O Chevrolet Blazer EV RS, SUV 100% elétrico, chegou ao mercado brasileiro em setembro de 2024. Este é o carro mais caro e sofisticado à venda pela Chevrolet do Brasil, com preço sugerido em maio de 2025 de R$ 503.190, com garantia de 8 anos ou 160.000 km.
Este definitivamente não é um valor dos mais acessíveis, mas o Chevrolet Blazer EV RS é muito bem equipado, muito bem acabado, e com recursos que muitos carros importados de luxo não possuem. E é o segundo carro elétrico com maior autonomia aferida pelo INMETRO, com 481 KM, mas na prática ele atinge em uso urbano algo entre 530 km e 540 km.
O Blazer EV fica atrás, em autonomia, apenas do BMW iX Drive 50 Sport (preço R$ 923.950) com 528 km de autonomia - e que chega na prática a 560 km, mas custa quase o dobro do Chevrolet Blazer EV.
O Blazer EV é vendido no Brasil exclusivamente na versão esportiva RS (Rally Sport), com tração traseira. O motor oferta 347 cavalos e 44,9 kgf·m de torque instantâneo. A tração traseira faz com que o carro seja muito divertido de dirigir, com uma relação peso/potência de 7 kg por cavalo. O carro pesa 2495 kg e, segundo o fabricante, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
Em termos dimensionais, Blazer EV RS mede 4,884 m de comprimento, 1,982 m de largura e 1,650 mm de altura, e distância entre eixos de 3,094 mm.
O porte é avantajado e imponente - que garante excelente espaço interior e porta-malas de 436 litros.
O design é muito elegante e chamativo. A frente é bonita, com entradas de ar reais, e um sistema de iluminação totalmente em LED, e inclusive o emblema Chevrolet fica iluminado.
Na traseira as lanternas também apresentam sinalização dinâmica quando você se aproxima do carro. O design é elegante, com spoiler e o logotipo "RS", indicando que é elétrico.
O porta-malas, como dissemos, tem 436 litros e é totalmente forrado de material de elevada qualidade. Para mais espaço, os bancos podem ser rebatidos, aumentando a capacidade para 1.170 litros.
Para abrir o porta-malas, basta pressionar o botão na chave, que aciona a abertura elétrica. Ao fechar o porta-malas, o sensor de segurança impede o fechamento caso haja algum obstáculo, como crianças ou bagagens, evitando acidentes. Essa tecnologia é um exemplo de como a Blazer EV RS alia praticidade e segurança.
A suspensão é independente, com 20 cm de vão livre do solo que permite trafegar com conforto e sem risco de raspadas na parte inferior.
No interior, os bancos oferecem muito conforto, com acabamento premium. A central multimídia é enorme, com 17,7 polegadas e sistema Google integrado, porém sem compatibilidade com Android Auto ou Apple CarPlay - o que não faz falta, porque o sistema é bem completo.
Os bancos dianteiros contam com acabamento de alta qualidade, com materiais agradáveis ao toque e detalhes que evidenciam o cuidado da Chevrolet com o design. O painel digital configurável, com telas de 11 e 17,7 polegadas, oferece informações claras e de fácil leitura.
O sistema de som Bose proporciona uma experiência sonora de alta qualidade. Além disso, há carregamento por indução para smartphones compatíveis e diversos compartimentos de armazenamento, incluindo um porta-luvas iluminado e um compartimento central com tomadas USB-C e 12V.
Há teto solar panorâmico que amplia a sensação de espaço no interior e pode ser aberto eletricamente.
O carro também possui diversos assistentes de direção, como piloto automático adaptativo e assistente de permanência na faixa. Além disso, a tração traseira proporciona uma excelente experiência ao dirigir, especialmente em curvas.
O espaço traseiro é amplo - graças ao entre-eixos de mais de 3 metros. Ele dispõe de encostos de cabeça para todos os ocupantes, cintos de três pontos, fixação Isofix, airbags laterais, frontais, de cortina e de joelho.
Os vidros possuem acionamento elétrico com função um toque, facilitando o uso. Além disso, há vedação com borracha tripla nas portas, contribuindo para o isolamento acústico e conforto dos passageiros.
O banco traseiro é confortável, com bom espaço para as pernas e cabeça. Na posição normal, é possível acomodar três adultos com conforto. Além disso, há saídas de ar, portas USB e aquecimento dos bancos em três níveis, proporcionando uma experiência agradável para os ocupantes.
Ao volante
O volante, revestido em couro, possui aquecimento e comandos multifuncionais para controles de áudio, telefone e assistentes de condução. E é eletricamente ajustável.
O retrovisor central é fotocrômico e pode ser ajustado para exibir imagens da câmera traseira, facilitando a visualização ao dar ré. Além disso, há alerta de ponto cego e memória para ajustes dos bancos dianteiros, proporcionando maior conforto e praticidade.
O sistema de partida do veículo é inovador: ao entrar no carro e pressionar o pedal de freio, o veículo é automaticamente ligado, sem a necessidade de pressionar um botão de ignição. Para desligá-lo, basta abrir a porta e sair do veículo.
O câmbio eletrônico é intuitivo, com botões para as funções P (Park), R (Ré), D (Drive) e um seletor para modos de condução. O modo esportivo oferece uma resposta mais ágil do acelerador, enquanto o modo neve ajusta os parâmetros do veículo para condições de baixa aderência.
O sistema de assistência à condução inclui piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática e assistente de permanência em faixa.
O câmbio eletrônico é semelhante ao utilizado em veículos de luxo, como os da Mercedes-Benz, oferecendo uma experiência de condução sofisticada. A câmera 360º facilita manobras, proporcionando uma visão completa ao redor do veículo.
O sistema de climatização é eficiente, com controles físicos para ajuste de temperatura e ventilação. No entanto, algumas funções, como recirculação do ar e direcionamento do fluxo de ar, são acessadas por meio da tela sensível ao toque, o que pode distrair o motorista durante a condução.
O painel digital configurável permite ao motorista personalizar as informações exibidas, como navegação, mídia e dados do veículo. É possível ajustar a disposição dos elementos conforme a preferência pessoal.
Comportamento dinâmico
O Chevrolet Blazer RS EV está exatamente onde precisa estar em termos de aceleração - menos de 6 segundos para chegar aos 100 km/h. O carro é configurado para o conforto como prioridade sobre esportividade.
Assim, este SUV elétrico de luxo é um cruzador confortável que transmite a sensação de flutuar sobre a maioria do asfalto sem perturbar seus ocupantes.
A direção é leve e exige pouco esforço no modo de condução padrão. Se você quer mais sensação de direção, ao escolher o modo Sport apenas aumenta o esforço necessário para girar o volante sem fornecer mais feedback real.
O Blazer EV se comporta bem no dia a dia. Embora a direção seja leve, ela também é direta o suficiente para que o motorista mantenha facilmente a trajetória do SUV em autoestrada. Como mencionado anteriormente, há torque mais do que suficiente para entrar com confiança em uma rodovia movimentada.
Recarga
O Chevrolet Blazer RS EV permite a recarga de sua bateria de 102 Kwh em carregamento rápido em corrente contínua de até 190 kW, permitindo recuperar cerca de 130 km de autonomia em apenas 10 minutos.
Em corrente alternada, potência é de 22 kW.
Conclusão
O Chevrolet Blazer EV RS, de R$ 503.190, é carro premium, e conta com autonomia e recursos de tecnologia, além de acabamento que muitos importados com até o dobro do preço não oferecem.
Em resumo: se você pretende um SUV elétrico com design arrojado, desempenho impressionante e tecnologia de ponta, o Blazer EV RS é uma opção a ser considerada.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
CHEVROLET BLAZER EV RS
MOTOR ELÉTRICO
Tipo
Elétrico | RWD
Potência máxima líquida
347 cv / 255 kW
(ABNT NBR 5484/ISO 1585 Líquida ou SAE bruta)
Torque máximo líquido
440 Nm / 44,86 kgfm
(ABNT NBR 5484/ISO 1585 Líquida ou SAE bruta)
FREIOS
Dianteiros
Discos ventilados, 331 mm
Traseiros
Discos ventilados, 345 mm
DIREÇÃO
Tipo
Elétrica progressiva
SUSPENSÕES
Dianteira
Independente, multilink
Traseira
Independente, multilink
RODAS E PNEUS
Rodas
Alumínio 21''
Pneus
275/45 R21
SISTEMA ELÉTRICO
Autonomia Inmetro
481 KM
Bateria
102 kWh
Tipo
Litio-Ion
Garantia da bateria
8 anos ou 160.000 Km ( o que ocorrer primeiro)
Tipo de carregador
TIPO 2 para carregamento elétrico c/ provisão para carregamento rápido (DC)
DIMENSÕES
Comprimento Total (mm)
4.884
Largura - carroceria (mm)
1.982
Largura Total - espelho a espelho (mm)
2.199
Altura (mm) - com o rack de teto
1.650
Distância entre eixos (mm)
3.094
Porta-malas (litros)
436
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Peso em ordem de marcha (Kg)
2.495
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (Kg)
427
* A autonomia pode variar de acordo com o estilo de condução.
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Comentários
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Momento de lucidez de CACAZETE D4! Parabéns CACAZETE D4 ao confirmar que JACAUDI é generalista e concorre com Gm, Ford e Toyota no MÁXIMO!! E defendendo do modemo dessas marcas, JACAUDI leva pau,e do jeito que vc gosta CACAZETE pau grosso.
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ResponderExcluirAudi Q8 etron com bateria de 114 kwh manda lembranças.;
Momento de lucidez de CACAZETE D4!
ExcluirParabéns CACAZETE D4 ao confirmar que JACAUDI é generalista e concorre com Gm, Ford e Toyota no MÁXIMO!!
E defendendo do modemo dessas marcas, JACAUDI leva pau,e do jeito que vc gosta CACAZETE pau grosso.
Essa gambi que ja saiu de linha, fechou uma fábrica na Bélgica e pedia pra trocar o óleo?
ExcluirKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKKA
Esse é uma legítima gambi mesmo. Bateria maior e autonomia menor. Típico xing ling
O Audi tem mais "status", mas tem menos autonomia no INMETRO, 358 km, e o Blazer é mais bonito e mais barato. O Audi perde nessa.
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