A Volkswagen AG confirmou nesta semana que adquiriu 5% das ações da QuantumScape Corporation - uma startup do ramo de baterias criada por ex-pesquisadores da Universidade de Stanford em 2012. A participação acionária vem com uma opção que permite à VW ampliar sua fatia no futuro.

Volkswagen Golf 2015 - e-Golf

A montadora alemã pretende avançar no mercado de veículos elétricos (EV), que - segundo a maior parte dos analistas, é o futuro da indústria automobilística.

Volkswagen Golf 2015 - e-Golf

Através do investimento na QuantumScape, a segunda maior montadora do mundo está entrando em um empreendimento que tem potencial de revolucionar o mercado de baterias de carros elétricos.

Volkswagen Golf 2015 - e-Golf

Com a QuantumScape, a Volkswagen passará a produzir baterias em estado sólido, à prova de fogo e que fornecem muito mais autonomia que as baterias de íon-lítio usadas atualmente em carros elétricos.  Os testes que mostram a viabilidade de uso dessas baterias em carros elétricos serão concluídos no meio de 2015, quando então a VW poderá exercer suas opções e aumentar a participação no controle da startup.

Volkswagen Golf 2015 - e-Golf

De acordo com Martin Winterkorn, CEO da Volkswagen, há grande potencial nessa nova tecnologia, possivelmente aumentando a autonomia dos carros elétricos para até 700 Km. Essa autonomia é mais que três vezes a oferecida pelo atual e-Golf, e quase o dobro da fornecida pelo Tesla Modelo S - atual carro elétrico de produção com maior autonomia.

Volkswagen Golf 2015 - e-Golf

As baterias de estado sólido darão à Volkswagen uma vantagem sobre Tesla. A nova tecnologia será usada pelas marcas de luxo da empresa, incluindo Audi e Porsche, que então terão modelos para competir diretamente com o Modelo S.



A notícia de aquisição de parte da QuantumScape foi interpretada positivamente pelos investidores da Volkswagen, que registrou aumento de suas ações de 2.33%. Enquanto isso, as ações da Tesla caíram 2%.

7 Comentários

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  1. Seria com os novos modelos de bateria, o começo efetivo da eletrificação da frota, pois o e-Golf passaria a ter autonomia de 700 km o que torna-o mais atraente ao Mercado. Contudo, eu ainda prefiro a formula do Audi A3 e-tron, com motor 1.4 turbo e elétrico plug-in, como carro para cidade e longas viagens.

    Cada vez é mais frequente reportagens na TV e revistas sobre carros elétricos, parece ser uma tendência irreversível, um caminho sem volta para a mobilidade individual nas grandes cidades. Pena que o Governo brasileiro insiste em não querer "premiar" os carros 100% elétricos ou os plug-in como Golf e Audi respectivamente, mas apenas os híbridos como Prius, por exemplo.

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  2. A Volkswagen mandou muito bem em comprar essa empresa. Golf elétrico com autonomia de 700 Km....será matador.
    Essa tecnologia parece muito promissora. E a VW será a única dona dela, e enquanto as outras marchas terão que usar bateria de íon-lítio, ela terá a vantagem das baterias de elétrons.
    Ao que parece o futuro chegou. o que faltava para carros elétricos era autonomia.
    Só precisa ver quanto tempo demora para recarregar...se for em menos de 20 minutos estará decretado o fim do carro a gasolina.
    E quem tem ações da Petrobrás pode vender, pois não valerá nada em um mundo de carros elétricos e limpos.
    E, como sempre, a VW na frente.

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    1. Eu ainda acredito que a principal matriz energética nos próximos 40 e 50 anos, será proveniente do petróleo ainda...

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    2. Se o e-Golf com autonomia de 700 km chegar no Brasil a preços sem taxas de importação, se puder, serei serio candidato a um. O problema ainda são as longas viagens, como e onde recarregar; exemplo, tenho uma viagem de 2 mil km para fazer no fim-de-ano, eu não poderia faze-la hoje num carro 100% elétrico, impossível.

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    3. Em um primeiro momento os carros elétricos se prestam mais ao uso em cidade, já que as pessoas deslocam-se no máximo 250 Km por dia. Então deixa o carro carregando à noite e usa durante o dia inteiro em cidade, sem poluir, totalmente silencioso.
      Agora para estrada precisa mudar toda a infra-estrutura, ou ter baterias com grande autonomia e com capacidade de carregar em alguns minutos.

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  4. Bom saber disso,espero que com o tempo,o preço das baterias também caia,nas estradas poderiam ser colocados terminais de recarga ao lado de restaurantes e postos de combustível,caso as baterias vinguem,a VW podia lançar versões elétricas do Golf Sportsvan e Golf Variant e já com esse novo tipo de Bateria .

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