Há 68 anos, a primeira Kombi fabricada no Brasil saía da linha de produção da Fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O utilitário foi o primeiro modelo produzido pela Volkswagen no país, antes mesmo da inauguração oficial da planta em 1959, e marcou o início da operação da montadora fora da Alemanha.
Kombi - linha de produção da Fábrica da Anchieta
A Kombi começou a ser montada em 1957, com 50% dos componentes nacionais. Em apenas quatro anos, essa participação chegou a 95%, consolidando a nacionalização da produção. A fabricação do modelo no Brasil seguiu até 2013, encerrando-se com a série especial Kombi Last Edition, limitada a 1.200 unidades.
Dia Nacional da Kombi
No país, a trajetória foi a mais longa do mundo: 56 anos de produção ininterrupta. Para comparação, na Alemanha, a fabricação ocorreu entre 1950 e 1979, e no México, até 1995. As últimas unidades produzidas no Brasil — uma Kombi Standard, uma Kombi Furgão e a Last Edition nº 0056 — permanecem preservadas na Garagem VW, em São Bernardo do Campo.
Kombi 56 Anos Last Edition 1.4 Total Flex
Dez anos após o fim da produção da Kombi T2, a Volkswagen apresentou, em 2023, o ID. Buzz, uma releitura elétrica do modelo. O lançamento integrou as comemorações de 70 anos da montadora no país, trazendo a proposta de mobilidade 100% elétrica para o veículo que se tornou um símbolo da marca.



A data também marca um ano da criação do perfil oficial da Garagem VW no Instagram, espaço dedicado à preservação e divulgação da história dos clássicos da marca no Brasil.
Volkswagen Kombi 1960
Desde a estreia, em 2024, a conta reúne entusiastas e colecionadores, além de registrar eventos e visitas à coleção da Volkswagen, que inclui unidades históricas da Kombi e outros modelos produzidos no país.
Volkswagen Kombi - Brasil

1 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Carlos... fui feito numa kombi.

    Respeita minha história!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem