O Chevrolet Cruze está se transformando em sedã médio de sucesso no mercado brasileiro. Passados pouco mais de três meses de seu lançamento, já aparece em segundo lugar nos rankings de vendas nesse segmento de mercado, evidenciando sua aceitação por parte dos consumidores.

Chevrolet Cruze LT 2012 Automático

O fato de ser fabricado no Brasil, contar com a rede de 560 concessionárias no Brasil e dispor de garantia de 3 anos está ajudando a Chevrolet do Brasil a se posicionar, depois de muitos anos, como protagonista no segmento de sedãs médios brasileiros.

Chevrolet Cruze LT 2012 Automático - lateral

O Cruze é oferecido em versões LT e LTZ, mas é a versão LT com câmbio automático que oferece a melhor relação custo benefício. Partindo do modelo básico, com preço de R$ 67.990, pode-se optar pelo pacote de opcionais R7C, com custo de R$ 2.000 reais, com os seguintes equipamentos: Acionamento por rádio freqüência ("Keyless Entry System") / Bolsas de ar infláveis frontais e laterais / Faróis e lanterna de neblina / Programa eletrônico de estabilidade ("ESP - Electronic Stability Program") / Sistema eletrônico de controle de tração ("TCS - Traction Control System") / Sistema de freios anti-blocante ("ABS - Anti-lock Braking System") com distribuição eletrônica de Frenagem ("EBD - Electronic Brake Distribution") e Assistência de Frenagem de urgência ("PBA - Panic Brake Assist") / Sistema ISOFIX / Roda de alumínio 17 polegadas com design exclusivo para versão LT / Ar-condicionado eletrônico com AQS / Computador de bordo / Direção elétrica progressiva / Espelho retrovisor interno eletrocrômico / Espelhos retrovisores externos elétricos com desembaçador / Vidros elétricos / Volante de direção com comandos para acessar as funções do sistema de som, piloto automático e viva-voz através de Bluetooth / Central multimídia com sistema de som AM/FM stéreo, CD Player, MP3, USB, entrada auxiliar e 6 alto-falantes / Acabamento interno em tecido na cor Preto "Jet Black" / Sensor de chuva / Transmissão automática de 6 velocidades.

Chevrolet Cruze LT 2012 Automático - perfil

Sendo assim, o preço do Cruze LT Automático 2012 ainda fica abaixo de R$ 70.000 reais, precisamente, R$69.900 reais, o que, ante a realidade do mercado brasileiro, mostra-se um valor competitivo para um sedã de projeto moderno, com motor 1.8 atualizado e uma transmissão automática de 6 marchas.

Toyota Corolla XEi 2011

Em termos de estilo, o Chevrolet Cruze agrada mais ao vivo do que em fotos, graças a seu estilo de linhas recortadas e esportivas, desenho esse que se repete internamente, com o conceito de cockpit duplo introduzido pela GM, e que tem o objetivo de criar dois espaços bem separados entre motorista e passageiro.

Toyota Corolla XEi 2011 - traseira

O conjunto mecânico no Cruze LT Automático realmente se destaca. O motor é um quatro cilindros 1.8L com duplo comando de válvulas variável, mesma tecnologia empregada no motor Dual VVVT-i do Corolla, associado com um câmbio sequencial de seis marchas. Esse conjunto produz um carro de respostas rápidas, que combina muito bem com os ajustes ligeiramente esportivos da suspensão. Na segurança também não deixa a desejar: ABS, ARS e ESP, além dos quatro air-bags.

Chevrolet Cruze LT 2012 Automático

Esse conjunto mecânico produz os seguintes resultados:

Desempenho do Cruze LT Automático:

Aceleração de 0 a 100 Km/h: 11,6 segundos
Aceleração de 0 a 1000 m: 33,1 segundos
Retomada de 40 a 80 Km/h: 5,2 segundos
Retomada de 60 a 100 Km/h: 7 segundos
Retomada de 80 a 120 Km/h: 8,5 segundos
Velocidade máxima: 204 Km/h
Velocidade real com o velocímetro indicando 100 KM/h: 96 Km/h

Consumo de combustível (etanol) - Cruze LT Automático.

Ciclo urbano (cidade): 6,5 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 8,7 Km/l de álcool

Abaixo relacionamos os dados de consumo e desempenho do Corolla XEi 2012 Automático (líder de mercado).

Desempenho do Corolla XEi Automático 2012:


Aceleração de 0 a 100 Km/h: 10,6 segundos
Aceleração de 0 a 1000 m: 32,2 segundos
Retomada de 40 a 80 Km/h: 4,7 segundos
Retomada de 60 a 100 Km/h: 5,8 segundos
Retomada de 80 a 120 Km/h: 7,9 segundos
Velocidade máxima: N/D
Velocidade real com o velocímetro indicando 100 KM/h: 95,7 Km/h

Consumo de combustível (etanol) - Corolla XEi 2.0 Automático

Ciclo urbano (cidade): 6,4 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 9,9 Km/l de álcool

Os dados acima mostram que o Corolla XEi 2.0 Automático tem um conjunto mecânico mais eficiente que o do Cruze, pois tem melhor desempenho, e mesmo assim apresenta-se mais econômico, sobretudo em ciclo rodoviário, onde foi quase 15% mais econômico que o Cruze.


Chevrolet Cruze LT 2012 Automático

O Cruze LT 2012 Automático também oferece um nível de conforto adequado, com sistema de som de qualidade, computador de bordo e piloto automático.

Chevrolet Cruze LT 2012 Automático - branco

Um destaque do Cruze é o sistema de controle de qualidade do ar no interior da cabine, que aciona automaticamente a recirculação de ar quando a poluição externa atinge níveis acima dos recomendados.

Chevrolet Cruze LT x Corolla XEi

Como aspectos negativos podemos apontar o fato de a "central multimídia" desta versão LT não ser, de fato, uma central multimídia, tendo em vista que agrupa apenas os controles de som e do BLuetooth.

Além disso, o conjunto mecânico da GM, apesar de moderno, ainda fica devendo em termos de eficiência para seus concorrentes. O consumo em estrada do Cruze LT Automático é excessivo - 8.7 Km/l de álcool.

Corolla XEi AUtomático x Cruze LT Automático

Conclusão

O Cruze LT 2012 equipado com o pacote de opcionais R7C é um dos sedãs médios mais acessíveis do mercado brasileiro. Um Toyota Corolla que se iguale ao Cruze em termos de equipamentos seria o Corolla XEi Automático, que custa a partir de R$ 77.000 reais.

Entretanto, a GM do Brasil precisa refinar o conjunto mecânico do Cruze. tendo em vista que o Cruze LT Automático, apesar de ser um projeto mais moderno que o Corolla, tem menor desempenho e maior consumo que seu concorrente japonês.

22 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O Cruze é interessante, o estilo é bonito, mas está com consumo muito elevado. A GM precisa melhorar isso no seu sedã.

    ResponderExcluir
  2. Mendez.FL, quem compra um carro de 70 mil não quer saber se está consumindo "muito"...quer carro econômico, vai comprar um Palio 1.0 !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eventualmente podemos comprar um usado ou semi-novo, daqui a algum tempo, e aí sim queremos saber se consome ou não. E também não acho que dá para generalizar. Realmente tem pessoas que não estão nem aí com consumo, mas outras se preocupam sim, mesmo com carros carros.

      Excluir
    2. Com toda certeza esse anônimo Mendez.FL não tem noção do que falando.Marcelo

      Excluir
    3. apoiado, quer baixo consumo compra um renaut clio

      Excluir
    4. quer economia compra um renalt clio

      Excluir
  3. Comparando-se o consumo, fico com Corolla.

    ResponderExcluir
  4. O problema do Corolla é o estilo defasado, sem falar no fato do carro já estar pra ser mudado totalmente em 2013, o que fará com que haja acentuada desvalorização do semi-novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O Corolla eu também descartaria pois, apesar de ser um ótimo carro, já está está muito ultrapassado.

      Eu gosto muito do Jetta também:

      http://www.car.blog.br/2012/01/vw-jetta-2012-20-flex-comfortline.html

      mas em questão em estilo, o Hyundai Elantra, apesar de caríssimo, é imbatível:

      http://www.car.blog.br/2012/01/avaliacao-hyundai-elantra-2012-gls-18l.html

      Excluir
  5. Eu tenho um cruze e estou assustado com o consumo, o carro ta fazendo 7km/l espero que após os 2000 km ele chegue ao menos aos 8,5 km/ l.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TENHO UM VECTRA 2009/2010 144 CAV. 8 VAVULAS FAZ 12 NA ESTRADA
      COMO PODEMOS TROCAR ,POR UM CARRO MAIS CARRO COM MAIOR CONSUMO
      OSMAR

      Excluir
    2. desculpe amigo, mas quem pode optar por um carro moderno seguro e atual não se preocupa com consumo

      Excluir
    3. na alta a economia do cruze depende ainda do posto.carro de ate 100 mil reais teem que ser economico

      Excluir
  6. deu comigo 12.5 sem controle de traçao com gasolina BR. na alta na br 116. que deu no computador de bordo fechou com a bomba em acionando o jet em ultrapassagens.

    ResponderExcluir
  7. com esses comentarios acaima de consumo é interressante olhar para o CIVIC 2012 , pois o consumo dele esta bem ateanet 11 na cidade e 13,8 na estrada , fora o equipamentos de serie e acabamento.

    ResponderExcluir
  8. Alguém aí não tá afim de fusquinha 80 movido a GNV. Se a questão é economia taí grande opção.

    ResponderExcluir
  9. O Cruze comparado ao Corolla...
    igual mulher bonita, gasta mais, mas eh mais bonita e prazerosa

    ResponderExcluir
  10. Entre o consumo menor do corola e a beleza atualizada do cruze, não tive dúvida, escolhi o CRUZE e estou muito satisfeito. O carro é lindo,modelo atualizado, rápido,confortável e muito seguro nas curvas. O corola não muda é sempre aquele formato de caixa,orrível.Recomendo, compre um CRUZE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo eu também tenho um cruze e não troco por um corolla

      Excluir
  11. po galera, alguém sabe me falar do fluence?
    2.0 automático, ??

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho um Cruze LT 2013, 11.600 km em 9 meses, com Etanol faz 5.5 km/l na cidade e 8.5 km/l na estrada, com gasolina faz 6.5 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, estou muito feliz com o carro, mas, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o GNV 5ª Geração que custa R$ 5.000,00. Pois amo viajar, porém tenho evitado por conta dos gastos.... eu tinha um Punto ELX 1.4 que fazia com gasolina 10.5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.... Aguardo retorno. Bjinhos, HPO

    ResponderExcluir
  13. Tenho um Cruze LT Automático ano 2012/2013, com pacote completo, e minha opinião é a seguinte: Em estilo, é muito lindo, tanto por fora quanto por dentro. O acabamento é ótimo, a posição de dirigir é muito boa, os instrumentos são ótimos, têm um painel muito lindo, assim como todo o interior, que têm o nível de um Fusion em qualidade, o porta malas de 450 litros é muito bom porque é bem largo e têm boa profundidade, muito espaçoso. O desempenho, o motor e o câmbio são muito bons, quase tão bons quanto um Novo Civic. Digo quase porque reconheço que nestes quesitos o Novo Civic é superior. Os freios são muito bons, a suspensão é mais dura que a do Corolla, mas é boa. O consumo poderia ser melhor, mas se for analisar o peso dele, é normal. A estabilidade é um capítulo á parte, o controle de tração e estabilidade fazem você realizar curvas de forma diferente, é perfeito. O custo-benefício é ótimo, porque o carro é muito completo, no Brasil, somente o Novo Focus Titanium e o C4 Lounge THP são mais completos que ele, ou seja, é um carro bonito, seguro, confortável e completo. Para quem prioriza desempenho e consumo, recomendo Civic ou Corolla. Para quem prioriza muita força de motor, e muita tecnologia, recomendo Novo Focus Titanium ou C4 Lounge THP. Mas para quem prioriza um conjunto de fatores, aliando conforto, segurança, estabilidade, beleza e tecnologia, é obrigatório ao menos fazer um Test Drive em um Cruze Automático.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem