O mercado de automóveis 0KM em novembro de 2011 traz uma disputa interessante no concorrido segmento de sedãs médios, segmento tradicionalmente dominado por Toyota Corolla e Honda Civic, mas que agora conta com competidores de peso como VW Jetta, Hyundai ElantraChevrolet Cruze e o sempre coadjuvante Fiat Linea.

Toyota Corolla 2012

O Corolla mantém sua liderança folgada no segmento, sendo que quando se analista os números de vendas do Corolla e do Civic desde janeiro de 2011 até agora (gráfico abaixo), observa-se que o Corolla está ampliando ainda mais sua vantagem sobre o Civic, sobretudo nos últimos dois meses - reflexo da iminência de lançamento do Novo Civic 2012.

Grafico de vendas Civic e Corolla

O panorama geral desse mercado só ficará mais nítido quando o Novo Civic 2012 estiver em plena comercialização, assim como o Hyundai Elantra. Analisando os últimos dois meses (gráfico abaixo), porém, observa-se que o Chevrolet Cruze, de fato, caiu no gosto do consumidor brasileiro, estabelecendo-se em um sólido segundo lugar de vendas.

Gráfico comparativo COrollla x Civic x Jetta x Elantra x Cruze

Em seguida, na terceira posição, temos o VW Jetta, que parece estabilizado nessa posição, e não parece dispor de fôlego para incomodar o Cruze, tendo em vista que este está no mercado há mais tempo.

Jetta 2012

O Honda Civic ficou na quarta colocação nos últimos dois meses, pois suas vendas despencaram como decorrência da espera dos compradores pelo modelo 2012, o qual só estará disponível no mercado em janeiro de 2012. O modelo atual, porém, pode ser encontrado com grandes descontos nas concessionárias da marca - em alguns casos chegando a R$ 7.000 reais.

Renault Fluence 2012

O Renault Fluence ficou, no acumulado de outubro e novembro, colado no Civic, com 2942 unidades vendidas, o que pode ser considerado um resultado interessante para o sedã francês.

Hyundai Elantra 2012

A grande vedete do ano, o Hyundai Elantra até o momento está decepcionando. Com dois meses de mercado, vendeu 1717 unidades, o que foi suficiente para colocá-lo à frente apenas do Fiat Linea. É preciso aguardar um pouco mais para saber se as fracas vendas do Elantra são uma tendência ou se é resultado de falta de disponibilidade do modelo.

22 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Somente o corolla tem a capacidade de superar todos seus rivais sem apelar para grandes extravagâncias. Isto se deve à confiabilidade, qualidade e ótima revenda apresentada em sua longa tradição. Muitos já sacaram que os rivais são munidos de "tecnologias promissoras" porém decepcionam e inganam seus clientes quando o assunto é o resultado. Desta forma, o corolla é um carro justo e equilibrado e não gera decepção na hora da venda. Veremos esta geração do corolla perdurar por muito tempo pois a toyota manterásua aposta na sua pedra angular: A racionalidade japonesa.

    ResponderExcluir
  2. Mas fiquemos de olho no Cruze que está crescendo muito, já é o segundo mais vendido e está em ascenção. Tem o peso da marca GM por trás, é fabricado no Brasil, conta com centenas de concessionárias no Brasil, tem visual atual, motor atual e interior que é o mais moderno de todos. Cruze pode surpreender. Civic 2012 é um bom carro, mas como o visual não mudou muito, aposto mais no Cruze para destronar o Corolla.

    ResponderExcluir
  3. O mercado segue a procura e dita o preço de revenda. Fui vender meu fluence privillege 2011/11 devido consumo absurdamente alto. Paguei R$ 76.000,00 no início do ano e a propria Renault me oferece atualmente R$ 61.000,00???... Se tivesse comprado um corolla GLI na mesma época por 67.000,00 teria vendido hoje por R$ 60.000,00. Está ai uma das razões para justificar a longa liderança do corolla, que jamais deixou de ser uma excelência entre os sedãs médios da atualidade.

    ResponderExcluir
  4. Pois é. O cruze tá com a corda toda e é o único que ameaça a liderança do corolla no segmento. Apenas o tempo dirá o grau de confiabilidade do modelo pois o nosso cruze não é exatamente o mesmo modelo que faz sucesso na america do norte e já tem criticas com relação ao consumo nada animador, suspensão traseira dura demais e alto nivel de ruido interno!!! Desing muito bonito...

    ResponderExcluir
  5. CADÊ O TAL DO ELANTRA HEIN??? NÃO É O MELHOR SEDÃ MÉDIO JÁ FABRICADO PELA MONTADORA??? O PROBLEMA É QUE NINGUÉM SE HABILITA EM COMPRAR UM CARRO SEM TECNOLOGIA FLEX EM NOSSO PAIS E SABENDO QUE SE HOUVER ALGUM PROBLEMINHA MECÂNICO, VAI GASTAR O OLHO DA CARA PARA REPOR A PEÇA E UMA ETERNIDADE PARA CONSEGUÍ-LAS. AGORA COM O AUMENTO DA TAXA DE IMPORTAÇÃO VEICULAR, É SÓ AGUARDANDO A INALGURAÇÃO DA FABRICA EM GOIÁS POIS O MODELO JÁ ESTÁ CARRÍSSIMO HOJE.

    ResponderExcluir
  6. Em breve teremos o novo Civic na concorrência mas acho que muitos proprietários do atual civic migrarão para outras marcas pois o carro tá feio demais.... Nos EUA, já estão redesenhando um novo modelo pois as vendas em 01 ano de inalguração do civic foram péssimas. Pra piorar, a honda conseguiu dar mais uma pioradinha na trazeira já antipática do modelo americano.

    ResponderExcluir
  7. Comprar um carro neste patamar de preços, tem que se pensar muito. A marca é o que mais pesa nesta hora. O corolla pode não ser o melhor, mas, é muito confiável e a revenda é excelente. O Cruze promete. Talvez se lançar uma versão de entrada pro R$62.000.00 vai dar muito trabalho ao Corolla. O Jetta poderia vender mais, devido à tradição da VW, todavia, o brasileiro já não é mais bobo. Sabe que o motor AP já está ultrapassado. O Fluence pode até ser o melhor conjunto, o problema é a marca. O novo Focus sedã bem que poderia estar melhor... É um caso a se estudar. Línea também poderia vender mais. O brasileiro tem memória boa sim, rss. (marea e tempra). Elantra: muito bonito, mas, como já foi citado - não é flex, freio traseiro a tambor, + caro que o Corolla. Hinday só vale a pena se for bonito e barato. 408: creio que ele veio num momento ruim - a concorrencia tá brava. Finalizando, New Civic 2012: este é uma icógnita. Creio que ele ficará atras do Cruze, talvez revezando a 2ª e 3ª colocação. Bom para o Corolla.

    ResponderExcluir
  8. Acho que o Cruze é a melhor opção de sedã médio hoje. O Elantra é lindo, mas não é flex, é caro e vai mais caro ainda quando o IPI subir. O Corolla é um ótimo carro, mas a carroceria está defasadíssima.
    O Fluence tem uma desvalorização absurda. No fim, melhor ficar com o Cruze mesmo, que, inclusive, é o mais barato de todos.

    http://www.car.blog.br/2011/12/entre-corolla-fluence-e-elantra-melhor.html

    ResponderExcluir
  9. o corolla tem a tradiçao ao seu lado, mais é bom nao abusar dela. o carro tem um bom valor de revenda, mecanica comfiavel e visual elegante, mais o cruze é mais moderno tem o interior muito mais bonito(não da pra comparar)tem uma ampla rede de autorizadas è lançamento e ainda é mais barato! o corolla que se cuide!

    ResponderExcluir
  10. Não se iludam com o Cruze, as vendas estão fortes em virtude do lançamento, afinal é novidade, todavia, não obstante ser um lançamento da GM, perde longe para o Corolla. O Corola ao meu ver é o feio que satisfaz, acredito ser um excelente carro no quesito mecânica, más seu desenho deixa a desejar. O Cruze é uma carro que não surpreendeu, parece o Cerato compactado, não só isso, a GM está apelando, vejam as palhetas do parabrisa, também não possui amortecedores no capo e na tampa do porta-malas como dispunha o Vectra. A impressão é que a GM está reduzindo os custos nos limite da barbárie, sempre fui cliente GM, porém, estou caindo fora as outras marcas são bem mais tentadoras, como por exemplo o fluence que é a pedra no sapato da GM.

    ResponderExcluir
  11. Creio que o Cruze seja um fogo de palha dos compradores órfãos do vectra e dos apressados que não quiseram esperar o new civic 2012. Em maio de 2012 o Cruze deva establizar suas vendas no patamar de 2000 unidades mes.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK! Muitos não pesquisam, acham bonitinho e compram , Eu pesquisei muito antes de comprar meu corolla, quase caí na tentação de comprar um civic, mas felizmente os Foruns me ajudaram. Nao se iludam com preços de compra o que vale depois é a revenda. Fiat, renault e Citroen tem duas festas, um na compra e outra na venda por se livrar da bomba

      Excluir
  13. Chevrolet Cruze não chega aos pés do que foi o Vectra Elite 2.4.2006 até 2009. É uma pena, mas há involução. O motor é fraco, e o câmbio é uma lástima. O conjunto óptico traseiro é de gosto duvidoso. Senhores designers, engenheiros, por favor façam suas críticas para ver se muda...

    ResponderExcluir
  14. passei 6 meses pra escolher, acabei de comprar e tenho certeza que nao me arrependerei (PARA MIM O MELHOR DE TODOS É O FLUENCE)ele é muito mais completo que os demais, quanto à revenda, esses carros tem uma grande tendencia à desvalorizaçao, alguns menos outros mais, mas nao vou ficar 3 anos com um corolla durão e sem requinte, sem xenon ou teto solar só pq vale um pouco mais na hora da revenda. O importante é a qualidade, conforto e bem estar. Todos sao dignos de respeito, mas elantra e fluence estao um passo adiante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PUTz, teto solar só serve de enfeite, ninguém abre. E farol xenon, serve só pra incomodar os olhos dos outros e já está proibido se não for de fabrica. Esse comentário de que revenda não é interessa, parece mais frustração. Afinal ninguém gosta de perder dinheiro, nem o Eike batista. So se for muito burro ou inocente, ai ai!

      Excluir
  15. Eu estou em dúvida se compro um Civic 2012 ou um Cruze 2012?

    ResponderExcluir
  16. O melhor de todos ainda é o corolla, esses outros só tem enfeitos como chamativos. O motor do corolla é imbatível.

    ResponderExcluir
  17. Vendi o meu Corolla XEI 2010 e posso dizer com propriedade: "o carro é excelente...consumo ótimo...", contudo, a versão 2012, ao meu ver, trouxe poucas mudanças. Assim, comprar um Corolla 2012 é um risco. As revendas dizem que somente muda em 2015. Em 2009, o Corolla mudou muito, em 2011 mudou a motorização do XEI e ganhou borboletas atrás do volante e câmbio Shift Tronic. Em 2012, muda a parte externa do carro, sem muitas alterações, logo, corre-se o risco de mudar novamente em 2013. Estava em dúvida entre o Civic 2012 e o Cruze. A Honda ameaçou adiar o lançamento do Civic 2012. Mesmo lançando o Civic em 17/01, hoje (31/01) dificilmente se encontra test drive nas concessionárias, sendo que ainda tem lista de espera para compra, o que pode levar a uma certa desconfiança na real situação da Honda no que diz respeito à produção e abastecimento de peças da fábrica. O Honda Civic 2012 só ganha faróis de neblina na versão top de linha EXS (que vergonha, nem a versão intermediária LXL recebe o farol de neblina). Assim, por cautela, escolhi o Cruze, pois é um carro bastante vendido no exterior, é Chevrolet, fiz test drive e gostei muito do baixo nível de ruído, motor e câmbio de 6 marchas, é completíssimo, rodas 17, pneus 225, sem contar que em se tratando de modelo novo, penso que demorará para fazerem alterações. Resumindo: o Corolla corre o risco de mudar novamente, o Honda causa desconfiança nesse momento, assim, vou de Cruze dessa vez.

    ResponderExcluir
  18. CARRO BOM TAMBEM É O VW JETTA É UMA CARRO BARATO ECONOMICO E AINDA MAIS TEM COMO PADRAO A MELHOR MARCA VOLKSVAGEN.DISPENSEM COROLLA CIVIC SAO FEIOS E JA ESTAO MUITO VISTOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem