O mercado automotivo brasileiro trouxe uma novidade em novembro: o fato de a General Motors ter ultrapassado a Volkswagen e assumido a vice-liderança do mercado brasileiro, com cinco mil unidades de vantagem no acumulado de 2014.

Chevrolet Onix 2015

Dessa forma, General Motors e Volkswagen chegam ao último mês do ano disputando palmo a palmo a segunda colocação, mas com vantagem para a norte-americana, que conseguiu vender de janeiro a novembro 520,6 veículos, contra 515,5 mil da VW.

Volkswagen Gol 2015

As duas marcas perderam vendas em relação à 2013, mas a VW perdeu mais. Enquanto as vendas da GM caíram 11,6%, as da VW 14,8%: as duas registrando retrações acima do mercado, que recuou 8,2% no acumulado do ano.

Fiat Uno 2015

A Fiat também perdeu, mas menos ainda, já que suas vendas recuaram 9,5% no período, com um volume total de 631,2 carros e comerciais leves, o que lhe garante 21,2% de participação de mercado.

Ford Fiesta 2015

A Ford fica com a quarta colocação,. perdendo 13%, com vendas totais de 272,2 mil veículos e participação de 9% no mercado.

Hyundai HB20 2015

Em movimento contrário, Hyundai, Toyota e Mitsubishi cresceram 10,7%, 7,9% e 1%, respectivamente. Com isso, a Hyundai ficou com a quinta colocação do mercado.

Renault Sandero Stepway 2015

A Renault caiu para sexta posição e já é ameaçada pela Toyota, que vem crescendo bastant.

Toyota Corolla Altis 2015

Nissan e Mitsubishi crescendo expulsaram no ranking de dez maiores marcas do Brasil as francesas Peugeot e Citroën.

Mitsubishi Lancer 2015

Tabela - dez maiores montadoras automotivas - Brasil - 2014

Ranking Montadora Acum/2014 Acum/2013 Variação  Participação de Mercado
1 Fiat 631231 697783 -9,5% 21,20%
2 GM 520582 588604 -11,6% 17,50%
3 Volkswagen 515519 605385 -14,8% 17,30%
4 Ford  272196 312569 -12,9% 9,10%
5 Hyundai 211644 190825 10,9% 7,10%
6 Renault 207551 210534 -1,4% 7,00%
7 Toyota 173605 158694 9,4% 5,80%
8 Honda 120997 124795 -3,0% 4,10%
9 Nissan 63653 71152 -10,5% 2,10%
10 Mitsubishi 53021 52226 1,5% 1,80%
Total 2979398 3242673 -8,1%

Fonte: FENABRAVE

27 Comentários

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  1. As três primeiras colocadas devem perder mais participação nos próximos anos, uma vez que é insano ter quase 60% do mercado. Quem ganha somos nós.

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    1. Nós não ganhamos nada, as grandes perderam mercado mas isso não está trazendo beneficio nenhum, os preços tendem a aumentar graças ao buraco que o nosso país está! Não sei onde está o beneficio ao consumidor ter trocentas marcas oferecendos produtos semelhantes a preços exorbitantes, quem manda no preço é a demanda e a demanda está fraca.

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    2. Claro que não ganhamos em preços. Entretanto, temos mais opções de escolhas, sem a necessidade de ficar amarrado com certas marcas. Só fazer um review do ano 2000 para baixo onde praticamente não havia opções, as montadoras nos empurravam goela abaixo, Uno Caixote, Gol e Celta pelado, além do horrendo fiesta "chorão" e por ai vai... Hoje temos muito mais oportunidades de escolha. A menos que você tenha nascido depois da década de 90, pois quem é das antigas sabe como era um "perrengue" comprar um carro decente.

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  2. Em dezembro a Fiat continua abrindo boa vantagem sobre as demais, já que o Palio vai se consolidando como carro mais vendido no país. A VW bem que se esforça para alavancar as vendas do Gol, mas o compacto já não demonstra fôlego pra reagir, permanecendo em terceiro. Somente na primeira semana, o Palio já registra mais de 800 unidades à frente do Gol.

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    1. O Gol não tem condições de passar Palio Fire e Novo Palio, só se ainda existisse o G4 ou se tivessem batizado o Up! com o nome de "Gol City". O Palio Fire está tranquilo sendo oferecido completo por 30mil e o Novo Palio por 34mil. Enquanto isso, o Gol briga dentro de casa com o Up!, não tem mais o G4 e a versão mais barata(Special) anda sendo oferecida por 33mil com ar, direção, vidros dianteiros e travas, mas sem preparação para som, sem lavador, limpador e desembaçador traseiro e com outras simplificações menos relevantes.

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  3. É um fenômeno que deve continuar, pois está ocorrendo a fragmentação do mercado, com novas marcas crescendo e novos produtos competitivos ficando disponíveis. Como disse o SDS, quem ganha é o consumidor, pois é um absurdo total apenas 3 marcas segurarem 60% do mercado, em um ramo com dezenas de boas marcas. E quem sai favorecido com a fragmentação é o próprio consumidor, pois o aumento da concorrência é extremamente benéfico em todos os aspectos.

    Entretanto, dá para perceber que a VW caiu acima da média, o que indica a necessidade de atualização do seu principal produto(Gol/Voyage) e/ou melhora na sua políticas de preços, itens de série, financiamentos, etc.

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  4. Daqui a pouco a JAC e a Chery passam a VW.

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    1. Isso é bem provável, já que a VW só tem 17,3% do mercado.

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    2. Agora falando sério, se o mercado continuar nesse ritmo daqui a alguns anos teremos algumas inversões, como por exemplo, a Toyota brigando pelo topo da lista. Só precisa corrigir o Étios que não agradou o consumidor brasileiro e trazer o Vios (hatch e sedan) e o Auris (Corolla hatch).

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    3. São muitas incógnitas, tudo vai depender de como se comportarem os administradores das marcas tradicionais, pois a vantagem ainda está com elas. Hoje o Corolla vende horrores e seu único concorrente à altura, o Civic, já está desatualizado e não convence, mas ninguém sabe como o mercado se comportará com a chegada do "Novo Novo Novo Civic", que é o modelo americano. O Vios não sucesso em nenhum mercado e pode não agradar tanto quanto o Corolla. O Etios pode melhorar, mas ninguém sabe quando e se melhorará o suficiente.

      Tem muita água pra rolar ainda, ninguém sabe o que será do mercado brasileiro, pois é preciso ver a movimentação de todas as marcas, não de uma isoladamente. Inclusive, mesmo líder, a Fiat tem planos para se manter assim nos próximos anos, o Novo Gol/Novo Voyage também deve surgir por aí muito melhorado e utilizando MQB, motores modernos, entre outras coisas, e com certeza a VW manterá a versão "Special" para somar vendas com o G7. A Ford já anunciou que não ficará parada e lançará nova courier, além de outras novidades.

      Ninguém está parado e tudo vai depender da estratégia de cada um, seja em relação a preços, seja em relação a recepção do produto. Quando a Toyota lançou o Etios todos apostaram que seriam um sucesso, mas a marca provou que não entende tanto assim o gosto do brasileiro nas camadas populares. O resultado é que o Etios se tornou um grande mico e hoje é vendido com motor 1.3 por preço de 1.0 e, ainda assim, fica encalhado.

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  5. Quem mais perdeu foi a VW...

    Acredito quem têm mais chances de recuperação são a VW e a FORD.

    FIAT sinceramente só vive de palio e uno.. O punto foi caindo e os demais nem se fala..

    GM é tanta opção mais ou menos que acaba vendendo muito e táxi é o forte. Onix, cobalt, spin etc.. Ah e a S10

    FORD e VW oferecem mais opções, novidades interessantes, que devem se consolidar ano que vem.

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    1. Única boa opção da vw para vender em larga escala é o up! Mas não caiu no gosto do brasileiro.

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    2. O Up! nunca teve o objetivo de tomar o lugar do Gol, mas apenas do G4, como um subcompacto apenas. Lembrando que o G4 vendeu cerca de 55mil unidades em 2013.

      A chance da VW vender muito é atualizando Gol(e Voyage), que já está no mercado desde 2008 e clama por uma nova geração.

      O Up! pode ser melhorado com uma revisão nos equipamentos de serie de cada versão e, quem sabe, um reposicionamento de preços. Entretanto, o problema é que não caiu no gosto dos frotistas, talvez pelo motor 3 cilindros de mecânica completamente nova, o que frustrou a intenção da VW de torná-lo o novo veículo de frota da marca, com vendas em cerca de 50% nessa modalidade.

      Dessa forma, mesmo lançando o Gol G7, a VW deverá manter o Gol Special em linha para não perder as vendas para frotistas, já que o Up! não foi aceito pelos frotistas e deixar o Up! com suas vendas de cerca de 6mil unidades na categoria de subcompactos, praticamente sem participar de vendas diretas.

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    3. Verdade depois do apollo e logus mais um que não emplacou no gosto do consumidor o Up.

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    4. O Up não caiu no gosto do povo, também é feio pra xuxu!!!

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  6. A verdade é que a vw não tem uma boa politica de preços e ainda os seus vendedores são arrogantes e o pós venda sofrivel e é só esperar mais uns anos as marcas como a hyundai,kia,e algumas chinesas se firmarem por aqui e lançarem novos produtos que principalmente as tres primeiras colocadas ainda vão perder mais mercado e isto sem contar marcas premium como audi,mercedes e bmw começarem a fabricar seus modelos por aqui e por um preço competitivo ai vai ser a morte para as tres primeiras do grupo.

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    1. As marcas premium pouco influenciarão as 3 primeiras, pois o volume de vendas delas não se concentra na faixa de preço das Premium, o grosso fica nas vendas até 55mil reais. Quem tem chance mesmo de incomodar as 3 grandes, a curto ou médio prazo, são: Ford, Hyundai, Renault, Toyota, Honda e Nissan.

      A menos que você esteja pensando que as marcas premium vão vender seus modelos por preços populares por aqui e em grande volume(sabe de nada, inocente!).

      As chinesas ainda são "café com leite" e coloque aí mais uns 5 anos para que comecem a representar ALGUMA COISA no mercado.

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  7. As 2 montadoras que possuem os carros mais defasados, inseguros, mecanicamente ultrapassados, são as que mais vendem. Os campeões de venda: Palio, Uno, Onix, Cobalt, Spin. (só tranqueiras). Realmente, vender bem não significa ter os melhores produtos ou qualidade.

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    1. Tranqueiras?? Tranqueira eram os motores do Gol e Voyage 2009 e 2011 que eram alérgicos a etanol. Tive um voyage 2009/2010 que cansei de levar na concessionária e nunca resolveram. Pior decepção que já tive com carro: comprei um flex que só podia usar gasolina. Depois o mesmo problema ocorreu com inúmeros modelos 2011. A Volks melhorou esse aspecto, ao que parece, mas tem de renovar seus produtos urgentemente porque senão vai tomar pau de Ford, Hyundai, Renault e por aí vai. E não vale lançar outro mico como o Up! O consumidor agora tem opções e isso faz diferença. Quem não se adequar vai pro fim da fila!

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  8. Vende-se mais carros no Brasil até 45 e neste segmento a VWB tem o UP que um carro bom, mas de "gosto" duvidoso e em algumas versões com um péssimo custo benefício, tem um gol que já passou o tempo e além disso é caro pra caramba e tem o Fox que recebeu uma pequena reestilização é um agrande elevação de preço. Enquanto isso surgiram o Onix, HB20, New Fiesta Nacional, Sandero reformulado e agora o novo Ká. Superado este segmento aí que a VW está ruim. Tem o Jetta e Golf que são importados, ou seja, limitação de volume. Para a VW não baixar o preço do Gol, projeto antigo e amortizado ou ela é muito "avarenta" ou ineficiente em termos de produtividade/custo operacional. Veja o que a Fiat fez com o Pálio que está em primeiro. Mas sei o Gol é carro de luxo, outro patamar. rsrs

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  9. os numeros nao batem com outros blogs...o vw em terceiro nao eh mais novidade desde ano passado, a gm esta em segundo lugar faz meses, outros sites noticiaram a vw com 15% e uns quebrado e a ford com 10 % e uns quebrado

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    1. Os números aqui são de acumulado de janeiro a novembro. O que você está vendo em outros sites é números só de novembro.

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    2. Esses números que vc citou são correspondentes apenas ao mês de novembro.

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  10. Foi o pior ano para Volkswagen nas últimas décadas. A queda já está em quase 15%. A Volks vai ter que rever absolutamente tudo para o ano que vem. Isso só prova que quase todas as estratégias do ano deram errado para a montadora alemã no Brasil.

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  11. Bom, é só aqui neste blog que se comemora Golf 1.4 a quase 100k. Para a massa de consumidores menos "antenados" o q vale é o custo-beneficio, e neste quesito a VW está dormindo no ponto.

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  12. Onde estão as outras francesas ? da PSA .

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  13. Incrível com o brasileiro gosta de comprar a versão antiga de um modelo de carro. ex. palio.

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