A Mercedes-Benz apresentou o show car Vision Iconic, projeto que a marca descreve como ponte entre sua herança e a mobilidade futura. O modelo combina elementos de design inspirados na década de 1930 com tecnologias que a fabricante classifica como direcionais para seus próximos veículos elétricos.
A dianteira do Vision Iconic é dominada pela chamada icônica grille — uma reinterpretação da grade cromada histórica da Mercedes-Benz, com ampla moldura cromada, estrutura em treliça de vidro fumê e iluminação de contorno integrada.
Segundo a marca, esse elemento já foi introduzido no novo GLC elétrico em setembro de 2025; no show car, a estrela vertical no capô também vem iluminada e há cenários de animação para a grade.
No interior, a Mercedes descreve uma combinação de instrumentos analógicos e digitais em torno de uma peça de vidro flutuante apelidada de “Zeppelin”. O painel ganha animação ao abrir a porta e integra um conceito de tela de coluna a coluna.
A configuração do assento inclui um banco dianteiro corrido e materiais e acabamentos inspirados no Art Déco, como marchetaria em madrepérola e detalhes em latão, além de um volante de quatro raios com o logotipo da marca dentro de uma esfera de vidro.
Em termos tecnológicos, o Vision Iconic incorpora pesquisas da Mercedes-Benz em três frentes principais: revestimento solar, computação neuromórfica e direção altamente automatizada. A montadora informa que módulos solares finos, aplicáveis à carroceria, poderiam gerar energia adicional — como exemplo, uma área de 11 m² poderia fornecer energia equivalente a até 12.000 km por ano em condições ideais. A superfície fotovoltaica, segundo o comunicado, não conteria terras raras ou silício e teria eficiência de 20%.
A fabricante também destaca a aplicação da computação neuromórfica para reduzir consumo e latência no processamento de IA: essa arquitetura, que imita o funcionamento do cérebro, poderia tornar cálculos de IA mais rápidos e energeticamente eficientes, com redução potencial de até 90% nos requisitos de energia para processamento de dados em direção autônoma, e eficiência dez vezes maior em certos sistemas de segurança, segundo o material da empresa.
No campo da condução, o Vision Iconic traz avanços em steer-by-wire (direção eletrônica) e apresenta recursos de direção automatizada de Nível 2 aprimorados de série, com a possibilidade técnica de equipar o modelo com sistema de Nível 4 para trechos de rodovia.
A Mercedes também aponta a disponibilidade de estacionamento altamente automatizado para diversos cenários, com uso da arquitetura de sensores do veículo.
Além do carro, a apresentação incluiu uma coleção cápsula de seis trajes que, segundo a marca, dialogam com os elementos gráficos do interior, e o lançamento do livro ICONIC DESIGN, que reúne o pensamento da equipe de design sobre a “Nova Era Icônica” da Mercedes-Benz.
Nos comunicados oficiais citados pela empresa, Markus Schäfer, diretor de tecnologia, afirmou que o Vision Iconic “personifica nossa visão para o futuro da mobilidade”, enquanto Gorden Wagener, diretor de design, descreveu o projeto como inspirado na era de ouro do design automotivo.
Parabéns a Mercedes.
ResponderExcluirIsso sim é um verdadeiro automóvel premium.
Uau!!!!
ResponderExcluirEstou boquiaberto aqui em AJU!
mercedes. uma premium de verdade!!!!
Só podemos parabenizar por tanta beleza e elegância
jacaudi com suas velharias chorando na cama
ResponderExcluirTotalmente apelativo e sem noçao. Mercedes se perdeu totalmente no design...
ResponderExcluirbem sintomático do fato que 10% do capital da MB hoje [e xing.
Chuuuuuuuuuuuuuupa, Audi!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.