O novo Kia Cerato chegou em abril deste ano mais caro e com motor mais fraco. No lugar do motor 2.0 da versão anterior, veio do 1.6 Flex do HB20 e o preço subiu da casa dos R$ 55 mil para R$ 70 mil, o que nos levou a considerar que o novo Cerato não era boa escolha frente a Civic e Corolla.

carro Cerato Kia

As vendas ficaram fracas, na casa de 300 unidades mensais - mesmo fenômeno observado no novo Hyundai i30. Resultado: a Kia viu-se obrigada a reduzir os preços na tentativa de ativar as vendas.

carro Cerato Kia

Dessa forma, o Cerato MT viu seu preço cair R$ 3.000 reais, de R$ 67.400 para R$ 64.900 reais, enquanto o modelo automático teve um desconto ainda maior: caiu de R$ 71.900 reais para R$ 67.900.

carro Cerato Kia

O Cerato é vendido no Brasil em versão única, com airbag duplo, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, ar-condicionado automático bi-zona, piloto automático, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, iluminação diurna por LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiros, entre outros itens.

Conclusão

carro Cerato Kia

A redução de preço é bem vinda mas não resolve a falta de competitividade do Cerato. O motor 1.6 Flex do HB20 é inadequado para o tamanho do carro, e no preço de R$ 69.990 reais a Honda oferece o Civic LXS Automático - mais potente e mais bem equipado; a Toyota tem o Corolla GLi AT a R$ 66.870 reais, igualmente mais potente e a VW tem o Jetta 2.0 Comfortline, precificado a R$ 69.990. Em resumo: o Cerato continua a não apresentar boa relação custo x benefício.

45 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Onde e quem está vendendo Honda Civic LXS automático 0km por 68k?
    Passa o endereço aí, camarada, dá até pra comprar e revender porque o preço sugerido no próprio site da Honda é R$ 69.990,00. Mas o preço praticado, na verdade, parte dos 71k.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está louco? A Honda vende por 66mil essa versão o tempo inteiro. A versão top do Civic está sendo vendida por 78mil, basta ir em qualquer concessionária. O preço praticado na Honda e na Toyota é cerca de 5 mil abaixo da tabela.

      Excluir
    2. Amigo; fica esperto então, porque aqui na minha cidade tá com desconto o Civic e Corolla
      - Civic LXS MT/AT: 64k/ 67 k
      - Civic LXR: 70 k

      Corolla com descontos excelentes GLi AT: 63 k

      Excluir
  2. É melhor comprar o HB20sedan, bem mais barato e com o mesmo motor 1.6 de 128cv.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O motor 1.6 é bem mais adequado ao HB20s devido ao baixo peso. É um carro bem ágil com boa aceleração. Já o Cerato é muito pesado para um motor 1.6, o que deixa muito lerdo. Não justifica esse preço absurdo, ainda mais com motor 1.6.

      HB20s 1.6 manual

      Torque: 16.5 kgfm
      Peso: 1057 kg
      Relação Peso/Torque: 64 kg/kgfm
      Tempo 0-100 (Km/h): 9.3 s

      Cerato 1.6 maunal

      Torque: 16.5 kgfm
      Peso: 1205 kg
      Relação Peso/Torque: 73 kg/kgfm
      Tempo 0-100 (Km/h): 12.0 s

      Excluir
  3. O que é falta de tecnologia. A VW tem um motor 1.4 melhor que este 1.6 do Grupo Kia/Hyundai. O motor Sigma da Ford aguenta a empurrar o Focus, sem falar da Mercedes A200. Aliás, a Ford na Europa equipa o Focus com o motor de três cilindros. Tá certo que alguns são motores turbo, mas na casa dos 70K, o menos importa é ser flex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que motor da volks é melhor que esse 1.6? Que eu saiba o motor 1.6 da volks, por exemplo, tem admissão de somente 2 válvulas por cilindro, não possui comando de levas variável e não possui injeção sequencial. Os números falam, o 1.6 da kia tem quase 130cv e o da volks meros 104. O único motor 1.4 da volks que eu considero melhor que esse 1.6 é o TSi que se utiliza hoje no Golf, mas o preço vai às núvens!

      Excluir
  4. Pagar 68k nesse sedanzinho meio pequeno meio médio ao invés de pegar um Nissan Sentra topo-de-linha por 71k!? Pode sugerir pelo mesmo preço do I30, 65k tá otimo para o topo-de-linha automático!!!

    ResponderExcluir
  5. 70 mil em um sedã com motor de HB20. É por isso que digo que o HB20S é uma boa opção,

    ResponderExcluir
  6. Difícil achar alguém que queira comprar um carro desse tamanho e porte com esse "motorzinho" do HB20, assim como o novo i30, encalhou.

    ResponderExcluir
  7. "Preços mais baratos" OUCH!
    Língua Portuguesa manda lembranças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vocábulo "barato" nesse caso é adjetivo que modifica o substantivo "preço", portanto, se o substantivo está no plural, o adjetivo flexiona em número e também em gênero. Está correta a construção.

      Excluir
    2. Esquenta não, Roger! Sempre aprendemos com nossos erros!
      Pelo menos, num próximo comentário, vc terá uma convicção: "Não perderei novas oportunidades de ficar quieto!!"

      Excluir
    3. Fábio você é um baba ovo da vw, mas nessa você está de parabéns!!

      Excluir
    4. Preços mais baixos e carros mais baratos. O roger está certo. Não há "preços mais baratos". Não se trata de uma questão de concordância nominal.

      Excluir
  8. Esse cara só pode estar de sacanagem quando cita o Jetta... O problema do Ceratto É PIOR no Jetta, pois até esta porcaria de motor do HB20 é mais potente que o motor de Santana do LIXO DO Jetta Confortline !!! Mas engraçado que ninguém fala disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que o motor do Jetta tem mais torque e em baixa rotação.
      O Motor 2.0 do Jetta tem 18,4 Kgfm de torque a 4.000 rpm, enquanto o do Certato para nos 16,5 Kgfm e estes só aparecem a 5.000 RPM.
      Logo o Jetta 2.0 é bem superior ao Cerato.
      Outros pontos onde o Jetta espanca o Cerato é em acabamento, espaço interno e prazer de dirigir.
      Não é a toa que o Jetta vende em 1 semana o que o Certato demora mais de 1 mês.

      Excluir
    2. A questão chama-se TORQUE:
      Cerato: 16,4 kgfm
      Jetta: 18,4 kgfm
      Posso te garantir que o torque conta mais do que a potência.

      Excluir
    3. De nada adianta ter muita cavalaria em alta rotação se não houver torque suficiente em baixa rotação. Observe que a maioria dos carros com motor de 16V possuem alta cavalaria, mas são lerdos na aceleração de 0 - 100 km/h devido a falta de torque em baixa rotação.

      Excluir
    4. Está correto amigo, mas desde que o motor multi-válvulas não tenho o controle de válvulas variável, como Civic, Corolla, Elantra, etc.

      Excluir
    5. Concordo, o motor 2.0 do jetta é uma vergonha, é o motor do Santana, não deveria ser comparado mas sim ocultado pelo atraso que implica.

      Excluir
  9. Pelo que eu saiba, o Cerato antigo era o mesmo motor 1.6 só que somente gasolina. O 2.0 somente equipava o modelo 2 portas. A imprensa especializada não reclamava do antigo modelo.

    ResponderExcluir
  10. Esse Cerato novo ficou muito feio. A traseira é ridícula. E a frente uma imitação mal feita do BMW 3.
    Um horror. Interior boqueta tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda essa balela mudaria se apenas coloca-se um símbolo da VW. Como tem pessoas doentes! O carro é no mínimo aceitável e mais bonito que jetta da vida!

      Excluir
  11. CARRO HORROROSO QUE ESTÁ FADADO AO FRACASSO !!! Que venha a crise econômica !!!

    ResponderExcluir
  12. Tirando a frente, achei maravilhoso o design, tanto o interno quanto o externo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o problema queria sair dos tradicionais,mas por 65 mil compro um cruze lt com 4 airbags com controle de estabilidade e tração mais barra de proteção lateral...Fica difícil sair....

      Excluir
    2. O carro tem um bom design, o que falta é motor. Há um ano atras esse carro custava 53k, o que seria mais justo para um motor 1.6.

      Excluir
    3. Leandro
      vi o carro ao vivo e gostei bastante também. Bem acabado, bom espaço, achei bonito em todos os ângulos. E gostei muito da não obrigatoriedade do couro, a meu ver um modismo de país tropical de terceiro mundo. Como diz a música "esfria no inverno e esquenta no verão". Única vantagem é ser bonito.Mas eu troco por um bom tecido aveludado sem dúvida alguma (graças a Deus meu Golf veio com os bancos de alcântara).

      Mas aí vieram os problemas: preços salgados demais de revisões e peças e o motor 1.6 16V pra um sedan daquele porte. Nem tanto pela potência de 128cv, até suficientes, mas pelo baixo torque e em rotações mais elevadas.

      Uma pena. Poderia vir, pelo preço atual, com o 1.8 do Elantra.

      abraço

      Excluir
    4. Boa colocação Marcelo. Não sei porque o pessoal desse blog se preocupa tanto com potência se em nosso país o máximo que dá pra levar em estrada boa é 160 km/h. Realmente seria melhor que tivesse vindo com o 1.8 da co-irmã Hyundai....pena.

      Abraço !

      Excluir
  13. Kia, Hyundai, Honda e Toyota são montadoras que chamam o consumidor de trouxa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar é fácil. Qual a sua justificativa contra essas montadora?

      Excluir
  14. o antigo não era motor 2.0 NÃO! era o mesmo 1.6 q esse tem porem só a gasolina.
    o que tem 2.0 é o 'Cerato Koup' que não foi lançado nesse nova versão.
    O preço inicial tb não era 70, era 75 pois só vendia o automatico. Bem depois veio o m/t por 70.

    ResponderExcluir
  15. Vou de hb 20 sedan mesmo motor mesmo rsrss

    ResponderExcluir
  16. Continua um carro muito caro

    ResponderExcluir
  17. Com esse motor pode voltar o preço do antigo e talvez talvez talvez pensaria em comprar um.

    ResponderExcluir
  18. Quem matou esse carro foi a Exma. Dilma. Era para custar 50K.

    ResponderExcluir
  19. Eu possuo um Cerato Automático 2010, 1.6 16V, preto, roda 17 etc..etc... e posso afirmar que o carro é muito bom e satisfez as minhas expectativas.

    Ele era tão completo quanto um Honda Civic que eu pretendia comprar, e 10 mil mais barato e tão bonito quanto o Civic que inclusive a Honda conseguiu deixar ele mais feio do que os antigos.

    Hoje observei o preço de mercado dele, e permanece a mesma diferença de valores em relação ao Civic, ou seja, não perde tanto valor quanto alguns apregoam.

    O Corola é um ótimo carro mas era ainda mais caro e não justificava tal diferença.

    Não posso ser ingênuo em afirmar que a Kia foi muito infeliz em colocar o motor 1.6 em vez do 1.8 do Elantra, ou o 2.0 do Coupe. Tenho certeza que vão acabar utilizando um desses dois propulsores, pois certamente um pouco mais de potência ajudaria muito em algumas situações.

    Mas uma coisa tem que ser dito: A Toyota é um bom carro mas sempre com cara de carro de velho. A VW deixa muito a desejar no aspecto visual. O Cruise da GM é bonito mas continua gastando o dobro de gasolina que os demais. O Honda Civic é um excelente carro, mas já deu o que tinha que dar o seu visual que é praticamente o mesmo desde 2007. E o Cerato novo se tivesse vindo com motor 2.0 teria acabado com a concorrência em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  20. Tenho um cerato 1.6 e nao deixa nada a desejar. Pelo contrário. Isso faz dele um bom motor dentro da cidade e um excelente na estrada com um consumo medio de 12.0 km/l ou mais. Num pais que apesar da autosuficiencia em petroleo nao deixa dos precos da gasolina em.niveis razoaveis. Portanto, representa economia real a longo prazo. Vale destacar o q foi dito atrás. Quem deixou os precos elevadíssimos foram a sobretaxa de impostos. O pneu original dele q em 2012 custava 160_185 reais, em 2013 passou ao absurdo de 280 cada. Infelizmente...as estradas mantidas com os impostos também não estão de acordo e nao dao para ultrapassar a casa dos 180km/h nem q vc queira se aventurar. E mesmo nesta velocidade. .. ele e super estável ne economico.
    Enfim... carro excelente custo benefício na gasolina motor.

    ResponderExcluir
  21. Eu também tenho um cerato 1.6 2012 a gasolina e correspondeu as minhas expectativas, quando comprei tinha um excelente custo x benefício, com o preço atual do 0KM já tenho minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho o Cerato 2014, o acabamento interno está impecável, está muito maior que o modelo anterior e está 200 kg mais leve, o motor responde muito bem e não perde pra nenhum concorrente na arrancada, já que depende mais de um bom motorista do que ter 2 kgf de torque a mais rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  23. Olha, acho um carro bonito sim. Não pude ver com detalhes o interior mas deve ser legal. HB20S não se compara, inclusive já dirigi um, apesar de ser banaca e ter mesmo motor. Agora, pessoas, depois que eu dirigi um motor V6, cara, em 4 cilindros a questão de , 10 cavalinhos aqui, blá, blá... Não muda muito. É muito marketing e número pra vendedor falar e contar vantagem na hora da compra com o vizinho. Digo isso pq acho o peso da decisão muito esagerada em cima de cv. Se vc gostou do carro e tal, fóqiu. Se mudassem a grade de colmeia, na minha concepção ficaria show. Bonito carro.

    ResponderExcluir
  24. http://classificados.folha.uol.com.br/veiculos/2013/12/1385892-apesar-do-motor-menor-cerato-16-bate-cruze-18-e-novo-c4-lounge-20.shtml
    olhem ante de mimi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem