O INMETRO divulgou a nova listagem do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), que incorpora agora 184 modelos e versões de carros nacionais e importados.

Renault Clio 2013 - consumo

A nova lista de carros testados já traz alguns dos mais recentes lançamentos do mercado brasileiro em 2012, como o Hyundai HB20, Ford Novo EcoSport, Toyota Etios e os Gol e Voyage reestilizados da Volkswagen.

Renault Clio 2013 - consumo

Mas a principal surpresa da lista foi o Renault Clio 1.0 16V Flex, que superou o então campeão - Fiat Mile Economy - em todas as medições de consumo, com os seguinte dados:

Consumo de gasolina:
  • Ciclo urbano (cidade): 14,3 Km/l de gasolina
  • Cilo rodoviário (estrada): 15,8 Km/l de gasolina
Consumo de etanol:
  • Ciclo urbano (cidade): 9,5 Km/l de gasolina
  • Ciclo rodoviário (estrada): 10,7 Km/l de gasolina
Se o Clio surpreendeu positivamente, o Fiat 500 1.4 Cult foi a negativa, como o mais gastão da categoria de compactos. Além disso, a Kombi figurou como o carro mais gastador entre os testados, em qualquer situação.

Nos gráficos abaixo colocamos a comparação de consumo de todos os carros testados pelo INMETRO.





Fonte: INMETRO

56 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Parabéns só se for para você, comprei um e é só arrependimento. O carro é uma porcaria, não vale nada, um lixo, em menos de seis meses já foi mais de 10 vezes pra autorizada.

      Excluir
    2. Já o meu está perfeito! Comprei ele a alguns meses e continua zero bala! Você deve ter dado azar cara. Generalizar seu problema não é válido.. RECOMENDO, Renault Clio!

      Excluir
    3. Cara se não sabe cuidar de um carro continue andando de onibus beleza? comprei um Clio tbm, já fui na montadora, não tenho nada a reclamar, recomendo pra quem está começando ou pra quem vai comprar o primeiro 0km ;)

      Excluir
    4. Não gostei do Clio muito ruido interno, a parte de lataria externa deixa á desejar.Já tive gol,celta,palio e agora semana passada 02/10/13 comprei o Clio Zero mas não gostei,não recomendo a compra o celta é bem melhor, logo vou trocar!!! tenho 32 anos e o seguro me custou R$1.438,00não é tão barato assim moro numa cidade do interior já pensou????

      Excluir
    5. Tenho um Clio Campus 2009 e é um carro excelente!! Tirei 0km e hoje está com 80.000km e só gastei com as revisões. Carro estável, confortável, motor econômico e durável, e está todo original. O único problema é que a relação de marchas é curta e na estrada a 110km o barulho do motor invade a cabine e fica incomodo. Entretanto esse novo Clio, não compraria nunca, pois o carro foi depenado pela Renault, assim como qualquer outro popular de entrada, Celta, Gol G4, KA, etc, pois são carros ultrapassados sem segurança e tecnologia que custam uma fortuna. Prefiro um médio usado, ou semi-novo.

      Excluir
  2. Na verdade esse é o segundo mais econômico o 1º é o Audi A1 1.4 turbo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tão econômico que nem está na lista :X

      Excluir
    2. Na verdade, acredito eu que ele ainda beba mais que o Omega 4.2

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Mais econômico em tudo, se é qe me entendem. Só não no preço.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O burro provavelmente deve ser você!! Deve ter um Gol e acha que entende alguma coisa. Clio é melhor do que o Gol!! mais econômico e 10 mil mais barato.

      Excluir
    2. Anônimo, permita-me discordar. A distância que separa o Gol do Clio é medida em ano-luz. Com o Gol na frente, evidentemente. Não é melhor nem que o Gol G4. Extremismos à parte, não dá pra comparar.

      Aliás, o Clio tá no retrovisor do Pálio, do Hb20, do Novo Uno, do Celta...

      Se pelo menos viesse pra cá o lançamento europeu. Aí faria força.

      Excluir
    3. Gol é um lixo que os alemao nao tinha onde jogar, e mandou aki pro brasil, agora o Clio é global como disse nosso amigo...gol tô fora dessa carroça, motor problematico, carro duro e barulhento e muito caro....

      Excluir
    4. Comprei um clio zero a uma semana mas não gostei me arrependi e muito, o acabamento externo deixa a desejar, sem contar o ruido que é horrível no interior do veículo muito barulhento,já tive: gol, palio, celta e agora clio mas o melhor sem dúvidas é o celta, dos 1.0 é o melhor com certeza!!! não recomedo o Clio!!!

      Excluir
  6. Ok, pesquise então no mundo se algum modelo de gol é vendido na europa ou usa e depois entre no site da renault da frança e vai ver que o velho clio ainda é vendido por lá juntamente com o novo modelo. (CLIO = modelo global) (GOL = América latina)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não torna o Clio melhor.

      Pra você ter idéia, a alguns meses foi divulgada uma lista dos carros mais vendidos do mundo e de acordo com dados da consultoria automotiva JATO Dynamics do Brasil o que figurou em primeiro lugar foi um Chinês, o utilitário Wuling Sunshine Series.

      Isso o torna o melhor carro? Não.

      E também, com a crise européia de desemprego, não seria prudente mesmo a França importar o Gol. E tem ainda a questão de política de exportação, tarifária etc.

      Lá a questão é cultural, afinal ao longo de sua história o País passou por duas guerras mundiais e o povo tende a valorizar o que é seu, o que é legítimo e plausível.

      Insisto, se o Clio europeu viesse pra cá aí sim faria força.

      Excluir
    2. Defender o gol nao tem nem como...só brasileiro compra esta porcaria...
      só aki no brasil um carro é vendido após 20 anos sem melhorias...brasileiro se importa com manutençao e aí esta a chave do gol...realmente manutençao barata...detalhe que tambem quebra muito principalmente suspensao...só que dono de gol anda até o carro quebrar...fora o seguro... o gol nao é o mais roubado por ser melhor ..é sim pela facilidade de se abrir a porta e ligar o carro até com chave de fenda...verifica na internet como se abrir um gol com chave de fenda heheheh...ah, nao so ele como parati e santana...carro bom da volks o preço é outro e geralmente importado...

      Excluir
    3. verdade eu tenho um clio privilege humilha o gol, celta, ka ...carro completo com air bags, abs , motor 1.6 forte e economico, porta malas de 510 litros, seguro barato, manutenção baixa...as peças são mais caras mas não são peças de plástico igual do gol...quem fala mal do clio é pq tem preconceito com renault e nunca dirigiu um...aqui vende gol e celta pq o brasileiro gosta de porcaria...e ainda paga caro!!!

      Excluir
  7. Eu tenho um ford ka 2012 ele bebe um pouco mas não vi grandes diferenças a ponto de troca-lo.O Clio e bem econômico mas na hora da revenda perde muito o valor e o Gol ótimo carro o que mata e o seguro que doí no bolso o ethios e muito bom também econômico, só não gostei do consumo na estrada que uso muito perde para o ford ka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo os comentarios sobre perda de valor na revenda, da vontade de rir...todos sabem que a ford é dos que mais perdem valor de revenda.. imagina um ka..nao estou defendendo o clio, mas tem 4 portas e muito mais muito mais espaço que o ka....o seguro nem se fala... o custo beneficio da renault ainda esta valendo...até o logan akela coisa feia...pra quem gosta vale muuuuito a pena...

      Excluir
    2. Ka fazendo 7km/l com gasolina, ou tem problema no carro ou problema no motorista.

      Excluir
  8. cada um compra oque gosta e deu!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. boa tarde a todos, meu ford ka 2011 ja nao aguento mais, ele faz 7kms(gasolina) na rua com o ar ligado e 10 na estrada, estou pensando seriamente em trocalo por um carro mais economico, no final das contas e no fim do mes é na media de 4tanques, se for comprovado o consumo do clio (novo) pelo imetro vou adquirir um no proximo ano se deus quiser.Fiquem com deus!

    ResponderExcluir
  11. boa tarde a todos, meu ford ka 2011 ja nao aguento mais, ele faz 7kms(gasolina) na rua com o ar ligado e 10 na estrada, estou pensando seriamente em trocalo por um carro mais economico, no final das contas e no fim do mes é na media de 4tanques, se for comprovado o consumo do clio (novo) pelo imetro vou adquirir um no proximo ano se deus quiser.Fiquem com deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente aprender a trocar de marcha, sem trocar de marcha não tem carro que seja econômico...

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Pq as vezes o motor 1.6 é fica igual ao 1.0?
    Na cidade com gasolina o HB 1.6 e 1.0 estão um apos o outro.....

    ResponderExcluir
  14. ñ entendo esses comentários, hora um diz que tal carro é bom hora outro diz que o mesmo carro é ruim quero trocar de carro mas fico confuso cm esses comentários ai ñ sei que carro comprar pois leio muito esses comentários fico sem saber oque fazer.

    ResponderExcluir
  15. E o Nissan March entra onde neste ranking?

    ResponderExcluir
  16. Prezados, meu picanto faz 11 km/l com alcool na estrada e 14,5 km/l com gasolina e nao ando a menos de 120 km/h.
    Esses numeros sao referencias.
    Garanto que se colocar um clio na estrada, pode fazer ate mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu clio é 1.6 e faz 17 km /l na estrada!!! 12km/l na cidade...nenhum carro 1.6 sedan faz isso!! e olha que não andei menos de 110 por hora...

      Excluir
  17. ainda võ comprar um clio para ver se e economico mesmo porque meu gol e uma decepson

    ResponderExcluir
  18. Esse país é uma piada! Esse Clio é uma carroça perto do Clio Europeu. Nem ABS vem! Fora o preço, onde lá é muito mais barato. Mas aqui é assim, pagamos caro por essas porcarias e por isso não vai mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu privilege 2008 tem air bag e abs..tem tudo que gol que tem air bag e abs??

      o clio mesmo pelado é superior ao gol...e muito mais barato!!!

      Excluir
  19. Comprei um clio sedan 2008, e gostei muito do carro, econômico, espaçoso, confortável,robusto e de difícil quebra, além do que a manutenção não é cara, ao contrário do que dizem, pois tenho 2, e é mais barata do que pálio, ka, celta e etc... O carro é tão bom, que minha esposa tbm comprou um clio, carro fazendo entre 12,0 e 12,5 km/l c/gas, ciclo urbano, com o ar ligado... não é pra qualquer um! Agora, algumas pessoas por desinformação, acham que o clio europeu substituiria o clio nacional, pelo mesmo preço, me poupem neh! vamos deixar de ignorância, o clio nacional é uma versão de entrada, tal como o mille, G4, Ka, celta... O clio é o melhor carro de entrada,é mais econômico, potente e robusto,além de não gostar mto de oficina, ao contrário do gol, que só é vendido pra brasileiro bisonho e antiquado! O Clio europeu caso venha, é pra concorrer, com 308, new fiesta, golf... então, não existe comparação, um é versão de entrada e o outro é versão de hatch médio, e os preços nunca serão iguais, pois, atendem finalidades distintas,vamos ter bom senso! Que carro brasileiro é caro e ruim todos nós sabemos, contudo, diante do que nos oferta, o clio é o que soma mais vantagens! Quando o brasileiro deixar de ignorância, acordar e acabar com esse cartel das 4 montadoras, teremos carros melhores, mais eficientes e mais baratos, enquanto isso... é o que nos resta, esperar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou tudo tio lan....clio é o melhor carro popular do brasil...eu tenho um privilege..e não troco por carroça da wolks , ford, gm e fiat de jeito nenhum!!! carros dessas quatro montadoras só prestam os caros!! ex cruze da gm, jetta da volks, linea da fiat e new fiesta da ford...

      agora carro de 20 e poucos mil dessas 4 marcas é lixo...se vc é cuidadoso e quer carro bom gastando pouco compre megane, clio e sandero...agora se vc compra carro por causa da fama compra gol e seja feliz com um carro medíocre...

      Excluir
    2. Tio Lan, Falou bem!
      Comprei um clio expression sedan com airbag duplo 1.0 com 58000. Tenho um siena 2009 completo também, com 54000. O meu clio, na cidade está fazendo 12,5Km/l a 13Km/l na gasolina e com ar ligado. O siena faz 10km/l a 10,5km/l na gasolina, mas segurando o ar para não ligar o tempo todo. O ar do siena gela bem, o do clio CONgela legal. Eu colocava R$115,00 a cada 7 dias no siena, e no clio estou colocando R$ 98,00 a cada 9 dias. Ou seja, só economia. A galera fala que não tem preço de venda. E quem disse que eu compro carro pra vender? eu compro pra usar. Se vou vender por preço baixo, não importa, porque paguei preço baixo na compra também. Esse clio eu comprei por R$ 14.700. Minha esposa ficou com o siena, porque usa muito pouco. Mas já está querendo trocar ele por um clio hatch novo. Brassileiro não é "apaixonado por carro" é "burramente apaixonado por carro". Abaixo o cartel das 4. Aqui vale a máxima "Em terra de cego, quem tem olhe é rei!". Pagar mais de 30mil num golzinho?? nem morto. Já já vou trocar o siena, hehehe.

      Excluir
  20. Olá tio Lan! Finalmente leio alguma coisa que não é besteirol de gente ignorante! Sou motorista a 40 anos, pelos meus cálculos já rodei mais de 2 milhões de km, em todo tipo de estrada, com todo tipo de carro, nunca sofri um acidente, apesar dos meus fuscas não terem ABS e sim freios de lona. Sem dúvida, o Clio é hoje o melhor carro de entrada que se pode comprar no mercado brasileiro. Quanto a sua desvalorização, hoje, é igual a de todos os outros. Comprei o novo, 2013, é confortável, motor é esperto e já cheguei fazer 19km/l de gasolina em ciclo rodoviário.

    ResponderExcluir
  21. REALMENTE O CLIO E O CARRO MAIS ECONOMICO DE TODOS OS POPULAR E O MELHOR , CARRO DA VOLKS JA FOI BOM TENHO UM SANTANA 86 SEGUNDO DONO ANDO COM ELE TODO DIA 1,8 GASOLINA FAZ 9 NA CIDADE E 12 NA ESTRADA MAS SE EU PEGAR UM TRANSITO AI GASTA MAIS , OQUE QUERO DIZER QUE A VOLKS HOJE E UMA MERDA TENHO UM VOYAGUE 1,6 2011 JA FAZ BARULHO PRA TUDO QUANTO E LADO FAZ BARULHO DE MOTOR , LIGO DE MANHA JA ESCUTO OS TUCHOS BATENDO E DEPOIS DE 1 MINUTO ELE ENCHE , TUDO BEM MOTOR E ASSIM MAS SERA QUE UM CARRO TAO AVANÇADO PODERIA FAZER ISSO JA NAO TEM NEM 20 MIL RODADO , MAS FAZER OQUE VOU FICAR COM ELE MAIS 1 ANO E VOU TROCAR ME ARREPENDI , E OUTRA COISA EU COMPREI O VOYAGUE PQ EU TINHA UM CORSA HATC 1,4 2010 QUE HEM 1 ANO ELE ESTOUROU A CAIXA DE DIREÇAO , COM MENOS DE UM ANO UM ABSURDO, FUI NA CONCESSIONARIO QUEBREI MO PAU LA E SO TROCARAO PQ E UM ITEL DE SEGURANÇA E PQ TODAS AS TROCAS DE OLE EU FIZ LA SE NAO IA TER QUE DESEMBOLSAR 3,200 PRA TROCAR ABSURDO ; BOM ENQUANTO EU NAO TENHO DINHEIRO PRA ANDAR COM CARRO DE VERDADE , COMO BM VOLVO MINI ETC VOU COMPRAR UM CLIO QUEM SABE NAO VOU FICAR MAIS FELIZ ATE >>>>>>>>>>>

    ResponderExcluir
  22. Comprei um clio 2013. Único defeito é q não dá p enxergar nada pelo retrovisor central. Na hora que vê ja passaram por cima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, Estou muito tentado a comprar um Clio tb. Mas ainda fico meio cabeiro com a fama dos franceses produzirem carros fracos e pobres em matéria de acabamento. E esse lance da visibilidade do retrovisor central tb pesa. Vi muita gente reclamando disso. Mas no geral, compensa?

      Excluir
    2. Anonimo,; pode comprar o Clio sem susto.Carro super economico, confortavel, motor 1.0 que parece 1.4 no quesito desempenho, bom de dirigir.Quem fala mal do Clio, fala so para nao ficar calado, nunca teve um e fala sem conhecimento.Para um carro de entrada, esta de bom tamanho.Enfim, a Renault te entrega o que promete.

      Excluir
    3. Anonimo,; pode comprar o Clio sem susto.Carro super economico, confortavel, motor 1.0 que parece 1.4 no quesito desempenho, bom de dirigir.Quem fala mal do Clio, fala so para nao ficar calado, nunca teve um e fala sem conhecimento.Para um carro de entrada, esta de bom tamanho.Enfim, a Renault te entrega o que promete.

      Excluir
  23. Também percebi esse problema do retrovisor e quase bati na Ayrton Senna. A sorte foi que eu vi pelo outro espelho depois. Achei que eu estava virando meia-roda, mas é um defeito. Como fazer com esse espelho, gente???

    ResponderExcluir
  24. Pra quem está tendo problema com o retrovisor do Clio, muitas lojas especializadas em carros vendem um retrovisor interno grandão que se encaixa por cima do retrovisor padrão tirando os pontos cegos e aumentando a visibilidade. Deem uma procurada, custa menos de R$30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola pessoal, tenho um ligan 1.6 2008, carro confortavel, espaçoso..mas esta me dando dor de cabeça, suspensao na ultima vez que dei manutençao só comas borrachas gastei 400reais, fora mao de obra, ja deu defeito na polia do alternador.. só a polia 1200 reias o alternador 1800r, da pra acreditar? deu defeito na direção hidraulica, bomba 1040, caixa de direçao 2500, mandei recondicionar paguei 600 r,deu defeito na bomba de combustivel, nao sei o preço na renaut mas reparo nao original custou 250 reais, manopla do cambio quebrou sem que nem para que,a bolinha 280 reais, pode ver usada no mercardo livre custa 130 reais em diante.. o farol é mais caro que o da hilux.. obs ,meu carro tem 86000km rodados, nao dou pau , so ando sozinho ou com esposa.. ja vou ter que fazer manuteçao de novo. to louco pra passar a bomba, carro fragil, quem tem sabe do que to falando... quem tem duvida.. faz uma consulta , liga para concessionarias e consultas preços de peças. um abraço pessoal

      Excluir
  25. Tem muito dono de Celtinha e golzinho aqui, que nunca teve Clio, falando bobagem!

    ResponderExcluir
  26. Realmente não sei do Clio, mas o Sandeiro que é mais pesado é muito economica (1.0 16 v) realmente acima da média!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem