A estrutura corporativa do Grupo Volkswagen será reorganizada em um sistema descentralizado, com holdings independentes que controlarão as 12 marcas do grupo, disse um jornal alemão, citando fontes da empresa.


Ex-CEO da BMW, Herbert Diess, será o presidente da holding que incluirá VW, Skoda e Seat. Essa holding terá como principal objetivo reduzir os custos associados às fábricas alemãs da marca núcleo VW.


As marcas Audi, Lamborghini e Ducati vão formar outra holding liderada pelo atual CEO da Audi, Rupert Stadler. Porsche, Bentley e Bugatti serão agrupadas em uma única unidade, que será presidida pelo atual chefe da Porsche, Matthias Mueller. E, finalmente, a VW Commercial formará a quarta divisão com Scania e MAN, cujo presidente será o ex-chefe de caminhões da Daimler, Andreas Renschler.


A reorganização irá implodir a organização estabelecida pelo antigo chairman da empresa, Ferdinand Piech, que tinha como pressuposto dar mais autonomia às marcas individuais, para maximizar a concorrência entre elas. Segundo analistas, esse tipo de organização deixou o Grupo VW difícil de controlar, e lento às mudanças de mercado. O grupo tem 600 mil funcionários em todo o mundo e 119 fábricas.


A nova estrutura foi projetada para melhorar a eficiência e tornar a tomada de decisão mais rápida. Cada grupo de negócios irá decidir quais os modelos que vende, e em quais mercados. Cada CEO de cada holding terá uma cadeira no Conselho de Administração do Grupo VW.

A holding que será formada por VW, Skoda e SEAT será um conglomerado que vende 7,6 milhões de veículos por ano com receitas combinadas de € 119,2 bilhões de Euros, e lucro de € 3,2 bilhões, com margem operacional de 2,7%.

Fonte: Automotive News

2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Piëch comandou muito bem o grupo VW, mas tinha o ego maior que o grupo, isso também prejudicava... o grupo VW se tornou um dos maiores do mundo pelas mãos de Piëch, mas por causa dele também o grupo não se tornou líder mundial nos últimos anos! Com a auto demissão de Piëch o mais provável seria Wolfgang Porsche como CEO do grupo, mas ele não quer, será apenas o homem forte do grupo!

    ResponderExcluir
  2. Mega Conglomerado Alemão com o Governo da Baixa Saxônia por traz. Eles são do ....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem