O Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é o carro chefe de vendas da Volkswagen do Brasil, e também um dos automóveis mais vendidos no mercado brasileiro. Beneficiando-se dos subsídios tributários aplicados aos carros com motor 1.0L, ele tem um preço acessível, e não decepciona em termos de estilo, desempenho, além de ser econômico e durável. Isso tudo somado faz o sucesso do Gol G5 no mercado brasileiro. Update: veja também o teste com o Gol G5 2011 Básico (sem ar e direção) clicando aqui. Atualização: veja projeção do Novo Gol 2013 e do Novo Voyage 2013.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend

O Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é basicamente o mesmo carro que foi lançado em 2008, sem qualquer alteração substancial. O que mudou de lá para cá é que a Volkswagen resolveu os problemas que afetavam os primeiros modelos (defeitos crônicos em alguns motores, e para-brisas que tricavam do nada), e o que já era bom, ficou ainda melhor.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - frente

O estilo do Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é caracterizado por um desenho sóbrio e conservador, sem arroubos e ousadias estilísticas. Trata-se de uma característica da Volkswagen de não abusar no estilo, e isso tem um relfexo importante para o consumidor. 

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - perfil

O fato é que carros com linhas de estilo muito rebuscadas tendem a causar um "impacto" inicial muito grande, mas em pouco tempo as linhas "enjoam", e o estilo fica velho demandando atualizações.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - traseira

Assim, conseguir fazer um carro com estilo bonito e agradável sem apelar para exageros futurísticos ou recortes é um desafio e tanto. 

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - portas abertas

O Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 parece ter conseguido isso, pois sua carroceria com estilo em cunha, frente agressiva e traseira inspirada nos primeiros Gol de 1980 ainda se mantém atual e agradável mesmo 3 anos depois de lançado.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - branco

Apesar disso, a Volkswagem está preparando uma ligeira reestilização para o Novo Gol G5 em 2012, onde ele passará a contar com a nova identidade visual da VW mundial presente em carros como VW Fox e Novo Jetta. 

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - perfil traseiro

Entretanto, como as mudanças não serão revolucionárias, nada indica que o modelo atual irá desvalorizar.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - consumo

O interior do Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 também não desaponta. Este modelo 2011 já é um carro maduro, com todos os componentes muito bem encaixados, um painel que não faz barulhos e a impressão generalizada de bom acabamento.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - interior

Não se trata de um interior luxuoso, mas mesmo sendo um carro de categoria popular, nota-se cuidado no acabamento. Dirigindo, o Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 transmite ao motorista uma sensação de solidez estrutural, em virtude da ausência de ruídos de painel ou de carroceria.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - painel

A posição de dirigir é elevada, e o banco do motorista tem uma conformação bem firme. Todos os comandos do painel ficam à mão, demonstrando cuidado na ergonomia. 

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - posição de dirigir

O volante tem um desenho de três raios, e, nesta versão com assistência hidráulica, mostrou-se muito macio em manobras em baixa velocidade, e preciso quando em estrada.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - instrumentos do painel

O Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é equipado opcionalmente com equipamentos como vidros, travas e retrovisores elétricos, além de direção hidráulica e ar-condicionado. 

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - console central

A pergunta que fica é: o motor VW 1.0 VHT é suficiente para levar um Gol G5 com todos esses equipamentos? A resposta é sim, sobretudo em cidade, onde o carro desenvolve muito bem e responde de forma rápida aos comandos ao acelerador.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - para-lama dianteiro

Em estrada, o Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 consegue manter com tranquilidade velocidades de cruzeiro em torno de 120Km/h, entretanto, nessas situações, o motorista precisa tomar cuidado nas ultrapassagens, pois o motor não irá responder como se fosse um 1.6L ou 1.8L, e, assim, o tempo para retomar a velocidade será maior, tornando as ultrapassagens mais lentas.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - velocímetro e conta-giros

O motor do Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é o motor EA-111 1.0 posicionado transversalmente. Esse motor apresentou problemas quando do lançamento do carro, o que obrigou a VW a fazer um recall de todos os carros. Entretanto, agora os problemas foram solucionados e ficaram as boas características, como uma incrível maciez operacional, praticamente sem vibrações, um nível de potência adequado associado a bons níveis de consumo de combustível.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - motor

Associe-se a isso uma suspensão justa e firme, porém sem ser dura, o que significa que o Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 apresenta uma ótima estabilidade em curvas, transmitindo uma confiança adicional ao consumidor. Além disso, o câmbio tem engates precisos e macios, fruto da ótima caixa de câmbio MQ200 oriunda do Polo.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - iluminação noturna dos instrumentos

O painel do Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é uma peça em plástico única. Não tem acabamento emborrachado, mas o plástico é de boa qualidade e agradável ao toque. No console centra observamos os comandos do giratórios do ar-condicionado, os quais mostram-se bastante definidos os pontos de parada dos seletores, e o manuseio é macio.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - revestimento da porta-traseira

O conjunto de instrumentos é similar ao usado no Novo Fox, com dois mostradores separados, com aros vistosos e grafismo clássico. Os instrumentos são termômetro do motor, marcador de combustível, velocímetro e conta-giros. No centro há um display em LCD que traz informações do computador de bordo e do sistema i-System.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - revestimento da porta dianteira

Os itens de série são os seguintes: apoios de cabeça traseiros, banco do motorista com regulagem de altura, cintos de segurança automáticos de três pontos, chave do motorista com sistema imobilizer, iluminação noturna azul e vermelha do painel, revestimentos de portas em tecido, super-calotas e tomada de 12 V.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend Lateral traseira

A lista de opcionais é ampla, e envolve equipamentos de aparência, funcionais, segurança e tecnológicos. Entre os itens opcionais da categoria aparência encontramos rodas de liga-leve de 14 ou 15". Entre os itens funcionais encontramos ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, entre outros. 

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend Faról dianteiro

No quesito segurança, o Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 pode ser equipado com ABS, air-bags para passageiros e motorista. E por fim, entre os itens tecnológicos temos volante de direção com comandos do rádio incorporados, sistema I-system, CD-Payer compatível com formato MP3, entre outros.

Desempenho
  • Aceleração de 0 a 100 km/h 13,5s (G) - 13s (A)
  • Velocidade máxima 165km/h (G) / 165,4km/h (A)
Consumo de combustível - Dados da Volkswagen

Ciclo urbano (cidade) : 14, Km/l de gasolina, 12,3 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 17,8 Km/l de gasolina, 15,6 Km/l de álcool

Consumo de combustível - Gol G5 1.0 2011 - Dados do Inmetro

Ciclo urbano (cidade): 10,4 Km/l de gasolina, 7,4 Km/L de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 14,1 Km/l de gasolina, 9,5 Km/l de álcool

Como se pode observar, os dados de consumo de combustível do Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 diferem bastante dependendo da fonte da informação. Os dados da Volkswagen mostram resultados bastante otimistas de até 17,8 Km/l de gasolina, mas isso não se verifica na prática, tendo em vista que as condições que a VW fez o teste não se reproduz no uso diário normal do carro.

Sendo assim, os números de consumo de combustível que o consumidor irá obter no dia a dia com o Gol G5 1.0 com ar e direção serão muito similares aos obtidos pelo Inmetro.

Consumo de Combustível - VW Gol G5 2011 1.0


Preços

O preço do Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é de R$ 30.050 reais. Mas se você colocar a pintura metálica, o preço já sobe mais R$ 1030 reais. Se for adicionado o ar-condicionado e preparação para som o preço chega em R$ 34.000.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend

Assim, um Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 equipado com os equipamentos básicos de conforto, como ar-condicionado, direção hidráulica, preparação para som, sai na faiza de R$ 35.00 reais, o que é um preço um pouco mais elevado que o de seus concorrentes, porém o Gol tem a vantagem de desvalorizar menos, em função de sua elevada liquidez.

Conclusão

O preço que se paga em um Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 com equipamentos básicos no Brasil é o mesmo que os americanos gastam para comprar um Civic, um Corolla ou um Jetta 2.0. Entretanto, a realidade brasileira de altos impostos e baixa competição resulta nisso: Preços excessivos.

Volkswagen Gol G5 2011 1.0 Trend - porta malas

De qualquer forma, no mercado brasileiro o Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 apresenta-se como um carro de qualidade superior a seus concorrentes e acaba pedindo um preço por isso - ele é mais caro. Se o consumidor quer um carro básico, mas com conforto, e que não irá lhe causar problemas, o Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 é uma boa escolha.

Para acessar o configurador do Gol acesse o site da VW aqui. Se você tem interesse em um Gol Power 1.6 2010 i-Motion semi-novo completo, veja este da Phenom Veículos.




Ficha Técnica - Volkswagen Gol G5 2011 Trend Total Flex
Desempenho
  • Aceleração de 0 a 100 km/h 13,5s (G) - 13s (A)
  • Velocidade máxima 165km/h (G) / 165,4km/h (A)
Dimensões Principais
  • Distância entre eixos 2.465 mm
  • Altura 1.464 mm
  • Largura 1.656 mm
  • Comprimento 3.899 mm
  • Compartimento de carga/bagagens 285 l (módulos VDA)
Direção
  • Tipo de direção Mecânica
Freios
  • Traseiros Tambor
  • Dianteiros Disco ventilado
Motor
  • Cilindrada 999 cm³
  • Torque líquido máximo 9,7kgfm (G) / 10,6kgfm (A) - 3.850rpm
  • Potência líquida máxima 72cv (G) / 76cv (A) - 5.250rpm
Número de Passageiros
  • Número Máximo de Passageiros 5
Pesos
  • Em ordem de marcha 947 kg
  • Carga útil máxima 440 kg
Rodas
  • Aros 6j x 14
  • Pneus 175/70 R14
Reservatório de Combustível
  • Capacidade 55 litros
Transmissão
  • Câmbio Manual de 5 velocidades

Veja também nosso comparativo entre VW Gol 2012 x Novo Palio 2012.
Postagem Anterior Próxima Postagem