A Toyota Motor Corporation confirmou o lançamento do novo RAV4 PHEV no Japão para 9 de março de 2026.
A versão híbrida plug-in passa a integrar a sexta geração do SUV médio, ampliando a oferta eletrificada da marca no mercado doméstico. O modelo híbrido convencional (HEV) foi introduzido em dezembro de 2025, veja aqui.
O RAV4 PHEV será oferecido nas versões Z e na inédita GR SPORT. A meta de vendas no Japão é de 700 unidades mensais para a configuração plug-in.
Sistema híbrido plug-in e desempenho
O novo RAV4 PHEV utiliza um sistema híbrido plug-in de nova geração baseado na plataforma híbrida da fabricante. O conjunto incorpora uma bateria de maior capacidade e suporte a carregadores de alta potência. Segundo a Toyota, a potência máxima combinada é de 242 kW (329 cv).
Com o aumento da capacidade da bateria e a adoção de semicondutores de carbeto de silício (SiC) na unidade de controle de potência (PCU), a autonomia no modo 100% elétrico (BEV) passou de aproximadamente 95 km para cerca de 150 km, conforme medições internas da empresa.
A ampliação do alcance elétrico permite que deslocamentos urbanos diários sejam realizados sem consumo de combustível.
Fornecimento externo de energia
O modelo também pode funcionar como fonte de energia externa. Há tomada instalada no compartimento de bagagem e um conector veicular que pode ser plugado na entrada de carregamento para fornecer energia de 100V, com capacidade total de até 1.500W.
Em situações emergenciais, como quedas de energia, o RAV4 PHEV pode fornecer eletricidade por cerca de 6,5 dias considerando carga constante de 400W, com bateria totalmente carregada e tanque cheio. No modo que prioriza o tempo de fornecimento, o período estimado pode chegar a aproximadamente sete dias, de acordo com simulações internas da fabricante.
Versão Z
A versão Z (PHEV) recebe elementos visuais específicos, incluindo detalhes em preto na dianteira, na parte inferior da carroceria e nas molduras das caixas de roda. As alterações distinguem a configuração plug-in das demais opções da linha.
GR SPORT amplia a gama
A principal novidade na linha é a introdução da versão GR SPORT ao RAV4. A configuração combina o conjunto híbrido plug-in a ajustes estruturais e de suspensão voltados ao comportamento dinâmico.
Entre as mudanças estão o uso da bateria (tração) como elemento estrutural para aumento da rigidez do conjunto e redução do centro de gravidade, além da aplicação de amortecedores GR Performance Dampers® e reforços estruturais específicos.
A suspensão recebeu calibração própria, assim como a direção elétrica, que conta com ajustes dedicados nos modos Normal e Sport.
Elementos aerodinâmicos, como o spoiler dianteiro inferior e o aerofólio traseiro do tipo asa, foram desenvolvidos com base em análises computacionais e testes em túnel de vento, com foco no equilíbrio aerodinâmico e na estabilidade em diferentes velocidades.
O lançamento do RAV4 PHEV faz parte da estratégia de múltiplas tecnologias de propulsão adotada pela Toyota, que inclui modelos híbridos, híbridos plug-in, elétricos a bateria e outras alternativas.
A marca posiciona os PHEVs como uma das soluções para redução de emissões, ao combinar condução elétrica no uso diário com motor a combustão para trajetos mais longos.
Além das novas versões, a Toyota anunciou que disponibilizará peças e acessórios originais para o RAV4 por meio da plataforma online “UPGRADE SELECTIONS by TOYOTA UPGRADE FACTORY”, prevista para a primavera de 2026 no Japão, incluindo itens para atualização de veículos já em circulação.















Audi Q5 IN PANIC TOTAL!
ResponderExcluirDevemos lembrar que a Audi é concorrente direta da Toyota. A Toyota tbm está na F1 através da TGR na Haas. A Toyota tem lucro maior que a Audi. A Toyota tem mais status que a Audi, tem lucro por carro maior (quade 3x mais) e também tem o melhor pos venda do planeta.
Então, sim! A Toyota concorre e espanca a Audi. Sem mais para hoje.
Atenção, robôs haters querendo tirar a imagem premium do Q5 querendo associa-lo a carros generalistas, como oRav.4.
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEnTl2vMAbLedHV0ozhrBDKxNtgchY_Lg5alIEWjbKufqT_nEJWvSVqWSMC0-VO3U1StP_ARmD1Q4Prv-sdwc7KbgC5vmO22m5G8rcIlrjUOaVADaDKC2JALdPeessCUnMXhz421YgeUMggNck9TssSV_-irQ4dXmiH4645pfoeresZNp8fRG03rBcu4k1/s600-rw/Novo-Audi-Q5-2026-Brasil%20%289%29.jpg
No passaran! Audi Q5 todos sabem que é de categoria superior.
Claramente são concorrentes. Basta ver o porte, a faixa de preço nos EUA e o status (Toyota tem mais). Então não adianta passar pano a Audi. O RAV4 é melhor.
ExcluirE o Kiko?
ResponderExcluirAtenção, robôs haters querendo tirar a imagem infrapremium do Q5 querendo desaassocia-lo a carros também infra-premium, como oRav.4.
ExcluirNo passaran! Audi Q5 todos sabem que é de categoria inferior.
RAV4 curra o Q5 em todos os mercados ao redor do mundo.
Fatos, apenas fatos.
Matador de Q5!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.