O segmento de hatchs compactos é um dos mais competitivos do mercado brasileiro - o que resulta em um aperfeiçoamento constante de produtos para o consumidor. O Hyundai HB20 é um dos líderes , estando no mercado brasileiro em sua segunda geração com um facelift aplicado no meio de 2022. Neste artigo analisamos a versão topo de gama, Hyundai HB20 2023 Platinum Plus 1.0 TGDI Automático.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
Fabricado em Piracicaba (SP), o Hyundai HB20 2023, com o facelift aplicado em 2022, se tornou mais refinado e esportivo, mantendo sua efiência - o tornando-o competitivo com Polo Highline TSI AT, Onix RS AT e Peugeot 208 Turbo 200 Griffe.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - Prata Brisk
A tabela abaixo traz um comparativo técnico do Hyundai HB20 Platinum Plus contra o Polo Highline, Peugeot 208 Turbo 200 e Chevrolet Onix RS (com grifo azul no melhor resultado, e vermelho no menos favorável).

UnidadeHB20 TGDi ATPolo Highline ATOnix RS ATPeugeot 208 T200 CVT
Consumo (Etanol) cidade
km/l
98,48,28,8
Consumo (Etanol) rodovia10,310,59,810
Consumo (Gasolina) cidade12,712,111,812,5
Consumo (Gasolina) rodovia1414,91414,1
0 a 100 km/hs10,710,510,19
V. Máxkm/h190192187206
PreçoR$R$119.590R$117.990R$111.550R$114.990
Porta-malasLitros300300275265
Comprimentom4,024,074,164,05
Larguram1,721,751,731,76
Entre eixosm2,532,572,552,54
Altura livre do solocm16,0014,9012,8016,50
PesoKg1.1001.1461.0851.177
Powertrain
Potênciacv @ RPM120 @ 6000 / 120 @ 6000116 @ 5.000 / 109 @ 5.000116 @ 5.500 / 116 @ 5.500130 @ 5.750 / 125 @ 5.750
Torquekgfm @ RPM17,5 @ 150016,8 @ 1,75016,8 @ 2000 / 16,3 @ 200021,4 @ 1.750 / 21,4 @ 1.750
CâmbiotipoAutomático com conversor de torque, 6 marchasAutomático com conversor de torque, 6 marchasAutomático com conversor de torque, 6 marchasAutomático CVT 7 marchas simuladas

Os dados acima mostram que o Hyundai HB20 Platinum Plus competitivo dinamicamente contra seus principais concorrentes - o que, associado com design atualizado moderno e atraente o torna um dos carros mais vendidos do Brasil.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - faróis em LED
O vídeo abaixo mostra nossa avaliação do modelo.



Esta versão topo de gama chama a atenção pelas atraentes luzes LED, pela parte traseira com um 'T' iluminado, e pelos faróis afiados e uma grade frontal bem dimensionada.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
As linhas estilísticas laterais acrescentam ainda mais ao caráter ousado do veículo.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - rodas de 16"
O conjunto estético do HB20 Platinum é bem proporcionado e elegante.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - traseira
No interior, a experiência é gratificante pela impressão de qualidade, bom acabamento e solidez.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - interior
O painel é funcional, com uma tela de 8 polegadas situada em um ponto ideal para fácil leitura.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - painel
Os controles estão ergonomicamente posicionados e a interface é bastante intuitiva.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - interior - console central
Os comandos estão em locais familiares e de fácil acesso.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - espaço traseira
O uso de materiais pode parecer um pouco econômico, com plásticos brilhantes e poucas superfícies emborrachadas, mas o HB20 compensa isso com bancos em couro e tecido pretos e maçanetas cromadas.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - porta-malas de 300 litros
Neste aspecto, o HB20 vai além das expectativas. Você tem acesso a uma variedade de funcionalidades, desde o sistema Stop & Go (ISG) e ar-condicionado digital, até carregador sem-fio para smartphones.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - interior - dianteiro
No quesito conectividade, a central multimídia flutuante é compatível com Apple CarPlay® e Google Android Auto, sem fio, além do sistema Bluelink  - aplicativo de smartphone que oferece recursos como partida remota do motor, função Find my Car, modo vallet, assistência humanizada de 24 horas, entre outros recursos.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - painel digital
A dimensão de segurança do HB20 está na média: o modelo foi aprovado recentemente em teste do Latin NCAP (veja aqui), mas com três estrelas - o que indica espaço para melhorias.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - porta-malas
A Hyundai dotou o HB20 Platinum Plus com bons sistemas de segurança: Assistente de Centralização em Faixa, Alerta de presença no banco traseiro e até seis airbags, é evidente que a Hyundai levou a segurança a sério.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - porta-malas
O que sentimos falta - e que funcionaria muito bem com o sistema automático de centralização - seria o piloto automático adaptativo (que, ressalter-se, não está disponível em nenhum modelo da categoria).
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - painel
Uma novidade da linha 2023 é que o alerta de colisão com frenagem automática adota detecta também pedestres e ciclistas.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo - acabamento interno
O HB20 Platinum Plus conta ainda com alerta de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado, o Saída Segura, indica ao motorista ou ocupantes sobre outro veículo se aproximando ao abrir a porta, alerta de objetos no banco traseiro, detector de fadiga, farol-alto adaptativo e monitoramento de pressão dos pneus.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
Por fim, mantém os recursos de 6 airbags e controles de tração e estabilidade.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
O motor 1.0 Turbo Flex de 3 cilindros é robusto, tem um histórico de confiabilidad e entrega bons 120 cv de potência, tanto com gasolina quanto etanol.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
O torque de 17,5 kgfm também é acima da média do segmento, e está disponível já a 1.750 rpm, tornando o HB20 Turbo muito agradável de ser conduzido em cidade pela agilidade e rapidez nas respostas.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
A transmissão automática de seis velocidades e a suspensão tipo McPherson na frente e barra de torção atrás oferecem um passeio confortável.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
A robustez da suspensão é particularmente notável; não é todo dia que andamos em um carro que se mostra tão adaptado para a realidade das vias brasileira.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
O ajuste privilegia o consumo e o conforto acústico, e trabalha sempre com marchas mais altas e menores rotações.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
Quando se exige performance, ele leva algum tempo até a encontrar a marcha ideal. De qualquer forma, o consumo baixo compensa.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
A dirigibilidade do HB20 é refinada, com foco no conforto, e silenciosa - parecendo um carro de categoria superior.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
A suspensão é macia, absorve bem as imperfeições de pisos deteriorados e opera sem ruídos.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
E mesmo com tal ajuste, é muito estável em curvas e com excelente estabilidade.

Conclusão

O Hyundai HB20 2023 é um pacote bastante sólido, e o modelo de passeio mais refinado do segmento.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
Embora tenha suas nuances e espaço para aprimoramentos, ele sobressai principalmente em relação aos sistemas de assistência à condução, algo em que supera concorrentes como o Polo Highline, Onix RS e Peugeot 208 Griffe.
Hyundai HB20 2023 Platinum Turbo
Com um preço de R$ 119.950, você pode não encontrar o ápice do luxo, mas certamente terá um carro bem equipado, refinado e com estilo atualizado.

11 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O HB20 com facelift melhorou, mas continua com porte de compacto perto do Polo, Onix e Yaris. E suas vendas estão muito dependentes de PJ.

    Mas é um carro mais bem acabado do segmento, superior nesse quesito ao Polo Highline e o Onix.

    ResponderExcluir
  2. Inspired by Motor1, but interesting nonetheless. Thank you very much :-)

    The HB20 is undoubtedly a good car, but the attention goes to the "new" one, the 208 T200, which brings more spice to the game.
    How much it will shake up what has come before can be seen in the HB20 1.0T AT-Sense, which was only released 2 days ago so that you can offer a rival under 100,000.
    How this continues to develop will be exciting...

    ResponderExcluir
  3. O Polo é a melhor opção por várias dimensões de analise.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4y-cHujY_uBRcNYmFmLJPU21HvUTonphAxU73_qtU9IF37nNX4cTqi7S3UfnqDkdxQ0kleL3OrIc20TG1UVzsBje-FEI9-x9gFeLFB-bXb52ChDp76VgltjgSt40fDGv7jsee5HcObhEqaBiBYHeZo2Qz2RHURqG6Q8bP1sA3THFJeyXTKfGaVkg4cGlJ/s800/Novo-Polo-2023.jpg

    Ele tem o maior entre-eixos, o único com entre-eixos de 2,56 metros, o que tem maior comprimento, mais espaço, o motor mais moderno e mais longevo, se tornando a melhor opção disparado.

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIEcjnjzGpqS31TQ10NqqGIQJCYiipcQwALZFXnJAFh4ZH88e5wac1mA1RloV99QAEZZUdzBvFhPbDv1wZtYEURVLIUb03DP1U1gh1Ib8LB2RT_SZ6Rm1chJmhW2MLm7h26lumyTrZnj2NbIXs3w_rUN2xvQ7r1TKRKOBUcsosG-4HAHGcRilfhyrtpQ/s800/Novo-Polo-2023-Highline-4.jpg

    O design do Polo superior tb

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiirXmWDrrMdIPxCVkY2i73evGANWK4NDK7D5dTVoka7mHNWj_1VIGvKf51JnmV9kgaZePndzIVTFR9LYzr3I0h5o0FPeAVKTx7cokBKTa92wj6pJMlj8htziHuK-FTUtWOmW4xqck0pTDdv2RfXJi_lKivnJozFGJ0QMhC0dp_0CIVf2IAgGOS1wcLMQ/s1600/Novo-Polo-2023-Highline-2.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. There is probably no one best here because everyone has their strengths and weaknesses. Rather, there is the best one for your personal preferences.

      The polo e.g. It lacks some equipment (4 airbags, no ADAS) or something special, like the sunroof of the 208.
      The engine is also quite slow.
      The HB20 has more in it and a guarantee.
      The 208 is the sportiest of these 4 and is also well equipped.
      And the Onix is the favorite in retail anyway, there are reasons for that.

      Excluir
    2. Vamos aos fatos, o Polo, de todos esses é o único classificado como hatch médio oficialmente pelo INMETRO.

      https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

      Só pode isso já vemos que o Polo é bem superior aos demais em espaço interno. 0,5 s para mais ou menos é irrelevalnte. O que importa é o conjunto, sendo o Polo amplamente superior e o único hatch médio. Os demais são hatchs compactos.

      Excluir
    3. Sobre o Polo ser hatch médio oficialmente pelo inmetro e os demais não, de novo com fakenews Carlos? Já disse antes que o pbe do inmetro usa denominações diferentes do mercado, usando em consideração quase que exclusivamente as dimensões externas. No PBE do Inmetro, o Corolla, por exemplo, é classicado como grande (no mercado é apenas um sedan médio). Pelo mesmo pbe, onix, polo, yaris e city, por exemplo, são médios. Hb20 e 208 como compactos, mas, veja só, hb20s e virtus são tidos como médios. É uma classificação nada usada pelo mercado e, ainda assim, Polo tá no mesmo grupo de Onix, Yaris, City etc. Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/veiculos-automotivos-pbe-veicular

      Excluir
  4. Acho que a medição do porta-malas do onix está errada. São 275 e não 265 l. Igualmente, creio que o vão livre do solo do 208 está errado. Ele está mais perto do hb20 do que os demais. Em testes pelo yt (comprecar) ele passa tranquilo pelas lombadas, assim como o hb20. Por último, uma leitura fria dos números pode mascarar a realidade. Pelos dados, o 208 tem um entre-eixos maior que o hb20, mas é sabidamente um pouco mais apertado que este. De igual modo, a Hyundai divulga um número bem conservador pra o 0 a 100 do hb20. Na prática, em qualquer teste do yt ou de sites especializados, ele é mais rápido que o onix e, obviamente, do Polo.

    ResponderExcluir
  5. ONIX ÚNICO COM PORTE DE MÉDIO...

    10cm maior q a POLE e o mesmo entre-eixos praticamente...

    ResponderExcluir
  6. -taos diminuindo a distância em relaçao ao cocross...devagar , mas está ...lembrando que cocross já vendeu 5 vezes mais.
    -amarok com mais de dez anos ,hj disputando com l200 e frontier ..na sua reestilização volta a disputar com ranger e hilux
    -polo sucesso
    - virtus próximo do corolla
    -tcross e nivus sucesso
    -saveiro qundo chegar completamente nas lojas, enterra de vez a montana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem