O mercado de picapes médias está cada vez mais competitivo. Inaugurado pela Chevrolet S-10 no começo da década de 90, ganhou logo a concorrência da Ford Rager, modelo em vias de atualização no Brasil.

Nova Ford Ranger 2012 - frente

Posteriormente chegaram Toyota Hilux, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok. Essa efervescência decorre do fato de que as picapes, sobretudo as de cabine dupla, passaram a substituir os carros de passeio, e tornaram-se também símbolos de um estilo de vida.

A tarefa de desenhar a Nova Ford Ranger 2012 ficou a cargo da divisão australiana da Ford, e é por isso que no país dos cangurus ela chegou primeiro ao mercado.

O projeto da Nova Ranger 2012 começou do zero, o que significa que esse modelo é completamente novo, não compartilhando nada com suas predecessoras. Isso faz a Ford estabelecer elevadas expectativas para seu novo modelo.

Nova Ford Ranger 2012

Em termos de estilo, a Nova Ranger 2012 apresenta uma carroceria mais larga e com estilo mais pesado. A maior largura estabelece não só uma maior presença, mas também permite uma condução mais estável quando comparada com os modelos anteriores.

Ela está mais aerodinâmica também, com um CX (Coeficiente de Penetração Aerodinâmico ) de 0,3999 – considerado bom para um carro desse tipo.

Um aspecto que é marcante na Nova Ranger 2012 é o espaço entre a cabine e a área de carga, o que permite uma redução no nível de ruído de rodagem transferido para a cabine.

Segurança

Esse é um dos aspectos mais valorizados hoje em dia, e não é por outro motivo que a Ford investiu fortemente nesse ponto. A expectativa é que a Nova Ranger 2012 apresente elevados índices de segurança nos testes de crash. Segundo a Ford, foram feitas mais de 9.000 simulações com técnicas jamais usadas anteriormente.

A Ranger 2012 incorpora todas as recentes tecnologias de segurança ativa, como ESP, Sistema de Assistência de Frenagem Emergencial com Brake Light, Controle de Descida em Montanhas, Auxílio de Lançamento em Subidas Íngremes, Sistema Redutor de Risco de Capotamento, Controle de Estabilidade de Trailers, Controle de Tração e Controle de Carga Adaptativa, entre outros.

Nova Ford Ranger 2012

Além disso, a Ranger 2012 emprega o maior sistema de freios em sua classe, e, para mostrar que maior é melhor, a Ford colocou a Nova Ranger 2012 contra seus competidores e o resultado é que sua pick-up parou mais rapidamente em todas as circunstâncias.

Motores

Os motores disponíveis para a Nova Ranger 2012 são os seguintes: 2.2 TDCi Duratorq com 150 HO. Essa nova unidade motriz é mais potente que a anterior e também 10% mais econômica, com médias de 14,5 Km/l de diesel.

Nova Ford Ranger 2012 - motor

Uma opção mais poderosa será um 3.2L Duratorq de 200 HP, capaz de oferecer 90% de seu torque máximo de 47 mkgf entre 1700 e 3500 RPM.

Para 2012 está prometida uma versão ainda mais econômica do motor 2.2 TCDi, além de uma nova versão 2.0 também.

Até o momento a Ford do Brasil não se pronunciou sobre quais motores estarão disponíveis no mercado brasileiro no âmbito do lançamento da Nova Ranger 2012.

Área de carga

A área de carga da Nova Ranger 2012 se beneficia da maior largura geral da carroceria. A largura total da caçamba agora é de 1,560 metros, e de 1,139 metros entre os arcos de rodas. O comprimento da caçamba da versão cabine dupla é de 1,549 metros e a altura de 0,511 metros.

O acesso à área de carga é feito por uma porta de 1,330 metros de largura com capacidade de suportar até 200 Kg de peso. As capacidades de carga são de 1.350 Kg para o modelo de cabine simples e de 1152 Kg para a cabine dupla.

Interior

O interior da Nova Ranger 2012 foi desenvolvido pela equipe que desenhou o interior do Novo Focus 2012 Europeu. O resultado é um estilo mais para carro de luxo que para utilitário de carga.

Nova Ford Ranger 2012 - interior

A tecnologia embargada mostra-se no sistema Bluetooth com ativação por comando de voz, GPS, câmera de ré, piloto automático entre outros sistemas.

Nova Ford Ranger 2012 - interior

Um dos aspectos que mais criticados na antiga Ranger era a sensação de aperto e claustrofobia para motoristas e passageiros com estatura superior a 1,82 metros. Para eliminar essa sensação os projetistas reduziram o comprimento das portas dianteiras na cabine dupla para permitir o melhor acesso às portas traseiras.

Comportamento dinâmico

Os testes em estrada da Nova Ranger 2012 mostram que ela se coloca como uma das mais fortes concorrentes do mercado, com potencial para incomodar as vedetes do segmento como Hilux e Amarok.
Entretanto, para uma melhor resposta em termos de aceleração, é necessário o motor estar acima de 1800 RPM, que é o ponto a partir do qual o turbo compressor começa a funcionar.

Nova Ford Ranger 2012 - perfil

A estabilidade direcional e em curvas da Nova Ranger 2012 está sendo muito elogiada, com um comportamento previsível e seguro.



Os sistemas de auxílio a condução presentes funcionam muito bem, como o caso do Controle de Descida, que é acionado em qualquer velocidade. O ABS é acionado também para reduzir a velocidade de descida.
Em suma: a Nova Ranger 2012 é maior e melhor em todos os aspectos. Agora resta-nos esperar pelo lançamento oficial da versão brasileira.

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Olá quando vem para o brasil.

    ResponderExcluir
  2. A Nova ranger 2012 chegará ao Brasil em 2012, mas será fabricada na Argentina. A data exata que o carro estará disponível em 2012 ainda não foi divulgada.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava esperando ela para decidir entre ela e a chevy, ou a nissan. Mas ja q ela sera feita na ARGENTINA. To fora, vou comprar uma das outras.
    Pois meu DINHEIRO NAO IRA PARA A ARGENTINA SUPER PROTETORA DE CAPITAL INTERNO.
    C nosso governo nao retalha, retalho eu.

    ResponderExcluir
  4. A Ranger nova é show de bola. Muito bonita!

    Vem em boa hora para substituir esse modelo atual, já bem cansado.

    Briga boa no setor das picapes médias com a Amarok, S10, Hilux, L200 Triton e Frontier...

    ResponderExcluir
  5. sou mais a nissan frontier , tenho uma nao me arrependo ...

    ResponderExcluir
  6. Linda a "Ranger", mas sinceramente.. eu prefiro a Nissan frontier :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem