O mercado de sedãs médios no Brasil está esquentando, com a chegada do Cruze e do Elantra. Em artigo anterior comparamos o Cruze Automático com o Elantra Automático e concluídos que o Cruze era a melhor opção. A revista Car and Driver fez uma comparação este mês entre Fluence, Elantra e Corolla, apontando esses três como "os melhores sedãs do mercado brasileiro".
Mas e o Cruze e o Novo Civic 2012? O Cruze vem se destacando em vendas no mercado brasileiro, ocupando a segunda posição em vendas mensais, e o Novo Civic 2012 vem com avanços importantes, que consideramos suficientes para fazer a Toyota se preocupar.
Elantra GLS Automático
O Hyudai Elantra 2012 vem com um motor 1.8 Nu com 160 cavalos (no exterior o mesmo motor é indicado com 150 cv) movido a gasolina, e seus preços são os seguintes:
Hyundai Elantra GLS manual – R$ 71.850
Hyundai Elantra GLS Automático – R$ 81.660
Hyundai Elantra GFS Automático + teto-solar – R$ 84.900
A vantagem do Elantra frente a todos os outros sedãs à venda no mercado brasileiro é o estilo, que chama muito o atenção nas ruas e é considerado o sedã médio mais bonito do mercado. No interior do Elantra destacam-se ar-Condicionado Dual Zone, volante multi-funcional, câmera de ré.
Como pontos negativos do Elantra são apontados o motor que não aparenta ter os 160cv indicados, e o fato de não ser flex. O câmbio automático também tem respostas lentas em relação a seus concorrentes. A suspensão traseira é por barra de torção na traseira, enquanto o Civic usa o esquema multi-link, e, ainda, os freios traseiros são a tambor na traseira (à disco seriam mais eficientes).
Corolla XEi 2.0 Automático
O Toyota Corolla XEi 2.0 Automático é um carro consagrado, líder de vendas e que recebeu um facelift recentemente para lhe dar uma sobrevida no mercado.
O preço do XEi Automático 2.0 Flex é salgado - R$ 77.070, mas entrega o melhor motor da categoria, o Toyota 2.0 VVT-i com 153 cv – Flex, associado a um câmbio automático de quatro marchas.
Como pontos negativos do Corolla XEi 2012 pode-se apontar: entre-eixos curto deixa pouco espaço interno e a aparência envelhecida.
Renault Fluence Privilege
O Renault Fluence apela para o custo benefício para tentar se firmar em um mercado como o brasileiro que tem pre-conceitos em relação a sedãs franceses. Custando R$ 75.990, ele vem com um motor 2.0 Flex com 143 cv e um ótimo câmbio automático CVT.
Além disso, o Fluence destaca-se pelo amplo espaço interno, com capacidade para 5 adultos e porta-malas com 530 litros.
Os aspectos negativos são a má fama de carros franceses no Brasil, o que resulta em dificuldade de venda no mercado de usados, causando elevada desvalorização.
Consumo de combustível
Todos os sedãs médios deste comparativo utilizam motor flex, com exceção do Hyundai Elantra. O gráfico abaixo mostra o consumo de combustível comparado desses carros.
Pode-se observar que o Chevrolet Cruze é o mais gastão de todos em estrada, com um consumo de 8,3 Km/l de álcool, enquanto o Peugeot 408 é o que mais consome em cidade, com 5,2 Km/l de álcool. Nesse comparativo o Hyundai Elantra se destaca, com impressionantes 15,9 Km/l de gasolina em estrada. Outro destaque fica para o Honda Civic 2012, com ótimas médias de consumo tanto em cidade (8,2 Km/l de álcool) e estrada (12,3 Km/l de álcool).
Conclusão
O Elantra é a opção mais emocional: a novidade, o mais bonito e o que chama mais a atenção nas ruas, mas é também o mais caro de todos os sedãs a venda no Brasil e deve ficar ainda mais salgado com a elevação do IPI para carros importados. O Fluence é considerado uma boa opção custo x benefício, em função do bom pacote de equipamentos e o preço, entretanto, a desvalorização do Fluence no mercado de usados é muito elevada, anulando qualquer vantagem que possa se ter quando se compra ele 0KM.
O Corolla é sempre uma compra segura. Não emociona mais, mas também não desvaloriza tanto e a mecânica é uma das melhores do mercado. No fim das contas, entre Elantra, Corolla e Fluence, nós acreditamos que o melhor sedã, atualmente, é o Chevrolet Cruze, que é o mais acessível de todos (o Cruze LT AT tem preço de R$ 72.000), tem motor flex, câmbio automático de 6 marchas, e na questão estilo e novidade, só perde para o Elantra, mas é R$ 10.000 reais mais barato e conta com mais que o dobro de concessionárias no Brasil.
Apesar da vitória do Cruze, é preciso apontar que ele é o sedã médio que apresenta o pior indicador de consumo de combustível em estrada, e seus números em cidade não são animadores também. Esse é o principal problema do Cruze, mostrando que a Chevrolet precisa melhorar seu motor 1.8 16V Flex. Se o requisito principal é o consumo, o melhor sedã médio nesse aspecto é o Novo Civic 2012.