A Volkswagen está em festa nestes dias, em Wolfsburg.


Foram divulgados todos os detalhes da nova plataforma modular , MBQ, que significa literalmente "matriz modular transversal" ( Modularer Querbaukasten).

Plataforma MQB - VW Golf 2013

Esta plataforma substituirá as atuais PQ25, PQ35 e PQ46 e será a base sobre a qual serão montados os futuros veículos do grupo VAG, tais como o Golf VII e o A3.

Plataforma MQB - VW Golf 2013

Mas o que tem de tão especial esta plataforma, motivo de tanta festa?

É uma plataforma universal  e tal é sua flexibilidade que sobre ela se pode montar qualquer modelo, desde um Golf, um Sharan ou mesmo um Ibiza.

Plataforma MQB - VW Golf 2013

Impressionante, não é mesmo?

Espera-se com isto, além de uma redução nos custos,  que reverteria em mais elementos de série para o consumidor , um melhoria na qualidade geral dos veículos.

Plataforma MQB - VW Golf 2013

Com modelos tão diferentes e de diferentes tamanhos, o uso de uma mesma plataforma pressupõe um árduo trabalho e por isso conta com características  algo diferenciadas daquelas a que estão acostumadas as marcas.

A flexibilidade é o aspecto que mais se destaca pois ela permites modificar a distancia entre eixos, largura de faixa, a posição dos bancos e até mesmo o tamanho das rodas.
Com essas mudanças as capacidades de adaptação são quase infinitas.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem