O Chevrolet Onix chegou ao mercado brasileiro no final de 2012 com uma estratégia agressiva de preços - sempre mais baixos que os do Hyundai HB20 e do Volkswagen Gol (veja aqui comparativo de preços das versões 1.0 completas no lançamento).

Chevrolet Onix LT 1.0 2015

No lançamento, o Onix LT 1.0 com ar-condicionado custava R$ 34.990 reais, mesmo preço que a Hyundai pedia no HB20 1.0 Comfort Plus. Mas o Onix tinha como vantagem o sistema de som Mylink.

Hyundai Hb20 1.0 Comfort Plus

Além disso, tanto o Hyundai HB20 1.0 Comfort Plus quanto Onix LT 1.0 eram mais baratos que o Gol 1.0 I-Trend com os mesmos itens, visto que a Volkswagen pedia por seu modelo Gol 1.0 4 portas com ar-condicionado e direção hidráulica R$ 35.257 reais..

VW Gol Special 1.0

A tabela abaixo mostra a variação dos preços das versões 1.0 completas desses modelos.

Modelo Preço no lançamento Preço hoje Variação
Onix LT 1.0 + A/C 34.990 40.690 16,3%
HB20 1.0 Comfort Plus 34.990 38.690 10,6%
Gol 1.0 + Ar + DH  35.257 32.990 -8,9%

Como podemos ver, o Onix desde o seu lançamento se tornou um sucesso de vendas, e hoje está disputando (veja aqui) a liderança do mercado brasileiro com o Palio (nome que encerra dois modelos distintos - Palio Fire e Novo Palio).

Ocorre que, à medida que o Onix subia nos rakings de vendas, seus preços seguiram o mesmo caminho (mesmo ficando mais simples - veja aqui), tendo sido o modelo que mais subiu desde o lançamento. De modelo mais barato e com melhor relação custo x benefício à época, hoje o Onix LT 1.0, 16,3% mais caro, é o mais caro dos três, com preço de R$ 40.690 reais.

Mais caro inclusive que o Hyundai HB20 1.0, que subiu 10,6%, de R$ 34.990 reais para R$ 38.690.

Situação inversa ocorreu com o VW Gol. Era líder incontestável no lançamento do Onix e hoje caiu para 4ª posição do mercado. Seu preço também caiu: dos R$ 35.257 que a VW pedia por um modelo 1.0 4 portas com ar e direção e vidros e travas elétrica, caiu para R$ 32.990 reais hoje no caso do Special 4 portas com tais itens.

Conclusão



A comparação de valores cobrados pelo Onix no lançamento e hoje (dezembro de 2014) mostra que a GM optou por uma estratégia de preços agressiva na chegada do carro ao mercado, colocando seu preço abaixo dos concorrentes. A medida que o carro foi ganhando a preferência do consumidor, o preço foi subindo, e, hoje, o modelo figura como um dos mais caros do segmento, mas continua o mais vendido.

50 Comentários

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  1. Tomara que a Ford não adote estratégia similar com o novo ka, pois possui uma ótima relação custo x benefício na versão de entrada. Porrém, já houve aumentos recentemente...

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    1. Olá SDS
      Queria te perguntar sobre o zumbido que alguns UP estão apresentando (o meu, inclusive) no momento de dar a partida e até mesmo com o carro em movimento. Parece que é um problema na bomba de combustível. Vários proprietários estão tendo esse problema. Alguns carros já passaram pela substituição da bomba de combustível. O teu UP apresentou esse problema? O zumbido?

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    2. Olá, André :
      Esse zumbido ao ligar o carro, é normal, e nada mais é que o sistema de partida à frio sendo acionado, mesmo quando o carro está abastecido somente com gasolina!
      Aparece a imagem de uma mola no cluster e, assim que o motor liga, o zumbido cessa!
      Abs

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    3. Hoje de manhã eu reparei... É um zumbido beeem discreto sim.

      Não acho que seja da bomba, pois vem da parte dianteira do carro...

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    4. Olá, cao.
      Quando dou a partida no carro, há um zumbido forte.
      Depois (em alguns momentos - não é sempre que acontece) o zumbido permanece, com intensidade mais baixa. Chega a incomodar. Outro dia fui a uma cidade vizinha (a 25 km de distância) e o zumbido o tempo todo. Sendo que é possível escutá-lo fora do carro. O Gomes e o five tbm tiveram esse problema. Soube que alguns carros, inclusive, tiveram a bomba de combustível trocada. E algumas unidades do Fox tbm estão apresentando o mesmo problema. parece que a Volks trocou o fornecedor das bombas de combustível e essas bombas de combustível do novo fornecedor (outra marca) estão apresentando esse problema. Isso ocorre, principalmente, se o carro estiver com menos de 1/2 tanque de combustível. Vou ver se ainda esta semana levo o carro na css e soluciono isso. O barulho (zumbido) às vezes incomoda bastante, o som é irritante.

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    5. Ok, André :
      Vou ficar atento ao meu novo highup!
      Nos outros, não teve problema nenhum.
      Abs

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    6. Olá, André. Esculto esse ruído no momento em que giro a chave sem dar partida e depois ele some quando dou ignição, mas confesso que não prestei muita antenção para isso.Ficarei atento, pois a próxima revisão será em março do ano que vem.
      abs

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    7. Cao, Rogerio e SDS
      O barulho ao girar a chave é normal. Mas não é a esse barulho a que me refiro.
      O meu carro tem emitido um som bem acima do volume normal ao girar a chave. E algumas vezes, um zumbido (que parece eletrônico) permanece com o carro em movimento. É tipo um chiado. Á noite, quando o barulho das ruas é menor, esse zumbido fica mais perceptível. Tem vezes que chega a incomodar, pois é um som contínuo e agudo.

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    8. Se for assim, então acho que não fui "premiado", porque o meu nunca fez isso!

      De qualquer forma, estarei atento...

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    9. O que está me incomodando um pouco, é a 1ª marcha que está "enroscando" as vezes, além do estalo do vidro elétrico ao aciona-lo. No mais, não percebi esse suposto problema da bomba ainda. Ficarei atento.

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    10. O som de pressurização da bomba ao virar a chave qualquer carro faz, em alguns up! é emitido um zumbido, ate os 700km o meu não fazia som algum e agora com 1.150km o zumbido (está mais para um apito) é praticamente alto e constante mesmo com o tanque está quase cheio.
      Vou tentar levar assim até a revisão, se piorar vou agendar e exigir a troca da bomba.

      SDS, hoje peguei um transito muito pesado e não é que a 1ª não deu nenhum problema, todas as marchas escorregavam facilmente, primeira vez desde zero que o cambio funcionou perfeito, vou observar durante a semana.

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    11. Menos mau, Five... O meu é meio de "lua", as vezes funciona perfeitamente, mas também acontece isso.

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    12. Olá, Five:
      No Corolla não há zumbido nenhum!
      Hj estou com meu up! novo o dia todo, e não senti zumbido nenhum, e o câmbio tá 100%!
      Será problema só dá versão Take?
      Seria bom o Eddie postar como se comporta o dele!
      Abs

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    13. O câmbio do meu UP tá certinho. Nunca senti nada errado ao engatar a 1ª marcha.
      Os vidros elétricos tbm tudo ok.
      Na revisão que fiz, eu reclamei do barulho dos vidros ao andar sobre paralelepípedo com os vidros um pouco abertos, e da maçaneta interna desalinhada (no lado do motorista). Eles deram uma "mexida" e alinharam a maçaneta e o barulho dos vidros em pisos ruins diminuiu (digamos q ficou aceitável - dentro da normalidade).
      Agora, só esse zumbido que está incomodando.
      De resto, o carrinho é muito bom, estou satisfeito.

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    14. Acho quase impossível o problema ser atribuído a uma versão, a base do up! deve ser a mesma em qualquer versão, o meu é Move e tem problemas no cambio, nos vidros, na bomba e outros menores.
      Mesmo assim gosto muito do carro e vou tentar resolver todos os problemas, sempre deixei bem claro que não é porque eu tenho o carro que vou fazer vistas grossas ou endeusá-lo, vou falar tanto bem quanto mau.

      O carro é acima da média mas não é isento de problemas, e eles vem surgindo com o aumento da frota.

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  2. aposto que o ka será o líder de vendas até o fim do primeiro semestre de 2015.. basta a ford segurar os preços e manter promoções como "taxa 0" em longos meses..

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  3. O Onix agradou aos consumidores brasileiros, embora eu ache caro pelo que oferece. A versão LS 1.0 custa em torno de 36 mil e não conta com vidros elétricos (vem apenas com ar condicionado e direção hidráulica). Com esse mesmo valor é possível pegar um HB20, UP Move ou Novo KA ("completos"). E o Onix ainda conta com um motor defasado, foi medíocre nos testes de colisão e é um dos carros 1.0 que tem o maior consumo de combustível e dos piores desempenhos. Mas mesmo assim, vende bastante e a desvalorização do usado é pequena.

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    1. Acredito que os bons númerosde vendas seja mais pela tradição da GM aqui no Brasil do que pelas poucas qualidades oferecidas pelo carro.

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    2. Vende bastante porque é a cara do brasileiro.

      Pinta de "carrão", "telão daora no painel"... Tudo o que brasileiro quer.

      Agora, se é bem acabado, bem construído, seguro e com mecânica moderna? Ah, quem precisa disso? Isso tudo é coisa de consumidor fresco!

      GM? Não, obrigado... Gosto de bons carros.

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    3. Engraçado um camarada que já comprou Gol G5 falar em carro bem acabado, seguro e com mecânica moderna...

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    4. Não achei o Onix mal acabado, claro que existem algumas rebarbas em certas regiões, mas nada que não possa ser encontrado em veículos do mesmo porte, inclusive no Up! tem alguns defeitos de acabamento. Na minha opinião, está na média do segmento. Agora no desempenho do motor 1.0L, considero um dos piores da categoria, só perde para o Uno EVO, na minha percepção.

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    5. Gozado, o EA-111 apareceu no Brasil em 1997, com os Gol Mi 1.0. O Onix usa o motor 1.4 do Corsa 1995...

      Gozado, o Gol G5 é de uma plataforma que já tem mais de 12 anos de mercado, que é a PQ-24. E o Onix, com a "moderníssima plataforma GSV" conseguiu as mesmíssimas 3 estrelas do Gol G5 no LatinNcap e, pior de tudo, ainda rasgou o assoalho.

      Realmente, o interior do Onix é um PRIMOR de acabamento bom, sem peças desalinhadas, fiação exposta ou peças mal-encaixadas.

      Tem razão, Bosley... É engraçado mesmo.

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    6. Pior que é engraçado mesmo. Comparar Gol e Onix é como comparar o sujo com o mal lavado...
      Não tenho e nem compraria um Onix, mas ele consegue ser melhor que esses Gols G5 sim senhor, e garanto que a VW não está achando nada engraçado.
      Carros como o HB-20, Onix e Ka conseguiram jogar uma pá de cal em cima das pretensões da VW e seu Gol pelo menos tentarem alcançar o Palio, outra carroça notória infelizmente.

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    7. Lembrando que o EA-111 é uma evolução do motor AP. Assim, se for levar isto em conta, a origem do motor é bem anterior à década de 90. Já dirigi os dois e levando isto é o que foi falado no comentário anterior em conta, o gol consegue ser inferior ao onix em qualquer versão.

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    8. EA-111 evolução do motor AP?

      Doeu, hein?

      O AP é de uma família completamente distinta, a EA-827... Foi criado pela Mercedes-Benz quando ela era dona da Auto Union. E chegou aqui no Brasil em 1974, com o Passat.

      Bosley, pra sua infelicidade, não tenho mais Gol... Tenho um Golf MK VII.

      Onix é melhor em quê do que o Gol? Acabamento? Construção? Motor?

      Viaja não...

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    9. Putz! Eu tinha certeza que tu eras fanboy da VW...
      Trocar um Gol G5 por um Golf G7 é mais ou menos como trocar um Onix por um Cruze Hatch, algo que um fanboy da Chevrolet com certeza também faria...

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    10. Ainda não respondeu a minha pergunta...

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  4. Realmente o KA está vendendo muito bem.
    Finalizou o mês de novembro com quase 11 mil unidades vendidas e 2 mil unidades do KA+.
    Não lembro de um carro que com 3 meses de lançado tenha vendido tão bem...Já está no TOP 4.

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    1. O Ka é um carrinho que eu compraria com certeza. Dirigi um ontem. Ele é espaçoso, moderno, bom de dirigir, muito bonito e com um motor 1.0 muito esperto. Até no acabamento ele se destaca, achei ele mais bem acabado do que meu novo Focus S, tem um revestimento do teto muito melhor e plásticos mais bem encaixados.

      O Ka também freia muito bem, e é silencioso a bordo. A versão que testei não tinha controle de estabilidade, mas o carro era estável e bom de curva. E repito, motor 1.0 muito esperto, melhor do que os outros da categoria!
      Esse carro tem tudo pra ser um sucesso.

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  5. Entendendo o mercado brasileiro de forma simplificada: quanto pior o carro e mais caro ele for, um "sucesso" será.

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    1. Palio - discordo - vende bem porque é o carro mais barato do mercado!!
      Onix - concordo plenamente
      Gol - concordo plenamente
      Ka - discordo plenamente, melhor CxB abaixo de 42k, além de ser um ótimo carro.
      Hb20 - discordo - ótimo CxB
      Isso citando apenas os 5 mais vendidos de novembro!!

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    2. Considerando o que há disponível no exterior, concordo plenamente contigo.

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    3. Palio vende bem porque tem uma mecânica robusta, Ka e HB20 são as pequenas exceções.

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    4. Discordo. Você tá olhando somente o seu umbigo. Você pode comprar um carro melhor de outra categoria. A grande maioria, não. Ninguém sai pra comprar um GOLF 7, e volta de Celtinha novo.

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  6. Um colega meu tem um Fox e apresentou este mesmo problema na bomba de combustível. Ele achou melhor trocar, pois parar no meio de São Paulo não é nada agradável. Agora, com relação a estes aumentos, a dona Dilm... disse que a inflação estava controlada, ahahahahah! Aliada a esta inflação controlada, temos o olho grande das montadoras. o resultado é esse...

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  7. Convenhamos que a aparência interna do Onix é muito melhor que a do Gol. E a Chevrolet vem fazendo uma política de preço tabelado alto para simular a oferta de grandes descontos. Na prática os preços se equivalem.

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  8. Acho o Onix um carro feio externamente e internamente tem uma aparência muito bacana para um carro da categoria. A GM conseguiu conquistar o mercado brasileiro com a proposta de um carro "aparentemente de categoria superior". Entretanto, o seu motor fraco aliado ao baixo consumo, características "invisíveis" para a maioria dos brasileiros, é apenas mais do mesmo dos demais carros de entrada à venda no país, a exceção de Up! e Ka.

    O que não se pode negar é que a estratégia tomada pela GM, em termos financeiros, foi muito acertada. A VWB deveria copiar tal estratégia agressiva de preços para fazer o seu pequeno notável evoluir nas vendas, haja vista que o que vem atrapalhando as vendas do Up! (muito mais carro que o Onix) são os preços praticados pela filial da montadora alemã. A VWB deveria reduzir os preços do Up! para abocanhar a fatia do mercado, fazendo assim com que o brasileiro tome gosto de verdade pelo carro, e ir subindo gradativamente (já que isso é inevitável) os preços do veículo com o passar do tempo.

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    1. toda hora que leio pequeno notável eu racho de rir...de pequeno só as vendas mesmo do UP! e quase não se nota nas ruas de sp também kkkk

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    2. Verdade o Up até agora aqui em SP vi uns dois só,enquanto o onix vejo bastante,só hj no caminho para o trabalho vi 3 onix parado no farol,fora os outros que vejo aleatóriamente,palio tbem estou vendo bastante agora.

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    3. O up! é um bom carro, o que está matando ele é o preço e a feiura do próprio

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    4. Justamente, Júnior. Acho que o que ganha mercado é a frequência com as pessoas veem determinado carro rodando nas ruas, pois passa a mensagem para o consumidor em potencial que o carro é bom e que está aprovado. Pra mim, essa é a maior vitrine que se pode ter: a rua!
      Por isso mesmo, acho que a sacada que está faltando para a VWB é adotar uma política de preços mais agressiva, agregando opcionais a versões mais básicas até que o carro se consolide em patamares satisfatórios no ranking de venda.

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    5. Parte do sucesso de vendas dos modelos mais recentes são as versões basicamente sem opcionais. A estratégia de encher de opcionais é horrível pro consumidor porque na hora da revenda esses valores não se sustentam no preço do usado.

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  9. O onix vende bem por causa das promoções e das agressivas politicas de preços da GM,e para o consumidor o que interessa msm neste momento é o carro ter um bom preço,o my link foi uma outra boa sacada da GM,pois permite fazer várias coisas através do multimidia.

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  10. Eu concordo com o Junior. O Brasileiro gosta de pechinchar e se não tiver desconto, aí a transação fica muito mais complicada. Eu mesmo desisti uma vez de comprar um new fiesta (mexicano) porque não me deram desconto algum e, claro, sem o desconto a prestação não ia caber muito bem no orçamento. Em compensação, depois eu comprei um civic com muito mais facilidade de compra - 2k de desconto. E quer queira ou não, o Onix tem presença diante de seus concorrentes diretos.

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  11. Já era esperado que o Blog fosse desmerecer a provável vitória dos Palios sobre os Gols...

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  12. O Onix é um carrinho com poucas qualidades, mas tem um porte acima da média e um design "imponente", o que agrada muitos consumidores. O preço subiu muito, mas o veículo ganhou ar de série em todas as versões, o que é bem interessante. Além disso, a GM dá publicamente 5mil de desconto para ele. Inclusive, tem o site de ofertas da Chevrolet, local que possibilita reservá-lo online e por preços que chegam a 7mil abaixo da tabela, a depender da oferta.

    O Gol que concorre com o Onix é o Trendline 4 portas, que hoje custa R$37.650,00 com ar, direção e vidros dianteiros elétricos, batendo de frente com o Onix LS, que custa na mesma faixa, mas recebe ótimos descontos.

    O Onix LT concorre com Gol Comfortline. O Gol Serie Special é uma versão pobre demais e extremamente pelada, seu alvo seria o Palio Fire.

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