O Gol  é o carro mais vendido no mercado brasileiro há décadas, resultado de suas qualidades reconhecidas pelo consumidor brasileiro como robustez, simplicidade e adequação ao mercado brasileiro. Recentemente a Volkswagen introduziu a versão G5, que mostrou uma plataforma completamente renovada e uma série de inovações, dentre as quais a caixa de transmissão automatizada presente neste Gol 1.6 i-Motion Trend 2010.


O uso da caixa automatizada no Gol confere ao carro mais vendido da VW Brasil um nível de conforto e sofisticação só visto, até então, em carros mais sofisticados e caros. Além disso, o uso da caixa automatizada amplia a durabilidade do câmbio, tornando ainda mais robusto que as caixas manuais.


O uso do Gol 1.6 i-Motion Trend 2010 é bastante intuitivo, e mesmo motoristas que nunca usaram carros automáticos logo apreendem os segredos do câmbio automatizado. O novo câmbio harmoniza-se com a proposta simples, eficiente e honesta do Gol, conferindo um conforto adicional, sobretudo em situações de trânsito pesado, onde o sistema automatizado do câmbio faz o trabalho pesado para o motorista.


O interior do Gol 1.6 i-Motion Trend 2010, como já tradicional na linha Gol G5, mostra uma qualidade de acabamento excepcional. Não se trata de luxo, tendo em vista que a proposta do Gol não é essa, mas qualidade no sentido de peças perfeitamente bem encaixadas, botões de acionamento de vidros, travas e retrovisores com o requinte da iluminação reversa.


Esse cuidado no acabamento mostra-se também no cuidado no revestimento de bancos, encaixes de peças, e no painel de instrumentos iluminado indiretamente por um tom azul. A sensação de qualidade está presente no Gol, e isso é inegável.


Toda essa qualidade de acabamento reflete-se em um ambiente agradável e seguro para motorista e passageiros. A suspensão é firme sem ser dura, mostrando um ótimo compromisso entre estabilidade e segurança. A posição de dirigir beira a perfeição, com todos os comandos à mão do motorista. O painel é simplesmente elegante, com um visual moderno, mas sem frescuras desnecessárias.


Gol 1.6 i-Motion Trend 2010 não dispõe de pedal de embreagem, tendo em vista que um sistema eletro-hidráulico é o responsável pelo seu acionamento, e que também decide o momento exato das trocas de marchas, de modo a maximizar a eficiência energética. Se o motorista desejar um comportamento mais esportivo, basta optar pela opção "S" (Sport), onde o câmbio faz as trocas de marchas em rotações mais elevadas.


É possível também operar as trocas de marchas manualmente, bastando usar a opção M (manual) do câmbio, situação na qual as marchas sobem e descem por meio do acionamentos longitudinais da alavanca de câmbio. O resultado de toda essa tecnologia é mais conforto para o motorista, e maior durabilidade para o câmbio e a embreagem.


O estilo do Gol 1.6 i-Motion Trend 2010 também não deixa a desejar, com linhas modernas e atuais, sem exageros estilísticos, mantendo o caráter sóbrio e elegante, como convém à escola de estilo Volkswagen.


Comportamento dinâmico, desempenho e consumo do Gol Power 1.6l Flex I_Motion.


Desempenho e Consumo / GASOLINA (Dados da fábrica)

  • Velocidade máxima 190 km/h
  • Aceleração de 0 a 100 km/h 10,7 segundos
  • Consumo urbano 11,2 km/l
  • Consumo rodoviário 16,8 km/l

Desempenho e Consumo / ÁLCOOL (Dados da fábrica)

  • Velocidade máxima 192 km/h
  • Aceleração de 0 a 100 km/h 10,4 segundos
  • Consumo urbano 8,5 km/l
  • Consumo rodoviário 13,2 km/l

Comportamento do câmbio automatizado i-Motion

Um dos aspectos criticados nos carros com câmbio automatizado são relativos a uma ausência de suavidade nas trocas de marchas. Entretanto, esse comportamento é equivalente de um carro com câmbio manual, mas, nesse caso, o motorista está esperando a mudança, então não percebe a transição de mudança de marcha, algo que não acontece com o automatizado, tendo em vista que o sistema eletrônico que faz essa mudança.

De qualquer forma, o câmbio automatizado da Volkswagen é bem superior nesse aspecto que os encontrados nos carros da FIAT e GM.





Conclusão

Gol 1.6 i-Motion Trend 2010 apresenta uma excelente relação custo / benefício. Por um preço relativamente acessível, é possível adquirir um carro compacto com excelente acabamento interno, ótima mecânica e confiável, e, graças ao câmbio automatizado, um nível de conforto só encontrado em carros mais sofisticados.

Ficha Técnica Gol 1.6 i-Motion Trend 2010

Motor

  • Posição dianteiro, transversal
  • Cilindros 4 em linha
  • Cilindrada 1598 cm3
  • Diâmetro x curso 76,5 x 86,9 mm
  • Comando fixo, SOHC 8V
  • Taxa de compressão 12,1:1
  • GASOLINA Potência 101 cv a 5250 rpm Torque 15,4 kgfm a 2500 rpm
  • ÁLCOOL Potência 104 cv a 5250 rpm Torque 15,6 kgfm a 2500 rpm
Transmissão
  • Tipo automatizado seq. de 5 marchas
  • 1ª 3,455
  • 2ª 2,25
  • 3ª 1,517
  • 4ª 1,026
  • 5ª 0,74
  • Ré 3,182
  • Diferencial 4,188
DIREÇÃO
  • Diâmetro de giro 10,4 m
  • Número de voltas 4
EIXO DIANTEIRO
  • Suspensão independente, McPherson
  • Freios disco ventilado
  • Diâmetro e Espessura 256 x mm
  • Rodas Aro 14 polegadas
  • Pneus 175/70 R14
EIXO TRASEIRO
  • Suspensão semi-independente, eixo de torção
  • Freios tambor
  • Diâmetro e Espessura 200 x mm
  • Rodas Aro 14 polegadas
  • Pneus 175/70 R14
Capacidades
  • Peso em ordem de marcha 971 kg
  • Carga útil 440 kg
  • Tanque de combustível 55 litros
  • Porta-malas 285 litros
Dimensões

EXTERNAS
  • Comprimento 3,899 m
  • Largura 1,656 m
  • Altura 1,464 m
  • Entre eixos 2,465 m
  • Bitola dianteira 1,425 m
  • Bitola traseira 1,41 m
  • Altura do solo 0,163 m
INTERNAS
  • Comprimento do cockpit 1,5 m
  • Largura do cockpit dianteiro 1,32 m
  • Largura do cockpit traseiro 1,32 m
  • Altura do assento dianteiro 0,97 m
  • Altura do assento traseiro 0,94 m
  • Espaço para pernas dianteiro 1,03 m
  • Espaço para pernas traseiro 0,67 m

15 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O Meu já esta com 90.000 km e nunca deu problema, Graças a Deus....Estou preocupado se tenho que trocar óleo de cambio..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim irmao. O oleo do cambio teria que ter sido trocado com 80.000 km.

      Excluir
    2. Qual valor deste carro, gostei!

      Excluir
    3. 19 mil, to vendendo, otimo carro.97685-4667

      Excluir
  2. so e saberem usar o cambio pra que o carro dure o motorista que tem que saber trabalhar e nao eceder a funcao dele, é a mesma coisa do nosso corpo se n saber cuidar cai duente ok.

    ResponderExcluir
  3. Eu peguei um fox imotion 2010/2011, a cada quantos mil km que troca o olheo DP cambio,sera qui é muito caro?

    ResponderExcluir
  4. Eu peguei um fox imotion 2010/2011, a cada quantos mil km que troca o olheo DP cambio,sera qui é muito caro?

    ResponderExcluir
  5. tmbm estou com a mesma duvida do Ronaldo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, eu tenho um gol iMotion 2010 com 142.000 km, deu o mesmo problema,vazou o óleo todo, concertei e não me arrependo. Enquanto a dúvida de vocês, não se troca o óleo do câmbio desses carros, ele é regeneravel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber se a situaçao permanece ou tudo foi resolvido,pois, sou deficiente fisico e necessito de um carro nesse padrao ja que tenho direito aizençoes fiscais estou pesquisando o melhor e mais em conta no bolso,tambem estou olhando para o sandero easyr. sera uma boa compra.

      Excluir
  7. Olá Roger 18, também sou deficiente possuo um gol g5 manual, tô vendo a possibilidade de adaptar meu carro, qlqr coisa manda teu contato do whatsapp pro meu email alex.gtg74@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Tenho um gol G5 imotion 2011 e quero trocar o óleo do câmbio, quantos litros cabe?

    ResponderExcluir
  9. O que acontece quando não entra rê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carro não andará para trás...kkkk...Desculpas tô brincando...

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem