Segundo os dados da Fenabrave o Fiat Palio é o líder de vendas no Brasil, mas quando se separam os números de vendas de cada modelo considerando motores, o líder é o Ford Ka 1.0, que emplacou 59.788 unidades de janeiro a setembro de 2015, segundo levantamento feito pela Jato Dynamics a pedido da Revista Quatro Rodas.

novo Ford Ka 1.0 - carro mais vendido do Brasil

Outra surpresa do ranking de vendas de modelos separados por motores é a segunda posição do Fiat Uno - que emplacou 52.099 unidades de sua versão 1.0 nos primeiros nove meses de 2015.

Fiat Uno - 2º carro mais vendido do Brasil

O Palio Fire é o terceiro mais vendido, com 50.965 exemplares comercializados no período, seguido de VW Gol, em 4º, como 50.870 unidades, Onix 1.0 (5º) com 48.877 e HB20 1.0 (6º), com 46.100 emplacamentos.

VW Fox 1.6 - carro não 1.0 mais vendido

O VW Fox 1.6 é o carro não 1.0 mais vendido do ranking, com 45.986 unidade, ficando com a 7ª posição global.

Volkswagen Up! - só 1.0 - 8º mais vendido

O Volkswagen Up!, que só tem em versões 1.0 (apesar que o 1.0 TSi tem desempenho de 1.8), é o 8º mais vendido, como 41.567 unidades emplacadas.

Renault Sandero 1.6 - 10º carro mais vendido

Fecha o top ten Onix 1.4 (38.848) e Sandero 1.6 (35.896).

Ranking - 20 carros mais vendidos - acumulado de janeiro a setembro de 2015


RankModeloJan-Set/2015 - vendas
1Ford Ka 1.059788
2Fiat Uno 1.052099
3Palio Fire 1.050965
4VW Gol 1.050870
5Chevrolet Onix 1.048877
6Hyundai HB20 1.046100
7VW Fox 1.645986
8VW Up! 1.041567
9Chevrolet Onix 1.438848
10Renault Sandero 1.635896
11Chevrolet Prisma 1.433690
12Hyundai Hb20 1.632770
13Hyundai HB20S 1.631651
14VW Voyage 1.622711
15Fiat Palio 1.022643
16Renault Sandero 1.022153
17Ford Ka+ 1.521984
18Toyota Etios Sedan 1.519382
19Ford Fiesta 1.617815
20VW Fox 1.017215

Versões preferidas
  • VW Gol: 80,4% dos vendidos são 1.0, enquanto 19,6% são do 1.6;
  • VW Fox: 72,8% dos vendidos são 1.6, enquanto 27,2% são do 1.0;
  • Fiat Grand Siena: 49,4% para o 1.4 e 50,6% para o 1.6

51 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Mecanicamente (motor e câmbio), como projeto, montagem. E em desempenho, consumo, segurança e dirigibilidade, o UP é o melhor carro 1.0 do mercado.
      Mas o Ford KA agrada mais aos brasileiros em design e o interior do KA é mais bonito e visualmente agradável para o consumidor que vai apenas olhar os carros.
      A maioria dos brasileiros compra o carro que acha mais "bonitinho". Não compram por critérios técnicos de desempenho, consumo, projeto, construção, segurança.
      Gosto do KA. Se não fosse o UP (tenho um), compraria um Ford KA ou um Hyundai HB20, que na minha opinião, são os três melhores carros populares do Brasil.

      Excluir
    2. Falou e disse, brasileiro não pesquisa carro.

      Excluir
    3. Mesmo blá blá blá dos especialistas de plantão. Que preguiça.

      Excluir
    4. Nelson, sou proprietário de um UP e conheço bastante os outros carros citados na reportagem. E você, que carro possui (por favor não invente - carro da mamãe não vale)? Nos fale sobre o seu carro, sua opinião. Comente alguma coisa que agregue algo de positivo. Evite apenas fazer comentários só para criticar os colegas do blog. Se não tem nada para escrever, fique "calado" . Abraço!

      Excluir
    5. Fala pessoal. Eu concordo com o Paulo em alguns pontos. A questão é que o UP! passa uma imagem mais "pobre" que o KA, Acho o exterior dele bonito, pois é limpo, com linha retas e me agrada. Agora o interior achei muito simplorio.
      Tenho KA SEL, e realmente o motor do UP! (sem ser o TSI - esse nem da pra comparar rs) é superior ao KA, mas pouca coisa. O que fez eu escolher o KA foi o requinte interno, o controle de tração e estabilidade o sistema de comando de som por voz e o espaço interno... O equilibrio de varios fatores influenciaram minha decisao. Não sei se compraria o KA versao de entrada, que nao possui os itens de segurança que falei,
      Minha outra opção era o FOX Bluemotion... ou o Etios..
      O UP!, pelo preço que me ofereceram, nao seria um bom custo x beneficio no meu caso.
      Mas cada caso é um caso...
      Depende do gosto e principalmente do bolso de cada um kkkkk
      Acho que todos os carros sao bons... e nenhum deles atenderao 100% todas as expectativas do consumidor.

      Excluir
  2. Ka 70% das vendas para locadoras...
    VW não vende o Up! para locadoras, só o Gol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unidas e Delta têm, SIM, o VW Up! para locação.

      Excluir
    2. Deixa de ser doente cara !!! E a matéria deste blog sobre problemas no ar condicionado do up em uma locadora no rio? Aceita q doi menos.

      Excluir
    3. carlos4carros: e a venda de VW Up! para PJ vai além das locadoras. A frota recente das Auto Escolas aqui do DF é constituída basicamente de VW Up!.

      E, não, isso não é uma crítica ao seu idolatrado modelo. Caso sejas daqui de Brasília, já deves ter percebido.

      Excluir
    4. Em Porto Alegre, tenho visto vários UP em auto-escolas. Tenho visto também, muitos UP usados por empresas, carros adesivados, de representação comercial, e até mesmo por empresas de segurança e vigilância. Aos poucos o pessoal vai descobrindo que o UP é um carro muito econômico, resistente e prático para esse tipo de uso. E a locadora Unidas tem locado UP. Já na Localiza, a maior locadora do Brasil, predomimam os Ford KA. Inclusive, a Localiza já está colocando à venda algumas unidades usadas de Ford KA nos seminovos Localiza.

      Excluir
    5. Don't feed the troll. Carlos é funcionário da VW, e repete as mesmas distorções em todos os posts pra tentar convencer incautos que só procuram informação sobre carro na hora em que vão comprar.

      Até a maneira dele escrever, criando espaços entre os parágrafos pra tornar o textos grandes visualmente mais atraentes, é pensada.

      Excluir
    6. Esse Carlos é um demente, a VW visa lucro e vende o carro pra quem quiser, inclusive locadoras empresas, fortistas e muitos outros.
      Trabalho em uma empresa nacional com mais de 8 mil funcionários, que acabou de encerrar um contrato com a GM que fornecia 2 mil Celtas LT para agora usarmos UPs.
      repito são mais de 2mil carrinhos da VW, é um bom carro e nada de mais!!.

      Excluir
    7. Geralmente gosto dos comentarios do carlos, mas dessa vez foi de mais...

      Excluir
  3. Bom produto. Mais honesto que seus irmãos maiores (New Fiesta e Ecosport). Apesar de alguns pontos negativos, merece o 1º lugar.

    ResponderExcluir
  4. Todos os carros tem qualidades e defeitos... Nenhum merece ser cultuado como o pessoal faz cim Up e Golf. Em um ano de crise todos os carros que vendem bem estão de parabéns. Eu optei pelo Ford... Mas a VW também tem alguns bons modelos.

    ResponderExcluir
  5. Ka é um belo carro construtivo e tecnológico ( modelos de entrada), aqui em SAMPA tem muitos rodando. De todos 1.0 que dirigi foi o melhor.

    ResponderExcluir
  6. Ka é um belo carro construtivo e tecnológico ( modelos de entrada), aqui em SAMPA tem muitos rodando. De todos 1.0 que dirigi foi o melhor.

    ResponderExcluir
  7. O Ka tá vendendo muito pois foi um carro pensado nos mínimos detalhes para o brasileiro. Não estou falando de tecnológica, qualidade referenciais, o público brasileiro é muito visual, compra carro por design, e a ford fez um carro de aparência limpa, moderna, dinâmica e com elemento e detalhes de modelos mais sofisticados, nao estou falando de cara de fusion, sim de trabalho bem feito com os volumes da carroceria, Q o deixam com visual mais sofisticado Q o up, fox ou gol. E logo no lançamento o ofereceram sempre completo, algo Q revolucionou o seguimento, junto de ônix e hb20. Ou seja, o Ka não é o melhor, o mais econômico, o mais seguro, de melhor qualidade então... mas foi sempre pensado pro brasileiro e por isso vende bem. E não, não são todos vendidos para locadoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que o Golf 7 brasileiro vai vender bem: é "pensado para o público brasileiro".
      Só acho que vc deveria ser mais coerente. No post do Golf nacional, reclama que o modelo é ajustado para o Brasil, e aqui bate palminhas e dá gritinhos para a Ford porque fez um carro para o brasileiro.
      se decide...pô.

      Excluir
    2. Carlos mané, uma coisa é projetar um carro pensado para o brasileiro, outra é depenar uma maravilha da engenharia para baratear ESCANCARADAMENTE. E não, o Golf nacional não terá o sucesso que o alemão teve. Hoje fui na audi, o próprio vendedor detonou a decisão da Audi. Quer carrinho macio, vai de corolla. Proposta devA3 e Golf ERAM esportividade.

      Excluir
    3. O funcionário da Volks pedindo coerência? Hehehehehehehehe.

      Excluir
    4. Mais que isso: ele é o bobo da corte dessa blog. Já ganhou fama pelas besteiras que escreve.

      Excluir
  8. Aproveitando o assunto, o ka com câmbio powershift não vem não? Se continuar ofertando somente carros manuais, logo vai perder espaço para a concorrência (ônix, up, hb20, etc.).

    ResponderExcluir
  9. Aguardem que em 2016 vem novidades da ford no ka, new fiesta e ecsport.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso será a motorização Ecoboost? Se não for, não vai melhorar nada. Só espero o respeito da Ford nesse ponto para mudar de marca.

      Excluir
    2. Ecoboost vem com motor 1.0 de 125cv em 2016

      Excluir
    3. Se o Ecoboost vier flex, com CVT para o Ka e AT6 para Fiesta e Eco, aí sim!

      Afinal, é o melhor motor 1.0 do mundo, há 3 anos seguidos, ainda que uns dementes neguem.

      Excluir
    4. CVT para o ka eu acho meio difícil, sendo mais provável o powershift. A propósito, vi que nada mais foi comentado sobre o assunto.

      Excluir
  10. Minha sincera opinião.
    o povo brasileiro gosta mais de designer do que qualquer outra coisa,tanto que já fizeram pesquisas e o designer realmente é o que importa.
    \por todo esse motivo, o up! não ganha mercado, além de ele ser um city car, ou seja, um carro menor, o que faz muitos torcerem o nariz, o designer dele é bem clean e sem exageros. Foara isso, querendo ou não, a reputação da Volks está marcada pelo último escandâlo, mesmo sabendo de que foi com o motor a diesel.
    Mas temos que lembrar de que quem dirigi o up!, se apaixona de cara pelo carrinho e ele tem futuro em nosso mercado.
    Estou querendo ver as mudanças que a Volks está programando para o ano que vem do carrinho.
    Parabéns para o Ká, mas sinceramente entre os dois, e pela dirigibilidade e confiança na marca e na montagem do veículo, ainda prefiro o up!, Afinal, gosto pelo carro é muito pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc sabe o nome do "designer " que o brasileiro gosta?

      Excluir
    2. Você se acha gosta de criticar os outros, a vida não é assim, temos que ter humildade e respeitar os outros, fica a dica.

      Excluir
    3. Vejo com certa frequência esse erro nos comentários. As pessoas trocam a palavra "design" (desenho) por "designer" (desenhista, projetista,). Mas pior que o erro de grafia (que nem é uma palavra do nosso idioma - e ninguém é obrigado a saber inglês) é a falta de educação, a prepotência, a falta de humildade e até mesmo certa agressividade contra outros colegas nos comentários do blog. Muitos nem carro possuem (no máximo andam no carro da mamãe) e se acham os "gênios" em matéria automobilística. Menos, pessoal! Um pouco de respeito e humildade não faz mal a ninguém!

      Excluir
    4. André, obrigado pelo seu comentário e realmente acabei trocando as palavras. se eu ofendi alguém peço desculpas, pois o meu intuito não foi esse. Só queria dar o meu parecer sobre o que acho que acontece com o up! no nosso mercado. E concordo com você, existem pessoas que humilham uma a outra pela paixão por um carro, e as vezes o próprio blog promove isso, com os comparativos que acabam fazendo. Eu cansei de falar aqui que essa briga entre Ka e up!, é ridícula e não vai levar a nada, pois carro é gosto pessoal e vai de cada um. O up! já tem seu espaço na história automobilística com os inúmeros prêmios e comparativos que ganhou, o Ká tem suas vantagens também. Enfim, novamente agradeço e vamos nos respeitar, pois há mercado para todos.

      Excluir
    5. Luis, o blog precisa de número e por isso mesmo lança matérias daquilo que acredita vai dar número pela controvérsia ou paixão, por isso o Up é um dos mais postados. Para constar, tenho um Up mpi que uso para trabalhar e que é um ótimo carro por tudo quanto já falado sobre ele especialmente falando em eficiência, fico babando num TSI mas tenho amor ao meu bolso e não troco de carro todo ano, mas que dá vontade dá.

      Excluir
  11. O menino confundiu os termos (Design | Designer), mas deu para entender o que ele quis dizer.

    ResponderExcluir
  12. Na empresa em que meu irmão trabalha foram comprados 30 UP´s 1.0 na cor branca. Tudo carro somente para empresa. Fora que tenho visto muitos UP´s na Localiza e em auto escola também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas empresas, como a Atlas, por exemplo, utilizam up! de locadoras.

      Excluir
  13. me surpreendeu a carroça do fox 1.6 ser o lider de vendas entre os motores acima de 1.0... quem merecia ser lider era o hb20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. humm nao sei... eu ficaria entre o 208 e o New Fiesta,,,,

      Excluir
  14. A Carroça que vc diz, ela lider simplesmente porque é a melhor..

    ResponderExcluir
  15. A falta de conhecimento, quando o assunto é carro, normal no consumidor brasileiro, levam as pessoas a comprar veículo sem sequer experimentar outros da mesma categoria ou preço. É o caso do Fox 1.6, quase na mesma faixa do Honda Fit que, na minha opinião, entrega muito mais ao consumidor, do que esse VW.

    ResponderExcluir
  16. Comprei um SEL no mês 10/2014 após o lançamento e paguei 39.990,00. Agora custa 46.290,00. Não entendo como pode aumentar tanto se as únicas coisas a mais que a Ford acrescentou no modelo 2016 foi Isofix, retrovisores elétricos e uma USB que carrega o celular.

    A direção elétrica é levíssima e o câmbio é macio e com engates precisos.

    O assistente de rampa, controle de tração e estabilidade, freios ABS com EBD & CBC, 2 airbags frontais e ligação para o SAMU em caso de acidente frontal transmitem muita segurança ao veículo remetendo-o a carros de categoria superior.

    O ar cumpre bem sua função, gelando rápido o carro em dias quentes, o que é ótimo em cidades como São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro.

    Computador de bordo, travas e vidros elétricos, alarme, chave canivete com controle remoto, volante e banco do motorista com ajuste de altura, espelhinhos no para-sol, porta-malas com abertura elétrica e iluminação são itens que não encontramos com facilidade em carros da mesma faixa de preço.

    O motor de 80/85 cavalos tri-cilindríco de 12V com cárter e cabeçote de alumínio, duplo comando variável no escapamento e admissão, correia dentada banhada em óleo que dispensa a troca durante a vida útil (210.000 km) e sistema Easy-Start para partida a frio dispensando o tanquinho de gasolina.

    Completam o conjunto, bastante espaço interno, viajando 4 passageiros com folga, rodas de liga aro 15, limpador e desembaçador do vidro traseiro, comandos de voz e som no volante, My Connection (Radio AM, FM / USB / Bluetooth / Controle p/ Ipod) e sistema sync que permite fazer e receber chamadas por voz através de Bluetooth.

    Três anos de garantia, seguro bem em conta, revisões que não arrancam os olhos e Serviço de Assistência 24 horas fazem do carro uma ótima opção, além da vasta quantidade de CSS.

    Apresentou problemas no carpete, batente e acabamento da porta (todos soltando), além da tampinha do sync que ficou frouxa.

    O painel apresentou bastante ruído, principalmente por causa da grade por onde passa o ar. Essa grade com o tempo ficou frouxa e ao trafegar em vias com piso irregular faz bastante barulho.

    Também reparei que o material utilizado no painel possui péssima qualidade chegando ao ponto de se comprimir em dias frios e se delatar nos dias quentes contribuindo e muito para os ruídos no interior do veículo.

    Tais problemas não me tiram o sono e com exceção do painel já foram resolvidos pela CSS Besouro em Itaboraí/RJ.

    Na rodovia o carro gruda no chão, anda muito bem nas marchas altas (4ª e 5ª) e não sinto esses buracos que as pessoas comentam nas marchas baixas. Realmente me transmite muita segurança ao volante, porém poderia entregar mais potência nas marchas baixas (1ª e 2ª). Seria de muita valia principalmente para quem frequentemente precisa entrar em uma rodovia.

    No momento está com 12.400 km rodados e o consumo está em 14.5 km/l em circuito misto.

    Claro que existem algumas coisa que a Ford pode melhorar no carro, como o painel que poderia utilizar um material de melhor qualidade para que os ruídos internos sumissem, ter mais esmero no alinhamento do carro e melhorar seu controle de qualidade. Comprar carro 0 com portas, capô, lanternas e faróis desalinhados é um absurdo. E além disso acabar com a revisão de 5 mil km que é simplesmente casa níquel para as CSS.

    Melhorar esses itens e lançar um versão 1.0 turbo seria como colocar uma pá de terra no UP e nos concorrentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, entendi, você está satisfeito porque comprou um carro que, mesmo 0KM, parece que levou uma porrada que deu Perda Total.

      https://www.youtube.com/watch?v=S3LAdMz5F-Q

      E que, no teste da revista Quatro Rodas, está fechando a porta e o porta-malas apenas com porradas, pois a carroceria é torta.

      E você também está muito feliz de comprar um carro 0KM que parece uma escola de samba:

      https://www.youtube.com/watch?v=HVwutJDpNi8

      E ainda dá pulinhos de alegria porque o seu carro aparece na lista de mais vendidos (atrás do Gol, que já tem 8 anos de mercado) porque a Ford inunda as locadoras que o seu carro provocando DESVALORIZAÇÃO do SEU CARRO.

      E você ainda fica muito feliz que o seu carro 0KM tem um interior cujas peças vão se soltando e de desprendendo...

      https://www.youtube.com/watch?v=xSgR0_9WY-8

      O Ka é um carro tão boqueta, que nem na lista dos 10 carros mais bem avaliados pelos consumidores ele consegue a aparecer. Só para constar, isso que vc chama de "carro" não consegue nem entrar em uma lista de avaliados que tem luminares da qualidade automotiva do quilate do Fiat Uno, do Palio e do March.

      Parabéns! Você merece mesmo o carro que você tem.

      Excluir
  17. A realidade que postei acima sobre as qualidades do KA são tão claras que o Carlos até se doeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, que quando se observa a opinião de um grande número de proprietários, o Ka não é bem avaliado. Ficando atrás até mesmo de Fiat Uno e Fiat Palio.

      http://www.car.blog.br/2015/10/volkswagen-up-e-toyota-etios-sao-os.html

      Na pesquisa Os eleitos da 4 Rodas o Ka não aparece nem na lista dos bem avaliados. Ou seja, os proprietários reprovaram o Ka...

      Excluir
    2. Ka, Uno, Fire, Gol e Onix liderando o ranking dos mais vendidos é prova cabal que brasileiro não entende absolutamente nada de automóveis, todos estes carros são comprovadamente inseguros, foram reprovados no crash test, o Ka é duvida ainda pois os resultados não foram publicados, foi reprovado no meu crivo. Apenas a partir do sexto lugar os 4 stars e o único 5 stars aparecem. Como alguém hoje compra um Palio Fire, um projeto de 1996 que, se não me engano recebeu apenas 2 estrelas no LNCAP? Só leigos e desinformados compram carros como esses, incluo o Gol porque é comprovadamente um carro inseguro, apenas 3 estrelas. Pra que investir em tecnologia, pra que a Ford publicar os resultados do crash test do Ka, o carro vende muito bem, os incautos compram, assim guardo dólares pra aumentar a remessa anual da matriz.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem