O Novo Volkswagen Tera obteve cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP, realizados sob o protocolo mais recente da entidade, válido entre 2020 e 2025. Produzido em Taubaté (SP), o modelo foi avaliado nas categorias de proteção para adultos, crianças, pedestres e sistemas de assistência ao condutor.
Volkswagen TERA - Crash Test - Latin NCap
A avaliação segue critérios rigorosos. No grupo de proteção aos ocupantes adultos, foram realizados testes de impacto frontal a 64 km/h, impacto lateral contra barreira móvel a 50 km/h e impacto lateral contra poste a 29 km/h, além da análise de frenagem autônoma de emergência (AEB) em velocidade urbana e o efeito chicote (whiplash) na coluna cervical.
Volkswagen TERA - Crash Test - Latin NCap
Na proteção às crianças, o protocolo considera o desempenho em colisões e a adequação dos sistemas de retenção infantil, bem como a facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas.




O grupo de proteção aos pedestres avalia as lesões em pernas, pelve e cabeça em situações de atropelamento, além do desempenho do AEB com detecção de pedestres.
Volkswagen TERA - Crash Test - Latin NCap
Por fim, os sistemas de assistência ao condutor são avaliados com base na presença e funcionamento de equipamentos como controle eletrônico de estabilidade (ESC), alerta de cinto de segurança, limitador de velocidade, AEB até 80 km/h, assistente de mudança de faixa e detector de ponto cego.
Volkswagen TERA - Crash Test - Latin NCap
O VW Tera traz de série em todas as versões seis airbags (frontais, laterais e de cortina), AEB com detecção de pedestres, ESC, sistema de detecção de fadiga e controle de pressão dos pneus. Nas versões Comfort e High, o modelo conta com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), enquanto a versão High adiciona assistente de mudança de faixa, câmera multifuncional e monitoramento de ponto cego com assistente de saída de vaga.
Volkswagen TERA - Crash Test - Latin NCap
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“O resultado do Volkswagen Tera é um dos mais relevantes dos últimos anos do Latin NCAP. Este modelo, que aspira a ser popular em preço e vendas, demonstra mais uma vez que a segurança cinco estrelas pode ser padrão e produzida na região. É fundamental que a Volkswagen tenha decidido oferecer AEB de série em quase todos os mercados da região em um modelo tão popular. Este resultado é um apelo a todos os fabricantes de veículos que ainda resistem em valorizar a vida dos latino-americanos da mesma forma que a dos europeus.”

Desenvolvido no Brasil sobre a plataforma MQB, o Tera utiliza aços de ultra-alta resistência em áreas estruturais, o que contribui para o desempenho nos testes de impacto.
Volkswagen TERA - Crash Test - Latin NCap
Com esse resultado, o Tera se junta a outros modelos da marca, como T‑Cross, Nivus e Taos, que também receberam cinco estrelas na mesma metodologia. O Latin NCAP avalia a versão mais básica dos veículos disponíveis no mercado e utiliza protocolos alinhados a padrões internacionais de segurança veicular.
Volkswagen TERA - Crash Test - Latin NCap

14 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Parabéns, não fez mais que a obrigação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim MCS, não fez mais que a obrigação, é verdade, mas nem isso a Peugeot consegue fazer direito!
      É foda aguentar as fanzetes, mas é necessário reconhecer que a VW tem levado o quesito segurança muito a sério!!!

      Excluir
    2. Peugeot/Citroen e FIAT só oferecem gambis capadas para o Brasil. A Jacswagen está de parabéns pelas 5 estrelas, mas repito novamente "Não fez mais que sua obrigação".
      Ainda assim Pole e Bombarok tiraram 3 estrelas no ano passado.

      Excluir
  2. Querem ou não carros da Volkswagen são seguros.
    Sempre com nota máxima.

    ResponderExcluir
  3. Apenas noto que todos os carros da VW são nota máxima. Tera 5 estrelas,

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEid-zjO2UTJ-xrKeWuB9p7Qs1z4cUhWI8tvQQPTG8r8CGWs5YeZ2KyohBEMLeYn_kCXMIYQJubU3Y3GIOCyavXBe0PW0xGSm38WIuq6-Ob94Ey1lzUWuxbO_QSpCpFtGn2TdUxI9_EK1Bi4h2Ph-rYbD0sR-hbZ732AhvtVj-lfISjCdJQG-MZHrp53/s1600/FZ8v5oZWQAALFhW.gif

    Só posso parabenizar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pole 3 estrelas mandou lembranças...

      Excluir
    2. Todos sabem que o Polo é 3 estrelas com alma de 5 estrelas (a plataforma é a mesma do Virtus que teve 5 estrelas). O POlo só falta 2 airgbs a mais, mas a alma é 5 estrelas.

      Excluir
    3. Carlos, carros possuem alma?

      Excluir
    4. Pole e Bombarok com 3 estrelas que o digam. E já a saveiro e o finado gol a dona Volks nunca patrocinou teste pra eles porque sabiam que iam zerar. Que estratégia.

      Excluir
  4. Parabéns, não fez mais que a obrigação!

    ResponderExcluir
  5. GENTE, vcs viram q o latinNCap é financiado pela vw??
    por isso eles vão bem e a Stellantis pegaram no pé

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem