O Chevrolet Cruze tem uma carroceria com 4,6m de comprimento e 1,79 de largura, um entre-eixos de 2,69 metros. Essas dimensões se refletem em um bom espaço interior, já que o carro reserva 1,07 metros de espaço para as pernas na dianteira, e 90 cm para os ocupantes do banco traseiro.
O porta-malas tem capacidade volumétrica de 450 litros, superior ao observado no Hyundai Elantra, de 420 litros.
O interior do Chevrolet Cruze 2012 é bem acabado e luxuoso, onde se destaca o painel que divide o espaço para motorista e passageiro, conceito denominado duplo-cockpit pela GM.
O Cruze é oferecido em duas versões de acabamento: LT - de entrada - e LTZ - mais completa, e que é mostrada nas imagens deste artigo.
A versão LTZ não terá qualquer opcional, o que significa que todos os equipamentos possíveis são inclusos no preço de R$ 78.900 reais. Já a versão de entrada (LT) parte de R$67.900 reais.
A lista de equipamentos de série do Cruze LTZ é a seguinte: ar-condicionado digital, direção assistida, trio elétrico, ABS, controle de estabilidade e de tração, airbags frontais, laterais e cortina, rodas de alumínio de 17 polegadas, sistema de partida do motor e abertura das portas sem chave, volante com comandos do sistema de áudio, telefone e piloto automático.
Além disso, o Cruze LTZ conta com uma central multimídia no console central com uma tela LCD touchscreen, de fácil operação e que permite a conectividade com os smartphones como o Apple iPhone.
O Chevrolet Cruze é produzido na fábrica da GM em São Caetano do Sul, Estado de São Paulo, porém com um índice de nacionalização de 30%, tendo em vista que o conjunto motor e câmbio são importados.
Motor
O motor do Cruze é um quatro cilindros 1.8L flex, com potência de 140 cv, associado a um câmbio automático de seis marchas. Com esse conjunto, os resultados de consumo e desempenho são os seguintes:
Consumo - Cruze LTZ automático
Ciclo urbano (cidade) - 6,7 Km/L de álcool
Ciclo rodoviário (estrada)- 9,3 Km / L de álcool
Autonomia: 558 quilômetros (tanque de 60 litros)
Desempenho - Cruze LTZ Automático
0 a 100 Km/h: 11,7s
0 a 1000m: 33,4s
40 a 80Km/h: 5,2s
60 a 100Km/h: 6,6s
80 a 120 Km/h: 8,6 s
Concorrentes
Os principais concorrentes do Chevrolet Cruze são o Hyundai Elantra e o Toyota Corolla. O Corolla é o atual líder de vendas do segmento e tem fama de inquebrável, mas o estilo já pede uma atualização.
O Hyundai Elantra, por sua vez, tem desenho moderno, motor atual, mas, por ser importando, está sendo vendido em preços mais elevados - em torno de R$ 75.000 para a versão de entrada.
Conclusão
O Chevrolet Cruze insere-se em um segmento de mercado disputado, onde pesos pesados da indústria mundial jogam suas fichas. Entretanto, seu preço competitivo, a agressiva oferta de equipamentos, o fato de ser fabricado no Brasil e contar com a tradição da marcha Chevrolet e suas mais de 400 concessionárias no Brasil o coloca como um sério competidor.
Atualização: Veja também nosso artigo comparativo entre Elantra, Corolla, Fluence e Cruze clicando aqui.
Página oficial do Chevrolet Cruze - Configurador
Ficha Técnica - Chevrolet Cruze 1.8 Ecotec6
- Carroceria / motorização: Sedã, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
- Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
- Fabricação: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
- MOTOR
- Modelo: N18XFF
- Disposição: Transversal
- Número de cilindros: 4 em linha
- Cilindrada (cm3 ): 1.796
- Diâmetro e Curso (mm): 80,5 x 88,2
- Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro (Dual CVVT)
- Taxa de compressão: 10,5:1
- Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 144 cv a 6.300 rpm
- Gasolina: 140 cv a 6.300 rpm
- Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 18,9 kgfm (185 Nm) a 3.800 rpm Gasolina: 17,8 kgfm (175 Nm) a 3.800 rpm
- Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Etanol
- Rotação máxima do motor (rpm): 6.500
- Bateria: 12V, 60 Ah
- Alternador: 100 A
- TRANSMISSÃO
- Modelo: GF6 - Automática de 6 velocidades à frente sincronizadas
- Relação de marchas:
- Primeira: 4,449:1
- Segunda: 2,908:1
- Terceira: 1,893:1
- Quarta: 1,446:1
- Quinta: 1,000:1
- Sexta: 0,742:1
- Ré: 2,871:1
- Diferencial: 3,720:1
- CHASSIS/SUSPENSÃO
- Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
- Traseira: Semi-independente com tubos de torção soldado a 2 braços de controle, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
- Direção: Elétrica, pinhão e cremalheira
- Direção redução: 15,5
- Direção número de voltas (batente a batente): Elétrica: 2,74
- Diâmetro de giro (m): 10,6
- FREIOS
- Tipo: Discos dianteiros, discos traseiros
- Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 276 x 26; traseiro 268 x 12
- RODAS/PNEUS
- Roda: 7j x 17
- Pneus: 225/50 R17
- DIMENSÕES
- Distância entre eixos (mm): 2.685
- Comprimento total (mm): 4.600
- Largura carroceria (mm): 1.790
- Largura total (mm): 2.098
- Altura (mm): 1.475
- Bitola (mm): Dianteira: 1.544; traseira: 1.558
- Altura mínima do solo (mm): 130
- Peso em ordem de marcha (kg): 1.424
- Distribuição de peso
- (% dianteira/traseira): 61 / 39
- CAPACIDADES
- Porta-malas (litros): 450
- Carga útil (kg): 468
- Tanque de combustível (litros): 60,3
- Óleo do motor (litros): 4,25 (4,50 com o filtro)
- Sistema de refrigeração (litros): 6,5