A Volkswagen alcançou a marca de 300 mil unidades produzidas do Virtus no país. O volume considera as unidades fabricadas desde 2018 na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e, desde abril de 2025, também na unidade de São José dos Pinhais (PR).
O sedã é atualmente o modelo com maior espaço interno da categoria e mantém classificação máxima (cinco estrelas) nos testes de segurança do Latin NCAP. Outro ponto relevante é a oferta de três opções de motorização — 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI — configuração que não se repete em outros modelos da Volkswagen nem em concorrentes diretos do segmento.
Com o início da fabricação em São José dos Pinhais, parte do volume do Virtus foi deslocado da planta Anchieta para abrir espaço ao Polo Track. A mudança também permitiu que a fábrica de Taubaté aumentasse sua capacidade para produzir o Tera, que entrou em operação em abril de 2025.
O Tera, inclusive, tornou-se o carro de passeio mais vendido do país em outubro, com 31.901 unidades emplacadas entre junho e 13 de novembro. Veja o ranking de carros mais vendidos em outubro, clicando aqui.
Já a fábrica paranaense, além do Virtus, produz o Novo T-Cross, SUV mais vendido do ano até o momento, com 76.427 unidades emplacadas. Veja o ranking de SUVs mais vendidos no Brasil, clicando aqui.
Atualizações do modelo
Reformulado em 2023, o Virtus recebeu mudanças de design, adoção de iluminação full LED e interior redesenhado. O porta-malas de 521 litros e o amplo espaço traseiro (960 mm para as pernas e 952 mm para a cabeça) permanecem como diferenciais.
Entre os equipamentos, todas as versões trazem multimídia VW Play de 10,1 polegadas, painel digital de 10,25 polegadas, ar-condicionado Climatronic Touch, carregador por indução e quatro portas USB-C. Faróis e neblina em LED também são itens de série.
A lista de assistências ao motorista inclui ACC, frenagem autônoma (AEB), seis airbags, detector de fadiga, frenagem pós-colisão, o sistema XDS+ para controle em curvas e o BSW, que otimiza a frenagem em piso molhado ao remover água dos discos.
Motorização
Toda a linha utiliza motores Volkswagen TSI. As opções são:
170 TSI com câmbio manual ou automático (versão de entrada);
200 TSI nas versões Comfortline e Highline;
250 TSI com quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) na versão Exclusive.
Versão Exclusive
A configuração topo de linha é inspirada no Santana EX de 1990. Além do motor 250 TSI, traz acabamento externo e interno exclusivos. A proposta é posicioná-la como a variante mais completa já oferecida no Virtus, com foco em maior nível de equipamentos e desempenho.
A empresa mantém um plano de R$ 20 bilhões para a América do Sul até 2028, sendo R$ 16 bilhões apenas no Brasil. O programa prevê 21 novos produtos para a região (17 deles no mercado brasileiro), com foco na ampliação da oferta de veículos eletrificados.
A partir de 2026, todos os novos modelos desenvolvidos e fabricados na região terão variantes híbridas — leves, convencionais ou plug-in — incluindo projetos baseados na plataforma MQB37 com propulsão HEV flex.
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Comentários
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maior concorrente do Etios sedan
ResponderExcluirE o kiko?
ResponderExcluirA Alegria das locadoras
ResponderExcluire o kiko?
ResponderExcluirpior que HB20S e que ONIXPLUS
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