Car.blog.br

Pesquisar este blog

Novo BMW Série 3 2016: fotos e detalhes das alterações

Categorias: , , 16 Comentários

O Novo BMW Série 3 2016 marca o 40 anos do sedã mais vendido da marca, trazendo como novidade novos motores, capacidade dinâmica e visual aperfeiçoados.

Novo BMW Série 3 2016

A atualização de meia-vida do Série 3 (veja as alterações no modelo vendido no Brasil clicando aqui) vem num momento em que seu concorrente direto, o Mercedes-Benz C-Class, tem consistentemente liderado a disputa de vendas em muitos mercados - inclusive no Brasil. Assim, será que a marca bávara fez o suficiente para ofuscar seu concorrente alemão?

Novo BMW Série 3 2016

Do lado de fora é difícil diferenciar o BMW Série 3 2016 do modelo atual. A BMW diz que eles foram impedidos de fazer alterações de design significativas devido ao sucesso do visual atual e feedback positivo dos clientes.

Novo BMW Série 3 2016

A BMW tem o direito de ser conservadora e evitar riscos para o Série 3 - modelo que é o carro de luxo mais vendido na terra (como é a BMW para as marcas). No entanto, pode-se argumentar que uma reformulação visual mais aprofundada não causaria dano ao Série 3.

Novo BMW Série 3 2016

O fato é que há uma nova dianterira revisada e um novo para-choque traseiro, bem como alteração dos faróis - que ficaram com um sistema de circulação diurna por LED com desenho mais sofisticado, e totalmente de LED. As luzes traseiras também ganham LEDs completos como padrão.

Novo BMW Série 3 2016

Há pequenas melhorias, consistentes, no interior, que usa novos materiais, melhor iluminação e outras mudanças ergonômicas, embora ele não permanece quase idêntico ao olho destreinado.

Novo BMW Série 3 2016

E chegamos ao chassi e mecânica, que receberam as mais notáveis alterações, com uma nova linha de motores, suspensão melhorada e controle de carroceria.

Novo BMW Série 3 2016

A maior mudança, talvez, é o novo BMW 340i - que substitui o 335i - ostentando um totalmente novo 3.0L turbo twin-scroll com 326 cavalos (a 5500rpm) e 450Nm de torque (1380-5000rpm). O 340i é o primeiro BMW para utilizar o novo motor de seis cilindros, que será usado também em outros modelos em seu devido tempo.

Novo BMW Série 3 2016

O novo motor acelera o carro, que pesa 1.530 kg, de 0 a 100 Km/h em 5,1 segundos - número muito bom para um sedã familiar.

Novo BMW Série 3 2016

É importante lembrar a geração anterior do M3, com o seu motor aspirado 4,0 litros V8, fazia a prova em 4,8 segundos. Na verdade, se você tiver um 340i com tração integral - que não é oferecido no Brasil, já que não neva por aqui - o 340i xDrive, a aceleração de 0 a 100 Km/h seria feita em 4,9 segundos.

Novo BMW Série 3 2016

Como tal, o 340i é, sem dúvida, o destaque da gama Série 3 2016.

Novo BMW Série 3 2016

No entanto, a gama Série 3 também inclui a 318i (substituto do 316i) - que utiliza um motor de três cilindros turbo a gasolina de 1.5 litros (primeira vez para um três-cilindros na Série 3) com 135 cavalos de potência e 220nm de torque - o 320i, com um 2,0-litros turbo de quatro cilindros (184 cv, 290nm) e a 330i (substituindo o 328i) com o mesmo motor de 2.0 litros, mas em um estado diferente de afinação (251 cv, 350Nm).

Novo BMW Série 3 2016

De uma perspectiva do motorista, o BMW Série 3 tem sido sempre o modelo referencial no segmento de luxo médio. O modelo atual já é superior, em termos dinâmicos, ao Mercedes-Benz Classe C e Audi A4, o que é o resultado da ênfase da BMW em proposta esportiva. Esta versão 2016 o melhorou ainda mais.

Novo BMW Série 3 2016

A BMW aplicou uma configuração de suspensão mais dura (altura em relação ao solo foi reduzida em 10 mm) graças às novas configurações de amortecedores, e um sistema de direção revisado. O resultado é que a manobrabilidade ficou ainda melhor.

Novo BMW Série 3 2016

As alterações aplicam-se a suspensão padrão, bem como à versão M Sport, que adota suspensão adaptativa. O BMW 340i pode vir opcionalmente com a suspensão adaptativa.

Novo BMW Série 3 2016

A engenharia da BMW diz que as alterações na suspensão modificaram a dinâmica transversal e longitudinal do BMW Série 3 em todas as condições de carga. Essencialmente, ele foi desenhado para reduzir a rolagem da carroceria e dar uma resposta mais direta da direção.

Novo BMW Série 3 2016

Percursos sinuosos são o habitat do 340i. Ao atingir seus limites o BMW Série 3 2016 mantém-se neutro, sem tendências sub ou sobre-esterçantes. Além disso, todos os sistema de auxílio à condução, como controle de tração e estabilidade, demoram a entrar em ação, dando margem para manobras do motorista. Diz-se que é difícil pedir mais de um carro que não é um BMW M legítimo.

Novo BMW Série 3 2016

A transmissão ZF de oito marchas permanece relativamente inalterada (com alguns ajustes de isolamento acústico), principalmente porque ela já era quase impossível de melhorar. As trocas de marchas são quase impossíveis de serem notadas, enquanto os paddle shifters respondem instantaneamente as marchas para baixo e para cima mudanças no modo Sport.

Interior

O BMW Série 3 2016 continua a dispor de um interior confortável. Os assentos dianteiros e traseiros fornecem grande quantidade de apoio e, embora você seja necessário algum aperto para caber confortavelmente três adultos na parte de trás, o espaço [e adequado pára pernas e cabeças. A capacidade de carga de 480 litros é razoável.

Novo BMW Série 3 2016 - interior

O interior, evidentemente, não está no nível do Mercedes-Benz Classe C, e menos ainda no do Novo Audi A4 (veja detalhes deste carro clicando aqui) - este o atual referencial do segmento. Não são aspectos particulares que deixam o interior do Novo A4 significativamente melhor que o do BMW Série 3. É todo conjunto da obra.

Novo BMW Série 3 2016 - interior

O Audi é moderno, sofisticado e futurista, enquanto o interior do BMW parece dos anos 90. A BMW deveria ter feito uma alteração mais significativa no interior do Série 3.

Novo BMW Série 3 2016 - interior

Há melhorias, porém. O sistema iDrive agora adota processador mais potente e tem capacidade de se conectar a redes 4G.

Vídeo - BMW 340i M Sport 2016



Vídeo - BMW 320i 2016 - Brasil


Conclusão

Novo BMW Série 3 2016 - interior

O BMW Série 3 2016 continua a opção ideal para quem prioriza as características de condução esportiva.

Postagens relacionadas:

16 comentários:

  1. Belo carro. Trinca de ouro alemã MB C-class, BMW 3 - Series and Audi A4(2016).

    ResponderExcluir
  2. Existe algum comparativo entre o DSG7 da Volks / Audi com esse ZF 8 marchas?

    Disputa boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O DSG7 é mais rápido, por ser de dupla embreagem, e não rouba nada de potência/torque do motor.
      O ZF8 é rapidíssimo, nem parece um automático convencional (mas é mais lento que o DSG) e tem conversor de torque, mas rouba pouquíssima potência do carro.

      Enfim, o DSG é mais rápido, mas são dois belos câmbios.

      Excluir
    2. Diferença de troca de marcha entre o ZF e o DSG é na casa de décimos de segundos. E pra completar o ZF não chacoalha as partes ao trafegar em piso irregular, livre daquela sensação de ter pago caro e se sentir dentro de uma Brasília.

      Excluir
  3. Interior do BMW parece dos anos 90?
    Hahaha
    Só faltou falar que o interior do Up é melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que o interior da Série 3 parece dos anos 90. Se tratando de interior eu ainda gosto mais do interior da Classe C.

      Excluir
    2. Só esqueceram de comentar que o interior do novo A4 é muito parecido com o do Série 3.
      Mas bem, esse interior há muito tempo merece uma reformulada, por fora o carro é muito lindo, mas o interior já entrega certo cansaço.

      Excluir
  4. Gostei do Audi A4 mas nesse Blog aqui o pessoal da uma exagerada né, falam do carro como se fosse a oitava maravilha do mundo, não precisa puxar tanto saco assim também...

    ResponderExcluir
  5. ainda vou ter um bmw serie 1 ou 3, minha meta e essa

    ResponderExcluir
  6. Essas linhas de perfil da Série 3 podem durar pra sempre, que nunca vão cansar. Máquina impecável.

    ResponderExcluir
  7. Design externo e condução esportiva continuam referências. O interior precisa ser reformulado. O painel parece rádio AM FM e a telinha parece um smartphone virado! Os concorrentes alemães são bem melhores. Além disso estão chegando Jaguar e Alfa Romeo para aumentar a disputa.

    ResponderExcluir
  8. Inaceitável carro desse gabarito ter freio de estacionamento mecânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro ne meu Brother, e um carro esportivo, bmw e prazwr ao dirigir, e pra quem gosta de dirigir, quer frescura vai pra audi e mercedez

      Excluir
  9. Pior de tudo e o preco das revisoes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo. Muitas marcas não respeitam o consumidor. Só querem vender o carro e pronto. E pra quem comprar usado e tiver q comprar peças. Ai sim vem a facada.

      Excluir
  10. Esse carro dispensa facelift. Se continuar assim pelos próximos 30 anos certamente continuará lindo e atual.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.