O Ford Focus é o hatch médio mais vendido do Brasil - carro que é oferecido em uma gama de opções que inclui motor 1.6 e 2.0 e transmissões manual ou automática Powershift. O modelo que apresentamos neste artigo é um exemplar da versão intermediária SE equipada com motor Sigma 1.6.

Ford Focus SE 1.6 2015

O Focus SE 1.6 adota o motor 1.6 Sigma TiVCT Flex de 135 cavalos, estando associado com a transmissão manual de cinco marchas.

Ford Focus SE 1.6 2015

Esse modelo tem preço sugerido de R$ 68.200 reais, valor que já contempla itens como SYNC MEDIA SYSTEM com radio AM/FM, CD player MP3, USB/iPod, Bluetooth, 4 alto-falantes e 2 tweeters e comandos de voz com funções de áudio e telefone.

Ford Focus SE 1.6 2015 - interior

No que respeita à segurança, este modelo conta com 4 AirBags (frontais e laterais) e freios ABS com EBD.

Ford Focus SE 1.6 2015

Externamente ele se destaca por contar com rodas de alumínio de 16 polegadas e faróis de neblina dianteiros (ausentes na versão S).

Ford Focus SE 1.6 2015 - interior - painel

O interior tem também ar condicionado de comando manual, bancos e volante revestidos parcialmente em couro e tela de LCD multifuncional colorida no painel central de 4,2”.

Ford Focus SE 1.6 2015

O Focus SE 1.6 conta de série com sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, limitador de velocidade.

Interior

Ford Focus SE 1.6 2015 - espaço traseiro

O espaço traseiro do Focus SE 1.6 hatch é algo limitado, como pode ser verificado na imagem acima.

Ford Focus SE 2015 - interior

O ar-condicionado é de ajuste manual, sendo que a versão Titanium , topo de linha, já adota o a/c com comando digital.

Ford Focus SE 1.6 2015 - Volante

O volante vem revestido em couro.

Consumo - INMETRO

Etanol
Ciclo urbano (cidade): 7 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 9,3 Km/l

Gasolina
Ciclo urbano (cidade): 10,3 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 13,7 Km/l

O gráfico acima mostra o comparativo de consumo de gasolina do Focus 1.6 MT frente ao Golf 1.4 TSI, evidenciando que o modelo da VW é 14% mais econômico em cidade, enquanto o Ford é 3% mais econômico em estrada.

Desempenho

O Focus SE 1.6 tem um peso de 1.310 Kg, o que acaba sendo excessivo para o motor 1.6 de 135 cavalos. O resultado é que o Focus é lento em trânsito urbano, exigindo muitas trocas de marchas.

Ford Focus SE 1.6 2015

Além disso, há o fato de o motor Ford 1.6 ter a característica de entregar torque adequado (16,7 Kgfm @ 3.00 RPM) apenas acima de 3.500 RPM, o que acaba se refletindo na lentidão do Focus 1.6 em baixas rotações. Em estrada, porém, ele vai bem.


Segundo a Ford, o Focus SE 1.6 acelera de 0 a 100 Km/h em 12,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 189 Km/h. O tempo de 0 a 100 Km/h em 12,5 do Focus 1.6 indicado pela Ford é similar ao indicado pela VW para o Volkswagen up! 1.0, que completa a mesma prova em 12,6 segundos, e cerca de 3,5 segundos mais lento que o obtido pelo VW Golf 1.4 TSI com transmissão manual.

Concorrentes

VW Golf 1.4 TSI Comfortline


O Golf Comfortline (veja detalhes aqui) com transmissão manual tem basicamente o mesmo preço do Focus SE 1.6, mas apresenta desempenho superior, acelerando de 0 a 100 Km/h em 9 segundos (212 Km/h de velocidade máxima), tem 7 airbags, oferece mais espaço interno e acabamento de melhor qualidade tanto interna quanto externamente.


Veja um comparativo Golf x Focus clicando aqui.

Chevrolet Cruze Sport 6 LT


O Chevrolet Cruze Sport6 recebeu uma atualização na linha 2015 (veja detalhes aqui), mas



O preço do Cruze Sport6 LT com transmissão manual é de R$ 70.000 reais, trazendo com vantagens o fato de contar com controle de estabilidade e tração.

Conclusão


Ford Focus SE 1.6 2015

O Focus SE 1.6 é um hatch médio com boa aceitação de mercado, líder de seu segmento, com uma boa lista de itens de série e segurança, mas o motor 1.6 Sigma mostra-se sub-dimensionado para dar conta dos 1.310 Kg do carro. É importante considerar, também, que em 2015 chega o Focus reestilizado ao Brasil, mostrado no vídeo abaixo.



Ficha Técnica Ford Focus SE 1.6

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.596 cm3, comando duplo variável, flex; Potência: 131/135 cv a 6.500 rpm; Torque: 16,2/16,7 kgfm a 3.000 rpm.

Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira.

Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e multilink na traseira.

Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS; Rodas: aro 16″ com pneus 205/55 R16.

Peso: 1.310 kg.

Capacidades: porta-malas 316 litros, tanque 55 litros.

Dimensões: comprimento 4.358 mm, largura 1.823 mm, altura 1.484 mm, entre-eixos 2.648 mm.

