“Se houver uma falha entre o fim da garantia e o fim dos pagamentos, é provável que o consumidor não volte para a mesma marca”A nova garantia será válida exclusivamente para o primeiro proprietário e cobre compras no varejo e leasing, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Estão excluídos os veículos adquiridos para frotas. A cobertura inclui motor, transmissão, caixa de transferência, eixos de transmissão, diferenciais e eixos. Entre os modelos contemplados estão as picapes RAM 1500, 2500, 3500, 4500 e 5500, as vans ProMaster e versões especiais como Power Wagon e RHO. Para representantes da rede de concessionárias, como Michael Bettenhausen, presidente do Conselho Nacional de Revendedores da Stellantis, a decisão fortalece a imagem da marca. “É uma mensagem direta ao consumidor sobre a confiança da empresa no produto. E chega em um momento em que os veículos estão sendo usados por mais tempo e com maior exigência.” A Ram ainda não informou se a ampliação de garantia será adotada em outros mercados fora dos Estados Unidos.
A Ram anunciou a ampliação da garantia do trem de força (powertrain) para suas picapes e vans nos Estados Unidos, a partir da linha 2026. O novo prazo será de 10 anos ou 100 mil milhas (160 mil quilômetros), o que ocorrer primeiro. A cobertura será válida apenas para modelos a combustão, ficando de fora os veículos totalmente elétricos.
A medida representa um aumento significativo em relação à cobertura atual de cinco anos ou 60 mil milhas, padrão também seguido por outras marcas como Ford, General Motors e Toyota no mercado norte-americano.
De acordo com o CEO da Ram, Tim Kuniskis, a decisão considera o comportamento atual dos consumidores. Segundo ele, 85% dos compradores de caminhonetes financiam seus veículos por pelo menos sete anos, enquanto muitos mantêm os modelos por mais de uma década.
“Eles mantêm o veículo por 12 anos, financiam por sete. Mas a garantia continua sendo de cinco anos. Isso não acompanha a realidade do mercado”, afirmou Kuniskis em entrevista coletiva.
Ele ressaltou que a ausência de cobertura após o término da garantia tem impacto direto na fidelização do cliente:
Vocês viram que os EUA jogaram uma Amarok no Irã?
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