Os dois hatch compactos de maior sucesso no mercado brasileiro são o Volkswagen Gol - eterno campeão de vendas no mercado brasileiro, sendo que o Fiat Palio vem se revezando como principal competidor do Gol com o Celta e o Uno da Fiat. Tratam-se de veículos para quem procura praticidade e baixa desvalorização.

VW Gol 2012 x palio 2012: comparativo

O Palio recebeu uma reestilização completa em 2011 e apresenta-se para a briga com o Gol revigorado. A eterna pergunta fica: quem é o melhor: Gol ou Novo Palio 2012? É o que responderemos neste artigo.

Estilo - Vitória do Novo Palio : Palio 1 x Gol 0

Novo Palio 2012 - azul attractive

O novo Palio 2012 veio com um estilo realmente interessante, com linhas elegantes e fluídas, trazendo referências de diversos carros de sua linha: o farol do Bravo, plataforma do Uno e elemento cromado na dianteira do Fiat 500. As laternas traseiras adotaram disposição vertical com uma base larga, que tira esportividade do design.

VW Gol 2012 - branco - lateral

O Volkswagen Gol, por sua vez, vem com o mesmo estilo desde 2008, e a VW prepara um facelift para o modelo 2012. A adoção de uma nova plataforma fez com que o hatch subisse de patamar tanto em conforto quanto em acabamento.

VW Gol 2012 branco traseira

O design é mais esportivo que o do Palio, mas já sente o peso da idade de quase quatro anos. Por isso, a VW prepara um facelift para o seu campeão de vendas, que chegará ao mercado até o meio do ano.

Traseira do novo palio 2012

O resultado é que, em termos de estilo, o Fiat Palio vence, por seu design mais atual, e que permanecerá inalterado por alguns anos.

Comportamento dinâmico - Vitória do Gol : Palio 1 x Gol 1

O Fiat Palio tem um passeio que privilegia o conforto graças a sua suspensão mais macia. O Gol, por sua vez, é mais mais firme e esportivo. Em termos de motores, o VW 1.6 do Gol é bastante superior ao Fiat 1.4 EVO, e o seu câmbio tem engates mais precisos.

frente do Gol 2012

O resultado é o que o Gol tem um comportamento melhor. Vitória do alemão.

Conforto - vitória do Gol : Palio 1 x Gol 2

conforto do Novo palio 2012

Gol e Palio, apesar de estarem direcionados ao mercado de entrada, oferecem bom conforto a seus passageiros, desde que equipados com ar-condicionado e direção hidráulica.

VW Gol 2012 - conforto

O acabamento do VW Gol é bem cuidado com encaixes perfeitos, apresentando um nível de precisão não acompanhando pelo Palio. Tanto no Palio quanto no Gol há plásticos, mas os do Gol são de melhor qualidade e de melhor textura. Os encaixes do Gol são superiores e o aspecto geral é melhor no Gol. Vitória clara do Gol nesse aspecto.

Painel - vitória do Gol : Palio 1 x Gol 3

Painel do VW Gol 2012

O Gol apresenta-se com um painel com quatro saídas de ar redondas, no que foi copiado pelo Palio agora. Mas, apesar de o projeto do Palio ser posterior, o painel do Gol é superior tanto em design quanto em funcionalidade.

Novo palio 2012 - painel

Além disso, o do Gol é melhor acabado. O Palio não é ruim, melhorou em relação ao antecessor, mas o Gol ainda é superior.

Espaço interno - vitória do Gol : Palio 1 x Gol 4

VW Gol 2012 - bancos traseiros

Em ambos os casos - Gol e Palio - só admitem 4 passageiros com conforto. A posição de dirigir do Gol é superior, com maior visibilidade do painel.

Novo Palio 2012 - bancos traseiros

O banco de trás do Palio é curto, cansando as pernas do passageiros em viagens longas - um truque usado para parecer com maior espaço interno. Vitória do Gol, que não usa subterfúgios e apresenta-se com o que é: superior ao Palio.

Motor - vitória do Palio : Palio 2 x Gol 4

Na linha de motores podemos falar que temos uma vantagem da Fiat em decorrência dos motores mais modernos E.Torq. Entretanto, o motor 1.0 da VW VHT (76 cv e 10,6 mkgf) é superior ao Fiat 1.0 Fire EVO (75 cv e 9,9 mkgf de torque). O VW VHT 1.6 8V (104 cv e e 15,6 mkgf) do Gol é mais potente e econômico que o Fiat Evo 1.4 (88 cv e 12,5 mkgf) do Palio Attractive. Mas o motor Fiat 1.6 E.Torq 16V do Palio Essence e Sporting, com 117 cv e 16,8 mkgf - é mais moderno, eficiente e macio que o VW 1.6 8V do Gol. Como o Palio tem uma opção de motor mais moderna, a vitória é dele, mesmo o Gol sendo superior nos modelos mais baratos.

Porta-malas - vitória do Gol : Palio 2 x Gol 5

Porta-malas do Novo palio 2012

O Fiat Palio tem capacidade de 290 litros, enquanto o VW Gol fica nos 285 litros, mas o porta-malas do VW é mais funcional graças ao seu assoalho plano (o do Palio tem o ressalto do estepe - o que atrapalha a colocação de malas).

VW Gol 2012 - porta-malas

Além disso, o Gol permite rebatimento do banco em 1/3 e 2/3. Vitória do Gol.

Conclusão

O Volkswagen Gol, apesar de estar no mercado há quatro anos ainda se mostra um carro superior ao Palio 2012, mostrando-se um projeto superior. A nova versão do Gol com facelift deve reforçar ainda mais a liderança do Gol.

VW Gol 2012 branco trend

Em suma, o Gol é um carro superior ao Palio, mas o Palio 2012 já está no mercado, enquanto o Gol com facelift chega ainda em 2012, então a melhor opção é aguardar a chegada do Gol 2012 com facelift, para adquirir um produto mais atualizado e menos susceptível à desvalorização.

42 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Sinceramente não entendi este comparativo. Creio que seria mais fiel a comparação entre o essence e o gol 1.6, até mesmo pq para várias pessoas que foram adquirir o novo palio ficou nítido que o acabamento do essence e do sporting é um pouco superior a versão de entrada do carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade o Essence e o Sporting usam materiais de melhor qualidade nos bancos, mas mesmo assim a qualidade construtiva do interior do Gol é superior ao de qualquer Fiat Palio e isso fica evidente ao entrar nos dois carros.

      O Essence e o Sporting podem até usar materias mais luxuosos, mas o padrão de construção ainda deixa a desejar quando comparado com o da VW. Estamos falando de qualidade construtiva no acabamento interno, sobretudo, onde a VW é claramente superior à FIAT.

      Abraço.

      Excluir
    2. Acho essa questão muito subjetiva. Fiquei intrigado com a matéria depois de ler mais esses dois reviews parecidos, cada um dando pontos positivos e negativos para o acabamento interno dos dois carros:
      http://www.motorclube.com.br/materias/novo-palio-2012-primeiras-impressoes.aspx

      http://concursosvx.blogspot.com/2011/12/novo-palio-2012-comparado-gol-g5.

      Como sou alto, me senti melhor acomodado no Palio 2012 1.4 qu eestou esperando. Também fiz o test drive no gol g5, e concordo que o acabamento é muito bom, mas não vejo o acabamento do palio como algo pior, e me senti apertado no lugar do motorista, tendo apenas 1,84m. No novo palio sobra espaço para meus joelhos.

      Excluir
    3. Mesmo hà quase quatro anos no mercado, já que o gol g5 chegou em 2008, o modelo da Volkswagen veio com um visual além das expectativas, e à frente de seu tempo, é por isso que ainda hoje a Fiat sofre com o pálio, que só agora mudou o visual, e diga-se de passagem é a miniatura do punto, e não consegue bater o Gol que com a reestilização que vem por aí vai permanecer no topo, afinal o acabamento e design da Volkswagen supera de longe suas 3 principais concorrentes no Brasil, GM, Fiat e Ford.

      Excluir
    4. Painel do Gol mais bonito que o do Palio? Só pode ser brincadeira! E a qualidade do acabamento tb acho a do Palio melhor!

      Excluir
    5. e pq vc ñ ententi de carro sim de carrosa kskskskks

      Excluir
  2. Gostei do comparativo, analisou aspectos que considero fundamentais na compra de um carro.
    Eu vi o Novo Palio de perto, ele claramente é superior ao antigo em acabamento... Mas é inferior ao do Gol nos arremates. A qualidade de construção da carroceria também é superior no Gol, podendo se observar os vãos das frestas, que são mais regulares.
    Em suma: hoje tenho um Gol Power 1.6 2012 e não me arrependi nem um pouco. O carro tem desempenho muito bom, consumo dentro da média da categoria e é muito confortável, pois fiz uma viagem em que rodei 3500 km (ida e volta) e não senti cansaço extremo ou dores no corpo, como comumente acontece em muitos carros.
    O acerto dinâmico do Gol é excelente. Muito estável nas curvas, assentado no chão mesmo em altas velocidades e, o melhor de tudo, não passa desconforto aos passageiros.
    O Palio pode ter melhorado, mas ainda acho que não tem cacife para ultrapassar o Gol nas vendas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Man On The Edge, sempre que entro ou dirijo um Gol G5 ou mesmo uma Saveiro G5 com esta eu me surpreendo com a qualidade do acabamento. Os encaixes são perfeitos, os materiais de boa qualidade e textura agradável (mesmo nas versões básicas). A iluminação interna, então, é um show com o mesma tonalidade de vermelho no painel, console central e interruptores de acionamento elétricos. É uma qualidade que salta aos olhos. Em termos de comportamento dinâmico ele também é sensacional, visto que deriva de uma das melhores plataformas já criadas pela VW, a PQ-34, do Polo, que deu origem ao Fox e ao Gol G5. Realmente o Palio evoluiu muito, mas a VW ainda está à frente em qualidade com o Gol. O Gol G5 reestilizado deve vir melhor ainda. []s.

      Excluir
    2. Fábio, só uma correção... A plataforma do Gol/Fox/Polo é a PQ-24.

      Excluir
    3. Só não intendi o porquê do GOL G5 ter ganhado em conforto, sendo que o mesmo preza mais a estabilidade e potência.
      Eu era apaixonado com GOL G3 e G4, quando fui comprar um carro ZERO fui logo fazer Test Drive no novo GOL G5, mas...
      Não gostei da posição de dirigir (é o que eu mais prezo em um carro), parecia que eu estava assentado no assoalho do carro, mesmo levantando o banco todo.
      Dai, fui dirigir todos os outros carros de entrada, e na minha humilde opinião, o GOL G5 só fica à frente de FORD KA e RENAULT CLIO.
      Segue a ordem (somente carros do segmento): 1º)NOVO PALIO Sporting ou Essence; 2º)NOVO UNO; 3º)GOL G5; 4º)FIESTA; 5º)KA; 6º)CLIO
      DIGO AQUI A POSIÇÂO DE DIRIGIR, o restante eu concordo com o comparativo.
      Acabamento da VW é superior à FIAT, mas não mais bonito.

      Agora, querem mesmo falar de plastico no painel, deem uma olhada no COBALT. O carro é bom (a mais de 15 anos na Europa), o acabamento brasileiro não.

      Excluir
  3. RIDÍCULO COMPARAR O GOL 1.6 COM PALIO 1.4 SENDO QUE EXISTE O PALIO ESSENCE 1.6 16V QUE HUMILHA O GOL EM TUDO, SÓ PRA VOCÊS MESMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, de boa... Sem essa de ser fanboy da Fiat...

      Humilha em quê? Nem se fosse o Palio Essence 1.6 16v o Gol perderia.

      Acabamento? Já reparou que o Palio tem alguns arremates mal-encaixados? Entra em um e comece a observar com atenção...

      Motor? Será mesmo? O desempenho do Palio 1.6 16v nem é tão superior ao do Gol 1.6...

      Consumo? O Palio gasta o mesmo do que o Gol...

      Construção? De fato, a Fiat melhorou muito nisso. Mas ainda não tem a mesma qualidade da VW na montagem das peças.

      Isso porque o Gol foi lançado em 2008 e já tem 4 anos...

      De boa, eu até fui olhar um Punto Essence 1.6 16v antes de comprar o Gol, mas quando entrei no carro e olhei a qualidade do acabamento, desanimei a tal ponto que nem quis andar no carro. Pagar quase R$ 43.000,00 num carro com plásticos mal-encaixados e cheios de rebarbas (sobretudo o plástico da coluna "B") é demais da conta.

      Fiesta Rocam é mais barato e tem acabamento melhor. Polo pode ser defasado e ser mais caro, mas pelo menos vem com ABS e airbag de série e o acabamento é bem superior ao do Punto.

      Se um Punto, que é de uma categoria superior ao do Palio, tem acabamento assim, porque com o Palio seria diferente?

      Não estou dizendo que Palio ou Punto são ruins, até acho que são bons carros. Mas acho que a Fiat poderia ter mais cuidado com o acabamento de um carro que é de um segmento superior ao de entrada. Até porque prefiro andar de Fiat do que GM, que, para mim, é a pior das grandes montadoras atualmente.

      Pelo menos a Fiat mostra preocupação em melhorar os carros... Não é como a GM, que faz downgrade geral, muda o estilo e diz que o carro é novo... Vide como exemplos o Vectra fabricado de 2005 a 2011 e a Montana.

      Excluir
    2. cara esse man on the edge,protege o gol a qualquer custo...nunca vi......falar que um motor 1.6 da volks,,(com 104 cv com álcool..) é melhor que o 1.6 da fiat(117 cv com álcool),ele so pode ter bebido ou é muito fan do golzinho dele.......além de mais cv o 1.6 da fiat tem mais torque aonde ta a superioridade do golzinho????

      Excluir
  4. Concordo com o lentsch! É óbvio que o motor 1.6 será superior ao 1.4, esta não é uma comparação honesta. Além disso a matéria trás aspectos subjetivos como se fossem verdades absolutas, por exemplo, o painel do gol ser "superior em design em funcionalidade". A interpretação do design está sujeita às características do público alvo, da identidade da marca e do sentimento que ela deseja passar, bem como - importantíssimo, do momento. Design não é atemporal. O que é belo hoje será obsoleto em pouco tempo, e cada vez menos pessoas acharão bonito. Quanto ao Fiesta Rocam, que foi mencionado, como proprietário posso dizer que o Novo Pálio tem sim acabamento superior, tanto construtivamente quanto em qualidade de materiais, além do isolamento acústico, que no Fiesta é quase inexistente. Lamentável a falta de idôneidade do comparativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você analisar direito as fotos do painel do Gol com o do Novo Palio verá que o que a Fiat fez foi imitar o design do Gol, e não só nos difusores de ar redondos (de funcionamento muito mais intuitivo, além de aspecto e construção mais robusta no Gol, por sinal), mas em tudo, desde o posicionamento dos comandos de ar até o sistema de som. Para disfarçar um pouco deu uma arredondada nos cantos.
      Agora entra no Gol e no Novo Palio, e olhe os materiais. A construção do painel do Gol é bem superior, mais sólida, com materiais melhores inclusive na aparência. A Fiat usa o subterfúgio nas versões mais caras de usar adesivos no painel para dar um ar de sofisticação, coisa desnecessária no Gol.
      Além disso, design e funcionalidade estão intimamente ligados. Olhe a quantidade de porta-objetos no painel do Gol (quatro) contra apenas 2 do Palio.
      E, por fim, ligue a iluminação do painel do Gol e do Palio à noite e observe a diferença: o Gol com a mesma tonalidade no painel inteiro, assim como a tonalidade da iluminação dos instrumentos, algo que não se observa no Palio.
      Enfim, o Palio é bom, melhorou muito em relação ao modelo anterior, e é um excelente carro, mas até a FIAT já desistiu dele bater o Gol. Agora a Fiat fala que quer ver ele vencer o Fox....A tarefa de bater o Gol ficou com o Uno, que nem custando mais barato que o Gol consegue vender mais.

      Excluir
  5. Quem tem mais de 1.80m de altura aqui e que fez test drive no gol G5 e no Palio 2012 e não sentiu as pernas apertadas no Gol G5, com os joelhos quase encostando no volante quando se pisa na embreagem, e as pernas na posição e espaços corretos no palio, dá um comment aqui. Gol é carro para pessoas com até 1,70. O plástico mais bem encaixado não significa ergonomia, uma vez que a posição de dirigir do Gol é mais baixa e apertada em comparação ao Palio. O tamanho do seu corpo influencia muito na sensação de bem estar no carro. Se eu fosse mais baixo, talvez fosse de Gol mesmo. Uma coisa que todos comentam é a menor desvalorização do Gol com o tempo, para revenda.

    Porém, outra coisa que me chama a atenção é o fato de que ninguém comenta que daqui a apenas 2 anos, a partir de 2014, todas as montadoras brasileiras seráo obrigadadas a oferecer ABS+AIRBAG de fábrica em todos os modelos. Comparando gol e palio com esses opcionais, o palio 2012 1.0 com ABS+AIRBAG sai por R$33.184 sendo esse o preço de fábrica já com a direção hidráulica também incuída. A mesma configuração de segurança (ABS+AIRBAG e dir. Hidráulica) no Gol G5 1.0, sai por R$37,290 . Esse valor ultrapassa o valor do Palio 2012 com motor 1.4 e ABS+AISBAG, que sai por R$36.340 .

    Resumindo: das montadoras nacionais, a fiat é a que oferece o menor custo para incluir acessórios de segurança básica em seus carros de entrada, coisa que será certamente muito valorizada a partir de 2014.
    Pergunto se, na hora da revenda, o plástico de maior qualidade será mais importante que esses opcionais de segurança. Lembrando que quem se interessa por esse tipo de acessório no Brasil certamente são pais e mães de família que se preocupam mais com a segurança e ergonomia do que com a finesse de acabamento do painel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um Gol Power com I-System, nao sei se percebeu mais o carro tem ajuste no volante, tanto de profundidade quanto de altura, em relaçao a altura tenho 1.94M E nao sinto nenhum desconforto ao dirigir o Gol! Fiz teste no Palio, e acho que o volante mesmo regulado todo pra baixo, fica que nem um volante de Kombi, mesmo assim fica alto, por isso se tem a impressao que é maior! Admito ser apaixonado no Palio Sporting, lindo de mais, so nao acho que supera em nada o Gol, ainda mais o meu que é a versao mais top, so nao é automatizado, o resto tem tudo! Nao troco por nada!

      Excluir
  6. Sugiro que algum dono de blog faça um comparativo diferente entre os carros de entrada das 4 montadoras nacionais, comparando preços dos carros com a possibilidade de inclusão do ABS+AIRBAG. Toda revista comenta que o diferencial dos chineses, que estáo tirando parcela do mercado das montadoras nacionais, é a presença desses opcionais na versão de fábrica da maioria dos modelos (coisa já exigida na Europa e USA a mais de uam década) é nós aqui no Brasil continuamos como um bando de piazão fazendo review só preocupado com plástico interno e aceleração de 0 a 100kmh... Não que isso não seja importante, mas ntambém não é a toa que a maior causa de mortes de jovens entre 18 e 24 anos no Brasil ainda é o trànsito.

    ResponderExcluir
  7. QUE MATÉRIA MAIS ABSURDA E TENDENCIOSA!

    Absurdo n°1: O GOL tem um desempenho melhor que o do Palio? É claro que tem! Você comparou um GOL 1.6 com o Palio 1.4. Porque não faz o comparativo com os motores equivalentes? Aliás, nem fez comparativo, pois não tem um dado técnico sobre os motores nesse seu texto pobre.

    Aburdo n° 2: "O GOL tem conforto superior". Não vou nem comentar esse tópico porque vou me cansar de debater a tamanha superioridade do Pálio nesse quesito e porque respeito a sua mãe.

    Absurdo n° 3: O Pálio copiou do Gol as quatro saídas de ar "redondadas"(escreve direito) do GOL? Ta de sacanagem!!!! O Fiesta 2002 já tinha quatro saídas de ar arredondadas. E quantos outros carros não tem há muito tempo? E o painel do GOL é superior em design? O do GOL parece de um carro de 2003 e o do Palio de um carro 2012 de uma categoria bem superior ao dos populares.

    Absurdo n° 4: "Espaço do GOL é maior". Pode até ser, mas cadê os dados técnicos? Os n°s que mostram a diferença entre eles? A distância entre eixos de cada um? Quer chegar a uma conclusão? Tenha uma boa introdução e desenvolvimento com conteúdo de qualidade.

    Absurdo n° 5: O porta-malas do Pálio é maior, mas perdeu 1 ponto porque não tem assoalho plano. (alguém já deixou de comprar um carro por isso ou já teve algum problema em guardar mala por isso?)

    Conclusão:
    Você escreve uma matéria que não tem textos e sim pequenas frases;
    não possui qualquer dado técnico para embasar as suas conclusões;
    Você certamente tem um gol e ta revoltado com o seu vizinho que comprou um Palio 2012 e hoje você tem um carro inferior ao dele;
    pela quantidade de erros de português não tem nem o ensimo médio ainda;
    esse blog parece de um adolescente querendo fazer fama com uma paixão nacional (carros).

    Sugestão: Ou você aprende a escrever matérias de verdades com conteúdo, bom português e imparcialidade ou você nunca vai ter um site que seja respeitado e valorizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Porque não faz o comparativo com os motores equivalentes?"

      Primeiro erro de Português: em interrogativas o "Por que" é separado. No caso, você deveria ter escrito: "Por que não faz ...?

      "O Pálio copiou do Gol as quatro saídas de ar "redondadas"(escreve direito) do GOL? Ta de sacanagem!"

      O termo está grafado corretamente no texto: "saídas de ar redondas" e não "redondadas" como você apontou.

      Segundo erro de Português:
      "E quantos outros carros não tem há muito tempo?"

      O verbo ter na 3ª pessoa do plural vem com acento circunflexo, portanto sua frase está grafada de forma errada. O correto seria: "E quantos outros carros não têm há muito tempo?"

      Terceiro erro de Português:
      "de um carro 2012 de uma categoria bem superior ao dos populares."

      O termo "categoria" está implícito antes de "dos populares", e, em função do gênero, o artigo correto é "a" e não "o" - que você usou. Logo, sua frase está escrita incorretamente, já que o certo seria: "de um carro 2012 de uma categoria bem superior à dos populares."

      Excluir
    2. Sr. Anônimo, que, aliás, deve ser fanboy da Fiat:

      Pela asneira que escreveu sobre o Gol, percebe-se que você nunca dirigiu um G5 em sua vida.

      "Aburdo n° 2: "O GOL tem conforto superior". Não vou nem comentar esse tópico porque vou me cansar de debater a tamanha superioridade do Pálio nesse quesito e porque respeito a sua mãe."

      Esse "aburdo" (sic) que você diz, concordaria se fosse comparado aos Gol G4, AB9, BX... Aí sim, o Palio é superior em conforto. O G5 consegue ser firme em suspensão, o que o torna estável nas curvas, e, ao mesmo tempo, confortável para os passageiros, devido à elevada rigidez do chassis.

      Do jeito que escreveu, até parece que o Palio é MUITO superior do que o Gol G5... Coisa que não é mesmo.

      São carros de certa maneira equivalentes, cada um com seus defeitos e virtudes. A escolha mesmo vai recair sempre para o lado pessoal. Depende o que cada um vai dar prioridade.

      Excluir
    3. "Absurdo n°1: O GOL tem um desempenho melhor que o do Palio? É claro que tem! Você comparou um GOL 1.6 com o Palio 1.4. Porque não faz o comparativo com os motores equivalentes? Aliás, nem fez comparativo, pois não tem um dado técnico sobre os motores nesse seu texto pobre."

      Se compara Palio 1.0 com Gol 1.0, o carro da Fiat perde feio. Se compara o 1.6 16 válvulas da Fiat com o 1.6 8 válvulas da VW, pequena vantagem do Palio.

      Excluir
    4. E seria certo, um 16 valvulas e um com 8 valvulas.
      acho q ñ em !!!

      Excluir
  8. Eu posso cometer erros, pois jamais pararia para fazer revisões de um simples comentário num BOLG amador. Agora uma pessoa que faz uma matéria para um BLOG deveria ficar mais atenta a erros e principalmente estar atenta a qualidade da matéria com mais conteúdo e objetividade.
    OBS: nem se preocupa em responder essa msg, pois eu certamente não vou mais gastar meu tempo com este BLOG.

    Seu BLOG tem tudo pra dar certo. Apenas seja menos emoção e mais razão.

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Man of the Edge,

    Eu já aluguei o GOL G5 1.0 em três viagens, inclusive uma que fiz na semana passada. O carro tem um desempenho muito bom e é muito gostoso de dirigir. O câmbio da VW é fantástico, o melhor na minha opnião. Eu nunca quis dizer que o GOL é ruim, mas esse Novo Palio veio com uma reformulação tão fantástica que subiu de categoria, apesar do preço não ter tido grande diferença. Tendo já dirigido os dois carros, sinceramente acho que não da pra comparar o Novo Palio com o GOL G5 e nem com o FOX. Esse Palio não é o mesmo carro e em nada se parece com o Palio Fire que era o concorrente direto do GOL.

    ResponderExcluir
  10. Gol vence o comparativo contra o Palio 2012 na Revista Motor 4 também:

    http://motor4.com.br/site/?p=4858

    Essa revista é do Sérgio Quintanilha, ex-editor chefe da Quatro Rodas. E o Gol ganhou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, esse é outro comparativo tendencioso e subjetivo. Muito parecido com esse descrito acima. Olha só o que o cara escreve, baseado no comparativo de dois carros similares, onde, conforme dados repassados na prõpria matéria, o gol custa quase 3 mil reais para acompanhar a mesma configuração completa do palio ("o Palio sai por R$ 49 631 e o Gol por R$ 53 220.") e ainda, na avaliação do Sergio Quintanilha, o gol ganha: " ...se você ainda pretende adquirir um automatizado, fique com o Gol. O I-Motion é significativamente melhor que o Dualogic, ainda mais se vier com borboletas no volante. Elas ajudam a deixar o carro mais “na mão”, mas você perde a funcionalidade de não ter de se preocupar com as trocas." (baseado em quê ele é melhor?)
      outra passagem " O design, apesar de ter completado três anos, segue elegante. Por isso, apesar de o Palio ter se renovado, o estilo do Gol agrada mais." E esse final..." ...Gol, por ter uma legião de fãs…"

      Não é a toa que, com toda essa parcialidade, ele agora é EX-DIRETOR CHEFE da quatro rodas. Fala sério...

      Excluir
    2. Pô, que o i-Motion da VW é melhor que o Dual Logic da Fiat não tem nem o que discutir. É mesmo. O i-Motion é uma versão mais evoluída do câmbio automatizado desenvolvida pela VW em parceria com a fornecedora do câmbio. o fato é que o dual logic é mais suave, não dá tantos trancos nas trocas como o Dual Logic. Quem dirigiu os dois sabe disso. O i-Motion é superior.
      Agora, custo x benefício o Palio tá na frente, mas o que me impressionou no comparativo do Sergio Quintanilha foi o fato de o VW Gol, mesmo com motor inferior, ter praticamente o mesmo desempenho (o Palio vence no 0-100 mas em velocidade máxima se equivalem), sendo que o Gol parece, segundo o comparativo, mais ágil, pois tem mais torque em baixa (natural pois seu motor é 8V e o do Palio 16V). E, como se não bastasse, o Gol foi mais econômico na prática, segundo os dados aferidos pelo computador de bordo. Palio rodou 6,8 km/l de álcool e o Gol 8,1 km/l, ou seja, o Gol é 20% mais econômico em cidade!
      Isso decorre do fato de o Palio ser quase 100Kg mais pesado que o Gol. Além disso, o teste deles reforçou o argumento de que o Gol tem mais espaço interno pelo maior entre-eixos, reforçou também o fato de o Gol ter melhor comportamento dinâmico.
      Em resumo, o Gol parece sim um projeto superior ao do Palio, mesmo sendo 4 anos mais velho, ainda está na frente.
      Repito: custo x benefício o Palio é melhor, mas em quase todo o resto o Gol é melhor. E quando vier a versão 2012/2013 com nova frente acho que a superioridade do Gol será ainda mais pronunciada.

      Excluir
    3. Só pra passar dados: o entre eixo do gol é apenas 4cm maior que o do palio, porém, não vi ninguém medir ainda a distância entre os bancos dianteiros e traseiros nos dois modelos pra verificar se dá muita diferença. Acho que o novo palio tem mais comodidade para passageiros traseiros no quesito "espaço pra joelho". Outra coisa: esses dados são referência nos motores 1.6, que respondem por 20% das vendas de veículos no país...

      Excluir
    4. Acontece que na comparação do 1.6 da VW contra o 1.4 EVO da Fiat, a vantagem da VW é ainda maior, pois o 1.6 8V da VW tem mais performance e menor consumo que o 1.4 da Fiat.

      Se vamos para o 1.0, então, a vantagem do Gol é maior ainda, pois o motor VHT 1.0 da VW é mais potente e tem mais torque que o da Fiat, que, ainda bebe mais. E mais: o motor 1.0 da fiat é obrigado a impulsionar um carro que é quase 100Kg mais pesado que o Gol.

      Ou seja, a única situação onde o Palio tem alguma vantagem sobre o Gol é no E.TorQ 1.6 16V contra o VHT 1.6 8V da VW. Nos demais, que é onde estão a maioria das vendas, a VW é superior.

      Excluir
    5. A Volks nem apresenta ainda uma motorização intermediária entre o 1.0 e o 1.6. Assim náo dá pra comparar mesmo. E sobre a tal qualidade de construção, o que será que aconteceu e está acontecendo com a grande qualidade do irmão mais caro, o spacefox?
      http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/vw-convoca-spacefox-recall-312751_p.shtml

      Excluir
  11. Como fanático é uma desgraça...

    Nunca admitem que a marca dos sonhos é inferior ou que a marca concorrente tenha algo do mesmo nível ou superior.

    De acordo com a lógica dos fanáticos, o Palio está MUITO melhor do que o Gol... Então, pra que comprar Punto, Bravo, Polo, Golf, New Fiesta ou Focus?

    Temos o Palio 1.6 por menos de R$ 40.000,00... Pra quê gastar mais comprando algo mais caro, mas do mesmo nível?

    Para ser melhor do que Gol ou Palio, só os carros supracitados acima...

    Vão me desculpar, mas fiz um test-drive no Novo Palio e não achei nadinha do que tanto falam. É um grande avanço se comparado ao Palio antigo, mas, no máximo, é do mesmo nível do Gol G5. Aliás, o câmbio do Gol continua bem melhor do que o do Fiat. A suspensão fica num meio-termo entre o Palio antigo (molenga) e o Gol (firme).

    Daqui a pouco vai entrar nego aqui falando que Uno é melhor do que Gol... Só falta.

    Como eu disse antes, tanto Palio como Gol são ótimos carros. A escolha final recai no gosto pessoal... Mas esportividade, Gol na cabeça. Mais conforto, Palio.

    E o desempenho melhor do Palio 1.6 16v (que, aliás, não é tããão melhor assim, como os fanáticos apregoam) é perfeitamente compatível com a potência e o torque disponíveis.

    ResponderExcluir
  12. Se for pra caçar matérias comparativas entre o GOL X Palio então segue essa abaixo:
    http://concursosvx.blogspot.com/2011/12/novo-palio-2012-comparado-gol-g5.html

    Essa aqui é de pessoas comuns que dizem que o Palio 2012 é muito melhor que o CrossFox:
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20111123163458AAr2fFJ

    Gostei desse aqui da quatro rodas: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/conteudo_263937.shtml
    Colocou o antigo Palio para concorrer com o Sandero, Fox, Corsa e Fiesta. Pq será que não tinha o Gol? Simples, é pq esses carros são de uma categoria superior a do Gol.

    O comparativo do Gol é feito entre Celta e Uno, conforme esse link:
    http://www.fotos-carros.com/dicas/comparacao-do-gol-x-celta-x-uno-qual-o-melhor.html


    FP

    ResponderExcluir
  13. Achei fantático o comentário sobre os Absurdos n° 1, 2, 3, 4 e 5.

    Achei engraçado que ninguém conseguiu rebater ainda o que foi dito nesse comentário. Pq será?

    FP

    ResponderExcluir
  14. Olá tennho q descordar de vc na pratica fábio . pois o gol bate tudo suspenção horrivel e dura e no palio pode ser qualquer hum q não bate nada . não gostei desta comparação pois o palio é superior ao gol. so perde em motor . mais pq não comparou os dois 1.6 etorq e 1.6 vht q funde??

    ResponderExcluir
  15. Bom.Se quiserem, podem se matar de tanto discutir mas o dinheiro é meu e eu gosto mais do palio e vou comprar um Palio. Quem gosta mais de gol que compre um Gol.

    ResponderExcluir
  16. bom. ja que eu sou apaixodo por gol. ele pra mim sempre vai ser o melhor,quem tem palio sempre o palio vai ser o melhor. e a mesma coisa que alguem falar que sua mulher nao vale nada. mesmo que ela não vala 1 centavos.

    ResponderExcluir
  17. apaixonado. antes que algum professor de portugues mim corrijam. abraços a todos,

    ResponderExcluir
  18. o Gol deve ser muito melhor tenho um palio 2011/12 e e horrivel custa a ligar trepida de re...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem