenhum deles esta com essa escola de samba toda.
    O que vejo aqui é que as matérias sobre o KA sempre focam no grilo. Como se esse fosse a principal característica do veiculo. E como se o mesmo não tivesse nada de bom.. O que não é verdade.
    O carro não é perfeito. Mas me apresente algum carro popular perfeito e que satisfaça 100% todos os clientes ?!
    O UP!, Palio, Onix, HB20..ate mesmo o finado Gol possuem qualidades e defeitos. Acho malicioso esse movimento de apertar sempre a mesma tecla...

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    1. Ah.. Esqueci.. O barulho do difusor de ar a minha antiga Palio Atractive também tinha. E ainda incomodava o reflexo no parabrisa....

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  11. Também tenho um Ka já com 15 mil rodados e continua muito bom o silencio interno e as portas fecham normalmente. Único problema que tive foi o brulho nas colunas atrás do cinto que foram resolvidos na primeira revisão.. E aqui em Campo Grande/MS o asfalto já passou a faze de lunar de tanto buraco e remendo...

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  12. Tenho um Ka com 4500 km e o carro está perfeito, não tem um barulho, e olha que o asfalto no meu percurso é muito ruim. Isso é questão de cuidado, não adianta ficar "voando" a 60, 70 km/h em vias esburacadas e onduladas que nenhum acabamento vai aguentar, não importa o carro.

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  13. Meu KA 1.5 SEL está com 8000KM rodados e não apresenta nenhum dos defeitos citados, tudo está íntegro - como a gente diz por aqui na região: "Não bate nada". O único detalhe foi um desalinho no capô que foi resolvido na primeira revisão.

    Sou muito chato para qualquer tipo de grilo interno, mas até agora nada, acho que dei sorte - ou os outros é quem deram azar.

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    1. Esqueci de citar um "defeito": comprei esta versão por 44.900 e hoje tá mais de 50k, um absurdo. Onde iremos parar?

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    2. Relatos de um dono de Ka 2015: http://autorealidade.blogspot.com.br/2015/08/internauta-relata-experiencias-e.html

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  14. Para que o suporte para celular está aberto? A câmera não está bem presa, e isso causa muito barulho na captação de áudio dela... Ela se move várias vezes!

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  15. Alguém conhece a pista de teste da Ford em Tatui-sp ? Eu conheço , e todos os dias os carros são testados em todos os tipos de situação. Então ficar falando que o carro é problemático, ai não né !

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  16. Eu sou um usuário do New Ka. Então, por isso, posso falar da porcaria de que comprei. Me arrependi em comprar e ter que ficar com ele algum tempo, infelizmente.

    Vai aqui no link e veja minha análise: http://autorealidade.blogspot.com/2015/08/internauta-relata-experiencias-e.html

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  17. O KA aparentemente tem um bom projeto, bons motores, boa transmissão manual. Tenho um casal de amigos, ambos tem fiesta, o rocam, e hatches, o mais velho é 2011 e outro 2013/14 de ultima séria. Ambos os carros são completinhos, o mais antigo é class e o mais novo SE. Eles me contaram que o mais antigo está com 52mil não teve absolutamente nenhum problema, tudo montadinho direito, bem encaixado, nenhum barulho. Só fizerem freios e trocaram pneus. Já o segundo que está com pouco mais de 20mil, já trocaram o hidrálico da embreagem e o pino que o trava, que é de plástico, tem o tamanho de um dede mínimo de criança e custou 120 reais, o tapete não encaixa, o brakelight tem borracha de vedação desencaixada, veio cheio de rebarbas e apresenta barulhos vindo do painel e por fim o espelho do motorista quebrou uma das travas de plástico dos cabos, que quando foi aberto tinha menos de meio milimetro, quer dizer subdimencionada. Como ele me disse parece que essa p.... caiu do cegonha.
    Dai a pergunta que fica, e isso atinge a toda a ford e não apenas o KA. O que houve com o controle de qualidade da Ford? Não era assim, já foi durante muito tempo sinômimo de carros bem feitos. Hoje não há cuidado na montagem, não há cuidado na qualidade do componentes. Nota zero, um tremendo desrespeito com seus clientes. A única solução para dar um tranco na cabeça de quem dirige a ford seria um boicote. Mas ela vende e até que bem pelo carros que entrega. De repente crio uma hashtag #fordnão.
    Não conheço ninguém de dentro da fiat, mas tenho um amigo que foi diretor da vw. Ele me disse que 96% dos carros montados saem dentro do padrão. 2% saem abaixo do padrão, tipo nele se concentram um maior números de peças que irão dar defeito, foi montado depois de uma derrota do corinthians, etc. Se comprar um assim venda, pois ele vai passar muito tempo nas css e oficinas. E 2% saem excepcionais, bem montados e com um conjunto de componentes que irão durar mais que a média.
    Se me basear nesse cálculo a ford deve estar com uns 48% na média, talvez uns 1% de ótimos e 51% abaixo da média, se comprou venda.

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    1. Olá Osvaldo, acho que tiveram sorte. O fiesta rocam 1.6 (ao qual chamo de fiesta chorão) da minha mulher é ano e modelo 2012, está com 12.000 km rodados e parece uma escola de samba de tanto barulho nas partes plásticas. Estrala para todos os lados, mesmo quando se faz uma curva.

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  18. Meu pai tem um e está perfeito, zero grilo. Agora o Gol do meu tio é uma escola de samba, o carro tem 35 mil rodados e está batendo tudo. Com exceção do UP! que dizem ser muito silencioso, os demais carros da VW ditos populares são uma carroça.

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  19. Meu pai tem um e está perfeito, zero grilo. Agora o Gol do meu tio é uma escola de samba, o carro tem 35 mil rodados e está batendo tudo. Com exceção do UP! que dizem ser muito silencioso, os demais carros da VW ditos populares são uma carroça.

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  20. Todo carro recém-lançado apresenta alguns probleminhas. O meu Ka+ apresenta alguns barulhos no painel. Não são exagerados como as pessoas relatam. Seria melhor que não estivessem presentes, mas não me arrependo da compra. Mas se analisarmos outro lançamento tão cultuado pelo site, que é o Up!, os problemas tb estão presentes. Compressor de ar-condicionado com defeito, vidro que sai do trilho, motor TSi (com pouquíssimos meses de uso) "batendo" tudo...
    Problemas em lançamento não é exclusividade da Ford. Aparece em todas as montadoras.
    Vamos parar de cultuar uma marca e encarar que são apenas montadoras de carros.

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  21. pega pro teste o Novo Ford EcoSport 1.6 Powershift 2016, é tenho certeza que muita gente ta curioso inclusive eu ;)

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  22. o que eu faço, eu tenho um ford ka 1.0 com 2300 rodados , senti um cheiro de queimado nele e abri , tinha vasamento na junta do motor, fora a vibração interna que está dentro do carro, o motor está fazendo muito barulho não tem 90 dias que comprei o carro e já estou triste, investi 43000 num ford ka intermediario !!!
    me deem uma luz

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  23. Olha comprei um Ford K, sedan 2015/2015 1.5 se na super auto Santa Maria, fui razoavelmente atendido no ato da compra, mas no primeiro ano de uso apresentou defeito nos amortecedores traseiros, motor de venturina, ruido no painel, banco do motorista sem ajuste de altura, péssimo posicionamento do banco, prejudicial a postura da coluna. Ao buscar a garantia não mesma empresa não disponibilizada, tive que buscar na justiça, atendimento da pior especie possível o carro é um verdadeiro lixo tive que vende-lo, placas IWU 5337. Não recomendo, pior carro que já possui, e a concessionaria com o pior atendimento que recebi.

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  24. Olha comprei um Ford K, sedan 2015/2015 1.5 se na super auto Santa Maria, fui razoavelmente atendido no ato da compra, mas no primeiro ano de uso apresentou defeito nos amortecedores traseiros, motor de venturina, ruido no painel, banco do motorista sem ajuste de altura, péssimo posicionamento do banco, prejudicial a postura da coluna. Ao buscar a garantia não mesma empresa não disponibilizada, tive que buscar na justiça, atendimento da pior especie possível o carro é um verdadeiro lixo tive que vende-lo, placas IWU 5337. Não recomendo, pior carro que já possui, e a concessionaria com o pior atendimento que recebi.

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