O Chevrolet Prisma chegou ao mercado antes, tem preço mais baixo e melhor relação custo x benefício que o seu competidor direto, o Hyundai HB20S. Além disso, a Chevrolet tem uma posição tradicional e consolidada no mercado brasileiro, com extensa rede de concessionárias, o que permite ao seu sedã compacto desfrutar de uma folgada liderança quando comparado ao sul-coreano.

Chevrolet Prisma LT 1.4 Vermelho

Já em março de 2013 o Prisma emplacou 4.264 unidades, volume que foi subindo até o atual patamar de 5.700 unidades mensais, que representa um número interessante, mas ainda abaixo da expectativa de vendas da Chevrolet à época do seu lançamento, que era de 6.000 unidades mensais do Prisma.

Hyundai HB20S Sedã - Azul Ocean

O Hyundai HB20S, por sua vez, chegou depois, com preço mais elevado e menores expectativas de vendas, mas, mesmo assim, surpreendeu com 4.363 unidades vendidas em maio, vindo a cair para 3.609 em junho e subindo neste mês para 3.967, sendo provável que supere as 4.000 unidades no mês cheio.

Chevrolet Prisma x Hyundai HB20S - vendas

O gráfico acima coloca em perspectiva a evolução das vendas do Prisma e do Hyundai HB20S, de onde podemos observar que as vendas do Hyundai HB20S estão em trajetória de ascensão, enquanto o Prisma encontra-se estagnado. A favor do carro da Chevrolet, porém, há o fato de que ele recebeu este mês uma nova versão automática, que pode ajudar a GM a atingir sua meta de vendas para o carro, visto que a transmissão automática é um item cada vez mais demandando pelos consumidores.

Toyota Etios Sedã

Ao lado dessas duas vedetes do segmento de sedãs compactos, há também o Toyota Etios, que não tem o "glamour" do HB20S e nem as linhas "sport sedan" do Prisma, mas que, mesmo com suas limitações de estilo, vem mostrando uma evolução de vendas, que devem ficar neste mês de julho acima de 2.700 unidades.

VW Voyage Comfortline  Preto

Outro modelo que colocamos no gráfico, para efeito de comparação, foi o VW Voyage, tradicional sedã compacto do mercado brasileiro, mas que, como fica evidenciado pelo gráfico, sofreu bastante com a chegada de Etios, Prisma e HB20S, tendo suas vendas caído do patamar de 8.000 unidades mês para pouco mais de 6.700 em julho.

21 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. hb20s é de longe o mais bonito!

    Já o Voyage e o etios são os mais feios!

    ResponderExcluir
  2. NA MINHA OPINIÃO todos são feios.

    ResponderExcluir
  3. O visual do voyage já cansou. Parece que quem compra um voyage é aquele que queria um jetta mas teve que se conformar com algo inferior!

    ResponderExcluir
  4. Prefiro o meu Fiesta Sedan 2014, 1.6 com airbag e freio abs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do relato da 4 Rodas, jamais compraria um Prisma. Está claro que o processo de fabricação da GM e da Ford também tem falhas graves, fazendo com que seus carros fiquem com carrocerias desalinhadas e com baixa resistência estrutural. O resultado não é outro senão contratar uma escola de samba de barulhos internos depois de pouco tempo.
      Então, no segmento de sedãs compactos, só temos 3 opções sérias: HB20S no segmento superior (é mais caro) e Voyage e Etios Sedan com preços mais baixos. O Etios tem melhor custo x benefício, mas o VOyage é mais bonito. Como o HB20S é muito caro, a opção mais correta é o Voyage mesmo.

      Excluir
    2. EU SOU MAIS MEU NISSAN VERSA,,,!! MUITO MELHOR EM CUSTO BENEFICIO..DE TODOS,,

      Excluir
    3. e feio também ...

      Excluir
  5. Esse Prisma é ridículo.

    ResponderExcluir
  6. O HB20S é sem dúvida o mais bonito e a versão 1.6 não está tão ruim assim, visto que o mesmo motor equipara o novo I30 e se parece demais com o irmão mais rico, o Pilantra de quase 100 mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo com isso!pq o hb20s e muito pequeno, o elantra é um carro bem grande,intão quando eu vejo um hb20s vejo na hora que é um popular,acho que até um índio,sabe diferenciar isso! e que nem comparar um etios com o corolla carros totalmente diferentes! o hb20s tem o pior custo beneficio entre os concorrentes,pq ele e muito caro,a única coisa que tem de bom nele ea beleza,pq ele e caro e com poucos itens,acho ele rídiculo pq e muito peqqueno e cheio de linhas toscas,parece um carro de brinquedo,aparencia muito frágil,por causa do tamanho!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Jhoneribas o HB20S é bonitinho, mas ordinário! O acabamento é ruim, com porta traseira sem revestimento, botões dos vidros elétricos sem iluminação, plásticos vagabundos no painel, banco áspero de tecido vagabundo. O seu preço é péssimo, não adianta dizer que design rebuscado justifica preço maior. E o fato de ter o mesmo motor do i30 não é um mérito para o HB20S, mas sim um demérito para o i30, que sofre para carregar seu peso com esse motorzinho de dentista e faz 0-100 em 13,5s.

      Excluir
    4. O povo confunde "ACABAMENTO" com materiais simples de acabamento. Um carro pode ter acabamento bom, mas feito com materiais simples. Exemplo: Gol, HB20, Etios.
      E existem também acabamento mal feito com materiais de boa qualidade. Exemplo: Fiat Linea, Jac J5, Jac J5, Fiat Bravo.
      E, claro, existem os carros com acabamento bom feito com materiais de alta qualidade. Exemplos: Jetta, Passat, Audi, Golf.
      O HB20S tem uma boa montagem de componentes e materiais, mas nas versões mais simples, usa materiais simples. Mas a montagem da carroceria e do acabamento interno é bom. Não tão bom quanto no Gol, mas, ainda assim, é bom.

      Excluir
    5. Carlos, concordo com quase tudo, mas sobre o Jetta eu vou discordar.

      Essa geração do Jetta empobreceu bastante nos materiais, embora a montagem ainda seja muito boa... Só comparar com o Jetta da geração anterior, derivado do Golf MK 5.

      O Jetta atual tem materiais do interior que remetem mais ao Gol do que ao Passat que, esse sim, tem materiais muito bons.

      Sobre Linea e Bravo, é verdade... É comum ver modelos zero km com tampa do porta-luvas torta.

      Excluir
  7. não copraria nenhum deles prefiro um fiesta rocam sedan 1.6 por 36 mil do que pagar 40 mil num hb20 1.0 ou no prisma!pagar caro num carro so porque e novidade e burrice!

    ResponderExcluir
  8. O que mata o Etios e Prisma é essa massaneta horrível tipo corsa e clio...

    ResponderExcluir
  9. Nissan Versa > all
    Sem mais! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DOIS !!!!!!!! TENHO UM E NÃO TROCO PELO CITADOS ACIMA,,

      Excluir
  10. O QUE EU ACHO INTERESSANTE É O QUANTO O POVO ODEIA A FORD COMO SE FOSSE A PIOR MONTADORA DO MUNDO, MAIS EM TERMOS DE SEDAN DE ENTRADA ACHO O FORD NEW FIESTA SEDAN UMA OTIMA ESCOLHA, PODE PESQUISAR E COMPARAR, E OUTRA COISA QUANDO SE FAZ COMPARATIVOS EM REVISTAS ESPECIALIZADAS SEMPRE OS CARROS DA FORD GANHAM O QUE É QUE ESTÁ ERRADO SERÁ QUE SÓ OS FORD,S TEM PROBLEMAS VEJAM O NUMERO DE RECALL QUE TEM NAS OUTRAS MONTADORAS, FIAT, GM, TOYOTA, HYUNDAI E POR AI VAI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gosto não pode cer discutido quem manda é o cacau ok!

      Excluir
  11. tenho um prisma e estou muito satisfeito...vejo vários na rua...já o HB20s, quase não vejo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem