Em artigo anterior nós fizemos um comparativo entre as versões com motor 1.0 do Novo Prisma 2013, na versão LT 1.0 e Hyundai HB20S, na configuração Comfort 1.0. Nesse post nós constatamos a melhor relação custo benefício do Prisma, pois o modelo da Chevrolet (R$ 38.490) equipado com os mesmos itens do HB20S (39.495) custava mais de R$ 1.000 reais a menos, mesmo oferecendo um sistema de som mais sofisticado (MyLink) - que agrega GPS e tela sensível ao toque, maior porta-malas e maior espaço interno, decorrente de maior distância entre-eixos.
Agora, porém, vamos fazer o comparativo das versões topo de linha: Novo Prisma LTZ 1.4, que tem preço de R$ 45.990 reais em versão única - sem opcionais, e Hyundai HB20S Premium 1.6 Mecânica - precificada em R$ 50.795 reais, também sem opcionais.
Portanto, o Chevrolet Prisma já sai com uma vantagem expressiva em preço, visto que ele é R$ 4.805 reais mais barato que o Hyundai HB20S 1.6 Premium MT, oferecendo basicamente os mesmos itens de série: ar-condicionado com controle manual, direção hidráulica, freios com sistema anti-travamento ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), duplo airbag frontal (motorista e passageiro), vidros elétricos nas quatro portas com com sistema tipo "um toque" para subida e descida com dispositivo anti-esmagamento.
Além disso, ambos os carros já vêm com chave do tipo canivete, com tele-comando para destravamento do carro e abertura do porta-malas e sensores de estacionamento traseiros, banco traseiro rebatível bi-partido (60/40), e computador de bordo com funções de consumo médio, velocidade média, autonomia, entre outros.
Mecânica
Um ponto onde o Hyundai HB20S leva vantagem sobre o Prisma LTZ é no motor. O sul-coreano conta com uma moderna unidade 1.6 16V com bloco e cabeçote de alumínio, e comando de válvulas variável, com 128 (E)/122 (G) cavalos de potência (etanol)@ 6.000 RPM, e torque de 16,5 Kgfm (E)/16 (G) @ 4.500 RPM (E) / 5.000 RPM (G).
O motor do Prisma, por outro lado, é um quatro cilindros 1.4L 8V com 106 cv (E)/98 cv (G) @ 6.000 RPM, e com torque de 13,9 kgfm (E) / 12,9 Kgfm (G) @ 4.800 RPM.
Desempenho
Assim, o Hyundai HB20S se mostra um carro mais ágil, acelerando de 0 a 100 Km/h em 10 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 188 Km/h (dados da fábrica). O Prisma LTZ, por sua vez, é 2,1 segundos mais lento para chegar a 100 Km/h: 12,1 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 180 Km/h.
Retomadas
40 a 80 Km/h : 7,3 s (Prisma) / 7,1 s (HB20S)
Como se pode observar, o Hyundai HB20S se mostra superior na aceleração de 0 a 100 Km/h, porém a vantagem do motor mais potente não fica tão evidente quando se analisam as retomadas - situação na qual os dois carros se equivalem.
Frenagem
60 Km/h à 0: 17,1 metros (Prisma) / 16,1 metros (HB20S)
Os números de frenagem mostram que o sistema de freios do HB20S é mais eficiente que o do Prisma.
Ruído interno
Ruído interno a 80 Km/h : 61,3 dBA (Prisma) / 59 dBA (HB20S)
Ruído interno a 120 Km/h: 67m2 dBA (Prisma) / 65,4 dBA (HB20S)
Uma característica que se nota no Hyundai HB20 em geral, e no HB20S em particular, é o silêncio interno - algo que fica comprovado pelas medições de ruído. O sul-coreano tem um interior mais silencioso tanto parado, quanto viajando em velocidade de 80 e 120 Km/h.
Consumo (Etanol)
Ciclo urbano (cidade): 8,2 Km/l (Prisma LTZ 1.4) / 7,4 Km/l (Hyundai HB20 1.6 MT)
Ciclo rodoviário (estrada): 12,1 Km/l (Prisma LTZ 1.4) / 11,4 Km/l (Hyundai HB20 1.6 MT)
Os dados de consumo mostram que o Chevrolet Prisma LTZ 1.4 é 10% mais econômico que o Hyundai HB20S em cidade, e 6,2% mais econômico em estrada.
OBS: dados de consumo, desempenho, frenagem e ruídos da Revista Quatro Rodas.
OBS: dados de consumo, desempenho, frenagem e ruídos da Revista Quatro Rodas.
Estilo - Frente
Estilo - Lateral
Prisma LTZ 1.4 - lateral |
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Hyundai HB20S Sedã - Lateral |
Estilo - Traseira
Interior, acabamento e espaço interno
O interior tanto do Prisma LTZ quanto do Hyundai HB20S Sedã ostentam um bom padrão de acabamento, com bom padrão de qualidade tanto de materiais quanto de montagem, podendo-se considerar os carros em empate nesse aspecto.
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Chevrolet Prisma LTZ 1.4 - Painel |
Hyundai HB20S Sedã 1.6 Premium - Painel |
Diferenciais do Chevrolet Prisma LTZ 1.4
Da mesma forma que nas versões de entrada, o Prisma LTZ conta com um sistema de som mais sofisticado - MyLink - que, além do equipamento de áudio (com leitor de MP3 e conectividade Bluetooth), contempla um GPS integrado (que avisa o motorista do posto de gasolina mais próximo quando o carro entra na reserva) e um aplicativo que permite sintonizar mais de 70.000 rádios pela Internet.
Diferenciais do Hyundai HB20S Premium 1.6
O modelo sul-coreano, por outro lado, tem como vantagem contar com um volante multi-funcional, que permite controlar o sistema de som e também atender o telefone celular (conectado ao áudio via Bluetooth). Além disso, tanto o volante quanto a manopla de câmbio vêm revestidos em couro.
Conclusão
O Chevrolet Prisma oferece mais espaço interno, mais espaço de porta-malas, um sistema de som mais sofisticado com tela sensível ao toque e GPS integrado, e é mais econômico, tanto em cidade quanto em estrada que o Hyundai HB20S 1.6 Premium. Este, por sua vez, tem a vantagem do motor mais potente.
Além das vantagens do Prisma LTZ, ele ainda custa R$ 4.800 reais a menos que o Hyundai HB20S 1.6 Premium, de modo o modelo da Chevrolet, além de já estar disponível nas concessionárias (o HB20S chega às lojas apenas em 20 de abril), oferece uma relação custo x benefício bastante mais favorável que a observada no carro da Hyundai.