A Porsche anunciou um novo sistema de carregamento por indução que estará disponível como opcional do Novo Cayenne Elétrico, marcando a estreia da tecnologia sem fio em um modelo da marca.
Novo Porsche Cayenne Elétrico terá sistema de recarga por indução
O recurso permite recarregar o veículo sem o uso de cabos ou wallbox. O processo é feito por meio de um campo magnético entre duas bobinas de cobre — uma instalada em uma placa no piso da garagem e outra posicionada atrás do eixo dianteiro do veículo.
Novo Porsche Cayenne Elétrico - camuflado - frente
O sistema de carregamento por indução é composto por duas partes principais:
  • Placa de piso (base plate), com dimensões de cerca de 6 cm de altura, 78 cm de largura e 117 cm de comprimento, conectada diretamente à rede elétrica;
  • Unidade receptora, integrada ao chassi do SUV.
Novo Porsche Cayenne Elétrico - chassi
Na primeira utilização, veículo e placa realizam uma troca de dados criptografada, semelhante ao emparelhamento de um smartphone, garantindo segurança contra uso indevido. A comunicação ocorre por meio de um módulo Wi-Fi integrado à base.
Novo Porsche Cayenne Elétrico - lateral dianteira esquerda
Durante o estacionamento, o sistema de câmeras e sensores do Porsche Communication Management (PCM) auxilia no posicionamento: um ponto verde indica a localização do receptor e um círculo verde marca a bobina transmissora. Quando ambos se alinham, o carregamento pode começar.
Novo Porsche Cayenne Elétrico - camuflado - lateral esquerda
Eficiência e potência
O sistema trabalha com potência de até 11 kW, alcançando eficiência superior a 90%, mesmo com uma distância de 12 a 18 centímetros entre as bobinas. O tempo de recarga é equivalente ao de uma wallbox convencional com cabo.
Novo Porsche Cayenne Elétrico - sistema de carregamento
Para isso, a energia da rede elétrica é convertida em corrente contínua (DC) e, em seguida, transformada em uma corrente alternada de 85 kHz e 2.000 V, necessária para o processo de indução. O software interno ajusta automaticamente os parâmetros de carga para compensar desalinhamentos de até 10 centímetros entre as bobinas.
Novo Porsche Cayenne Elétrico - camuflado - em movimento
O sistema possui blindagem magnética e ferrites direcionais que evitam dispersão do campo magnético e interferência em outros componentes do veículo. Sensores detectam objetos metálicos ou movimentos sob o carro, interrompendo a carga para evitar superaquecimento ou riscos a animais e pessoas. A tecnologia atende integralmente aos limites de compatibilidade eletromagnética (EMC) vigentes.
Novo Porsche Cayenne Elétrico - camuflado
A Porsche também desenvolve uma versão que combinará estacionamento automático e carregamento por indução. Nesse formato, o veículo poderá se posicionar sozinho sobre a base e iniciar a recarga de forma totalmente autônoma.



2 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem