A Toyota do Brasil comunicou o plano de retorno gradual da produção nas fábricas de Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP) após o incidente que afetou a planta de motores de Porto Feliz (SP).
As operações nas unidades de Indaiatuba e Sorocaba serão retomadas a partir de 3 de novembro, com uso de motores e peças importados de outras unidades da Toyota no exterior.
Na primeira etapa, a produção será concentrada nas versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, para os mercados interno e de exportação. A montadora informou que o plano de produção para novembro e dezembro contempla a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro.
A fábrica de Porto Feliz permanece sem prazo definido para reinício das operações devido à extensão dos danos. A Toyota diz que os trabalhos na unidade estão focados na análise da condição dos equipamentos e na transferência temporária desses equipamentos para outras localidades.
Quanto à força de trabalho, o comunicado informa que a suspensão temporária de contrato de trabalho (lay-off) será aplicada apenas aos colaboradores da unidade de Porto Feliz. Os colaboradores das plantas de Sorocaba e Indaiatuba devem retornar ao trabalho em 21 de outubro, após o término das férias emergenciais.
A retomada da produção de veículos com motores convencionais está prevista para janeiro de 2026, abrangendo Corolla e Corolla Cross para mercado interno e exportação, além do Yaris Hatch — neste caso, exclusivamente para exportação. A produção aumentará gradualmente até atingir o volume regular em fevereiro de 2026.
Por fim, a Toyota informou que a preparação do Yaris Cross segue em andamento e que a data de lançamento será comunicada oportunamente. A empresa afirma que acompanhará a evolução da situação e divulgará eventuais ajustes no plano de retomada.
Parabéns a Toyota pela resposta rápida. Estou mandando energias positivas aqui de BSB.
ResponderExcluirComo pode a Toyota nao ter um planejamento de crise para o caso de uma fabrica parar...E ai fica agora com produção parada. E os vendedores das concessionárias, nao terão carros para vender. Os donos nao poderáo lucrar. Péssima estrat[egia..
ResponderExcluirE esse motor importado ai, [e flex? xii...cheiro de gambiarra.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.