A Volkswageniniciou as vendas do Tera, novo SUV compacto desenvolvido e produzido em Taubaté (SP).
O modelo chega em quatro versões — MPI MT, TSI MT, Comfort TSI AT e High TSI AT — com preços de lançamento que variam de R$ 99.990 a R$ 139.000.
O lote de entrada, limitado a 999 unidades, adota o motor 1.0 MPI de 84 cv e câmbio manual de cinco marchas.
O preço de R$ 99.990 é para o Tera MPI do lote de entrada.
Após as 999 unidades vendidas, o preço dessa versão sobre para R$ 103.990.
As demais configurações utilizam o 1.0 170 TSI de 116 cv; nas versões Comfort e High, a transmissão é automática de seis marchas.
Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o consumo com gasolina do Tera oscila de 13,2 km/l em ciclo urbano (MPI) a 15,0 km/l em rodoviário (TSI MT).
Na combinação mais vendida prevista — TSI automático — os números são 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
O consumo é semelhante ao do Fiat Pulse 1.3 CVT (13,0 km/l e 14,7 km/l) e superior ao do Renault Kardian 1.0 turbo automático em trajeto rodoviário (13,8 km/l).
O quadro comparativo a seguir traz os dados de Tera TSI Automático, Pulse Automático e Kardian Automático, com grifo azul para o melhor resultado, e vermelho para o pior.
Consumo
VW Tera TSI AT
Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
Renault Kardian 1.0 Turbo Automático
Etanol - urbano
8,6 km/l
8,9 km/l
8,8 km/l
Etanol - rodoviário
10,3 km/l
10,5 km/l
9,8 km/l
Gasolina - urbano
12,2 km/l
13 km/l
12,2 km/l
Gasolina - rodoviário
14,5 km/l
14,7 km/l
13,8 km/l
Com etanol, o Tera TSI automático registra 8,6 km/l no ciclo urbano e 10,3 km/l no rodoviário.
Dimensionalmente, o utilitário mede 4,15 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e traz entre-eixos de 2,57 m.
O porta-malas acomoda 350 litros e o tanque, 49 litros. O peso em ordem de marcha declarado para a versão MPI é de 1.078 kg.
A lista de equipamentos de série inclui direção elétrica, ar-condicionado, piloto automático, painel digital, dois conectores USB dianteiros, sensores de estacionamento traseiros e assistente de partida em rampa.
Em segurança, todas as versões trazem seis airbags, controle de estabilidade, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, bloqueio eletrônico do diferencial e alerta de fadiga.
A partir da Comfort, somam-se sistema de acesso sem chave, partida por botão e central VW Play Connect com tela de 10,1”.
A High acrescenta painel digital de 10,25”, carregador de celular por indução, controle de cruzeiro adaptativo e pacote ADAS com assistente ativo de permanência em faixa, monitor de ponto cego e câmera multifuncional.
Outro destaque é o assistente virtual Otto, baseado em modelo de linguagem generativa e integrado ao aplicativo Meu VW 2.0.
Nas versões Comfort e High, a funcionalidade será oferecida de série a partir do segundo semestre de 2025; na TSI MT, será opcional mediante ativação do pacote de conectividade.
A plataforma VW Play Connect permite ainda download de aplicativos diretamente na central multimídia.
No pós-venda, a montadora estima custo total de propriedade 4 % inferior à média do segmento nos primeiros quatro anos ou 60 mil km, considerando consumo, seguro, taxas e manutenção.
A rede disponibiliza mais de 45 acessórios dedicados, e o configurador on-line Tera 3D permite visualizar o veículo em realidade aumentada, inclusive no ambiente do usuário.
Com preços competitivos, consumo alinhado aos principais rivais e pacote de segurança em todas as versões, o Tera estreia como a principal aposta da Volkswagen no segmento de SUVs compactos para o ciclo 2025-2028.
Vídeo - VW Tera 2026
Ficha Técnica - VW Tera 2026
Versão
Tera 1.0 MPI MT
Tera TSI MT
Tera Comfort/High/The Town TSI AT
Motor
1.0 12V Flex, 3 cil., 84/77 cv (etanol/gasolina) a 6.450 rpm, 10,3/9,6 kgfm a 3.000 rpm
1.0 12V Turbo Flex, 3 cil., 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm
1.0 12V Turbo Flex, 3 cil., 116/109 cv a 5.000 rpm, 16,8 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio
Manual, 5 marchas
Automático, 6 marchas
Manual, 5 marchas
Tração
Dianteira
Dianteira
Dianteira
Direção
Elétrica
Elétrica
Elétrica
Suspensão (D/T)
McPherson / Eixo de torção
McPherson / Eixo de torção
McPherson / Eixo de torção
Freios (D/T)
Discos ventilados / Tambor
Discos ventilados / Tambor
Discos ventilados / Tambor
Pneus
185/65 R15
205/60 R16
205/60 R16 ou 205/55 R17
Peso (kg)
1.078
1.130
1.169
Carga útil (kg)
387
450
451
Dimensões (C x L x A, cm)
414,7 x 177,7 x 150,4
415,1 x 177,7 x 147,8
415,1 x 177,7 x 150,4
Entre-eixos (cm)
256,6
256,6
256,6
Porta-malas (L)
350
350
350
Tanque (L)
49
59
59
Diâmetro de giro (m)
10,8
10,8
10,8
Consumo - VW Tera 2026 - INMETRO
VW Tera - consumo
1.0 MPI MT
1.0 TSI MT
TSI Comfort Automático
TSI High Automático
Etanol - urbano
9,1 km/l
9 km/l
8,6 km/l
8,6 km/l
Etanol - rodoviário
10,2 km/l
10,3 km/l
10,3 km/l
10,3 km/l
Gasolina - urbano
13,2 km/l
12,9 km/l
12,2 km/l
12,2 km/l
Gasolina - rodoviário
14,7 km/l
15 km/l
14,5 km/l
14,5 km/l
Tabela de Preços - VW Tera 2026
Modelo versão
Preço
VW Tera MPI (valor promocional)
R$99.990
VW Tera TSI AT
R$116.990
VW Tera Comfort TSI AT
R$126.990
VW Tera High TSI AT
R$139.990
VW Teras High AT Outfit
R$142.990
6
Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
O segmento de SUVs compactos no Brasil será dividido em aT/dT (antes de Tera / depois de Tera). nada será como antes após esse lançamento magnífico da VW.
XIMBICATERA irá fazer fogo amigo dentro da JABIRACAWAGEN, tirará clientes ou da Pole, Nivus ou Tcruz CREDO. Nao abalara em nada o mercado de Suv de entrada.
di novo
ResponderExcluirA VW quer aniquilar a concorrência!!??
ResponderExcluirO segmento de SUVs compactos no Brasil será dividido em aT/dT (antes de Tera / depois de Tera). nada será como antes após esse lançamento magnífico da VW.
ResponderExcluirRsrsrrsrsrsrrsrsrsrrsrs
ExcluirXIMBICATERA irá fazer fogo amigo dentro da JABIRACAWAGEN, tirará clientes ou da Pole, Nivus ou Tcruz CREDO.
ExcluirNao abalara em nada o mercado de Suv de entrada.
substituto do pole MPi e COMFORT q sairam de linha apenas
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.