Os programas Latin NCAP e Euro NCAP divulgaram atualizações em seus protocolos de avaliação. As mudanças, que entram em vigor em 2026, tornam os critérios mais rigorosos e ampliam o escopo dos testes, alinhando-os às condições de uso real e ao avanço das tecnologias automotivas.
Teste de colisao Latin Ncap
Principais mudanças do Latin NCAP (vigência 2026–2029)
1. Testes mais severos para adultos
  • Impacto lateral passa a 60 km/h com barreira de 1.400 kg.
  • Impacto lateral de poste aumenta para 32 km/h, agora com ângulo oblíquo de 75°.
  • Novo dummy WSID, mais preciso e com maior biofidelidade.
Teste de colisão lateral Latin Ncap
2. Avaliação ampliada para ocupantes no banco traseiro
  • Inclusão de análise de chicote cervical no banco traseiro.
  • Requisitos mais rígidos para cintos traseiros, incluindo pré-tensionadores e limitadores de carga.
Teste de colisão Latin Ncap - imagens internas
3. Novos critérios para capotagem e resgate pós-colisão
  • Teste exploratório de resistência de teto em veículos altos (sem impacto na pontuação).
  • Penalizações para dificuldade de acesso ao veículo e liberação de cintos, além de necessidade de ficha de resgate.
  • Pontos extras para sistemas de chamada de emergência (eCall).
Teste de colisão Latin Ncap  - VW TERA
4. Proteção infantil revisada
  • Inclusão de dummy de 10 anos no impacto frontal e lateral.
  • Booster pode ser removido no teste dinâmico, exigindo melhor proteção estrutural do veículo.
  • Forte penalização para ausência de ISOFIX/i-Size ou impossibilidade de desligar airbag frontal.
  • Pontos extras para sistemas de detecção de crianças.
Teste de colisão frontal Latin Ncap
5. Pedestres, ciclistas e assistências à segurança
  • Critérios reforçados para AEB noturno e detecção de ciclistas.
  • Teste do alce mais exigente, com penalização para falhas.
  • Avaliação expandida de AEB para baixa/alta velocidade e sistemas de manutenção de faixa.
  • Inclusão de novos cenários para sistemas de ponto cego.
  • Pontos extras para tecnologias como monitoramento do motorista e detecção de álcool.
  • Ausência de limitador ou informação de velocidade impede atingir cinco estrelas.
Teste de colisão Latin Ncap - pedestres e ciclistas
Principais mudanças do Euro NCAP para 2026
1. Direção Segura
  • Avaliação ampliada de monitoramento do motorista, considerando atenção, vigilância e sinais de comprometimento.
  • Exigência de interação mais intuitiva: inclusão de testes de usabilidade da interface, com valorização de botões físicos.
  • Verificação de precisão das informações de limite de velocidade em condições reais.
  • Pontos extras para tecnologias capazes de imobilizar o veículo com segurança caso o motorista fique incapacitado.
Teste de colisão Euro Ncap - Tiggo 8
2. Prevenção de Colisões
  • Novos cenários urbanos incluem interações com motos, ciclistas e pedestres.
  • Avaliação de suavidade e previsibilidade das intervenções, atendendo críticas de condutores.
  • Testes de “baixa velocidade” incluem acionamento incorreto de pedais e abertura de portas.
Teste de colisão Euro Ncap - Audi
3. Proteção em Caso de Colisão
  • Expansão da gama de biotipos avaliados, incluindo ocupantes baixos, altos, idosos e crianças.
  • Combinação de crash tests tradicionais, testes de trenó e simulações virtuais.
  • Maior atenção às áreas do para-brisa na proteção a pedestres.
Teste de colisão Euro Ncap
4. Segurança Pós-Acidente
  • Maçanetas elétricas deverão funcionar após o impacto.
  • Exigência de isolamento seguro de baterias de alta tensão em elétricos.
  • Sistemas de emergência precisarão estimar corretamente o número de ocupantes.
  • Veículos elétricos devem alertar sobre risco de incêndio após colisões ou durante carregamento.
Teste de colisão Euro Ncap - BYD
Convergências entre Latin NCAP e Euro NCAP
Embora adotem estruturas de avaliação distintas, Latin NCAP e Euro NCAP caminham na mesma direção ao elevar o rigor dos ensaios e ampliar o foco das análises. Ambos fortalecem os testes de impacto lateral e passam a olhar com mais atenção para a proteção dos ocupantes do banco traseiro, área historicamente menos explorada. Também aumentam a pressão por sistemas avançados de assistência e monitoramento do motorista, refletindo a importância crescente dessas tecnologias na prevenção de acidentes.
Teste de colisão Euro Ncap
A segurança pós-colisão ganha protagonismo, com novos critérios que tratam desde a facilidade de acesso ao veículo após um impacto até a eficiência dos sistemas de chamada de emergência. Da mesma forma, pedestres, ciclistas e motociclistas passam a ser considerados de forma mais abrangente, com cenários de teste que simulam situações cada vez mais próximas do uso real.
Teste de colisão Euro Ncap - Tiggo 7
Por fim, os veículos elétricos entram definitivamente no centro das discussões de segurança, com exigências específicas para o isolamento e o gerenciamento das baterias. Trata-se de uma convergência clara: os dois programas buscam avaliações mais completas e condizentes com a complexidade dos carros modernos.
Teste de colisão Euro Ncap - Tesla
As mudanças indicam uma nova fase na avaliação de segurança veicular, com foco na integração entre tecnologias, prevenção de acidentes e mitigação de impactos. Para as fabricantes, o desafio aumenta; para consumidores, a promessa é de avaliações mais completas e alinhadas às condições reais de circulação.



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