O Volkswagen Fox hoje é um hatch compacto projetado e vendido no Brasil, mas nos anos 80 e 90 do século XX, o nome Fox foi usado para batizar as versões do Voyage e Parati exportados pela Volkswagen do Brasil para a América do Norte.

1989 Volkswagen Fox

O Fox foi vendido nos EUA e Canadá como um modelo sub-compacto da categoria de entrada, entre 1987 a 1993, sendo que no período foram comercializados cerca de 200.000 unidades nesses mercados.

1989 Volkswagen Fox

Inicialmente ele foi oferecido em versões sedã de duas e quatro portas, e também em versões Station Wagon (perua) com duas portas.

1989 Volkswagen Fox  Station Wagon

O interior dos Fox e Fox Wagon, totalmente reformulado em relação aos vendidos no Brasil até então, trazia o painel com comandos em formato de satélite que podiam ser acionados com as mãos no volante. A partir de 1988 esse interior foi adotado nos modelos brasileiros.

Volkswagen Fox - interior

O VW Fox foi vendido nos EUA com o motor quatro cilindros 1.8 (AP-800) associado a uma caixa de transmissão manual de quatro marchas, sendo o que modelo "GL", esportivo, vinha com caixa de cinco marchas, também manual. Esse motor tinha como diferencial em relação ao vendido no Brasil o fato de contar com um um sistema de injeção eletrônica Bosch KE-Jetronic, de apenas um injetor.

1989 Volkswagen Fox

Posteriormente, os modelos 1990 a 1993 vendidos nos EUA vieram com o sistema Bosch Digifant, de quatro injetores (um para cada cilindro).

1989 Volkswagen Fox

O Fox vendido no Canadá adotou sempre o modelo K-Jetronic, com injetor único e sem sensor de oxigênio para fazer o gerenciamento do fluxo de injeção.


O motor era ajustado para requisitos dos EUA e a potência caiu para 81 cavalos. O Fox não oferecia, nem como opcional, nem direção hidráulica e tampouco transmissão automática.

1989 Volkswagen Fox

O consumo homologado do Fox com cambio de 4 marchas nos EUA era de 10,2 Km/l, no ciclo combinado cidade e estrada. Já o modelo de cinco marchas, mais esportivo, tinha consumo de 9.7 Km/l nas mesmas condições.

1989 Volkswagen Fox

O Fox também tinha alterações em relação ao modelo vendido no Brasil. Os faróis, nos primeiros modelos, eram quadrados, com lâmpadas de halogênio e selados.

1989 Volkswagen Fox

Em 1991 a Volkswagen promoveu alterações na linha, sendo que a frente ficou similar aos modelos vendidos no Brasil.

1991 Volkswagen Fox

Entretanto os para-choques eram diferenciados em relação ao modelo vendido no Brasil, por adotar uma textura mais brilhante, e por contar com a parte inferior pintada na cor do carro.

1992 Volkswagen Fox

A lateral trazia novas calotas, com um visual mais limpo.

1992 Volkswagen Fox

E a traseira também ficava similar à aplicada nos modelos nacionais, com a mesma lanterna, porém com tonalidades diferentes.

1993 Volkswagen Fox 3 doors

Além das alterações estéticas, em 1991 a Volkswagen deixou de oferecer a Fox Station Wagon nos EUA.

1989 Volkswagen Fox  Station Wagon

No mesmo ano o modelo de duas portas saiu de linha nos EUA. Em 1993 a VW do Brasil encerrou a exportação do modelo para os EUA. Veja mais modelos antigos do Gol e Voyage clicando aqui.

35 Comentários

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  1. O bom mesmo é que a VW continuou e continua vendendo este tipo de produto num mercado aonde o nível de exigência do consumidor é baixissima.
    Uma pena ela não reformular toda a sua gama de produtos como a ford fez, só assim seria possível manter a sua hegemonia no Brasil, como ela insiste em continuar no erro em breve a ford tomará a dianteira do maior vendedor de carros do país.

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    1. Limelight, a única coisa em que a Fiat acertou foi em oferecer um veículo que aceite o GNV sem passar por alterações apos a compra, fora isso, o campeão de vendas da Fiat é datado de 1996 e foi preciso contabilizar duas gerações do Palio para desbancar o Gol, coisa que a Fiat vem fazendo desde 2000. O Gol é de 2008 e não conta com duas gerações para ser líder, foi uma diferença dep 300 unidades do Palio para o Gol, sem contabilizar o UP! Que é o modelo mais seguro do mercado e o Único com 5 estrelas nos test crashs, tanto para os adultos, quanto para crianças. Se a Fiat fosse realmente preocupada com o cliente brasileiro, não faria o que faz. É por isso que ela só é líder no Brasil. Em nenhum outro mercado mundial a Fiat é líder ou briga pela liderança do mercado, nem mesmo na China, que não é muito exigente, alias, a VW é líder em dois dos 5 mercados mais importantes do mundo e briga pela liderança nos outros 3 mercados. E a Fiat é considerada lixo nos outros mercados.

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    2. O Gol também só era líder porque também contava as duas gerações, a G4 e G6, como deixou de fabricar a G4, perdeu
      Oh implicância com a Fiat, esse adoradores da VW só sabem chorar....mimimimi

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    3. Prezado Marcelo, não é somente no Brasil que a Fiat é líder....basta pesquisar.

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    4. Quero ver vender gol e palio nos Estados Unidos. Em Miami principalmente ... kkkkkkkk.... Ta arriscado algum Brasileiro esses metidos a bestas que vivem indo pra la comprar muamba, comprar um e trazer pra cá só pra dizer que ta andando de carro importado kkkkkkkkkk......

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    5. Ser líder no Brasil, onde se tem carroças sendo montadas, não é lá essas vantagens, afinal, quantidade nunca será qualidade por aqui.

      Mas vale lembrar que a FIAT só líder aqui e na Itália. Em nenhum outro país do mundo ela consegue emplacar mais carros que VW, Ford ou mesmo Hyundai. Já a VW... bem... o Golf é o terceiro carro mais vendido do mundo. E é na mira da VW que montadoras como Renault-Nissan e Hyundai vêm se colocando, pra desbancar seu mercado - e não o da FIAT.

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    6. so pra lembrar a volks foi lider aqui no brasil por mais de 25 anos e em 2015 o palio vendeu mais,isso n e motivo de comemoração não ,se fosse um jogo o placar estaria 27X1

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    7. foi lider em 1 ano so,o que adianta ganhar so uma vez nas vendas em 27 anos

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    8. FORD NUNCA será maior que a VOLKSWAGEN porque não tem a tecnologia para fazer melhores produtos que a VOLKSWAGEN em matéria de perfomance, baixo custo de manutenção e alto valor de revenda. FIM!

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    9. Vwlover é doente mesmo. A vw só fabrica carroça nesse país. A família gol quadrado era trincadora de túnel. A família gol bola é trincadora de coluna B.
      O voyage fox foi desbancado nos EUA por ser um carro mto inseguro, e foi massacrado nas vendas pelo elantra.
      Lá na "gordolândia", o pessoal não aceita carrocinha de lata de sardinha.
      Nao é igual aqui, que alguns idolatram as caixas de sapato com rodas da vw.

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  2. O Voyage é o único carro na história da industria automotiva projetado e fabricado no Brasil que foi exportado para a Gordolândia. Nem carros da GM e Ford fabricados no Brasil já foram exportados para os EUA, e o Voyage foi.
    Inclusive é um carro tão bom, que até hoje tem fanclube na Gordolândia. E muitas unidades rodando, mostradno como é robusto. E é mesmo.
    Absurdamente robusto, como mostra um artigo de um ex-engenheiro da Ford e que ficou encarregado de testar o Gol para a Ford, vejam:
    http://autoentusiastas.com.br/2015/01/bola-na-trave/
    E o Fox, ou bem ou mal, vendeu 200.000 unidades em 5 anos. Cerca de 40.000 por ano, ou 3.400/mês. Números corretos para o tamanho do mercado americano à época e também pelo fato de ser de um segmento sub-compacto, que não é o mais vendido em Gordoland.
    Uma coisa é certa: a VW se tivesse colocado uma transmissão automática e uma direção hidráulica, esse carro teria vendido bem mais na Gordolândia...certeza..

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    1. O Brasil já pode ser chamado de gordolandia também

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    2. Nossa. como tem hater recalcado neste site. Como são chatos.
      A GM e a Ford são americanas e JAMAIS tiveram coragem de exportar um carro fabricado aqui para os EUA.
      A VW é alemã...e foi a única capaz de colocar um carro no mercado dos EUA.
      Ou seja, o fato: o Gol, Voyage e Parati foram os únicos carros vendidos no Brasil no século XX que estavam adequados para serem vendidos na Gordolândia.
      Isso é um fato. Os haters podem chupar que é de uva, mas essa manga eles têm que engolir.
      Não é atoa que Gol foi o carro mais vendido do Brasil por 27 anos seguidos...
      Voyage e Parati: únicos carros brasileiros da história a serem aprovados para serem vendidos nos EUA. Fato.

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    3. O Yugo também era vendido nos EUA.

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    4. FORD nunca terá competencia para testar ``GOL`` rsrsrs...

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    5. Vw é lixo. Meu padrasto comprou um gol G5 em 2009, zero km, e o motor fundiu com 18 mil km, por um "simples" erro de projeto no sistema de lubrificação. Centenas de gol e fox 1.0 tiveram esse problema nessa época.
      Vw hj, nem pra cortador de grama.

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    6. Parem de ser burros, os carros da GM não eram vendidos nos EUA porque já eram vendidos na Alemanha, Inglaterra e outros países de primeiro mundo. A GM tem divisões pra diferentes países e os carros daqui eram quase todos baseados nos Opel alemães, que faziam os VW concorrentes de época parecerem carroças.

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  3. Projeto inseguro, poluidor e desconfortável = Voyage

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    1. Igual a concorrência de 20 anos atrás: Chevette, Prêmio, Del Rey...

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    2. seguro,potente,confortavel,robusto,facil manuntenção..... eu podia falar o dia todo aqui so que nao tem como e muita vantagem

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  4. hj vc acha essa dianteira no mercado livre e vc poe em qualquer gol quadrado da vida e fica com um modelo exclusivo vide fullpower

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  5. Era muito bonito; carro muito desejado naquela época. Hoje, não é; carro um tanto comum. Esperemos a nova geração, que virá brevemente.

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  6. Certa vez em visita a europa o bandido do pres.Collor se encontrou com o pres.da VW, onde o mesmo disse " presidente e com muito orgulho que investi os e fabricamos carro no Brasil......" O então pres. Collor disse "carro não!!!!! Vocês fabricam carroças no brasil". A única coisa boa que o Collor fez, foi abrir as "fronteiras" e permitir que outras montadoras viessem para cá.

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  7. Ele parou de ser exportado porque um carro coreano massacrou as vendas do Fox/Voyage. Este tal coreano foi o Elantra.

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  8. Tenho um gol 90 sou doido para coloca essa frente do fox 89 nele .... Alguem poderia me ajudar onde acho... Abraço

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  9. Nessa mesma época, a Volkswagen brasileira produziu o Passat Iraque exclusivamente para países do Oriente Médio, pelo que me lembro, era um quatro portas, equipado com ar condicionado e bancos com tecido de alta qualidade somente na cor vermelha, inclusive as laterais das portas. Motor 1.6 AP, com câmbio de 4 velocidades. Não lembro se havia direção hidráulica, mas sei que algumas unidades foram comercializadas no Brasil.

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  10. A Gordolandia não aceita que levem coisas de fora pra vender lá isso inclui carros,musica ,filmes e etc... querem ser os primeiros em tudo inclusive no peso.
    as montadoras fazem os carros sem gosto e o povo brazóleiro compra porque a maioria não tem gosto parecem idosos comprando carro e quem quer um carro diferente só porque é mais bonito vai pagar uns 30 mil a mais em bicicletas e latas de goiaba recicladas chamadas de carro novo.

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  11. To comprando um Voyage Fox 1987 que a Volkswagen do Brasil doou para várias unidades do Senai, encontra-se com 164 km rodados atualmente. Mais tarde posto fotos aqui.

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    1. Ola amigo, queria saber mais sobre essa história do SENAI, tenho um voyage fox 87 tb, com 90.000km to restaurando, abraço

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    2. Sabe onde eu compro a grade, Diogo?

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  12. Eu trabalhei na linha de montagem final desse carro...eu montava uma.
    barra de aço maciça que fica no meio das porta dele...uma exigência do americanos, aqui no Brasil não existe isso é montava também os parabarros nos Paralamas dianteiros...

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  13. É triste ver que mesmo sendo fabricado aqui demoramos para receber as melhores tecnologias, sempre ficamos com os lixos, em 87 esses carros saiam daqui com injeção eletrônica e acabamento muito superior e nós ficamos com carburadores

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  14. Tenho um amigo que em 1994 trouxe um Fox para o Brasil, quando o veículo atinge 100.000 km lá nos EUA o valor cai muito. Foi transportado de navio até o Chile e depois veio rodando até o Rio de janeiro em seguida foi emplacado no município de Japeri.Depois de todo esse trabalho ele vendeu o carro, foram dois veículos trazido para o Brasil , um Fox e anteriormente uma Mercedes 300 diesel q veio rodando até o Chile e depois Argentina, Paraguai e Brasil.

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. Uma Fox Wagon encontra-se na minha cidade(Guariba-SP), placa FOX-2222, vermelha, idêntica a da foto da reportagem. (No sinesp aparece como "parati GLS". Ela era toda original, mas o dono descaracterizou ela inteirinha, removeu os para-choques, grade e faróis e colocou os nacionais, botou turbo, rebaixou, rodas 17, etc... Acho que ele não tinha noção da raridade que tinha em mãos.

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