O post anterior trouxe as informações relativas às vendas de veículos automotores em todo o mês de novembro de 2012, onde pudemos constatar que o Hyundai HB20 vendeu 8.077 unidades, contra 7.409 do Chevrolet Onix.

Chevrolet Onix Branco

Ou seja, em todo o mês de novembro o HB20 vendeu 668 unidades a mais que o compacto da Chevrolet - o que poderia sugerir que o título deste post - "Chevrolet Onix supera o Hyundai HB20 em vendas" - contém algum engano.


Chevrolet Onix Branco

Entretanto, não há equívoco algum: o Chevrolet Onix, neste momento, já vende mais que o Hyundai HB20. Isso acontece porque os números relativos ao fechamento do novembro não contam a história toda.

Chevrolet Onix - interior - painel

Como os dados de vendas da FENABRAVE são divulgados quinzenalmente, é possível fazer o acompanhamento do mercado nesses nas duas quinzenas de cada mês, e o que se observa é que o Onix, na segunda quinzena de novembro vendeu 4.556 unidades, enquanto o Hyundai HB20 ficou com 4.175.

Huyndai HB20 Branco 1.6 Premium

Ocorre que na primeira quinzena de novembro o HB20 tinha vendido 3.902 unidades, e o Onix apenas 2.853, pois ele estava ainda em suas etapas iniciais de venda, enquanto que o sul-coreano já estava em vôo de cruzeiro em termos de vendas.

Huyndai HB20 Branco 1.6 Premium

Em resumo, na segunda quinzena de novembro o Chevrolet Onix vendeu 381 unidades a mais que o HB20, e essa distância deve começar a crescer daqui em diante, pois a Chevrolet tem mais capacidade de produção (12.000 unidades / mês contra 7.500 do Hyundai HB20), e uma rede de concessionárias com mais capilaridade em âmbito nacional.

Huyndai HB20 Branco 1.6 Premium - interior

Dessa forma, não será surpresa se já na primeira quinzena de dezembro o Chevrolet Onix aparecer à frente do Hyundai HB20 em termos de vendas, visto que isso aconteceu na segunda quinzena de novembro, mas como os resultados da 2ª quinzena são somados aos da primeira quinzena, o HB20 ainda apareceu na frente.

58 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. FATO
      O HB20 É VENDIDO EM 120 CONCESSIONÁRIAS
      O ONIX É VENDIDO EM 620 CONCESSIONÁRIAS

      ARREDONDANDO OS NÚMEROS AS VENDAS SÃO:
      HB20= 8000
      ONIX= 7400

      É SÓ FAZER AS CONTAS, SE A HYUNDAI TIVESSE O MESMO NÚMERO DE CONCESSIONÁRIAS QUE A GM O HB20 TERIA VENDIDO MAIS DE 40.000 UNIDADES, QUASE O DOBRO O GOL OU GOL+UNO JUNTOS.

      Excluir
    2. AS CONCESSIONARIAS NA HYUNDAI SÓ VENDEM HB20. ENTAO É PRECISO CONSIDERAR TODOS OS CARROS DA CHEVROLET.

      Excluir
  2. Resta saber se esta vendendo mais por que é melhor ou pelo simples fato de nao ter modelos do hb20 disponiveis para a venda em curto espaço de tempo. Noutro contexto, a liderança do gol continua inabalada, perdendo o uno/palio/sandeiro/fiesta seguidores para os novos lançamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FATO
      O HB20 É VENDIDO EM 120 CONCESSIONÁRIAS
      O ONIX É VENDIDO EM 620 CONCESSIONÁRIAS

      ARREDONDANDO OS NÚMEROS AS VENDAS SÃO:
      HB20= 8000
      ONIX= 7400

      É SÓ FAZER AS CONTAS, SE A HYUNDAI TIVESSE O MESMO NÚMERO DE CONCESSIONÁRIAS QUE A GM O HB20 TERIA VENDIDO MAIS DE 40.000 UNIDADES, QUASE O DOBRO O GOL OU GOL+UNO JUNTOS.

      Excluir
    2. AS CONCESSIONARIAS NA HYUNDAI SÓ VENDEM HB20. ENTAO É PRECISO CONSIDERAR TODOS OS CARROS DA CHEVROLET.

      Excluir
  3. É uma concorrência muito desigual, a Hyundai ainda está estruturando sua rede de Concessionárias, enquanto a GM possui uma das maiores redes instaladas. Pela proporcionalidade, CLARO que o HB20 vende mais que o Onix, só o redator da matéria não percebeu isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FATO
      O HB20 É VENDIDO EM 120 CONCESSIONÁRIAS
      O ONIX É VENDIDO EM 620 CONCESSIONÁRIAS

      ARREDONDANDO OS NÚMEROS AS VENDAS SÃO:
      HB20= 8000
      ONIX= 7400

      É SÓ FAZER AS CONTAS, SE A HYUNDAI TIVESSE O MESMO NÚMERO DE CONCESSIONÁRIAS QUE A GM O HB20 TERIA VENDIDO MAIS DE 40.000 UNIDADES, QUASE O DOBRO O GOL OU GOL+UNO JUNTOS.

      Excluir
    2. AS CONCESSIONARIAS NA HYUNDAI SÓ VENDEM HB20. ENTAO É PRECISO CONSIDERAR TODOS OS CARROS DA CHEVROLET.

      Excluir
  4. Só por causa da maior produção e do maior número de concessionárias como dito pelos colegas acima.

    Achei o Onix muito feio, principalmente a frente e se você tira o Mylink (que é um dos poucos atrativos do seu interior) acaba a graça do conjunto que é paupérrimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora que o acabamento é RUIM demais, muito inferior ao do Gol e HB 20.

      Se a GM acha que tem carro com a mesma qualidade de ambos que citei acima, pode esquecer. No que diz respeito aos lançamentos do segmento, o Onix só não é pior do que o Etios.

      Bom... Para ser pior do que o Etios, seria uma proeza. Isso é difícil até mesmo para os chineses...

      Excluir
    2. FATO
      O HB20 É VENDIDO EM 120 CONCESSIONÁRIAS
      O ONIX É VENDIDO EM 620 CONCESSIONÁRIAS

      ARREDONDANDO OS NÚMEROS AS VENDAS SÃO:
      HB20= 8000
      ONIX= 7400

      É SÓ FAZER AS CONTAS, SE A HYUNDAI TIVESSE O MESMO NÚMERO DE CONCESSIONÁRIAS QUE A GM O HB20 TERIA VENDIDO MAIS DE 40.000 UNIDADES, QUASE O DOBRO O GOL OU GOL+UNO JUNTOS.

      Excluir
    3. Concordo Man. A GM, sei não. Será que segura as pontas só com o Cruze? Digo porque Celta, Agile e Onix não superam ninguém nas respectivas concorrências.

      E quanto ao internauta Anônimo, concordo em parte porque já ví neguinho dizer que não compra GOL porque é igual taxi, porque tem muito circulando.

      Acho que se ocorrer das cidades ficarem "entupidas de HB20" o carro vai perder a graça, o que é injustificável, assim como no caso do Gol, daí seus números poderão, poderão cair por terra.

      Sabe como é, tem gente que só avalia e compra por ser novidade.

      Excluir
    4. É bem por aí, Mike.

      O problema é que tem muita gente que acha que "não vale" é a mesma coisa que "não pago".

      Sobre o "não vale", isso nenhum carro vendido por aqui, nacional ou importado, vale mesmo. Todos são caros pelo que são. Agora, o "não pago", é bem diferente...

      Aí entra gosto pessoal no meio... Então acaba gerando confusão e discussões tolas.

      E como carro pra brasileiro é "status", claro que a maioria vai preferir a novidade. Incondicionalmente.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. titulo sem pé nem cabeça e explicação pior ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É simples:

      HB20 : 3902 (1ª quinzena) + 4175 (2ª quinzena) = 8.077 (total/nov)
      ONix: 2853 (1ª quinzena) + 4556 (2ª quinzena) = 7409 (total/nov)

      O HB20 começou novembro vendendo mais, mas depois o Onix superou na segunda quinzena.

      Por isso que o Onix superou o HB20 em vendas. E, atualmente, vende mais.

      Excluir
    2. Fábio LM, com relação às vendas da primeira quinzena, o Onix só começou a ser vendido em 07/11. O HB20 estava sendo vendido desde 01/11. Como Onix e HB20 são bons carros e agradaram o consumidor, é natural o Onix vender mais pelo maior número de concessionárias GM (620 X 120). Ainda falando em concessionárias, enquanto as da GM tem oficina completa e venda de peças, a maioria das concessionárias Hyundai ainda são apenas lojas de vendas de carros, com oficina básica apenas para revisão e sem estoque de peças. Isso valoriza ainda mais o bom resultado de vendas do HB20. Ainda é cedo para dar um 10, mas GM e Hyundai estão de parabéns, já a Toyota com o Etios, sem comentários. O Onix foi eleito o melhor carro de 2012 pela ABIAUTO, escolhido por 73 jornalistas especializados de todas as regiões e mídias do Brasil. Sou um desses 7409 que compraram o Onix em novembro e até agora só tenho elogios para o carro. Testei o Onix 1.4 e o HB20 1.6, gostei dos dois, mas escolhi o Onix por atender melhor minhas necessidades.

      Excluir
    3. Exatamente. Concordo com tudo o que vc falou e também escolheria o Onix. Quanto ao Etios, não o considero um carro ruim. Já fiz o test-drive e me impressionei com a solidez do conjunto e boa qualidade construtiva. Agora, em termos de sofisticação, ele fica atras de Onix e HB20.
      É importante considerar também que o Etios foi o único compacto novo testado pelo Latin NCAP e recebeu 4 estrelas - um número muito bom para um carro de sua categoria.

      []s.

      Excluir
    4. Interessante seu comentário, e, sem dúvida, o Etios tem seus pontos fortes e não é um carro ruim. A Toyota é uma marca de ponta, mas é lamentável a decisão de lançar o Etios no Brasil ao invés do Yaris. O Yaris na mesma faixa de preço do Onix e HB20, seria um páreo duro e iria brigar no top 10. A Toyota tem competência de sobra para lançar carros compactos de vanguarda muito superiores ao Etios, por isso, dessa vez, ela merece um puxão de orelhas. Talvez consigam reverter as fracas vendas se reduzirem o preço do Etios. E aguardar para ver. Abraço.

      Excluir
    5. Quem quiser conhecer o Yaris e só entrar no site www.toyota.com/yaris e ver a diferença do nosso Etios.

      Excluir
    6. FATO
      O HB20 É VENDIDO EM 120 CONCESSIONÁRIAS
      O ONIX É VENDIDO EM 620 CONCESSIONÁRIAS

      ARREDONDANDO OS NÚMEROS AS VENDAS SÃO:
      HB20= 8000
      ONIX= 7400

      É SÓ FAZER AS CONTAS, SE A HYUNDAI TIVESSE O MESMO NÚMERO DE CONCESSIONÁRIAS QUE A GM O HB20 TERIA VENDIDO MAIS DE 40.000 UNIDADES, QUASE O DOBRO O GOL OU GOL+UNO JUNTOS.

      Excluir
    7. AS CONCESSIONARIAS NA HYUNDAI SÓ VENDEM HB20. ENTAO É PRECISO CONSIDERAR TODOS OS CARROS DA CHEVROLET.

      Excluir
  7. Eu acho que a Fenabrave conta são emplacamentos e não vendas.

    ResponderExcluir
  8. Hahaha falar que o acabamento do ONIX E pior que o do HB20 tá de sacanagem e das grandes, vi os dois ao vivo e sim o onix possui um acabamento um pouco superior sim, design e subjetivo, eu gostei muito do Onix e tb do HB 20 que hoje sao referencias do segmento, e entrar em um dos dois fazer o test drive e comprar o que te melhor agradar. Eu hoje ficaria com o Onix, não apenas pelo acabamento mas tb pelo custoxbeneficio, e algumas "cagadas" que a hyundai fez no Hb20, como luz ridicula nos vidros eletricos e a pior 300 conto no minimo por um jogo de tapetes, assim o hb20 aumenta facil seu preço final...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onix com acabamento SUPERIOR ao HB 20?

