O Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é o carro chefe de vendas da Volkswagen do Brasil, e também um dos automóveis mais vendidos no mercado brasileiro. Beneficiando-se dos subsídios tributários aplicados aos carros com motor 1.0L, ele tem um preço acessível, e não decepciona em termos de estilo, desempenho, além de ser econômico e durável. Isso tudo somado faz o sucesso do Gol G5 no mercado brasileiro. Update: veja também o teste com o Gol G5 2011 Básico (sem ar e direção) clicando aqui. Atualização: veja projeção do Novo Gol 2013 e do Novo Voyage 2013.
O Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é basicamente o mesmo carro que foi lançado em 2008, sem qualquer alteração substancial. O que mudou de lá para cá é que a Volkswagen resolveu os problemas que afetavam os primeiros modelos (defeitos crônicos em alguns motores, e para-brisas que tricavam do nada), e o que já era bom, ficou ainda melhor.
O estilo do Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é caracterizado por um desenho sóbrio e conservador, sem arroubos e ousadias estilísticas. Trata-se de uma característica da Volkswagen de não abusar no estilo, e isso tem um relfexo importante para o consumidor.
O fato é que carros com linhas de estilo muito rebuscadas tendem a causar um "impacto" inicial muito grande, mas em pouco tempo as linhas "enjoam", e o estilo fica velho demandando atualizações.
Assim, conseguir fazer um carro com estilo bonito e agradável sem apelar para exageros futurísticos ou recortes é um desafio e tanto.
O Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 parece ter conseguido isso, pois sua carroceria com estilo em cunha, frente agressiva e traseira inspirada nos primeiros Gol de 1980 ainda se mantém atual e agradável mesmo 3 anos depois de lançado.
Apesar disso, a Volkswagem está preparando uma ligeira reestilização para o Novo Gol G5 em 2012, onde ele passará a contar com a nova identidade visual da VW mundial presente em carros como VW Fox e Novo Jetta.
Entretanto, como as mudanças não serão revolucionárias, nada indica que o modelo atual irá desvalorizar.
O interior do Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 também não desaponta. Este modelo 2011 já é um carro maduro, com todos os componentes muito bem encaixados, um painel que não faz barulhos e a impressão generalizada de bom acabamento.
Não se trata de um interior luxuoso, mas mesmo sendo um carro de categoria popular, nota-se cuidado no acabamento. Dirigindo, o Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 transmite ao motorista uma sensação de solidez estrutural, em virtude da ausência de ruídos de painel ou de carroceria.
A posição de dirigir é elevada, e o banco do motorista tem uma conformação bem firme. Todos os comandos do painel ficam à mão, demonstrando cuidado na ergonomia.
O volante tem um desenho de três raios, e, nesta versão com assistência hidráulica, mostrou-se muito macio em manobras em baixa velocidade, e preciso quando em estrada.
O Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é equipado opcionalmente com equipamentos como vidros, travas e retrovisores elétricos, além de direção hidráulica e ar-condicionado.
A pergunta que fica é: o motor VW 1.0 VHT é suficiente para levar um Gol G5 com todos esses equipamentos? A resposta é sim, sobretudo em cidade, onde o carro desenvolve muito bem e responde de forma rápida aos comandos ao acelerador.
Em estrada, o Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 consegue manter com tranquilidade velocidades de cruzeiro em torno de 120Km/h, entretanto, nessas situações, o motorista precisa tomar cuidado nas ultrapassagens, pois o motor não irá responder como se fosse um 1.6L ou 1.8L, e, assim, o tempo para retomar a velocidade será maior, tornando as ultrapassagens mais lentas.
O motor do Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é o motor EA-111 1.0 posicionado transversalmente. Esse motor apresentou problemas quando do lançamento do carro, o que obrigou a VW a fazer um recall de todos os carros. Entretanto, agora os problemas foram solucionados e ficaram as boas características, como uma incrível maciez operacional, praticamente sem vibrações, um nível de potência adequado associado a bons níveis de consumo de combustível.
Associe-se a isso uma suspensão justa e firme, porém sem ser dura, o que significa que o Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 apresenta uma ótima estabilidade em curvas, transmitindo uma confiança adicional ao consumidor. Além disso, o câmbio tem engates precisos e macios, fruto da ótima caixa de câmbio MQ200 oriunda do Polo.
O painel do Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é uma peça em plástico única. Não tem acabamento emborrachado, mas o plástico é de boa qualidade e agradável ao toque. No console centra observamos os comandos do giratórios do ar-condicionado, os quais mostram-se bastante definidos os pontos de parada dos seletores, e o manuseio é macio.
O conjunto de instrumentos é similar ao usado no Novo Fox, com dois mostradores separados, com aros vistosos e grafismo clássico. Os instrumentos são termômetro do motor, marcador de combustível, velocímetro e conta-giros. No centro há um display em LCD que traz informações do computador de bordo e do sistema i-System.
Os itens de série são os seguintes: apoios de cabeça traseiros, banco do motorista com regulagem de altura, cintos de segurança automáticos de três pontos, chave do motorista com sistema imobilizer, iluminação noturna azul e vermelha do painel, revestimentos de portas em tecido, super-calotas e tomada de 12 V.
A lista de opcionais é ampla, e envolve equipamentos de aparência, funcionais, segurança e tecnológicos. Entre os itens opcionais da categoria aparência encontramos rodas de liga-leve de 14 ou 15". Entre os itens funcionais encontramos ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, entre outros.
No quesito segurança, o Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 pode ser equipado com ABS, air-bags para passageiros e motorista. E por fim, entre os itens tecnológicos temos volante de direção com comandos do rádio incorporados, sistema I-system, CD-Payer compatível com formato MP3, entre outros.
Desempenho
- Aceleração de 0 a 100 km/h 13,5s (G) - 13s (A)
- Velocidade máxima 165km/h (G) / 165,4km/h (A)
Consumo de combustível - Dados da Volkswagen
Ciclo urbano (cidade) : 14, Km/l de gasolina, 12,3 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 17,8 Km/l de gasolina, 15,6 Km/l de álcool
Consumo de combustível - Gol G5 1.0 2011 - Dados do Inmetro
Ciclo urbano (cidade): 10,4 Km/l de gasolina, 7,4 Km/L de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 14,1 Km/l de gasolina, 9,5 Km/l de álcool
Como se pode observar, os dados de consumo de combustível do Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 diferem bastante dependendo da fonte da informação. Os dados da Volkswagen mostram resultados bastante otimistas de até 17,8 Km/l de gasolina, mas isso não se verifica na prática, tendo em vista que as condições que a VW fez o teste não se reproduz no uso diário normal do carro.
Sendo assim, os números de consumo de combustível que o consumidor irá obter no dia a dia com o Gol G5 1.0 com ar e direção serão muito similares aos obtidos pelo Inmetro.
Consumo de combustível - Gol G5 1.0 2011 - Dados do Inmetro
Ciclo urbano (cidade): 10,4 Km/l de gasolina, 7,4 Km/L de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 14,1 Km/l de gasolina, 9,5 Km/l de álcool
Como se pode observar, os dados de consumo de combustível do Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 diferem bastante dependendo da fonte da informação. Os dados da Volkswagen mostram resultados bastante otimistas de até 17,8 Km/l de gasolina, mas isso não se verifica na prática, tendo em vista que as condições que a VW fez o teste não se reproduz no uso diário normal do carro.
Sendo assim, os números de consumo de combustível que o consumidor irá obter no dia a dia com o Gol G5 1.0 com ar e direção serão muito similares aos obtidos pelo Inmetro.
Preços
O preço do Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é de R$ 30.050 reais. Mas se você colocar a pintura metálica, o preço já sobe mais R$ 1030 reais. Se for adicionado o ar-condicionado e preparação para som o preço chega em R$ 34.000.
Assim, um Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 equipado com os equipamentos básicos de conforto, como ar-condicionado, direção hidráulica, preparação para som, sai na faiza de R$ 35.00 reais, o que é um preço um pouco mais elevado que o de seus concorrentes, porém o Gol tem a vantagem de desvalorizar menos, em função de sua elevada liquidez.
Conclusão
O preço que se paga em um Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 com equipamentos básicos no Brasil é o mesmo que os americanos gastam para comprar um Civic, um Corolla ou um Jetta 2.0. Entretanto, a realidade brasileira de altos impostos e baixa competição resulta nisso: Preços excessivos.
De qualquer forma, no mercado brasileiro o Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 apresenta-se como um carro de qualidade superior a seus concorrentes e acaba pedindo um preço por isso - ele é mais caro. Se o consumidor quer um carro básico, mas com conforto, e que não irá lhe causar problemas, o Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é uma boa escolha.
Para acessar o configurador do Gol acesse o site da VW aqui. Se você tem interesse em um Gol Power 1.6 2010 i-Motion semi-novo completo, veja este da Phenom Veículos.
Ficha Técnica - Volkswagen Gol G5 2011 Trend Total Flex
Desempenho
- Aceleração de 0 a 100 km/h 13,5s (G) - 13s (A)
- Velocidade máxima 165km/h (G) / 165,4km/h (A)
- Distância entre eixos 2.465 mm
- Altura 1.464 mm
- Largura 1.656 mm
- Comprimento 3.899 mm
- Compartimento de carga/bagagens 285 l (módulos VDA)
- Tipo de direção Mecânica
- Traseiros Tambor
- Dianteiros Disco ventilado
- Cilindrada 999 cm³
- Torque líquido máximo 9,7kgfm (G) / 10,6kgfm (A) - 3.850rpm
- Potência líquida máxima 72cv (G) / 76cv (A) - 5.250rpm
- Número Máximo de Passageiros 5
- Em ordem de marcha 947 kg
- Carga útil máxima 440 kg
- Aros 6j x 14
- Pneus 175/70 R14
- Capacidade 55 litros
- Câmbio Manual de 5 velocidades
Veja também nosso comparativo entre VW Gol 2012 x Novo Palio 2012.