A Volkswagen do Brasil lançou a linha 2012 1/2 do Gol, com aperfeiçoamentos de estilo, mecânica e acabamento. No que respeita ao estilo, o compacto campeão de vendas do Brasil agora está alinhado às diretrizes de estilo da Volkswagen em termos mundiais.
A dianteira é a mesma vista no Fox e Jetta, com novos faróis trapezoidais inclinados com moldura translúcida que evidencia uma dupla parábola interna, com revestimento em máscara negra. Não resta a menor dúvida que a frente está perfeitamente harmonizada com a carroceria do Gol.
A traseira traz modificações menos substancias, mas nem por isso menos interessantes. A Volkswagen do Brasil optou por dotar as lanternas do Novo Gol 2013 com o mesmo recorte observado no Polo europeu, o que contribuiu para deixar o hatch brasileiro com uma traseira mais contemporânea e bonita. Outra novidade é o retrorrefletores instalados na parte inferior do para-choque.
O estilo geral do Novo Gol 2013 está mais esportivo, com um visual mais agressivo e moderno caracterizado por linhas retas e planos inclinados. A versão topo de linha, o Gol Power, agora com a parte inferior da lateral com o contorno em preto - o que contribui para acentuar a esportividade ao deixar a impressão de que o carro é mais baixo.
Os para-choques do Novo Gol 2013 também foram aperfeiçoados, com uma reformulação de estilo - agora com visual mais robusto. O dianteiro conta com uma grande entrada de ar inferior, e os traseiros incorporam refletores na parte inferior.
Interior
A Volkswagen optou por manter o painel do Novo Gol 2013 similar ao da versão anterior, porém há impostantes melhorias. Logo se percebe um ambiente mais requintado, graças à utilização de bordas cromadas ao redor dos difusores de ar, os quais contam com ajustes milimétricos.
O painel conta com novo grafismo e iluminação indireta de LED em branco. O console central agora tem iluminação em vermelho. A grande novidade, porém, é o novo display central, que incorpora o sistema de som e uma central de informações.
O sistema de áudio presente no Novo Gol 2013 é novo, e conta com entradas auxiliares e USB. Além disso, nos modelos equipados com sensor de estacionamento, a medição de distância do para-choque traseiro ao obstáculo é mostrado no display. O novo rádio também tem maior interação com o I-System, transmitindo informações exibidas na tela do rádio no display central do painel de instrumentos.
Esse novo sistema de áudio está integrado à arquitetura eletrônica completamente nova, o que possibilitou a instalação de recursos como “Comfort Blinker”, item que possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Outra novidade eletrônica é o sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo em estado estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou.
Esse novo sistema de áudio está integrado à arquitetura eletrônica completamente nova, o que possibilitou a instalação de recursos como “Comfort Blinker”, item que possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Outra novidade eletrônica é o sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo em estado estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou.
i-System com ECO Confort
Uma novidade tecnológica do Novo Gol 2013 é a inclusão da função Eco Comfort no sistema de gerenciamento de informações I-System. O Eco Comfort é um conjunto de mensagens que são exibidas para o motorista com o intuito de auxiliá-lo a dirigir de forma mais econômica e eficiente.
Assim, o sistema mostra mensagens como “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”. Além disso, caso o motorista acione o ar-condicionado e as janelas estiverem abertas, o ECO Comfort informa: "Ar condicionado ligado; fechar janelas”.
Itens de serie
O novo Gol 2013 passa a vir de série, desde a versão de entrada, com os seguintes itens de série: vidros, travas e abertura interna do porta-malas eletricamente. Limpador, lavador e desembaçador traseiro (com temporizador).
Em relação às rodas, o Novo Gol têm dois tipos de estilos de calotas, que diferenciam as rodas de aço de 14 e de 15 polegadas. Já o cliente que preferir o conjunto de liga-leve pode optar pelas rodas de 14, 15 ou 16 polegadas – esta agora está disponível para as versões 1.6.
Em relação às rodas, o Novo Gol têm dois tipos de estilos de calotas, que diferenciam as rodas de aço de 14 e de 15 polegadas. Já o cliente que preferir o conjunto de liga-leve pode optar pelas rodas de 14, 15 ou 16 polegadas – esta agora está disponível para as versões 1.6.
Além disso, temos cinto de segurança traseiro retrátil, grade pintada de preto, conta-giros, saídas de ar com ajustes milimétricos. O Novo Gol 2013 permite que, com um leve toque na alavanca de seta a aciona por três vezes, para breve sinalizada de direção, útil numa troca de faixa; e há alerta sonoro de faróis ligados.
O novo Gol Power 2013 agora conta com freios com ABS (antitravamento) e airbags frontais, além de ar-condicionado e direção hidráulica.
Mecânica
A grande novidade mecânica do Novo Gol 2013 é o motor 1.0L TEC com um novo bloco, o qual, segundo a Volkswagen do Brasil apresenta maior torque desde as baixas rotações, menor emissões de poluentes, e ainda é 4% mais econômico em relação ao modelo anterior.
Os dados de torque e potência do novo motor 1.0L TEC do Gol 2013 são os seguintes:
Álcool: 10,6 kgfm @ 3.850 rpm e 76 cv @ 5.250 rpm.
Gasolina: 9,7 kgfm @ 3.850 rpm e 72 cv @ 5.250 rpm.
O motor 1.6L também foi aperfeiçoado, com alterações construtivas internas objetivando menor atrito, resultando em maior eficiência energética. Os novos dados de torque e potência são os seguintes:
Álcool: 15,6 kgfm @ 2.500 rpm e potência de 104 cv @ 5.250 rpm.
Gasolina: 15,4 kgfm @ 2.500 rpm e potência de 101 cv @ 5.200 rpm.
O Novo Gol 2013 equipado com o motor 1.6L pode vir equipado com a caixa de transmissão automatizada I-Motion.
Os preços do novo Gol 2013 são os seguintes:
VW Gol 1.0 2013 – R$ 27.990
VW Gol 1.6 2013 – R$ 31.890
VW Gol 1.6 I-Motion 2013 – R$ 34.490
VW Gol Power 1.6 2013 – R$ 38.290
VW Gol Power 1.6 I-Motion 2013 – R$ 40.890
Novo Gol 2013 BlueMotion
O Novo 2013 agora também podem ser adquirido em versão BlueMotion. Trata-se de um modelo equipado com o novo motor 1.0L TEC, associado com pneus 175/70 R14 de baixa resistência à rolagem, além de indicador de consumo instantâneo e de melhor marcha para ser usada.
O resultado é, segundo a VW, um consumo médio 8% menor.
O custo do pacote Bluemotion Technology é de R$ 324, sendo que o sistema de avisos de melhor condução são exibidos no sistema I-System - o qual precisa se comprado separadamente.
Ficha Técnica - Novo Gol 2013
Ficha Técnica - VW Gol 2013 - clique para ver ampliado |
Mais fotos do Novo Gol 2013:
Fotos: Volkswagen / Divulgação
Atualização: Os Volkswagen Gol e Voyage 2013 já estão disponíveis na rede de concessionárias autorizadas da marca no Brasil.
Ambos os carros já podem ser adquiridos, e inclusive é possível fazer um test-drive com os dois modelos.
Nas concessionárias que visitamos, as versões que estão disponíveis para test-drive são as versões topo de linha - Gol Power I-Motion e Voyage Comfortline.
No que respeita aos preços, pelo que nos foi informado, os valores sugeridos pela Volkswagen do Brasil estão sendo seguidos, tanto nas versões básicas quanto nos modelos completos.
Um Gol 1.0 2013 G6 com opcionais ar-condicionando e direção hidráulica teve preço pedido de R$ 32.000 reais, enquanto o mesmo modelo, só que G5 (modelo anterior), custa R$ 30.990 reais.
No caso do Gol, as versões que estão disponíveis para venda são tanto os modelos básicos quanto a versão Power, porém com maior quantidade dos modelos básicos, sobretudo 1.0.
Em relação ao Voyage, nas concessionárias que visitamos, só observamos um modelo disponível para test-drive, e era uma versão topo de linha - Comfortline I-Motion completa.
Esse carro tem preço pedido de R$ 47.000 reais. Solicitamos uma simulação de financiamento, e constatamos que esse Voyage pode ser adquirido com entrada de R$ 25.000 reais e mais 48 parcelas de R$ 715 reais.
Outros planos de financiamento são possíveis, inclusive com valores de entrada menores.
Leia também : Novo Gol Power 2013 i-Motion: o melhor Gol de todos os tempos?
Novo Gol 2013 1.0 x Novo Palio Attractive 1.0: qual a melhor opção?
Novo Gol 2013 Power ou Gol 2013 Trend: saiba porque o Trend é melhor no custo x benefício.
Atualização: Fotos do Gol G6 Básico na cor Vermelho Flash.
Atualização (07/08/2013): Informações sobre consumo e desempenho do Gol G6 2013:
Motor 1.0 - Consumo de etanol
Ciclo urbano (cidade): 8,7 km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 12,6 km/l
Motor 1.6 - Consumo de etanol
Ciclo urbano (cidade): 7,2 km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 10,3 km/l