O Volkswagen Passat, que comemora 40 anos de produção na Alemanha, foi fabricado em São Bernardo do Campo e em Taubaté, tendo sido lançado no Brasil em 1974 - um ano depois de sua apresentação na Alemanha.
Tratou-se do primeiro veículo Volkswagen com motor refrigerado a água. Seu motor quatro-cilindros de 1.500 cm³ gerava potência bruta de 78 cv. Em seu lançamento, o Passat era oferecido apenas com carroceria 2-portas.
Ainda em 1974 foi exibida no IX Salão do Automóvel a versão com 4 portas. Em 1976, o motor teria sua cilindrada aumentada para 1.600 cm³. A potência bruta subia para 96 cv. Em 1979 o modelo recebeu versão abastecida com etanol.
A versão esportiva GTS Pointer foi introduzida em agosto de 1983. Trazia suspensão recalibrada, acabamento diferenciado, rodas de liga-leve e bancos dianteiros Recaro, entre outros itens.
A partir de 1984 a GTS Pointer passou a trazer o mesmo motor 1.8 utilizado também no Santana, que gerava 85 cv de potência líquida na versão a gasolina e 92 cv na a etanol.
O Passat foi fabricado no Brasil até 1988 e teve mais de 675 mil unidades vendidas.
Em 1994, o modelo passou a ser importado da Alemanha para o Brasil. Nessa nova fase, o Passat estreou no País nas versões 2.0 e 2.8 VR6.
Em 1998 chegou a 5ª geração, em versões 1.8, 1.8T e V6.
Essa geração passaria por modificações estéticas em 2001, ganhando também o motor 2.0l em substituição ao 1.8l.
A 6ª geração do Passat chegou em 2005, estreando o motor 2.0 FSI de 150 cv. No ano seguinte viria a versão 2.0 FSI Turbo, com 200 cv. Em 2007, o modelo receberia o V6 3.2l de 250 cv, combinado à tração integral permanente 4MOTION e ao câmbio automático DSG.
Atual geração do modelo
O modelo atualmente vendido no Brasil é o da 7ª geração, nas versões sedã e station wagon. Comercializado desde 2011, é um dos mais equipados de sua categoria. O modelo traz motor EA888 2.0l TSI de 211 cv, transmissão automática DSG de seis marchas e longa lista de itens de série.
Entre os de segurança, destacam-se: o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador de velocidade e distância), o sistema Front Assist, integrado ao ACC, atua como se fosse um “passageiro da frente sempre alerta”, ajudando a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, o sistema de frenagem urbana de emergência e os faróis bi-xenônio. Além de seis air bags e freios ABS com EBD.
Tivemos um 1975 aqui em casa com aqueles primeiros cambios " flutuante " quando engatava 1ª marcha as vezes na verdade tinha entrado ré, ai já viu a confusão , só quem teve sabe o que eu to dizendo..
ResponderExcluirPena que não tem mais o VR6...era um baita motorzão.
ResponderExcluirEu tive um ts 83 preto mexido só andava fim de semana vendi por falta de espaço e com dor no coração. lembro de um racha fiz com um tempra 16V vermelho novinho o passatão atropelou o reluzente tempra o cara ficou muito pu.... boas lembranças .
ResponderExcluirtenho um ts 75 amarelho imperial,nao vendo nem troco
ResponderExcluirtenho um ts 75 amarelho imperial,nao vendo nem troco
ResponderExcluirtenho um 1977 impecavel,não vendo nem troco.
ResponderExcluirTive fusca, chevette, gol, voyage, gordini, karmann ghia, sp2 e nada se compara a estabilidade e mecanica denum passat ls 1977!! Nao vendo, nao troco e nao deixo andar tb!!! Kkk
ResponderExcluirFaltou falar do Santana que era o Passat europeu de 2ª geração que foi fabricado aqui com outro nome por ainda ser fabricado o modelo antigo, porém o DNA era Passat.
ResponderExcluirQueria saber se o último passar foi fabricado em 1988 ou 1989
ResponderExcluirFaltou o lendario ts 1979. Que na minha opinião, foi quando o passat esteve na sua melhor faze
ResponderExcluirO clássico passat sem palavras.
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