105 Comentários

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  1. O focus é um ótimo carro mas se adquiri-se um pegaria a versão 2.0 powersift,agora essa versão SE tem um bom custo beneficio,já a versão S é bem pobre nem vale a pena.

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  2. A versão SE tem o forro do teto vagabundo. Coloquem no youtube, focus acabamento, vão ver uma pessoa apertando o teto do carro e esse afundando vergonhosamente.
    Pagar 68 mil reais nesse carro com motor 1.6, lerdo e pesado é uma piada, 0-100 em 12,5 segundos...
    Por esse preço se compra um Golf Comfortline alemão ainda...com motor 1.4 TSI de 26 kg de torque...0-100 em 8,4 segundos, câmbio de 6 marchas, Start-Stop, 7 airbags, acabamento infinitamente superior, mais espaço interno, etc...
    Só sendo muito louco para comprar um focus mal acabado, desalinhado e lerdo.

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    1. Lerdo e pesado ? isso aí é um carro comum sem pretensão esportiva e não um superesportivo com comprometimento de desempenho, quando crescer e tirar carteira de motorista você quiçá poderá ter um embasamento melhor, do resto basta fazer comparações infantis no estilo Super Trunfo e aumentar o coro dos fanáticos alucinados.

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    2. Sim cidadão, to dizendo que pelo preço desse carro lerdo e "sem pretensões esportivas" vc compra um carro rápido e "com pretensões esportivas", além de melhor acabado e mais seguro.
      Paul Durow, tenho um "com pretensões esportivas" comprado com o meu suor, como todos os carros que eu comprei. Vá fazer um curso no Pronatec pra conseguir dinheiro pra comprar um, ou continue no seu fiat 147, abraço.

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    3. Pelo mesmo preço não, o golf já é na tabela um pouco mais caro e o focus pode ser comprado com descontos, coisa que não acontece no golf por vir do México.

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  3. Com este motorzinho é concorrente do Fox. A questão é que Golf realmente de entrada, por enquanto, não se tem pra comprar. Pelo menos aqui, só de 80 mil para cima.

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  4. Hahahahahah como não me surpreendo com esse site mais? Motor lerdo, beberrão, só aqui leio isso. Fui até conferir em outros sites pra ver se é equívoco meu e so leio materias como "focus 1.6 tem a melhor relação consumo x desempenho". Parem de ódio pelo emblema da ford k

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    1. Melhor relação consumo-desempenho? Vc está louco? Olha os dados do inmetro. Golf é muito mais econômico.
      Quanto ao desempenho melhor nem comentar, 4 segundos de diferença no 0-100. Patético comparar os dois carros, é como comparar um avião com um palio.

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    2. O motor do Focus só perde para o Golf. Na matéria, colocaram como se fosse o pior carro do mundo. O focus está LONGE de ser pesadão e beberrão, o motor TiVCT de duplo comando de válvulas, junto com a suspensão e todo conjunto mecânico são os maiores destaques do carro, assim como a versão sedan.

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    3. Esses fanboys da Vw, nao sabem o que dizem, o motor do Golf só é mais rapido porque é turbo, pq se fosse aspirado levaria uma surra do Focus (motor moderno ao contrario dos vw, como é o golfssauro de 105 cv, olha como a vw brasil é atrasada e nao respeita o consumidor brasileiro, lança um 16v, 6 anos depois do motor da Ford que tem bloco de aluminio, andei num Golf 1.4 de um colega meu, o motor puxa mas ja ta cheios de barulhos igual os gols da vida, o Golf alemao nao foi feito pras nossas ruas, o concorrente do golf 1.4 é o Focus ecoobost. , por isso o Focus vende 3 vezes mais que o Golf

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    4. Cade o focus ecoboost no Brasil? Ele só tem na Europa mesmo, onde apanha feito uma criança do Golf 7.
      Infelizmente a ford só manda pro Brasil esses motores velhos e lerdos como esse 1.6 de 16 kgfm de torque ....10 kgfm a menos que o do Golf 1.4TSI.
      Aceita que dói menos! Kkkkkkk

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    5. Vc quer comparar o motor do focus 2014 com o do Golf 4 de 1999?
      Compara com o 1.4TSI filhote, que é vendido pelo mesmo preço desse ford mal acabado da 3 geração.
      Aí como eles estão sofrendo! Kkkkk

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    6. colega eu to comparando o do New Fiesta de 2008

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    7. colega eu to comparando o do New Fiesta de 2008, que nem é da categoria do Golf e tem um motor superior

      o motor ecoboost foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o melhor motor do planeta
      chupa Vw,
      O golf 1.4 de um colega meu ja ta cheio de barulhos internos, Golf alemao nao foi feito pra nossas ruas ele nao aguenta.

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    8. Pois o meu está agüentando bem. Tive um audi a3 2009 que agüentou muito bem e tinha comportamento muito parecido.

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    9. O que adianta você ter um golf pra ostentar e enfiar ele nas ruas esburacadas do brasil? Suspensão não aguenta, usuario de golf ja tem aos montes reclamando da ssuspensaoe cambio DSG dando problema, parem de ser alienados e visitem foruns sobre carros na web

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    10. Com o Golf acontece um fenômeno recorrente. Todos os proprietários o elogiam muito, e, inclusive, ele foi o campeão de satisfação dos clientes de 2014 segundo a 4 Rodas, veja:

      http://www.car.blog.br/2014/10/vw-golf-e-o-carro-campeao-de-satisfacao.html

      No teste de longa duração da 4 Rodas o Golf está com zero problemas também:

      http://www.car.blog.br/2014/05/novo-golf-dsg-zero-problemas-em-teste.html

      Entretanto, quem não tem o Golf e não tem dinheiro e nem competência para comprá-lo diz que o Golf tem problemas - problemas estes não encontrados pelos proprietários.
      Então o que se percebe é que o problema na realidade é uma incômodo na parte da anatomia humana que liga o braço ao ante-braço dos que não tem Golf e nem dinheiro para comprá-lo.

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    11. Carlos, esse problema é crônico em alguns usuários do Blog, notadamente donos de automóveis com o forro do teto soltando.

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    12. No reclame aqui 90% dos usuários do Golf 7 tem só uma reclamação do carro: Barulhos !

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  5. Penso que o Golf é a melhor opção, mas se o Focus e líder do segmento é porque realmente tem suas qualidades.
    *simples assim!!!!

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  6. Se o golf é o "melhor carro do mundo", porque ele não lider isolado da categoria????????

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    1. pergunta para o Up! que é o segundo carro melhor do mundo rsrs

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    2. E ele é. O Golf é hatch mais vendido do Planeta. na Europa ele vende umas 5 vezes mais que o Focus.
      Aqui no Brasil a VW não está mais importando pois ele é vendido mais barato aqui que na Alemanha, e aqui tem que pagar II.
      Quando for fabricado no brasil a partir de 2015 será o líder isolado...

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    3. O golf é um ótimo carro SIM, o alemão, que já não está mais entre nós, pois o mexicano está vindo aí com menos peças e ainda mais caro. O problema de quem compra golf está no pós venda horroroso de altas revisões semestrais, além da cara cesta de peças e seguro ser muito maior. Quem tem golf é quem pode manter

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    4. Nossa que tenso! tem cara aqui comparando venda do Golf no Zimbábue com venda do Focus no Brasil... Daqui a pouco vai dizer que a Saab ta vendendo mais nos países nórdicos do que no Brasil...aff...

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    5. João Carlos,
      O Golf é o melhor hatch do mundo, mas não é líder isolado porque é muito mais caro do que os outros hatches, além de não ter para pronta entrega nas versões mais baratas.
      A pessoa sabe que o Golf é o melhor e tenta comprar um de 70k, mas só tem versão de 90k, então acaba comprando um outro hatch inferior por 70 k, como esse Focus 1.6 de 130 cavalos e 16 kgfm de torque (com gasolina), isto é, 10 kgfm de torque a menos que o Golf, e em rotação mais alta.

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    6. O problema que o golf de entrada é quase o mesmo valor do focus titanium plus, ai complica tudo né?

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    7. João Carlos,
      O Golf Highline DSG custa 80k, mais de 10 mil a menos do que o focus titanium plus.
      Sinistro Clube,
      O Golf é o hatch mais vendido do mundo, vc tem que se informar.
      E ele ganha todos os comparativos do focus no mundo todo (inclusive nos EUA), procure no Google.
      Pelo visto essa sua raivinha do Golf (the very best) é porque vc é proprietário de um focus mal acabado e desalinhado. Mas não se preocupe, ARALDITE no forro do teto do focus não deixa ele se soltar. E os plásticos ocos das portas estalam muito? Não tem nada forrado no carro né? Todos os porta objetos são de plástico, capô com varetinha, etc.
      Muito mal acabado. Uma pena.

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    8. kkkkkkkkkkkkk não tenho nenhum dos dois kkkkkkkkkk.
      Seu eu tivesse 90mil contado na mão ficava com focus titanium plus. Mas seu tivesse pouco ligando pra valor ia logo de golf, com led's, teto e rodas.

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    9. Richard, o focus titanium básico é mais completo do que o golf highline básico, para ter equipamentos sememlhantes ao focus titanium plus o golf passa longe dos 100k.

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    10. Márcio Santos,
      O Golf Highline Elegance sem teto é vendido por 85k, preço do focus titanium básico.
      Ele também tem muitos itens que o focus não tem, como Start Stop, freio de mão eletrônico, auto-hold, sensores na frente e atrás, lanternas de LED's, iluminação interna em LED's, bloqueio do diferencial, 7 airbags, porta-luvas refrigerado e forrado em tecido, saídas de ar para o banco de trás, motor turbo de 26kgfm de torque, câmbio DSG de 7 marchas...além de ser mais moderno e mais bem acabado.

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    11. Na minha cidade venderam semana passada os dois últimos Golf alemães que chegaram pelo preço antigo.
      Um deles era um Highline Elegance com teto por 89.990, preço excelente comparado a concorrência.
      O outro era um Highline Exclusive com teto e bancos marrons, além das rodas madrid, por 96 mil reais.
      O carro contava com ACC -piloto automático adaptativo, e DLA, xenon com curva dinâmica, itens que não estão presentes em nenhuma versão do focus.
      Sinceramente, entre um Golf Highline Exclusive, com teto panorâmico e ACC, bancos de couro legítimo com aquecimento, DSG7, turbo, Start Stop, eleito o Carro mundial do ano ...é um focus titanium plus por 94 mil, não tem nem o que pensar.
      O Golf é um produto muito mais refinado e superior, além de mais seguro.

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    12. Meu cunhado comprou faz alguns dias um Golf GTI básico com teto panorâmico por 103 mil na cor preta.
      Alemão ainda. O carro é um espetáculo, os bancos esportivos xadrez são lindos e ele anda demais. O carro chega nos 200km/h muito rapidamente e a gente acha que está com 100km/h, graças a estabilidade do carro.
      Um dia compro um desses pra mim...o câmbio DSG6 é rapidíssimo e colocando o câmbio em S o carro fica com um ronco gostoso.
      Alemão sabe fazer carro bem.

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    13. Meu cunhado...Minha vida...Meu amor...

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    14. Considerando os problemas de excesso de ruído e retenções eu considero o dsg7 uma defeito e não qualidade, inclusive no único mercado onde as montadoras são multadas por vender produtos com vício oculto o dsg7 não é oferecido, seja pela audi ou pela volks.
      Se o golf fosse mesmo mais refinado e superior não teria, além dos problemas do dsg7, ruídos de suspensão e parabrisas frágil, são muitos casos de parabrisas trincando pipocando por aí.
      Além disso não adianta ficar citando equipamentos que o golf não mais possui, agora vindo do México.

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    15. Márcio santos, se vc odeia tanto o Golf, compre um focus s com freios a tambor, acabamento plástico, sem sensor de estacionamento ou farois de milha, sem descansa braço, volante de plástico, câmbio de 6 marchas, ar manual, motor 1.6 e forro do teto caindo por apenas 65.500 reais!! Uma pechincha.
      E ainda ganha de brinde o estepe de bicicleta e dois guarda-chuvas de 1,99 pra vc usar os cabos como suportes para a cabeça nos bancos (pois aqueles caninhos tortos e de material vagabundo são ridículos).
      Abraço.

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    16. Com o Golf acontece um fenômeno recorrente. Todos os proprietários o elogiam muito, e, inclusive, ele foi o campeão de satisfação dos clientes de 2014 segundo a 4 Rodas, veja:

      http://www.car.blog.br/2014/10/vw-golf-e-o-carro-campeao-de-satisfacao.html

      No teste de longa duração da 4 Rodas o Golf está com zero problemas também:

      http://www.car.blog.br/2014/05/novo-golf-dsg-zero-problemas-em-teste.html

      Entretanto, quem não tem o Golf e não tem dinheiro e nem competência para comprá-lo diz que o Golf tem problemas - problemas estes não encontrados pelos proprietários.
      Então o que se percebe é que o problema na realidade é uma incômodo na parte da anatomia humana que liga o braço ao ante-braço dos que não tem Golf e nem dinheiro para comprá-lo.

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    17. Me enganei, o câmbio manual do focus tem apenas 5 marchas!
      Bem atualizado.
      Mas os freios a tambor e a varetinha manual que sustenta o capô são de ultima geração!
      Vc não vai se arrepender. Seu por apenas 65.500 reais.

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    18. Quem que Golf, compra Golf. Quem quer Focus, compra o Focus. Simples: a vida não é pista de corrida, mas sim necessidades. Agora que ridícula a foto do interior do Focus: feita para diminuir o interior do carro. Até o Corolla fica pequeno deste jeito...

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  7. Carro da Volkswagen tem o seguro muito caro, não sei por que isso, essa má fama vem desde o início dos anos 90, conheço muito gente que deixou de comprar carro da volks por causa do valor do seguro, me parece que a única exceção é o UP, por enquanto, Peugeot tem valor de seguro altíssimo também, o seguro do Peugeot 408 gira em torno de R$4.500,00

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    1. Concordo o seguro do golf é uma paulada falo aqui em SP capital vc tem que ter um bom bonus no seguro para o seguro cair e msm assim dependendo do lugar onde a pessoa reside nem isso ajuda,já estou vendo um monte de gente vendendo o carro por não aguentar a pagar a paulada de seguro anualmente,mas há carros mais caros com o audi A3 sportback seguro tbem carissimo até com bonus máximo,os dois realmente são carros para quem pode arcar com as despesas,se não for o caso de algumas pessoas desprevenidas pule fora.

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    2. manutenções tbem são caras,por se tratar de motor importado.

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    3. Amigos vou passar a vcs a cotação de seguro do golf e audi A3 sportback para SP capital zona leste de acordo o que passou minha corretora .
      Golf 1.4tsi não importa se é o confortiline ou highline-7.500,00 sem bonus no caso tdos são seguros novo.
      Golf GTI 2.0 - 15.000,00 sem bonus
      Audi A3 sport ou sportback- de 10.000,00 a 18.000,00
      Não sei o qto cobram em outras cidades mas por aqui é isso.

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    4. Junior:
      Sou morador da zona oeste de SP e os valores das suas cotações batem com o que eu reportei há algum tempo.

      Fui fazer a cotação de seguro de um Jetta comfortline 2011 e pasme, ficou pela bagatela de 11 mil reais. Além disso, fui fazer uma cotação para um Golf GTI 2008 que eu tinha interesse, e o valor ficou por 13 mil reais.

      Resumindo, por esse motivo e também por outro em especial (estou fazendo pós graduação), desisti da compra dos carros supracitados e acabei comprando um Up!

      Infelizmente é o preço que pagamos pela incompetência de nossas autoridades e também justifica o fato de apenas 22% dos proprietários de veículos aqui no Brasil, possuir seguro.

      Abs

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    5. Concordo pois tive um jetta tsi e agora tenho um A3 e o que ajuda um pouco é o bonus mas msm assim tive que fazer muitas contas para encaixar a despesa no orçamento.

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    6. O seguro do Gti de meu filho, ficou em 6,5k, para o perfil dele (29 anos, casado, bônus 6, garagem em casa e no trabalho, único condutor, o que é mentira(rss..), pois vivo "roubando" o carro dele), no Rio!
      O carro será blindado agora em janeiro, e o seguro deve baixar um pouco!

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    7. Legal cao-rj no Rio de janeiro é bem mais barato que aqui em SP,é como eu falo há diferenças entre as diversas cidades do pais,mas acho que o que deve contar tbem é o perfil do seu filho que é favoravel,pois se ele fosse mais jovem e solteiro o seguro ia ser mais caro.

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    8. Detalhe minha esposa quase me bateu por causa do carro e do seguro principalmente e ficou quase um mes sem falar comigo kkkkk

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    9. É o meu caso (Solteiro e com 28 anos). O custo do seguro é o item mais importante, no meu caso, mais importante até mesmo do que o custo de manutenção. Por isso, vejo muita gente quebrar a cara no momento em que compra um carro, pois não costuma pesquisar antes de fechar o negócio, pois depois disso é tarde demais.

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    10. Concordo tem gente ainda que compra carro por impulso mas esquece de incluir gastos como seguro,manutenção e entre outros e se não tiver um bom controle de gastos acaba quebrando a cara.

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    11. Junior:
      Deixe sua esposa dirigir um pouco teu carro!
      Garanto que ela ficará encantada e mais, digamos, menos "agressiva, rsss....
      Abs

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    12. O seguro do meu Golf Highline Elegance ficou em 4.500. Pra minha cidade acho muito caro.

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    13. O meu, exclusive Ficou em 2.400 , SP capital, nenhum condutor menor de 24 anos, bonus 5.

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  8. o motor ecoboost foi eleito o melhor motor do mundo pela terceira vez consecutiva

    pesquise antes de falar asneiras

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  9. Ainda não entendo como esse pessoal compara carros somente no 0 a 100, sério...

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    1. Comentário excluído por uso de termo racista.
      http://observatorionegro2004.blogspot.com.br/2010/02/tolerancia-zero-para-denegrir.html

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  11. Todo mundo sabe que o Golf é melhor do que o Focus, principalmente em desempenho, acabamento e segurança. O Golf é um raro caso de unanimidade de toda a crítica especializada mundial. Tive a oportunidade de dirigir um e realmente o carro é um assombro.

    Mas nem por isso o Ford Focus é um carro ruim como vcs dizem. É um ótimo carro, com uma suspensão muito bem acertada, motor bom, gostoso de dirigir e bonito. Fora o Golf, não tem nenhum hatch médio que vença o Focus.

    Além disso vc consegue comprar o Focus com desconto, tem para pronta-entrega, vc divide em 24 vezes sem juros e compra na cor e versão que vc quer. O Golf só tem poucas unidades e vc tem que comprar o que tem na concessionaria. Além disso o Golf é um carro muito mais visado, de "status", o que torna seu seguro caríssimo.
    Pra quem quer um excelente hatch médio e não quer quebrar o bolso comprando o Golf, o Focus é um ótimo carro que vai atender todas as suas expectativas.
    Não existe um único comparativo de revistas que não coloque o focus em 2 lugar dos hatches e em 1 ou 2 dos sedans, sinal de que o carro é excelente.

    Só porque tem um carro superior ao seu não significa que esse seja ruim, aprendam!

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    1. Golf tem qualidades e acertos fantásticos, mas se equivalente ao Focus na direção, o que conta pra muita gente. O desempenho do 2.0 SE é fantástico, mas o DSG se mostra mais acertado do que o Powershift. Não sei porque tem gente que fica enaltecendo tanto o Golf e desmerecendo o Focus - o carro nem precisa disso... Mas eu entendo: isto é papinho de criançadinha ou de fanzinho de marcas...

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  12. Agora, o Cruze é um produto muito inferior do que o Focus. É um carro com um peso exagerado, um cambio ruim e um motor fraco. O espaço interno do Cruze tambem deixa a desejar.
    Quanto ao acabamento, o Focus também é melhor, tem a parte da frente do painel emborrachada e mesmo as peças plasticas da parte superior do painel e das portas são de boa textura e de qualidade. O Cruze é todo de plastico e é muito barulhento, tem apenas o revestimento do teto melhor. Esse facelift do Cruze não vai ser suficiente para melhorar as vendas dele.
    O resto da categoria então nem se fala. Bravo é muito ruim, I30 é carissimo para o que oferece e o Peugeot 308 desvaloriza demais, dá muito problema e é Peugeot, isto é, garantia de dor de cabeça!

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    1. O peugeot 308 Thp é um ótimo carro. O bravo é muito bonito, mas eu nunca compraria.
      O cruze já está com visual cansado e o i30 é um mico.

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    2. Sou proprietário indireto do tão criticado Cruze sedan LT automático (carro do meu pai) e concordo que o conjunto motriz carece de melhorias. Entretanto, o acabamento embora seja em plásticos, é de boa qualidade. Já está com dois anos de uso e até agora zero problemas, nenhum ruído. É um carro honesto na minha opinião, embora seja inferior aos seus concorrentes diretos, mas entre o Cruze e o Focus sedan, eu prefiro o Cruze. Focus para mim, só o Hatch e na versão SE 2.0L para cima.

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    3. Também prefiro o cruze. O focus sedan tem desvalorização altíssima e é um mico.

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    4. Considerando a desvalorização o cruze pode ser melhor, mas considerando as qualidades dos carros o cruze é muito inferior, perde em motor, câmbio, acabamento, dirigibilidade, sistema de áudio e também segurança, o focus assim como o golf atingira praticamente a pontuação máxima na proteção para adultos.

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    5. Conjunto motriz eu concordo, mas no acabamento o Cruze não fica muito atrás do Focus.

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    6. Tive Cruze e agora tenho Focus 2.0 SE. Não gosto de comparativos, mas gosto de elogiar e elencar o que vale a pena em cada carro. Cruze é uma delícia de se guiar, mas peca nos mesmos pontos que o i30 1,8 e Civic 1.8 pecam: Não são ruins, andam bem, mas ficam devendo em relação ao Focus 2.0 ou Golf. A vantagem do Cruze para o i30 e 308 é justamente na excelente direção, que é muito direta e comunicativa - uma delícia.

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  13. Focus 1.6 MT: 68k - 0 a 100 Km/h em 12,5 segundos
    VW up! 1.0 MT: 28k - 0 a 100 Km/h em 12,6 segundos
    O up! custa quase 1/3 do Focus e anda a mesma coisa no 0 a 100 Km/h.
    E isso porque é o MT. O Focus 1.6 Powershift vai tomar couro feio do up!.

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    1. O focus 1.6 toma couro do fiesta 1.6, do Fox 1.6 msi, do gol power 1.6, do Golf 4,5; do punto 1.8, do polo sportline...

      Deve brigar em desempenho com o Veloster!

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    2. O focus 1.6 toma couro do fiesta 1.6, do Fox 1.6 msi, do gol power 1.6, do Golf 4,5; do punto 1.8, do polo sportline...

      Mas isso é esperado. O Focus é pesadíssimo com mais de 1.300 Kg com um motor raquítico em baixa rotação. O Focus 1.6 Powershift então é pior ainda. Então tomar couro de Fox 1.6 MSI não me admira, já que o Fox faz de 0 a 100 Km/h em 10,5 segundos.
      O problema mesmo pra a imagem do Focus 1.6 é tomar couro do Up! 1.0...Rá..rá..rá..

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    3. Pelo menos o motorista do Focus não vai estar olhando aquele monte de chapa na cor da carroceria dentro do carro...
      Nem passando calor, pois pelo menos o ar-condicionado é de série.

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    4. Lógico que não...o motorista do focus tem um belíssimo ar condicionado manual com botões de fogão para se refrescar. Mas é melhor não ligar o ar-condicionado numa ultrapassagem, pois pode faltar força ao motor. Com o ar ligado o 0-100 do focus 1.6 deve beirar os 14 segundos.

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    5. Qual o problema com o formato dos botões do Focus??
      Com sinceridade meu amigo, tanta coisa para se preocupar nessa vida e você vem criticar o formato de um botão?? O importante é que o negócio funcione.
      Apesar que eu te entendo. Um dia também já fui criança e sonhava com um mundo melhor. Um dia você chega lá...

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    6. Up 12.6s? Tu bebeu? Nem de longe, ele faz em aproximadamente 14s, dependendo do teste pouco mais ou pouco menos.
      Agora faz o seguinte, põe 250kg dentro do up e do focus e refaz o teste, sem comparação, a maior potência de torque do focus farão com que ele sinta muito pouco o aumento de peso, então estes aproximados 14s valem para o carro vazio.
      Esta diferença de 1.5s quando carregados fica muito maior.

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    7. 12,6 é a informaçao oficial de 0 a 100 do up! pela VW.
      12,5 é a informacao oficial de 0 a 100 do Focus 1.6 pela Ford.
      Entao comparativo correto. Dados de fabrica de ambos.

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    8. Você tem problemas? Quantos anos você tem?

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    9. Só se consegue esses numero do UP na Europa aqui é 14,5s para cima.

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    10. Só se consegue esses numero do UP na Europa aqui é 14,5s para cima.

      Número informado pela VW do Brasil para o Up! brasileiro.
      E número do Focus informado pela Ford do Brasil para o Ford Focus 1.6 Brasileiro.

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  14. Só fico me perguntando ... como deixam de comprar um Golf .. carro agraciado por inúmeros prêmios mundiais, que nem vem ao caso mencionar para comprar Focus e Cruze! Aff!!

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    1. Palhaçada mesmo comparar o Golf Mk7, o Carro Mundial do Ano, Carro do ano na Alemanha, Carro do ano na Europa, Carro do Ano nos EUA, Carro do Ano no Japão, Carro do ano no Brasil...que ganhou todos os comparativos que participou com esse focus argentino desalinhado e mal acabado...só aqui mesmo.

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    2. Leandro Cunha, já foi situado o porque de não comprar o golf e optar pelo focus. Revisão cara, seguro caríssimo, motor turbo quando acabar a garantia vai ser uma bomba relógio, dsg já foi dito aqui que custa 20.000 reais fora da garantia. Entendeu.

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    3. Fora que o focus com o mesmo nível de equipamentos custa mais barato, se consegue descontos, o acerto de suspensão é mais adequado à nossa realidade, o golf é duro e faz ruído na traseira.
      Alessandro, e vamos ver daqui algum tempo quandos dsg7 estourados serão encontrados nos golf usados que foram chipados, este câmbio não é usado nos tsi 2.0 exatamente porque tem limitação na quantidade de torque que pode suportar.

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    4. Alessandro, e vamos ver daqui algum tempo quandos dsg7 estourados serao encontrados nos golf usados que foram chipados

      MENTIRA. A VW vende o cambio DSG faz seculos na China e Europa e o cambio é considerado um dos melhores do mundo.

      Agora, problema mesmo tem o cambio Powershift do Focus, que vem dando problemas atras de problemas e as pessoas estáo ficando com os carros parados nas concessionarias, veja:

      http://www.car.blog.br/2014/11/new-fiesta-automatico-powershift.html

      Inclusive tem peticao publica para intervencao na Ford por conta dos problemas do cambio poweshift com mais de 500 proprietários assinando.

      http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

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    5. As pessoas têm livre arbítrio: Compram o que querem. O modo que você diz, dá a entender que só o Golf é bom. Não: Não é apenas ele. O Golf é excepcional, enquanto o Focus é excelente e o Cruze é muito bom. É tudo muito simples: Na hora de se fechar o seguro de um carro, na hora do pós venda, confiabilidade na marca, tradição na marca, comprar um modelo sem pacotes de equipamento (gastar dinheiro a mais para ter itens desejados que são de série em outros, etc...).

      O Focus SE 2.0 é uma máquina fantástica (forte, anda muito, tem a melhor direção do mercado, etc...); o Cruze tem porta malas de sedã, seguro muito em conta, é um dos mais belos, bem equipados, seguro, etc... O Golf, apesar de ser praticamente perfeito, tem seguro altíssimo, desenho "sem sal" e não oferece itens procurados, como o banco em couro (higiênico, de fácil limpeza, etc...)...

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    6. Boa John Petrucci (Dream Theater rs)! É bem por ai...

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    7. John Petrucci, o Golf não tem bancos em couro porque os bancos do golf (highline) é de Alcantara, ou seja, bancos de carros superesportivos, material de luxo, alcantara é item de carro a nível ferrari e lamborghini, pesquisa um pouco amigo.

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    8. John Petrucci,
      Vc tem razão, todos tem suas qualidades e cada um compra o que lhe convém.
      Ataquei os defeitos do focus porque aqui existem certos Haters que atacam o Golf com argumentos sem sentido, como "se o Focus tivesse ecoboost humilharia o Golf", ou "daqui a 5 anos esses TSI vão estar todos acabados", "o alemão é bom, mas o brasileiro vai ser mal acabado", etc.
      Dá vontade de mostrar pra esses Haters que eles estão criticando um produto excelente com argumentos sem sentido nenhum, podendo inclusive fazer um test drive no carro para verem o que é uma delícia de dirigibilidade.
      Abraços.

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    9. Esse Alessandro e esse márcio santos só falam abobrinha.
      Devem ter puxado pra esse tal de bosta de la noya.
      Olha as previsões dos clarividentes: "os motores turbo são uma bomba relógio", "esses câmbios DSG vão estar estourados em pouco tempo"...
      Piada mesmo. Motores turbo são uma bomba relógio? Ta certo...
      Esses câmbios DSG vão estar estourados em algum tempo? "Esses câmbios DSG" equipam todos os carros da Audi e muitos da Volkswagen há muito tempo.
      Cada uma que eu escuto aqui...câmbio ruim é esse Powershift de 6 marchas, nem o fusion nem o focus st ele equipa...Cadê os câmbios rápidos e bons da ford?
      Não esqueçam...se o forro do teto soltar, use ARALDITE.
      Abraços.

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  15. Já tive Focus sedan, excelente por sinal, mas não vejo como compará-lo com um Golf!
    Fica essa guerrinha infantil de Focus x Golf, assim como Ka x up!
    Imaturidade total de ambas as "torcidas", pois não vejo um comprador de Focus, comprando um Golf é vice-versa!
    São propostas diferentes, a meu ver!
    Tudo bem que concorrem na mesma categoria, mas a proposta de um é oposta à do outro!
    Primeiro que o Golf tem motor turbinado e o Focus, aspirado!
    Só por aí, a diferença de desempenho, torque e aceleração, já não competem!
    O Focus é um bom produto, sem dúvida, mas quem compra um Golf, não pensa em comprar um hatch "comportado", digamos assim!
    Ele quer desempenho, toque esportivo e o um motor mais "nervoso"!
    Além de ser destinado à um público mais especifico, com maior renda e que exige o top do top!
    Acho que o comprador de um Golf, principalmente o Gti, daria uma pesquisada, no máximo, num civic S sport, nunca num Focus, assim como um comprador de Focus, que previlegia o conforto ao rodar, pesquisaria um Cruze, nunca um Golf!

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    1. Bem ponderado, Cao! Essa galera fica falando que o blog puxa a sardinha para a VW, mas o que aconteceria se fosse para Ford, Fiat, GM e por ai vai? Que chatice, se todos gostassem das mesmas marcas ou carros, não haveria razão para existir este espaço.

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    2. Pois é, SDS e Junior:
      Cada um dos carros tem suas qualidades e também defeitos, aliás, como QUALQUER carro, afinal, são máquinas e como tais, sujeitas a defeitos!
      Concordo que carros geram paixões e ódios, mas, pessoal, são MÁQUINAS e não PESSOAS!
      Um diz que o forro de um é horrível, o outro que um ESPANCA o outro, o outro, que HUMILHA o oponente, outro que o capô tem "varetinha ", etc, etc
      E assim se vão dezenas de posts, uns se engalfinhando com outros, de uma forma totalmente infantil e discussões totalmente estéreis, que não levam a nada!
      Senhores, prezem as qualidades de cada modelo e compartilhen-se experiências, boas ou ruins, mantendo esse fanatismo de lado!
      O blog é ótimo e cabe à nós, leitores e debatedores que somos, torná-lo interessante e com informações e troca de idéias que somem e agreguem valor, principalmente, para quem procura aki, informações sobre carros!
      O resto é infantilidade e imaturidade!
      Abs

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    3. O que falta a maioria do pessoal daqui é filtrar melhor o comentário a ser respondido. Se fosse assim, com certeza seria mais proveitoso o debate.

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    4. Mas claro que é possível compará-lo ao golf, o volks anda um pouco mais, um pouco, é um pouco melhor acabado, custa mais caro quando tem preços equivalentes, a suspensão do focus é bem melhor acertada para o Brasil e em todos os revies ingleses que li a preferência é ao acerto dinâmico do focus, muito estável sem ser desconfortável.
      É perfeitamente aceitável que alguém prefira o focus por determinados motivos porque ele é também um carro muito bom.
      Em segurança para ocupantes adultos são equivalentes, segundo os testes do lncap.

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    5. Corrigindo, custa mais caro quando tem nivel de equipamentos equivalente.
      Podemos incluir custo de manutenção, revisões e seguro, tudo é mais caro.
      O focus além destas qualidades que possui pode ser encontrado com desconto e facilidades de pagamento, no final o golf sai mais caro e em alguns pontos é superior.

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    6. Uma coisa é querer comparar outra coisa é fazer comentários que dão a entender que ambos são carros perfeitos, o que de fato não é. Vejo muita passionalidade de ambos os lados.

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    7. Alguns erros ai: O Focus 2.0 anda MUITO, praticamente junto do Golf (nada tem de comportado). O rodar do Focus é mais confortável do que o Cruze, que é mais durão.

      Como o outro disse: O acerto de suspensão do Focus é sensacional (conforto sem abrir mão da estabilidade - é o mais próximo que temos dos premiuns europeus. Golf é mais duro, mais força bruta, mais pronto para velocidades altas apenas).

      De resto, é bem por ai...

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  16. nao se compara motor turbo com motor aspirado

    turbo x turbo
    aspirado x aspirado
    cada um na sua

    Ao Moderador deste Blog, favor nao fique apagando meus comentários neste Blog, pois nao estou infringindo quaisquer regras do próprio.

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  17. O que é "melhor"? dá pra entender como melhor tecnicamente ou melhor como adequação ao uso. Se vc pensar como melhor tecnicamente, o Golf é um produto superior ao Focus, talvez perca no acerto mais confortável da suspensão do Ford e só, todo o resto sujeito à medição: motor, consumo, acabamento, materiais, câmbio é melhor nesse VW. Mas aí entra outro termo: "perferência": vc pode dizer: "prefiro não pagar tanto de seguro" ou "prefiro ter um flex" ou a "diferença de potência não é importante pra mim" - muito bem! Aí para o seu uso, é preferível e muito recomendado ter um Focus do que um Golf.

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    1. Concordo plenamente! Muito abalizado seu comentário.
      Abraço.

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    2. Isso que vc disse é falado em todos os comparativos. Se comparar apenas os carros, o Golf é um produto muito superior ao focus. Agora, se for ver em adequação para cada um, com seguro mais barato, preço, custo de peças, preferencia por flex...aí o Focus pode ser uma escolha mais apropriada. Para mim isso fica claro, o Golf é um produto mais caro, com construção muito mais esmerada, utiliza materiais de maior qualidade no acabamento, motor e cambio mais modernos, etc. Com isso o preço fica naturalmente bem mais elevado.

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  18. Já agora, o Focus não tem nenhum problema no forro do teto, eu tenho um focus desde 2012.O motor 1.4 TSI é uma bosta em fiabilidade e duração.A caixa de velocidades DSG só dá problemas. E para informação desse Richard que não sabe bosta nenhuma. A tecnologia da Ford é Alemã à muitos anos, e todos os Focus deste modelo tem discos de travão nas quatro rodas seu ignorante.

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  19. A propósito sou engenheiro de automóveis à 20 anos. Já trabalhei na Audi-Volkswagen na Alemanha e na fabrica da Jaguar em Coventry.

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  20. E uma pena a ford paro de fabricar esse carro, embora que seja ótimo o preço do carro cai da pra compra um usado novinho

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