O Ford Ka 2013 é vendido pela Ford com duas opções de motores. O 1.0, destinado às versões de entrada, e também o 1.6L flex, desta versão esportiva - Ka Sport, que, ao contrários de outros carros esportivos de imagem que são vendidos no mercado brasileiro, este compacto realmente entrega performance adicional.

Ford Ka Sport 2013

O Ka Sport é um carro para quem está em busca de diversão ao volante, mas não quer gastar muito dinheiro. Com um visual diferenciado, com faixas decorativas, rodas de alumínio de 15" e um interior com decoração específica, ele realmente chama a atenção por onde passa.

Ford Ka Sport 2013 - branco

O motor é o ROCAM 1.6L Flex que entrega potência máxima de 102 cv a gasolina e de expressivos 107 cv a álcool. O torque máximo é de 142,5 Nm a gasolina e 150 Nm a álcool, o que lhe rende uma relação peso potência é de 9 kg/cv.

Ford Ka Sport 2013

Com isso, o Ford Ka Sport 2013 acelera de 0 a 100 Km/h em 11,2 segundos para atingir uma velocidade máxima de 181 Km/h. O consumo é de 9,8 km/l (álcool) e 13,8 km/l (gasolina), segundo informações da fábrica.

Ford Ka Sport 2013 - interior

A lista de equipamentos de série é a seguinte: travas elétricas; controle remoto para abertura das portas e do porta-malas; abertura elétrica do porta-malas no painel; alça interna para auxílio de fechamento do porta-malas; banco traseiro com encosto bipartido; console central com porta-objetos e porta-latas integrado; espelho retrovisor externo do passageiro com controle manual interno.

Ford Ka Sport 2013 - grafismo painel

Outros equipamentos são ar-condicionado; direção hidráulica; vidros elétricos; luz no porta-malas; limpador do para-brisa com temporizador; luz no teto; porta-objetos nas portas dianteiras; quatro alto-falantes; travamento das portas aos 15km/h; retravamento depois de 45 segundos sem abertura da porta; tomada de energia 12 volts; som MyConnection.

Ford Ka Sport 2013 - interior

Além disso, o Ka Sport 2013 tem o alarme volumétrico; sistema antifurto PATS; apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura; cintos laterais traseiros de três pontos; desembaçador do vidro traseiro; alça dianteira no teto no lado do passageiro. Opcionalmente pode ser equipado com duplo air-bag dianteiro.

Ford Ka Sport 2013 - interior

No que respeita ao estilo, temos vidros verdes escurecidos; antena de teto; retrovisores externos, para-choques na cor da carroceria; maçanetas internas e anéis de saídas de ar-condicionado na cor cinza; painéis de porta com revestimento em tecido; régua do porta-malas na cor do veículo; rodas em liga leve aro 15 polegadas.

Ford Ka Sport 2013 - interior

O preço da versão mostrada nas fotos é de R$ 32.500 reais - um valor elevado para a categoria do carro, mas é importante observar que um Gol ou Palio com motor 1.6, direção hidráulica e ar-condicionado custam sempre acima de R$ 37.000 reais.

Ford Ka Sport 2013


Conclusão

O Ford Ka Sport 2013 tem um visual agressivo e um conjunto mecânico capaz de proporcionar boas doses de diversão ao seu proprietário a um preço módico - em termos Brasil.


Vídeo-avaliação do Ford Ka Sport



Ficha Técnica - Ford Ka Sport 2013

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve potências de 102,4cv (gasolina) e 107,3cv (etanol) a 5.500rpm e torques máximos de 14,6kgfm (gasolina) e 15,3kgfm (etanol) a 4.250rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson, com braços inferiores; e traseira, semi-independente, com eixo autoestabilizante Twist Beam / 6 x 15 polegadas, em liga leve / 195/55/R15

DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
Disco na dianteira e tambor na traseira, sem ABS (nem como opcional)

CAPACIDADES
Tanque, 45 litros; Porta-Malas, 245 Litros

PESO
968 quilos

18 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu acho que esse Ford Ka 2013 ficou melhor do que o antigo que não era 1.6, mas também era muito bom esse novo ficou bonitinho já o velho por mim ficou feiozinho. O Ford Ka 2013 vai fazer sucesso pelo visual e pelas melhoras que ele recebeu.

    ResponderExcluir
  2. Eu QUASE comprei um no final do ano passado. Sou fã desse carrinho e sei muito bem das suas qualidades. O 1.0 já considerava muito bom... O 1.6 então, deve ser melhor ainda.

    Porque desisti? Simples. Mau atendimento da concessionária Ford daqui de Rondonópolis - MT. Isso que dá a cidade ter apenas uma concessionária de cada marca... Não há concorrência e atendem como querem.

    O vendedor já começou com a conversa fiada de que o preço do modelo básico, na época, era na verdade R$ 36.200,00 e não R$ 35.900,00, como estava no site da Ford alegando que o "aerofólio era opcional"... Fora que o test-drive sequer me foi oferecido.

    Já fiquei fulo da vida e desanimei do carro. Fui na concessionária VW ver um Gol 1.6, me atenderam muito bem, me ofereceram o test-drive logo de cara e fechei negócio... Quem atende bem, vende e o cliente retorna! Certamente, terei outro VW como próximo carro.

    Isso pesou bastante para que eu mudasse de marca. Mas também considerei o seguinte:

    - O preço do Ka Sport na época, era pouco abaixo de um Gol 1.6, que é de categoria superior e com o mesmo nível de equipamentos;
    - O acabamento e interior do Ka Sport são praticamente os mesmos do Ka 1.0, com exceção dos bancos e detalhes menores;
    - A qualidade geral do Gol é visivelmente superior à apresentada pelo Ka, que satisfaz a um comprador comum de um carro 1.0 básico, mas não satisfaz a um consumidor disposto a gastar num carro de maior valor;
    - A dirigibilidade do Gol G5, que consegue satisfazer a quem aprecia uma condução esportiva, tanto quanto o Ka, mas que apresenta um nível superior de conforto.

    Ainda assim, por mais que goste do Gol, não nego que também gostaria de ter um Ka novamente, nem que fosse outro 1.0. Esse Sport 1.6 deve ser o capeta e deve dar baile em carro bem mais potente... Se com aro 13 ele já tem uma estabilidade fora de série, fico imaginando com aro 15 e pneus 195 55... Tremei, carrões!

    ResponderExcluir
  3. Apenas uma correção... O porta-malas do Ka é de 263 litros, não 245, como foi publicado.

    ResponderExcluir
  4. esse carrinho deve ser um verdadeiro veneno, pequeno com motor 1.6 flex e rodas 15 deve ficar bom de curva pra c.... , não me agrada muito essas faixas decorativas , e não gostei do desenho das rodas , mas sim o tom cinza chumbo .

    ResponderExcluir
  5. Ah... não vale isso não.
    A maioria dos acessórios visam apenas estética, roda de liga, adesivo etc.
    Não tem nem ABS. Eu fico me perguntando embora o vídeo confirme a boa estabilidade. Será?

    Muito pouco espaço especialmente para passageiros e bagagens.

    E como essa versão aí bebe hein?
    Agora, com relação a motorização, isso já está provado que o carro tem e de boa qualidade.

    Por esse preço optaria por outro.

    Na minha modesta opinião, a Ford não precisava ter lançado o Ka 1.6, já que o 1.0 atende bem. Mas já que lançou deveria praticar um preço mais barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É estável sim... Se você visse o que eu fazia com o meu 2009, ficaria de cabelos em pé.

      Digamos que NUNCA consegui fazer esse carro cantar pneus nas curvas. Nem mesmo nas bem fechadas e forçando o carro no limite. E isso porque era pneu 165 e aro 13. E olha que ando forte...

      Eu recomendo a compra sim, se você é dos que gostam de carros com dirigibilidade bem viscerais e que são muito interativos com o motorista, o Ka é o seu carro. Só não espere bom acabamento e/ou muito conforto, até porque essa não é a proposta do carro...

      Excluir
  6. É Man, impressionante. Então as aparências enganam porque à primeira vista o carro parece ser daqueles que, dado a sua estrutura, não aguenta 120Km numa curva sem sair de traseira (não que isso seja recomendado).

    Mas eu não posso nem afirmar nem desmentir isso sem ter vivenciado esta situação. É como falei, aparentemente parece instavel.

    Melhor pra quem como você que já teve o carro, dar o testemunho.

    PS: Tentei responder diretamente ao seu comentário mas não consegui, meu PC anda meio ferrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As aparências enganam, Mike...

      O Ka 1.0 básico pesa 943 kg, o que é cerca de 100 kg a mais do que o Mille e pouca coisa a menos do que um Gol G5, que pesa uns 985 kg. Considere que o Gol G5 tem 4 portas e o Ka tem apenas duas...

      Ele é mais parrudo do que parece e mais pesado do que os concorrentes do segmento. E o acerto de direção e suspensão dele é excelente para quem gosta de andar forte.

      A direção é bem direta e responde rápido aos movimentos do volante. O câmbio é muito preciso e aceita mudanças de marchas rápidas, feitas até de maneira um pouco mais violenta.

      Mesmo em altas velocidades, tipo acima de 140 km/h, o carro é muito assentado ao chão e não "navega" e nem aderna nas curvas como o Celta, com acerto mais "calmo" de suspensão.

      Como eu disse: é um carro para quem realmente curte dirigir, sem àquela sensação de dirigibilidade anestesiada e insossa, como a encontrada nos Renaults, por exemplo...

      O Ka não é recomendado para quem quer um carro "genérico" e filtrado demais.

      Excluir
  7. OLÁ!Gostaria de saber se o retrovisor com pisca pode ser rebatido,pois estou pensando em colocar um no ka 2009 da minha esposa.Valeu1

    ResponderExcluir
  8. alguem sabe onde eu acho os aro desse ford ka ai
    pra mim comprar?
    everton_5@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. lindo esse fordka sport carro esportivo mas barato que eu ja vi.. pena que suspenderam a fabricaçao mas acredito que ainda tem nas concessonarias a venda!

    ResponderExcluir
  10. Eu i vê um ford ka 1.0 2006 e achava que era econômico agora tenho um ka sport 1.6 o carro e simplesmente fantástico estabilidade maravilhosa, motor muito forte fora o ronco do danado quando você acelera. Faz 10.2 km por lei de álcool custo mais baixo quer o carro anterior. Fora a sensação de chamar a atenção por onde passa .desculpe mas vw 1.6 não tem o conforto e potência que o ka 1.6.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um 2013 1.0 e já piro demais! Imagine com um desses...

    ResponderExcluir
  12. tenho um sport preto mod. 11/12 ,carro bom pra caramba,anda direitinho e faz muita curva,mantenho ele original,só fiz um upgrade no som.

    ResponderExcluir
  13. tenho um sport preto mod. 11/12 ,carro bom pra caramba,anda direitinho e faz muita curva,mantenho ele original,só fiz um upgrade no som.

    ResponderExcluir
  14. Igualzinho ao meu, modelo 2013, Ótimo carro em pista seca, com chuva é muito leve, perde a estabilidade e em curvas molhadas é um perigo, aquaplana em poças pequenas, chegando a rodar se não tiver pericia ao volante. No Mais adorei o Meu Mini Ka.

    ResponderExcluir
  15. Foi amor a primeira vista.de morou 6 anos mas comprei.sou apaixonada por meu Ka branco com faixas pretas.amo.maravilhoso perfeito.na rodovia então nem se fala.parabéns Ford .na minha opinião melhor carro de todos

    ResponderExcluir
  16. Ford Ka sport é simplesmente fantástico, dirigibilidade otima, estabilidade nas curvas, manutenção muito barata, mecânica facil, anda bem na cidade e na estrada, baixo consumo de combustível, facil pra estacionar, enfim, tudo isso compensa a falta de conforto que ele oferece.
    Há ia esquecendo: tanto na cidade quanto na estrada é um foguetinho.
    Falo isso como proprietário satisfeito!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem