As cartas com as quais a Chevrolet e a Hyundai disputarão o segmento de carros sedãs compactos já estão na mesa - Novo Prisma 2013 (GM) e HB20S Sedã - e, portanto, já é possível estabelecer uma comparação entre eles, sobretudo porque já sabemos os preços.

Hyundai HB20S x Novo Prisma 2013: traseira

A Hyundai já divulgou o preço do HB20S de entrada, equipado com motor 1.0 12V de três cilindros e 80 cv (etanol), trazendo ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, ABS, duplo airbag dianteiro (motorista e passageiro) e sistema de áudio Hyundai BTH (com leitor MP3 e conectividade Bluetooth e USB): R$ 39.495 reais.

Prisma 2013 x HB20S Sedã - perfil lateral

O Chevrolet Prisma equivalente seria uma versão LT 1.0, cujo motor tem os mesmos 80 cv (com etanol), mas equipado com o pacote de opcionais R8I (ar-condicionado + sistema de som MyLink- vídeo abaixo - equipamento que contempla um GPS integrado - que precisa ser instalado via smartphone). Assim equipado, o Chevrolet Prisma tem preço sugerido de R$ 38.490 reais - o que representa uma economia nada desprezível de mais de R$ 1.000 reais a favor do Prisma. O preço do Prisma também contempla os freios ABS - ausentes no HB20S de entrada.



Entretanto, a vantagem do Prisma em termos de custo x benefício não para no preço. O Chevrolet tem um porta-malas de 500 litros de capacidade volumétrica, enquanto o Hyundai oferece apenas 450 litros (o que é menor, inclusive, que o oferecido pelo VW Voyage - com 480 litros). Outro aspecto é que o Prisma tem uma maior distância entre-eixos, de 2,528 metros, contra 2,5 metros do HB20S. Com isso, ele oferece um maior espaço para os ocupantes do banco traseiro.

Prisma 2013 x HB20S Sedã - frente

Outro diferencial a favor do Prisma é o fato de o seu sistema de som ser mais sofisticado e dispor de freios ABS desde a versão de entrada. Enquanto o Hyundai oferece um equipamento padrão, com rádio e leitor de MP3, mais conectividade Bluetooth, o Prisma chega com um sistema com tela sensível ao toque de 7 polegadas, que, além do sistema de som, conta ainda com ajustes nas configurações do carro, e também permite a instalação de aplicativos, como o GPS e rádios on-line. O Hyundai HB20S, porém, conta com volante multi-funcional que congrega controles do sistema de som e permite atender o telefone sem tirar as mãos do volante.

Chevrolet Prisma LT 1.4

Prisma LT 1.4 x HB20S 1.0

O valor mais baixo pedido pela Chevrolet no Prisma permite a que quem deseja (ou precisa) de um motor mais potente, optar pelo Chevrolet Prisma LT 1.4 , cujo preço parte de R$ 39.090 reais - um valor inferior ao do HB20S 1.0 de entrada. É importante considerar, porém, que nesse preço do Prisma 1.4 LT não está incluso o ar-condicionado e o sistema MyLink - quando se adiciona esses dois itens, o preço sobe para R$ 42.390 - R$ 2.895 reais mais caro que o HB20S 1.0 com os mesmos equipamentos.

Hyundia HB20S Sedã

Nesse caso, porém, o Prisma LT 1.4 leva vantagem por oferecer um motor com 106 cavalos, contra apenas 80 cavalos do Hyundai HB20S - uma diferença significativa e importante para quem enfrenta muitas subidas, ou estradas - visto que o motor mais potente do Prisma dá mais segurança em ultrapassagens.

Estilo

No que respeita às linhas, pode-se dizer que há um empate técnico entre os dois novos sedãs compactos - com ligeira vantagem para o Prisma, já que a Chevrolet conseguiu uma solução de design para a traseira do seu carro bastante harmoniosa com o restante da carroceria, e com formas limpas e elegantes.

Hyundia HB20S Sedã

Já a Hyundai apelou para um estilo mais rebuscado, usando recursos que normalmente são reservados aos facelits, como o friso cromado ligando as duas lanternas traseiras, e a "vigia falsa" na coluna "C" - com o objetivo de alongar a silhueta. O resultado é um visual mais carregado e que tende a cansar mais rápido que as formas mais limpas do Prisma.

Chevrolet Prisma LT 1.4

Conclusão

Os dois novos sedãs compactos brasileiros - HB20S e Prisma - estão em um nível acima dos concorrentes (Voyage e Grand Siena) em termos de atualidade de projeto e design. O Prisma ainda leva a vantagem de estar precificado dentro da faixa dos concorrentes, e ter mais itens de série (como o sistema MyLink, que incluiu GPS integrado), freios ABS, maior distância entre eixos (maior espaço interno e de porta-malas) e mesmo assim ser mais barato que o HB20S - que é o mais caro de todos os carros do segmento.

Chevrolet Prisma 2013 - melhor relação custo benefício que o HB20S

O resultado, portanto, é inquestionável: o Prisma 2013 tem uma relação custo x benefício mais favorável que o HB20S.
Postagem Anterior Próxima Postagem