O brasileiro Augusto Farfus voltou ao lugar mais alto do pódio em Nürburgring ao conquistar a vitória na edição 2025 das 24 Horas, uma das provas de resistência mais tradicionais do automobilismo mundial.
Ao lado de Kelvin van der Linde (África do Sul), Jesse Krohn (Finlândia) e Raffaele Marciello (Suíça), Farfus levou o BMW M4 GT3 EVO da equipe ROWE Racing ao primeiro lugar, garantindo a 21ª vitória geral da marca na história da corrida.
O desafio começou de forma complicada: o carro #98 largou apenas da 17ª posição após perder a melhor sessão de classificação. Ainda assim, a equipe adotou uma estratégia consistente e eficiente.
Farfus fez uma primeira volta agressiva e já figurava entre os dez primeiros logo de início. Após uma hora e meia de prova, uma queda de energia nos boxes causou bandeira vermelha e interrompeu a corrida por mais de duas horas.
Com a relargada, van der Linde aproveitou bem o ritmo do carro e avançou da nona para a terceira posição em apenas duas voltas. Durante a madrugada, a equipe se manteve constante em segundo lugar, enquanto consolidava vantagem sobre os adversários. Pela manhã, o #98 começou a reduzir a diferença para o líder, e três horas e meia antes do fim, Farfus assumiu a ponta.
A liderança foi reforçada após uma penalidade aplicada ao Porsche #911, que até então disputava diretamente a vitória. O BMW M4 GT3 EVO cruzou a linha de chegada atrás do Porsche, mas garantiu o primeiro lugar após a confirmação da punição e a rejeição do recurso apresentado pela equipe adversária.
A vitória marcou o segundo triunfo de Farfus nas 24 Horas de Nürburgring, 15 anos após sua primeira conquista. Para Marciello e Krohn, foi a primeira vez no topo do pódio nesta corrida. Van der Linde, por sua vez, venceu a prova pela terceira vez, mas pela primeira vez como piloto da BMW.
A edição também foi marcada pela estreia competitiva do novo BMW M2 Racing, que venceu na categoria SP3T. O modelo foi conduzido pelos pilotos oficiais da marca, Jens Klingmann, Charles Weerts e Ugo de Wilde, além do jornalista Michael Bräutigam. O carro #310 completou sua participação como parte do teste final antes do início da fase comercial do novo modelo de entrada da BMW M Motorsport.
Além disso, outras equipes clientes da BMW conquistaram vitórias em diferentes categorias, somando sete conquistas de classe no total. O público desta edição foi estimado em 280 mil pessoas, que acompanharam a tradicional prova no circuito de 25,4 km que combina o traçado do Nordschleife com o circuito GP.
A última vitória geral da BMW em Nürburgring havia sido em 2020, também com a equipe ROWE Racing — na ocasião, com o modelo M6 GT3.
Por dois motivos: habilidade do piloto e a máquina que ele pilotou. Simplesmente um BMW, a segunda melhor marca do planeta (por bem pouco...)
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