O novo NEXO eleva a potência total do sistema para 190 kW (ante 135 kW na geração anterior), resultado de atualizações no conjunto de célula a combustível e nos eletrônicos de potência. A célula de combustível passa a entregar 110 kW (gross) e 94 kW (net) de saída do sistema, enquanto o motor elétrico tem 150 kW de potência e torque de 350 Nm. A aceleração de 0–100 km/h foi reduzida para 7,8 s (era 9,2 s). A Hyundai projetou um alcance WLTP de 826 km com abastecimento de hidrogênio de cerca de cinco minutos em configuração com rodas de 18”. A capacidade utilizável de hidrogênio aumentou para até 6,69 kg (versus 6,33 kg no modelo anterior), com tanque em três cilindros (volume total 162,6 litros). A montadora também destaca melhorias na densidade de armazenamento e eficiência do sistema, além de otimizações para operação em baixas temperaturas. Sistemas e tecnologias de eficiência e condução
Entre as novidades está um novo sistema de eletrônica de potência que dobrou a potência da bateria auxiliar, de 40 kW para 80 kW, e uma bateria de alta-voltagem com 2,64 kWh de energia. O NEXO incorpora:
- e-Handling: controle de torque do motor para melhorar aderência, estabilidade e resposta da direção.
- Smart Regenerative System (SRS): sistema inteligente de regeneração que ajusta a frenagem regenerativa com base em dados de navegação e proximidade de outros veículos, reduzindo a necessidade de intervenção do motorista.
- Otimizações aerodinâmicas (sob o assoalho e gestão de fluxo de ar) para reduzir arrasto.
- Melhorias de NVH (ruído, vibração e aspereza), incluindo cancelamento de ruído Active Noise Control-Road (ANC-R) e pneus com absorção sonora.
Conveniência e conectividade
O interior ganhou soluções de praticidade: alavanca de câmbio em coluna para liberar espaço no console central, plataforma modular no porta-malas e maior capacidade de carga (até 1.719 litros com a primeira fila rebatida; 993 litros atrás da segunda fila, segundo a Hyundai).
O painel central reúne duas telas curvas de 12,3” (sistema denominado Connected Car Navigation Cockpit – ccNC) com suporte a atualizações OTA, Apple CarPlay e Android Auto sem fio e reconhecimento de voz com assistente baseado em IA generativa. Outras funcionalidades:
- HUD com informações de condução e dados de direção autônoma;
- V2L (vehicle-to-load) com saída externa sem necessidade de adaptador;
- Digital Center Mirror (DCM) e Digital Side Mirror (DSM) em mercados selecionados;
- Dash Cam frontal e traseira com gravação e monitoramento de estacionamento;
- Autenticação por impressão digital e Digital Key 2 (NFC) para até 15 dispositivos;
- Carregamento rápido para smartphones (15 W via USB).
O NEXO foi desenvolvido com foco em obter classificações elevadas em testes de segurança global. A carroceria usa combinação de aço de alta resistência, hot-stamping e uma estrutura multi-skeleton; o pacote de airbags pode chegar a nove unidades. O carro integra um amplo conjunto de ADAS, incluindo sistemas como Forward Collision-Avoidance Assist, Lane Keeping Assist, Blind-Spot Collision-Avoidance Assist, Smart Cruise Control, Lane Following Assist 2, Highway Driving Assist e Remote Smart Parking Assist 2, entre outros listados pela Hyundai. A proteção do sistema de hidrogênio é destacada: a arquitetura estrutural e os materiais visam reduzir deformações em impactos e proteger tanques e ocupantes. Design e acabamento A linguagem de design adotada é chamada pela Hyundai de “Art of Steel”, com linhas que valorizam resistência e presença. Elementos específicos para o FCEV incluem as “HTWO” lamps (associação à marca de hidrogênio do grupo) e as “4 Dot Lamps”. O NEXO será oferecido em seis cores externas e combina materiais de origem sustentável no interior (couros bio-processados, tecidos reciclados, bioplásticos, entre outros), segundo a montadora. Dimensões e principais especificações (base: modelo europeu)
Lançamento
A Hyundai informa que o novo NEXO será lançado globalmente no começo de 2026. Especificações, equipamentos e cifras de consumo podem variar conforme mercado e versão; os números apresentados acima referem-se ao modelo europeu e às estimativas divulgadas pela montadora.














mais feio que uma capivara no cio..putz...que desastre.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.