      Desculpe, mas não concordo MESMO.

      Hoje eu fui conhecer o Onix pessoalmente. Honestamente... Que decepção!

      Qualidade de construção da carroceria apenas mediana, interior repleto de plásticos mal-encaixados e rebarbas... Olhem os plásticos das laterais do painel quando se abre as portas dianteiras. Por sinal, o Onix que vi no showroom estava esse plástico lateral esquerdo do painel soltinho.

      E já passaram os dedos nos forros das portas bem rente às janelas? Repleto de rebarbas. Fora que o puxador da porta é um crime à boa ergonomia.

      Ao abrir o porta-malas, mais coisa relaxada... Borrachinhas antirruído do tampão traseiro coladas tortas e com diferenças gritantes entre os lados.

      Uma coisa boa: os bancos tem tecido de qualidade superior ao do HB 20 Premium, mesmo na versão intermediária, a LT. O espaço no banco traseiro dele é bom também, superior ao do Gol e HB.

      Na minha opinião, os melhores do segmento são HB 20 e Gol. Entrem num deles e vejam se encontram rebarbas ou peças tortas ou mal-encaixadas...

      "Ah, mas o Onix tem o My Link"... Grande coisa! Então um penduricalho eletrônico vale mais do que ter um carro globalmente melhor? Pra muitos, isso pode funcionar. Pra mim, não mesmo.

      Honestamente... O Onix só é melhor do que o Agile e Corsa. E só vai comprar quem é fã da GM ou quer um HB 20 e não quer esperar muito tempo.

      Se quer comprar um hatch com cara de novidade, melhor esperar um pouco e comprar um HB 20! É muito superior ao Onix no conjunto... Agora, se não faz questão de ter a última novidade do segmento, fique com o bom e velho Gol.

      A GM mostrou que ainda não aprendeu a fazer um carro com bom acabamento desde a década de 80 e 90... Francamente! Os únicos GMs atuais que tem bom acabamento são apenas o Sonic e o Cruze. O resto, esquece...

      Excluir
    2. Só complementando... Conduíte da fiação mal-fixado e exposto no porta-malas também. Isso seria até aceitável num carro de 20 anos atrás... Mas e hoje?

      Sinceramente, quem gosta de carro e não conseguiu enxergar esses detalhes no Onix, tá precisando rever seus conceitos sobre automóveis.

      Excluir
    3. Descordo em algumas partes Man, o lance da borrachinha eu n vi, mas o painel do que eu vi possuia uma boa qualidade e "aparentemente" não tinha nenhuma peça mal encaixada ou com rebarba.

      Excluir
    4. Olha a moldura do painel que fica do lado da coluna "A" que você vê que ela é mal-encaixada. Você aperta ela com a mão e ela cede facinho. Isso quando não tem diferença de vão entre os lados.

      Fora que vi um monte de machucadinhos nos forros das portas em carros do showroom. Belo controle de qualidade... Se fosse apenas em um carro, vá lá. Mas até em carro que estava no pátio interno da concessionária tinha isso.

      O Onix só vai vender bem porque:

      - A central multimídia xing-ling chama a atenção dos que gostam de penduricalhos eletrônicos;
      - O carro, apesar de não ser grande coisa em qualidade geral, ainda é bem melhor do que Corsa e Agile;
      - É novidade;
      - Existe muito fã incondicional da GM.

      Sinceramente... Gol e HB também tem suas mancadas, mas ainda são os melhores do segmento dos hatches pequenos e tem qualidade geral bem superior ao Onix.


      Excluir
    5. Alguns defeitos podem ser Facilmente resolvidos como esses machucadinhos e a moldura do painel, se tiver em todos os carros assim mesmo, torço pra que o controle de qualidade do Onix seja mais rigido, pq o carro possui um motor esperto (ambos) e um interior muito bonito, aliado a um design que particularmente gostei muito, lembro de quando veio o Gol G5 com muitos defeitos e logo com o passar do tempo foi se tornando o que é hoje, a GM evoluiu muito com o Onix, que agora melhore mais ainda e deixe a concorrência mais acirrada.

      A estudo de caso ficaria com um dos três: Onix,Hb20,Gol ou o Gol Rallye se lançasse, só não concordei muito com a traseira do Gol e espero que o facelift ano que vem concerte algumas CAGADAS da Volks, como se diferenciar do FOX, ja seria um começo.

      Excluir
    6. Espero que esteja certo, porque tem casos em que essas mancadas não são resolvidas. As montadoras pensam que o consumidor será eternamente besta...

      Vide Palio. O antigo já tinha acabamento ruim. Esse atual, continua na mesma.


      Excluir
  9. NA VERDADE EU JÁ VI DOIS ONIX E NENHUM HB20 NESSES DIAS NA REGIAO ONDE MORO.

    ResponderExcluir
  10. o design do HB20 é enjoativo

    ResponderExcluir
  11. Eu quero mais é que os dois vendam muito, pois só assim que as outras montadoras irão melhorar a qualidade de seus carros.
    Já que querem vender seus carros caros no nosso país... que pelo menos sejam bonitos, seguros e acabamento de primeira linha.
    Chega de carros pelados com plásticos vagabundos. Na Fiat até Punto e Linea são cheios de rebarbas. Na Ford... Ecoesporte de 70 mil, tem um monte de peças mal encaixadas. E por aí vai.
    BASTA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, finalmente mais um que viu isso até em Punto e Linea!

      O mundo ainda não está perdido.

      Eu também desejo que esses lançamentos vendam bastante... Assim a concorrência melhoram os modelos já existentes.

      Excluir
  12. As vendas expressivas de Onix e HB20 vão agitar o mercado dos compactos. A Ford vai lançar o New Fiesta nacional (muito bonito) e terá de vir com preço competitivo. Idem para a Peugeot com o 208. A Citroen, se quiser vender mais C3, vai ter que reduzir os preços. A Nissan, que vai fabricar o March no Brasil, deve estar coçando a cabeça. VW e fIAT já devem estar se mexendo para manterem a liderança, enfim, acho que alguma coisa vai melhorar para o consumidor. Vamos aguardar e torcer!

    ResponderExcluir
  13. FATO
    O HB20 É VENDIDO EM 120 CONCESSIONÁRIAS
    O ONIX É VENDIDO EM 620 CONCESSIONÁRIAS

    ARREDONDANDO OS NÚMEROS AS VENDAS SÃO:
    HB20= 8000
    ONIX= 7400

    É SÓ FAZER AS CONTAS, SE A HYUNDAI TIVESSE O MESMO NÚMERO DE CONCESSIONÁRIAS QUE A GM O HB20 TERIA VENDIDO MAIS DE 40.000 UNIDADES, QUASE O DOBRO O GOL OU GOL+UNO JUNTOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE CALCULO ABSURDO.

      TA FALTANDO ALGUNS DETALHES
      1 - HYUNDAI SÓ VENDE O HB20.
      2 - CONCESSIONARIAS EM UMA MESMA REGIAO COMPROMETE A VENDA UMAS DAS OUTRAS.

      Excluir
  14. Sera que a Hyundai vai conseguir dar conta de tanto carro, pois sabemos que ela tem poucas concessionarias... e outra, não gostei do atendimento da Hyundai e nem da Kia...

    ResponderExcluir
  15. Sera que a Hyundai vai conseguir dar conta de tanto carro, pois sabemos que ela tem poucas concessionarias... e outra, não gostei do atendimento da Hyundai e nem da Kia...

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. NÃO TEM COMO LER ALGUMAS BESTEIRAS...
    TODAS AS PESSOAS QUE CONVERSEI ACHARAM OS DOIS(ONIX E HB20)MUITO BONS.
    COMO O CARA VAI COLOCAR COMO UM PONTO NEGATIVO O FATO DE UMA EMPRESA TER MAIS SUPORTE DE OFICINA E PEÇAS... COMO VAI DESVALORIZAR O FATO DE TER MAIS DISPONIBILIDADE DE PRODUTO...
    A GM SIMPLISMENTE ESTA MAIS PREPARADA E COM MAIOR INFRA...

    TERIA QUALQUER UM DOS DOIS, MAS POR SABER QUE TENHO MAIS SUPORTE E MENOR DESVALORIZAÇÃO DE MERCADO NA GM FICARIA COM O ONIX.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2006 a GM lançou o PRISMA ...depois de 1 geração Matou o carro.
      Depois Matou MERIVA e ZAFIRA na primeira geração também.
      Em 2009 lançou o AGILE que com a chegada do ONIX JA ESTÁ MORTO E ENTERRADO.
      ENQUANTO ISSO DEIXA NO MERCADO O CLASSIC DE 20 ANOS ATRÁS COM MESMO INTERIOR E EXTERIOR, SÓ MUDANDO A FRENTE E TRASEIRA E POUCO. OUTRO QUE NÃO SAI É O CELTA.

      GM = PLANEJAMENTO ZERO, SE NÃO VENDE DANÇA, AI EU PERGUNTO DAQUI 2 ANOS O AGILE JÁ ERA E DAQUI 4 O COBALT E DAQUI A 5 SERÁ A VEZ DO ONIX...
      E O CLASSIC E O CELTINHA CONTINUARÃO ENQUANTO FOREM OS MAIS VENDIDOS..

      O QUE ISSO QUER DIZER??? VCS QUE COMPRARAM ONIX DAQUI A POUC0 TEMPO VÃO ESTAR CORRENDO PRA VENDER PORQUE TAMBÉM VÃO SAIR DE LINHA NA 1 GERAÇÃO...

      Excluir
  18. HB20 1.0 3 (tRES) VALVULAS, VALE MENOS, MY LINK VALE MAIS

    ResponderExcluir
  19. ETIOS BOM, 24.000,00 BRIGA COM UNO - UNICA SOLUCAO

    ResponderExcluir
  20. DIGAM ADEUS, AO RENAULT SIMBOL
    TENTARAM ENGANAR E NAO CONSEGUIRAM

    ResponderExcluir
  21. NAO SE DEIXE ENGANAR, NOS CONSEGUIREMOS
    DEEM ADEUS AO TOYOTA ETIOS

    ResponderExcluir
  22. TODO MUNDO PROCURA HB20,
    OLHA E FICA OLHANDO, OLHANDO.......

    PROCURA ONIX, COMPRA, COMPRA, COMPRA...........

    EM JANEIRO VAI VENDER 12.000 UNIDADES

    ResponderExcluir
  23. o atendimento nas consecionarias da Hyundai e pessimo, fui em duas aqui em goias em rio verde e outra em goiania, nunhuma das duas estavam muito intereçadas em apresentar o carro muito menos test drive. na GM fui em duas tbem em rio verde-GO e outra em quirinopolis-GO e nas duas fui muito bem atendido, tanto que fiz o pedido do meu onix.

    ResponderExcluir
  24. Que engraçado, comigo foi exatamente o contrario,rsrsrs, compre um HB20

    ResponderExcluir
  25. POVÃO, CHEGA DOS MESMOS, VAMOS DE HB20.
    ONIX, viiiixi, COMPRE CHEVETTE, mesma coisa.

    ResponderExcluir
  26. Concordo com todos os comentarios. Nada é perfeito ou agrada a todos.Sao todos bons mas nenhum é perfeito! O importante é que a concorrencia faz todos dar o melhor de si.
    O problema é que qdo se gosta de um o outro desagrada em tudo ou quase tudo do outro.E tambem qual é a graça de serem todos iguais?

    ResponderExcluir
  27. Acho o Onix muito parecido com o Agile(design) e o HB 20 com carro de revistinha Mangá.

    ResponderExcluir
  28. HB20 ? Tranqueira... Vai lá na lojinha ver se tem peça de reposição imediata... !!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem