O Latin NCAP divulga os resultados de seus últimos testes de segurança, e que incluíram dois modelos à venda no Brasil: Renault Clio e Chevrolet Agile - ambos reprovados.


Tanto o Renault Clio quanto o Chevrolet Agile agora figuram na lista de carros mais inseguros da América Latina, tendo recebido ZERO estrelas no quesito segurança, não cumprindo, nem sequer, com as mínimas regulamentações de segurança.


Renault Clio

O teste do Renault Clio mostrou que o modelo francês tem uma estrutura de habitáculo instável. Como resultado, as forças às quais são submetidas as cabeças dos passageiros, em colisões, são inaceitavelmente altas. Esses resultados fazem que o Renault Clio obtenha zero estrela e zero ponto a respeito da segurança do adulto. A proteção do passageiro infantil também apresentou problemas. Uma baixa compatibilidade para a cadeirinha infantil e um fraco desempenho nos testes dinâmicos lhe concederam uma qualificação de apenas duas estrelas.



Chevrolet Agile

O Chevrolet Agile também recebeu uma qualificação de zero estrela. Os passageiros registraram esforços elevados no teste de impacto; resultado da instável estrutura do habitáculo do carro, expondo-se a área dos pés do motorista a maiores riscos. As forças sobre a cabeça do motorista foram inaceitavelmente altas. A proteção do passageiro criança obteve apenas duas estrelas.



Ranking de segurança - hatchs pequenos - adulto


O gráfico acima coloca em perspectiva todas as notas de segurança para adultos do Latin NCAP dos hatchs pequenos brasileiros que foram testados pelo órgão. Quanto mais alta a nota (e, portanto, mais elevado no gráfico), mais seguro é o carro. A nota máxima definida para o NCAP é 16, de modo que nenhum carro atingiu o máximo.

Ranking de segurança - hatchs pequenos - infantil


O gráfico acima coloca em perspectiva todas as notas de segurança para crianças do Latin NCAP dos hatchs pequenos brasileiros que foram testados pelo órgão. Quanto mais alta a nota (e, portanto, mais elevado no gráfico), mais seguro é o carro. A nota máxima definida para o NCAP, nesse teste, é 49, de modo que nenhum carro atingiu o máximo.

30 Comentários

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  1. q feio hein, e tem gente ainda q paga mais de 40k em um agile

    meu ford ka pelo menos tem nota razoável na segurança de crianças uhasuhsauhasuhuhasuhas

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    1. Só que seu Ford Ka ficaria com ZERO tbm, pois o latiNcap mudou as regras de avaliação.

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    2. Não mudou não.

      Se tivesse mudado mesmo, não daria para comparar os últimos testes com os mais antigos.

      A diferença é que ele passou a considerar mais alguns aspectos técnicos.

      A velocidade da batida, barreira e demais itens do teste físico continuam iguais...

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  2. Como eu sempre digo: francês sabe fazer queijo. E só.
    Vergonhoso o resultado do Clio, e a GM, com o Agile, o que dizer disso? O carro é feio que dá dó, mais feio que o Etios, e ainda é uma cadeira elétrica? Que pode te matar em qualquer colisão?
    Esses carros deveriam ser proibidos de serem vendidos no Brasil, assim como aquelas porcarias chinesas.
    Não posso deixar de destacar, porém, o bom papel, em termos de segurança, do VW Gol. Ele pode não ser o campeão nem em adultos e nem em crianças, mas está bem posicionado em ambos os rankings.
    E, no caso de testes sem air-bag, ele é o melhor de todos, mostrando que tem um bom projeto de carroceria, mesmo com mais de 5 anos já.
    O Etios é bom na frente, e ruim atrás. Pior que o Gol. E, na frente, tem 12, 87 pontos, contra 10 do Gol.
    Ou seja, no geral, o VW Gol, com airbags, dos hatchs pequenos de entrada, é o que oferece a melhor média de segurança levando em consideração adulto/criança.
    Claro que não levei em consideração o Fiesta, pois dois motivos: 1. o New Fiesta é de categoria superior ao Gol, sendo bem mais caro.
    2. O New Fiesta que foi testado foi o mexicano. Será que o brasileiro teria a mesma performance? Duvido!

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    1. E por que você não cita que o Fiat Pálio foi melhor que o Gol?

      Sinceramente meu colega, aqui todos são livres para escrever o que bem entenderem, mas o que você pretende manipular é mil vezes mais do que a Record e a Globo juntas faz com seu telespectadores. Santa paciência.

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    2. Esse Palio que foi testado não existe mais. O Novo Palio não foi submetido ao escrutínio do Latin NCAP.
      Agora, como Novo Palio e Novo Uno compartilham a mesma plataforma, e os resultados do Uno EVO não foram tão bons, é provável que o Novo Palio não repita os mesmos bons números do modelo anterior.
      Ou seja, minha observação continua válida: o Gol, entre os carros à venda no Brasil, hatchs pequenos, é o que tem o melhor compromisso de segurança entre adultos e crianças. Isso são fatos, extraídos dos números.

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    3. Carlos é o cara. O povo ataca ele e ele não desce do salto. kkkkk

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    4. Quanto a isso é verdade: Carlos, você é político? Pretende ser um?

      Caso alguma das respostas seja positiva, gostaria de dizer que você provavelmente teria um futuro na profissão.

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    5. Mais uma vez, o Carlos demonstrando seu fanatismo pela VW... Gostar da marca, é uma coisa. Ser fanático é outra. Eu gosto da VW, tenho até um Gol, mas sei perfeitamente que não é o melhor carro do mundo e nem o mais seguro.

      Gol não foi bem, com ou sem airbags, me desculpem... Idem ao HB, Palio, Uno... Da categoria de entrada, o que foi o melhorzinho foi o Etios.

      O carro da VW que foi razoavelmente bem foi o Polo 9N. Um fato até admirável, já que a plataforma PQ-24 já é antiga para suportar as normas de segurança atuais. Demonstra que o projeto realmente é bom e a solda a laser usada na carroceria faz toda a diferença... Gol usa a mesma plataforma, mas não usa solda a laser na carroceria. Provavelmente foi o que deu a diferença para pior no seu resultado.

      Clio é um projeto da década de 90. Não foi surpresa ele não atender as normas atuais. Agile usa plataforma do Corsa B e Celta, que foram igualmente muito mal no LatinNcap...

      Gol G4 certamente iria zerar também num teste desses. Projeto igualmente antigo, assim como do Clio.

      New Fiesta nacional, certamente se sairia pior, porque a coluna "A" não é feita de aço de alta resistência, como a versão mexicana. E isso foi informação da própria Ford.

      Vamos ser realistas, pô...

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    6. Felizmente existem pessoas sensatas aqui. Eu por exemplo estou trocando a compra de hm corolla pelo novo sentra por saber que o mesmo carro tambem vai para os EUA.

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    7. Gol não foi bem, com ou sem airbags, me desculpem... Idem ao HB, Palio, Uno... Da categoria de entrada, o que foi o melhorzinho foi o Etios.

      (...)

      Vamos ser realistas, pô...



      Realismo se faz com fatos, então vamos a eles.

      Pontos do Gol: 10,01 + 21,16 = 31,17

      Pontos do Etios: 12,87 + 17,38 = 30,25

      Ou seja, no total, o Gol com airbag tem mais pontos que o Etios. Logo, objetivamente falando, o Gol é mais seguro que o Etios, e, consequentemente, mais seguro que todos os outros hatchs pequenos de entrada.

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    8. Carlos, você é político? Pretende ser um?

      Não. Não.

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    9. se for por esses calculos seus carlos, então o Ka sem airbag é mais seguro q seu gol com airbag kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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    10. Pior que é, hein Anônimo?

      O Ka pelo menos teve índice total de 32,89 (2,37 + 30,52), que globalmente é maior do que o Gol, com 31,17.

      Se é pra pensar assim, airbag pra quê? Besteira...

      O fanatismo pela VW não tem limites se depender do Carlos...

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    11. Do ponto de vista de segurança infantil, não resta dúvida que o Ford KA, mesmo sem airbag, tem um nível surpreendentemente elevado - quase no mesmo nível que o Ford Fiesta.
      Agora, sem airbag, ele fica muito atrás dos demais no item de segurança para passageiros dianteiros.
      Então é necessário fazer um balanço entre segurança para os adultos e crianças. O Ka tem um elevadíssimo nível de segurança para crianças, mas é inseguro para adultos, com apenas 2,9 pontos, contra 10 pontos do Gol e 12,87 pontos do Etios.
      Ou seja, o Gol mostra-se com um balanceamento melhor, pois apresenta bom índice de segurança para adultos e para crianças, enquanto o Etios é só para adultos, e o Ka só para crianças.
      Meu ponto continua o mesmo: o Gol é o melhor em uma ótica que leva em consideração as múltiplas dimensões do quesito segurança. Isso não há como negar.

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    12. Ah, então se o Ka tivesse airbags... Seria bem à frente do Gol, né?

      E existem como opcionais no Ka... Por R$ 1000,00.

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    13. Com certeza seria diferente. Realmente me surpreendi com o resultado do Ka. O KA é um projeto europeu para o mercado europeu, e, por acaso, veio parar no Brasil. Isso explica um pouco da sua qualidade estrutural.
      Se fosse um projeto para "emergentes" seria uma lástima.
      Mas mesmo aí há exceções. O Gol é uma. É um projeto para "emergentes" e mesmo assim é bom em segurança. O Etios tb.

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    14. É como falei... O Gol não é o carro mais inseguro. Mas bem ele também não foi, convenhamos... Quem foi até muito bem foi o Polo 9N.

      Não sei se notaram, mas teve um carro que conseguiu ser pior do que Clio e Agile... O Nissan Tsuru.

      É um Sentra da década de 90, ainda vendido no México. Foi tão mal que o LatinNCap sequer testou com bonecos no banco traseiro, pois considerou que o carro não tinha o mínimo exigido de segurança para que o teste seja feito.

      Projeto igualmente antigo e defasado para as normas de segurança atuais, mais rigorosas... Então, não tem como ir bem mesmo.

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  3. Surpreendeu-me o fato do Agile ser pior do que seus irmãos mais pobres Celta e Classic. Um absurdo.

    Lamentável que não temos a cultura de darmos a importância que o quesito segurança deveria ter.

    E mais: na minha opinião todos os carros deveriam ser testados. Gostaria muito de saber qual seria o desempenho do Fox.

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    1. O índice de mortes por acidentes de carro no Brasil é quatro vezes maior do que nos EUA e vários especialistas já apontaram que a fragilidade dos nosso veículos é um dos principais motivos.

      O resultado desse teste é preocupante, pois fica claro que os carros mais vendidos do Brasil não oferecem boas condições de segurança aos ocupantes e acho que todo mundo já sabia disso.

      Testes de colisão são exigidos pelo governo federal para a homologação DE TODOS OS VEÍCULOS, processo que permite um modelo ser vendido no Brasil, no entanto, a exigência atual é apenas do teste de colisão frontal com barreira rígida (simulando a batida em um muro, por exemplo), um tipo de acidente menos comum.

      O teste de colisão frontal parcial com barreira deformável feito pelo Latin NCAP é mais rígido e é feito em laboratório na Alemanha, simulando uma batida de frente com um outro veículo em mão contraria ou uma árvore.

      Esse teste poderá ser feito no Brasil a partir de 2015 no laboratório do INMETRO que está sendo construído em Duque de Caxias/RJ, com o objetivo de fazer os crash-tests e ajudar nas pesquisas e desenvolvimento de carros brasileiros mais seguros, visando também a exportação para mercados mais exigentes.

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  4. Imagina a Kombi e o Gol G4 - 5 negativo kkkk

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    1. Nossa, a Kombi dá medo mesmo. Parece que o motorista faz parte da estrutura frontal do carro, tipo assim um para choque humano para proteger o estofamento. Pior só moto. Engraçado que antigamente, lá pelos anos 70, se falava muito nesse problema da frente da Kombi, e de repente nunca mais ninguém falou nisso. Vai ver que os motoristas de Kombi são melhores que os outros e nunca mais bateram de frente...

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  5. ATENÇÂO: tanto o Agile e o Clio foram avaliados no novo sistema de pontuação do LatinNcap, portanto não cabe comparação com (a falta de) pontos deles com os carros avaliados anteriormente.

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    1. DEPOIS AS PESSOAS QUEREM CRITICAR OS OUTROS POR FALTA DE ESCLARECIMENTO, SENDO QUE SÓ UM LEITOR SE ATENTOU A ESSE FATO DA MUDANÇA NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO.

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    2. Não teve mudança no sistema de pontuação. Continua variando até 16.35 para frente e até 49 na traseira. Inclusive, no próprio site do Latin NCAP, se você pedir para comparar dois modelos, vai mostrar os dados de pontuação dos testes realizados em 2011, 2012 e 2013.
      A única coisa é que eles ficaram mais rigorosos, e passaram a considerar alguns aspectos adicionais.
      No mais, Clio e Agile continuam sendo duas porcarias inseguras, e que colocam em risco a vida de seus ocupantes. E não tem sistema de pontuação que resolva isso.

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  6. Pessoal, os comentários do Carlos, que só pode ter crachá da VW, pois não existe como haver amor tão incondicional a uma marca se não for recebendo dela, devem ser relevados, pois não tem nada a acrescentar a qualquer discussão. Aliás, acho que ele gosta mesmo é de ficar causando polêmica para aparecer, é como aquele cara que diz, "falem bem ou falem mal, mas falem de mim". Eu não costumo dizer nada sobre os comentários dele, inclusive em geral nem os leio, mas não resisti a deixar essa dica para todos aqui.

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  7. Esse Carlos é um opositor de qualquer assunto não só de carros façam um teste, Carlos francês também faz: submarino, bomba de hidrogênio, Mirage, porta-aviões nuclear, etc.

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  8. Car.Blog.br = Carlos.Blog.Br

    Vamos ver quanto tempo meu comentário dura até ser deletado...

    1, 2, 3, 4...

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  9. Daqui a pouco o Carlos vai falar que o Gol é mais seguro que Volvo, porque VW é VW e tem bom valor de revenda, ele é mais seguro que Volvo.

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    1. Do jeito que o Carlos é fanático, é bem por aí mesmo.

      Cara, gostar da marca é uma coisa. Ser FANÁTICO, é outra... Fanatismo é doença e deve ser tratado.

      O cara não aceita de forma alguma que VW às vezes pisa na bola também, assim como qualquer outra marca.

      A justificativa dele para afirmar que o Gol foi o mais seguro doeu no fígado. Ok, não é o mais inseguro, mas bem ele também não foi!

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