A FENABRAVE - Federação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores - divulgou os números de vendas de carros no mercado brasileiro no mês de novembro de 2012 - que mostram que os mais recentes hits do mundo automotivo brasileiro - Hyundai HB20 e Chevrolet Onix - entre os dez carros mais vendidos.

Hyundai HB20

O Hyundai HB20, com 8.077 unidades comercializadas no mês de novembro figurou como o 8º carro mais comercializado no Brasil - um número que é, inclusive, superior à capacidade de produção mensal da Hyundai - divulgada como de 7.500 unidades / mês.

Hyundai HB20

O HB20, apesar desse bom desempenho, ainda vende bem menos que o Volkswagen Gol, que, emplacando 25.591 unidades em novembro, vendeu mais de três vezes mais que o sul-coreano.

Hyundai HB20

De qualquer forma, os números da Hyundai mostram que o HB20 chegou para abalar as estruturas do segmento de carros compactos no Brasil, e esses números podem ser constatados na prática, pois é cada vez mais frequente a presença do HB20 nas ruas.

Chevrolet Onix

Mas se a Hyundai tem motivos para comemorar, a Chevrolet também tem, e até mais, pois o seu recém lançado Onix também figurou bem, com nada menos que 7.409 unidades vendidas em novembro de 2012.

Chevrolet Onix

É bom lembrar que o Chevrolet Onix chegou ao mercado quase um mês depois do HB20 e já está vendendo quase a mesma coisa, visto que uma distância de 668 carros em um mercado tão dinâmico como este não deve deixar a Hyundai tranquila.

Chevrolet Onix

O fato é que a capacidade de produção que a GM tem do Onix (12.000 unidades / mês) é superior à da Hyundai. E, se o mercado se consolidar com o Onix vendendo essas 12.000 unidades por mês, ele ficará como o 4º carro mais vendido do país, superando o Volkswagen Fox.

Toyota Etios decepciona

No lado negativo, quem não está com muitos motivos para comemorar é a Toyota, que vê o seu Etios vendendo bem menos que sua capacidade de produção.

Toyota Etios Hatch

O Hatch compacto japonês vendeu minguadas 1.322 unidades no mês de novembro - números muito abaixo de seus principais concorrentes de mercado.

Toyota Etios Hatch

Isso denota que a estratégia da Toyota de lançar no Brasil um carro destinado a mercado emergentes não está funcionando.

Toyota Etios - interior

Se as vendas do Etios continuarem nesses patamares nada animadores, é provável que a empresa tenha que rever sua política de preços.

Conclusão


O Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix estão entre as melhores coisas que o mercado automotivo brasileiro apresentou nos últimos tempos. São carros compactos, destinados ao público de entrada, mas com visual apurado, bom acabamento e preços competitivos. Assim, seus números de venda não surpreendem.

16 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Já li que o hb20 está com fila de espera de 180 dias... se tive uma produção de 30.000 carros, já teria batido as vendas do gol. Tem muita gente que não tem paciência pra esperar e resolve comprar outro carro.
    O etios só vendeu essa quantidade porque é novidade... acredito que as vendas dele sofrerão muito ainda. Será o grande mico da toyota :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Correção)... *tivesse uma produção de 30.000

      Excluir
    2. Os números consolidados de novembro não contam a história toda. O fato é que o Chevrolet Onix já está vendendo mais que o HB20:

      http://www.car.blog.br/2012/12/chevrolet-onix-supera-o-hyundai-hb20-em.html

      O Onix superou o HB20 na segunda quinzena de novembro. O ranking de dezembro já deve trazer o Chevrolet na frente do Hyundai.

      Excluir
    3. Espero que tanto a Hyundai quanto a GM aumentem a produção de seus carros para baterem de frente com a VW e com a Fiat... e assim impulsionar para que melhorem a qualidade de seus carros.

      Excluir
    4. Concordo plenamente. Quem ganha somos nós...

      Excluir
  2. A porcaria do Etios ainda vende bem, tendo em vista à sua péssima qualidade geral... Só mesmo a QR pra achar que Etios é melhor do que Palio, 207 e March.

    E não me surpreende o Onix ultrapassar o HB nas vendas. Obviamente, isso se explica pela maior capacidade produtiva da GM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais concessionarias GM e a "massada" da Hyundai para entrega favorecem bastante o Onix tb.

      Excluir
  3. Parece que a Fiat foi quem mais perdeu, afinal, o Uno vendeu em algumas oportunidades mais de 20 mil unidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E honestamente, depois de ver o Onix ao vivo...

      Que o HB DISPARE nas vendas, pois dá de 1000 a zero no Onix em qualidade geral.

      Tomara que a Hyundai aumente logo sua capacidade produtiva e também a quantidade de concessionárias...

      Excluir
  4. ESSE CARRO DA TOYOTA ALEM DE FEIO POR FORA É MAIS FEIO AINDA POR DENTRO, O PAINEL É HORRIVEL, VELOCÍMETRO NO CENTRO SÓ MESMO O MINI.
    TALVEZ SE BAIXAR OS PREÇOS PRA 20 ATÉ 24MIL TALVEIS AINDA VENDA ALGUM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 20k ainda é caro no Etios.

      Mal-acabado por mal-acabado, compro um Mille.

      Pelo menos é BEM mais barato e tem tinta no cofre do motor...

      Excluir
  5. O meu HB20 chego terça (04/12/12), Confort Plus 1.0 azul, eu fiz o pedido dia 17/10/12.

    Agora ele está na concessionaria, mandei botar insulfilme, sensor de ré e tapete (¬¬").

    Felizmente, eu fui a primeira (mesmo!) pessoa a fazer o Test-Drive nele no Estado.

    Voltinha bem curta, não deu pra ver muita coisa. No entanto o que chama a atenção (tirando o design que é questão de gosto) é a direção hidráulica extremamente leve, quem não tem costuma com direção hidráulica vai meio que "levar um susto" com essa.

    Outra coisa é a potencia, achei o carro muito potente, além de entregar 75CV (gasolina) ele é bem levinho e com um torque bem alto. O ronco do motor também é agradável. Quanto a ruídos externos é excelente.

    Quando eu tiver com o carros em mãos e andar por algumas semanas, eu faço outro post falando mais do carro.



    ResponderExcluir
  6. Testei o Onix e o HB20 e acho que ambos vão continuar a vender bem porque são carros equivalentes, muito bons e que levam vantagens sobre os outros compactos hoje disponíveis no mercado, conforme já avaliaram TODAS AS REVISTAS ESPECIALIZADAS DESSE PAÍS. No entanto, a GM em Gravataí só consegue produzir 12.000 Onix por mês. A fábrica da Hyundai de Piracicaba, hoje produz 7.500 HB20 por mês e pode chegar a 12.000 com a implantação do terceiro turno. Assim, independentemente do sucesso de Onix e HB20, suas vendas para os próximos anos estão limitadas às capacidades de suas fábricas de 12.000 carros por mês para cada um, lembrando que o motor e câmbio do HB20 são importados da Coréia, de logística mais difícil e sujeita a fatores externos que podem fugir do controle da Hyundai Brasil.
    Para quem curte smartphone, o Onix inova o mercado dos compactos com o My Link, que é um plataforma para smartphone com tela touch de 7". Em 2013, além do GPS, a GM já anunciou que vai lançar mais cinco aplicativos no Brasil. Quem for antenado e tiver curiosidade é só dar uma olhada no site da GM dos EUA e ver o que está já está acontecendo com o My Link por lá. A cada ano, os usuários de smartphones (cada vez melhores e mais baratos) poderão trazer para o carro, mais e mais aplicativos de seu uso pessoal, customizando e usando o My Link com sua tela touch 7" de acordo com suas reais necessidades (GPS, música e vídeo pela internet, rádio por satélite, comando de voz, etc, etc, enfim, o céu será o limite). Essa novidade é muito bem vida e deverá sem ampliada para outros carros da linha GM em breve.
    Já rodei quase 1.000 km com meu Onix 1.4 e posso afirmar com todas as letras, É UM BOM CARRO E RECOMENDO. Motor esperto e adequado ao tamanho do carro. Muito silencioso internamente. Câmbio com engates curtos, macios e precisos. Espaço interno excelente, acho que é o maior da categoria. Acabamento interno bom. O CONSUMO MÉDIO medido na bomba até agora é 10 km/l (ETANOL, ar sempre ligado), circuito misto 2/3 estrada, 1/3 cidade e está de acordo com a avaliação da Revista Quatro Rodas. Design é gosto pessoal, mas talvez por ser novidade, onde paro perguntam do carro. Por isso, minha sugestão para quem tiver dúvida e simpatizou com o Onix é ir ver o carro, fazer um teste drive e tirar suas próprias conclusões. Atualmente o Onix tem menor fila de espera e custa um pouco menos que o HB20. Outro ponto interessante na comparação entre os dois, é o fato da GM ter uma ampla rede de 620 concessionárias, que além de vender carros, também tem oficina completa e estoque de peças. O caso da Hyundai é bem diferente, a grande maioria de concessionárias só vende carros, não tem peças em estoque e a oficina só faz as revisões periódicas. Isso é uma característica que deve mudar aos poucos e a Hyundai está trabalhando para isso, mas quem compra o carro hoje precisa saber que irá conviver com essa realidade da Hyundai por alguns anos. Quando fiz o teste do HB20, pedi para conhecer a oficina da concessionária Hyundai da minha cidade para comparar com a oficina da concessionária GM daqui que já conhecia. Pelo espaço físico, equipamentos na oficina e número de mecânicos, não tem como a Hyundai resolver problemas mais graves por aqui, vão ter que mandar os carros para uma oficina maior, ou seja, maior tempo para reparar o veículo e outros inconvenientes. Todos nós compramos um carro zero esperando que não ocorrerá qualquer problema, mas nem sempre isso acontece. Estou falando de SP, região do Vale do Paraíba. Fico imaginando como deve ser nas regiões mais distantes dos grandes centros. Durante o período de garantia, 3 anos do Onix e 5 anos do HB20, são essas concessionárias que atenderão os usuários.

    ResponderExcluir
  7. Toyota é Toyota, mas custava fazer um carro bonito em vez de uma versão urbana da Bandeirante?

    ResponderExcluir
  8. Ontem eu fui ver o HB20, onix e etios, etios esquece, gostei do HB20 e onix, HB20 mais bonito, porém irei levar o onix com o mylink.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem