A Toyota apresentou a nova geração do bZ4X, seu SUV elétrico baseado na plataforma eTNGA, com mudanças estruturais e de motorização que vão além de uma atualização de meia-vida.
O modelo, lançado originalmente em 2022 como o primeiro elétrico a bateria da marca, passa a oferecer novos conjuntos de bateria, melhorias no sistema de tração integral, ajustes de dirigibilidade e um pacote de tecnologias ampliado.
A principal mudança está na oferta de duas baterias de íon-lítio: 57,7 kWh e 73,1 kWh (capacidades brutas). A menor é exclusiva da versão intermediária com tração dianteira. A maior está disponível tanto para tração dianteira quanto integral.
Com a bateria de 73,1 kWh e rodas de 18 polegadas, o Toyota bZ4X atinge autonomia de até 569 km no ciclo WLTP, o maior valor da linha. As versões com tração integral passam a oferecer capacidade de reboque de até 1.500 kg, enquanto os modelos de tração dianteira mantêm 750 kg.
Para acomodar mais células sem aumento no tamanho físico, a Toyota revisou o módulo de bateria. A unidade maior agora contém 104 células, contra 96 da anterior. O fornecimento segue a cargo da joint venture Prime Planet Energy & Solutions (Toyota 51% / Panasonic 49%).
O modelo passa a contar com um novo sistema de pré-condicionamento da bateria, que otimiza a temperatura antes do carregamento, sobretudo em regiões frias. Com ele, a recarga de 10% a 80% em DC 150 kW leva 28 minutos, desempenho que se mantém entre -10 °C e 25 °C.
O carregamento AC chega a 22 kW na versão High-grade e 11 kW nas demais. Segundo a Toyota, o pré-aquecimento pode ser acionado manualmente, programado ou ativado automaticamente quando um carregador rápido entra como destino na navegação.
Conjunto motopropulsor atualizado O bZ4X recebe novos eixos elétricos compactos que integram motor, transeixo e inversor. A eficiência melhora com a introdução de semicondutores de carbeto de silício (SiC). As potências passam a ser:
123 kW (167 cv) – FWD, bateria 57,7 kWh
165 kW (224 cv) – FWD, bateria 73,1 kWh
252 kW (343 cv) – AWD, bateria 73,1 kWh
A versão AWD adota novo sistema de controle de curvas, que ajusta automaticamente o envio de torque entre os eixos conforme a intenção do motorista, condições de aderência e presença de neve.
Desenvolvido em parceria com a Subaru, o sistema de tração integral mantém os modos X-MODE, que configuram o desempenho para piso de terra, neve, lama ou condições de baixa velocidade com o Grip Control. A profundidade de imersão segue em 500 mm.
O Monitor Multiterreno (MTM) exibe imagens ao redor e sob o veículo, auxiliando em trilhas. Para manobras urbanas, há Monitor de Visão Panorâmica, agora com operação por voz.
O visual frontal mantém o formato em “martelo”, agora com uma barra de iluminação em LED. A grade inferior e o para-choque foram redesenhados para criar efeito tridimensional, e as rodas de 18 e 20 polegadas ganham novos formatos. Mudanças aerodinâmicas reduzem o coeficiente de arrasto para 0,27.
Internamente, o painel passa a ser horizontal e mais fino, abrigando novas saídas de ar e instrumental digital posicionado acima da linha do volante.
A central multimídia cresce para 14 polegadas, e o console central ― agora mais baixo ― forma uma “ilha digital” com seletor de marchas giratório e dois carregadores sem fio.
O modelo recebe iluminação ambiente com 64 cores, teto panorâmico opcional com área ampliada em 20% e novos materiais de estofamento feitos de PET reciclado ou couro sintético.
A arquitetura eTNGA foi ajustada para acomodar as baterias maiores, incorporando reforços de alumínio extrudado para proteção lateral.
A distância entre eixos de 2.850 mm contribui para amplos espaços internos, incluindo 1 metro de espaço para as pernas no banco traseiro e porta-malas de até 452 litros com piso ajustável.
As molas e amortecedores foram revistos para melhorar o conforto, especialmente para os ocupantes traseiros. Houve mudanças também nos suportes da direção e no radiador para aprimorar a estabilidade. Novos materiais de absorção, vidro acústico e silenciadores nos para-lamas reduzem níveis de ruído e vibração.
O Novo Toyota bZ4X mantém o pacote Toyota T-Mate, com a última geração do Toyota Safety Sense. Entre os recursos estão:
Sistema de Pré-Colisão com detecção ampliada
Assistente de Direção de Emergência
Assistente de Manutenção de Faixa
Controle de Cruzeiro Adaptativo de alcance total
Assistente de Saída Segura
Assistente de Condução Proativo
O SUV recebe atualizações de software over-the-air para sistemas de segurança e multimídia.
O aplicativo MyToyota oferece monitoramento remoto do carregamento, integração com o carregador doméstico HomeCharge, acesso à rede de recarga europeia da marca e climatização pré-viagem. A chave digital é item de série e pode ser compartilhada com outros usuários via smartphone.
A linha foi reorganizada em dois níveis de acabamento: Médio e Superior. O pacote básico inclui rodas de 18”, multimídia de 14”, chave digital, volante aquecido, monitor de ponto cego e carregador de bordo de 11 kW. As versões com bateria maior adicionam carregador de 22 kW, monitor de visão panorâmica e funções adicionais do Safety Sense.
Os modelos de top da gama passam a contar com rodas de 20”, bancos dianteiros ventilados e com memória, aquecimento estendido para bancos dianteiros e traseiros, espelho retrovisor digital e opcionais como teto panorâmico e sistema de som JBL.
O novo Toyota bZ4X chega a vários mercados europeus em dezembro, com implantação total prevista para o início de 2026.
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