A Fiat lançou em 1980 o Fiorino, modelo derivado do Fiat 147, que rapidamente se consolidou como uma das principais soluções de transporte urbano de carga no país. Desde então, o veículo mantém vendas ininterruptas, tornando-se um dos comerciais leves mais longevos do mercado brasileiro.
Antes da estreia oficial do Fiorino, a marca já havia explorado o segmento profissional com o 147 Furgão (1977) e a 147 Pickup (1978).
Com o Fiorino 147, a proposta foi unir a estrutura de um carro de passeio a um compartimento de carga fechado, com capacidade ampliada e custo de operação reduzido, fatores determinantes para profissionais que necessitavam de agilidade e economia.
Medindo 3,78 metros de comprimento, o Fiorino 147 oferecia motores movidos a gasolina (61 cv e 9,9 kgfm) ou etanol (62 cv e 11,5 kgfm). Ao longo da década de 1980, a linha ganhou versões como a Settegiorni (para passageiros, com bancos rebatíveis), a Vetrato (com vidros no compartimento de carga) e a Combinato (com bancos laterais traseiros), ampliando seu leque de aplicações.
Em 1988, o modelo deu lugar ao Fiorino Furgão, derivado do Fiat Uno, que trouxe maior capacidade de carga — até 2.700 litros e 540 kg — e design atualizado. Essa configuração passou por evoluções ao longo dos anos 1990 e 2000, sempre preservando a proposta de praticidade e baixo custo de operação.
A terceira geração chegou em 2014, baseada na plataforma do Novo Uno. O veículo cresceu em dimensões, passou a transportar até 650 kg e recebeu o motor 1.4 EVO flex. A atualização mais recente ocorreu na linha 2025, quando o Fiorino incorporou o motor 1.3 flex de até 107 cv e 134 Nm de torque com etanol, ganho de potência e torque em relação ao antecessor.
Houve também melhorias em eficiência energética, com redução de mais de 14% no consumo. Entre os novos recursos, estão direção elétrica, monitoramento da pressão dos pneus (iTPMS) e sensor de temperatura externa.
Nos primeiros oito meses de 2025, o Fiorino registrou mais de 13.400 unidades emplacadas, com 25,8% de participação no mercado de veículos comerciais leves. O modelo é líder da categoria desde 2003, acumulando mais de 22 anos consecutivos no topo do segmento.
Além do desempenho em vendas, o Fiorino também soma premiações relevantes. Nos últimos cinco anos, recebeu mais de 15 títulos, incluindo “Melhor Revenda” (Quatro Rodas), “Maior Valor de Revenda” (Autoinforme) e “Campeão de Revenda” (Frota&Cia).
Ao completar 45 anos de trajetória, o Fiat Fiorino mantém posição de destaque no mercado, sustentando sua relevância entre profissionais que priorizam robustez, economia e versatilidade.
Aqui nasce uma boquetagem! Fiorino!
ResponderExcluirParabéns a FIAT, que sempre surrou as gambiarras que a VW tentou oferecer para competir com ela.
ResponderExcluirCarro de respeito que abriu caminho para a Strada espancar a Saveiro sem dó.
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