A Volkswagen do Brasil está comemorando o décimo aniversário do lançamento do Fox - carro lançado em outubro de 2003 e que já vendeu mais de 1.1 milhão de unidades até setembro de 2013. O modelo deu origem também ao CrossFox, em 2005, ao SpaceFox, em 2006, e ao Space Cross, em 2011.


Desenvolvido no Brasil, o modelo Volkswagen foi projetado “de dentro para fora”, com uma técnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger, e que teve como resultado um interior com bom espaço interno para sua categoria. Desde seu lançamento, o hatch já trazia dois motores Total Flex, ambos da família EA111: 1.0 e 1.6.



Ainda em termos de projeto, o Fox introduziu no País a arquitetura high roof (teto alto), que privilegia a altura elevada em relação aos outros veículos, proporcionando melhor visibilidade e maior espaço interno. 


O carro também conta com o sistema ARS (banco traseiro com ajuste longitudinal).


Em 2008 o modelo recebeu alterações visuais, com adoção de novo para-choque dianteiro e a opção de faróis com duplo refletor. Em dezembro de 2008, a Volkswagen celebrava o 500.000º Fox vendido.

Novo Fox

O Novo Fox chegou ao mercado como parte da linha 2010. O novo modelo inaugurou a nova filosofia mundial de design da Volkswagen, implantada pelo chefe de Design do Grupo Volkswagen, Walter de Silva. Com linhas semelhantes às dos novos lançamentos da marca, nas quais a simplicidade e a ausência de acabamentos supérfluos caracterizam as formas, o Novo Fox foi o primeiro veículo da Volkswagen do Brasil a incorporar o novo visual da família.


Os motores também foram modificados, passando aos 1.0 e 1.6 VHT. E com o Novo Fox estreou também a transmissão automatizada ASG, disponível para as versões I-Motion equipadas com motor 1.6. O sistema é o mesmo do Polo e permite que a troca de marchas seja feita de forma automática ou manual, por meio da alavanca localizada no console ou por hastes localizadas atrás do volante (shift paddles).


Outra evolução importante do Novo Fox foi em seu interior. O painel de instrumentos passou a incorporar porta-luvas com tampa e prioriza ainda mais a funcionalidade, o acesso otimizado aos comandos e a facilidade de leitura de informações do instrumento combinado, desenvolvido com display TFT e mostradores duplos de quatro agulhas, com tecnologia de ponta, seguindo o conceito dos recentes lançamentos mundiais da marca.


O conforto acústico do Novo Fox também mereceu atenção especial. A adoção de itens como o teto solar, ofertado como opcional, exigiu alterações importantes na estrutura do carro. As unidades equipadas com teto solar recebem reforços especiais na carroceria, desenvolvidos para manter sua rigidez estrutural e resistência à torção.

Eficiência energética

Em abril de 2012, o Fox BlueMotion, em sua versão 1.6, passou a ser o terceiro modelo da Volkswagen do Brasil a contar com o conceito BlueMotion Technologies – os primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril de 2010). O modelo passou por modificações na carroceria, na transmissão e no gerenciamento eletrônico do motor para tornar-se até 10% mais econômico.


Em agosto de 2012, a Volkswagen passou a equipar o Fox com a nova geração de motores 1.0L, da família EA111. O novo propulsor, que estreou no Novo Gol e Novo Voyage, traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando maior conforto ao dirigir, economia de combustível e redução de emissões de CO2, garantindo excelente desempenho. No Fox, o benefício de economia de combustível chegou a até 3%, em relação ao motor 1.0L VHT (conforme norma NBR 7024).


Simultaneamente à chegada do Fox com o motor 1.0L TEC às concessionárias, a Volkswagen comemorava o marco de 1 milhão de unidades vendidas do Fox no Brasil. Ainda em 2012, todas as versões do Fox passaram a contar com airbags frontais e freios ABS como equipamentos de série.

O Volkswagen mais econômico do Brasil

Em junho de 2013, chegou ao mercado o Fox BlueMotion 2014, que estreou no País o novo motor de três cilindros 1.0L da família EA211. Trata-se do motor mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção quanto aos recursos de que dispõe. Essa combinação promove notável diminuição no consumo de combustível e na consequente emissão de gases.

Com o novo motor, o Fox BlueMotion se tornou o primeiro Volkswagen para o mercado brasileiro a contar com motor de três cilindros e o modelo mais econômico da marca no Brasil. Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0L BlueMotion tem redução de consumo energético de até 16%. Quando está com etanol, a redução é de até 17%.

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

O EA211 1.0L é o primeiro motor do País nessa faixa de cilindrada a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. Evolução do sistema introduzido no Brasil de forma pioneira pela Volkswagen no Polo E-Flex, em 2009, o sistema aplicado no motor que equipa o Fox 1.0L BlueMotion aquece o etanol em uma galeria de injeção feita de material polimérico, que aprimora a eficiência do conjunto.

Outro destaque da linha 2014 é a nova arquitetura eletrônica, que possibilitou a toda linha Fox receber recursos tecnológicos inéditos em seu segmento e disponíveis apenas em modelos de categorias superiores.

Além disso, a versão topo de linha do Fox 1.6 deixou de usar o nome Prime e adotou a nomenclatura global Highline, que identifica as versões mais sofisticadas dos modelos Volkswagen. A linha 2014 marcou a estreia desse nome em modelos fabricados no Brasil. Não apenas o nome da versão mudou: sua lista de itens de série passou a contar, por exemplo, com ar-condicionado.

Série especiais

Nessa sua primeira década no mercado brasileiro, o Fox foi marcado por séries especiais. Lançado em maio de 2007, o Fox Route foi inspirado no programa Volkswagen Route, um canal de relacionamento direto entre a Volkswagen e o público universitário. 

VW Fox Route

Disponível nos motores 1.0 e 1.6 Total Flex, foi a primeira série especial do Fox com foco específico no público jovem, em sintonia com pesquisas internas da Volkswagen que apontam o modelo como o carro de maior inserção no segmento.

VW Fox Route - interior

Na linha 2009 estreava o Fox Extreme, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de 2008. Tratava-se do primeiro carro brasileiro “tunado” de fábrica. 

VW Fox Extreme 2009

Seu estilo era antenado com o gosto do público jovem, que aprecia carros que expressam atitude.

VW Fox Sunrise 2009

No início de 2009, a Volkswagen apresentou o Fox Sunrise, uma série especial com visual ousado e uma série de acessórios típicos de modelos que podem ser usados tanto na cidade como fora dela, tais como rack de teto, aerofólio no alto da tampa traseira, lanternas traseiras escurecidas, rodas de liga leve 14” com pneus de uso misto, estribos laterais e molduras nas caixas de roda.

VW BlackFox

Ainda com foco no público mais jovem, a Volkswagen criou em março de 2011 dois pacotes de personalização, com motor 1.0, visualmente diferenciados e dotados de um atraente conjunto de equipamentos de fábrica: o Black Fox e o Silver Fox.

VW SilverFox

Em julho de 2011 surge o primeiro Fox Rock in Rio. Oferecido com o motor 1.6L Total Flex, com até 104 cv, com visual alusivo ao maior evento musical do mundo e conteúdo de série diferenciado. 

Fox Rock in Rio

Tamanho o sucesso da série especial fez com que a Volkswagen repetisse a ação. Resultado: em abril de 2013, junto com a linha 2014, chegou ao mercado o Novo Fox Rock in Rio 2014, ainda mais arrojado visualmente e com equipamentos de série exclusivos.

19 Comentários

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  1. E para piorar ainda mais, o Fox poderá ser o substituto do Pólo!

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  2. Na estrada o bicho tem um deslocamento lateral absurdo!! parece que vai sair voando... isso com vidro fechado!!

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  3. O Golf ganha dele também.

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  4. Tenho um Fox, nunca tive problemas de "deslocamento lateral".

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    1. Eu também, e considero um carro estável para a categoria. Talvez o deslocamento lateral seja as pontas do cidadão de lá de cima que se concentra mais de um lado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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  5. 10 anos cortando o dedo dos proprietários kkk

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  6. A Volkswagen deveria acabar com o Fox e voltar a investir no Polo (atualizado), assim como está fazendo com o Golf.

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    1. o Polo atualizado é quase identico ao nosso gol atual, pq dois carro quase iguais?

      se bem q na frente ja são todos iguais mesmo, nao duvido nada padronizarem a traseira d todos tb kkkkkkkkkkkkk

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    2. Tem que voltar o santana

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  7. 10 anos na mesma geração, onde esta a g2.

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  8. batedeira, barulho interno absurdo...tive um em 2006, tirei zero, vendi em menos de um ano.

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  9. Tenho um fox 2012/2013 e to muito satisfeito. Uso o carro todo dia. Já tem mais de 15 mil km. Não deu nenhum problema até hoje e continua bastante silencioso. Acho que a VW deu uma grande melhorada no Fox da primeira para a segunda geração. Eu tinha um Palio antes...padrão Fiat de qualidade ou seja um lixo. Sobre o Polo tenho lido que saíra de linha...é um carro meio caro e o Polo europeu tem a parte externa realmente muito semelhante à do Gol 6 (na verdade é o contrário). Não faz sentido a VW deixar 2 carros quase identicos no mesmo mercado. Just fyi: o novo golf é mto foda!

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  10. O fox é muito mais carro do que o polo já tive os dois.
    caso encerrado

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    1. A VW faz uma bagunça com os carros que fica difícil de entender a realação que existe entre os compactos.

      O Fox foi lançado em 2003 para substituir o Lupo (mini carro) na Europa que foi fabricado entre 1998 e 2005. A primeira geração do Fox foi fabricada até 2009 e em seguida foi substituído pelo UP/Novo Lupo em 2011.

      No Brasil o Fox (Inicialmente com o nome Tupi) veio com a intenção de substituir o Gol, o que não deu certo devido aos custos de produção, ficando acima do Gol e abaixo do Pólo. Em 2010 foi reestilizado (2a geração) com algumas alterações no visual e no painel.

      O UP/Novo Lupo será fabricado no Brasil a partir de 2014 para substituir o Gol G4.

      O Gol foi lançado em 1980 no Brasil para substituir o Fusca e teve com base o Pólo Europeu que já vinha sendo fabricado na Alemanha desde 1975.

      O Pólo passou a ser fabricado no Brasil em 2002 sem o refinamento alemão. Poteriormente cedeu sua plataforma para fabricação do Fox e do Gol.

      Resumindo, o Fox vem da linha de um mini carro (Lupo) adaptado para o Brasil sobre a plataforma do Pólo brasileiro, enquanto que o Pólo brasileiro derivou do Pólo Europeu também adaptado para o mercado brasileiro sem o requinte eurropeu.

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  11. Excelente carro. Tenho carteira há 25 anos e já tive carros das 4 grandes e das francesas, posso dizer q meu Fox Itrend 2013 é um dos melhores q já dirigi. Vai ter muita gente falando besteira aqui, tem Celta na garagem e se acha o gato-mestre.

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    1. mas o Celta e um bom carro não reclame dele pois cada um tem o carro q pode pagar

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  12. Fox e Fox cheff tenho meu prime muito top olha que já tive carro novos

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  13. O ser humanos nunca se contenta com o q tem.só sabe fazer criticas.eu já possui gipe fusca, Brasília uno hoje tenho um sena e tou pensando agora de possuir um fox.Se for ver defeitos e igual casamento uns dam certo outros não.beleza,vai ai minha dica para aqueles contrariados e q ponham defeito em tudo...

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