O hatch 100% elétrico Chevrolet Bolt EV estreou no Brasil em novembro de 2019 (veja aqui). Em 2022 recebeu uma atualização em design e no interior (veja aqui). E agora, em 2023, chega a versão SUV, denominada Chevolet Bolt EUV pouco mais de 2 anos após o lançamento nos EUA. O Bolt EUV (SUV) compartilha a plataforma, powertrain e aspectos do interior do Bolt EV (hatch), mas é maior, e tem preço mais acessível: R$ 279.990 (julho de 2023). Neste artigo avaliamos o modelo, incluindo um teste de autonomia rodoviária em uma viagem de ida a volta entre Brasília (DF) e Pirenópolis (GO).
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
O novo Chevrolet Bolt EUV, sendo uma versão alongada do Bolt EV, mantém a mesma plataforma de tração dianteira (FWD), mas com uma distância entre eixos ampliada em 7,5 cm (2,675 metros, contra 2,6 metros do Bolt EV) para proporcionar mais espaço para adultos no banco traseiro. O porta-malas, porém, tem uma ligeira redução de 16 litros no volume para 462 litros (478 litros do Bolt EV). A carga útil também caiu de 478 Kg do Bolt EV para 396 Kg no Bolt EUV - resultado do aumento do peso em ordem de marcha (1.711 Kg, contra 1.641 do Bolt EV).
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
O Chevrolet Bolt EUV 2023 é um componente de um plano maior de eletrificação criado pela General Motors, que envolve ainda o lançamento no Brasil do Blazer EV em 2024. Em âmbito mundial a montadora norte-americana espera vender um milhão de veículos elétricos, buscando se tornar neutra em carbono, até 2040.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Nos EUA o Bolt EUV 2023 é um modelo relativamente acessível - tendo a missão de atrair compradores de carros a combustão. Essa não é, porém, a realidade no Brasil, já que o Bolt EUV, com seus 4,30 metros de comprimento, tem na própria gama da Chevrolet o Tracker (4,27 metros de comprimento) com preço mais de R$ 120 mil abaixo, e até mesmo o Equinox, de categoria superior, e mesmo assim com preço R$ 62 mil menor.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Assim, o Bolt EUV é vendido no Brasil apenas na versão topo Premier, contemplando itens de série como 10 airbags, assistente de estacionamento com visão 360 graus e câmeras de alta definição, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego, alerta de movimentação traseira em marcha a ré, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, frenagem automática para mitigar acidentes e controle de cruzeiro adaptativo.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
O sistema de condução autônoma Super Cruise, aplicado ao Bolt EUV nos EUA, não é oferecido no Brasil, porque, para operar, demanda equipamentos nas rodovias que não estão presentes no Brasil.

Design

O Bolt EUV 2023 é um dos carros elétricos mais bem resolvidos do mercado.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Ele tem um porte avantajado com 1,62 metros de altura, e formato crossover acentuado por elegantes faróis dianteiros de LED e estilo atraente. Há detalhes em preto nas cavidades das rodas e nos paineis inferiores das portas.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Os painéis prateados abaixo dos para-choques sugerem alguma proteção para trilhas, mas são apenas recursos estéticos, já que o material é plástico.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
As rodas de liga leve de 17 polegadas tem um design elegante e as molduras prateadas nas portas conferem um requinte adicional.

Interior

O interior tem bancos revestidos em couro negro, de excelente qualidade, e que combina bem com acabamento em black piano e detalhes em prata.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
O painel conta com superfícies de toque suave na parte superior e nos painéis das portas. O console central traz plásticos rígidos, assim como nas seções inferiores das portas e do painel. No geral, todos os detalhes causam uma impressão de qualidade.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
O layout interno tem excelência em ergonomia, principalmente para o motorista.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
A posição de dirigir oferece um volante de fundo plano envolto em couro com ajustes manuais de inclinação / telescópicos.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
No centro do painel há uma grande tela sensível ao toque de infoentretenimento e, abaixo dela, uma variedade completa dos comandos do ar-condicionado digital com duas zonas de climatização.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Há também um botão "Heat" ativa um sistema de aquecimento dos bancos dianteiros e do volante. Esse recurso é uma alternativa mais eficiente (em termos de uso de energia) para manter o conforto dos passageiros, e que permite desativar o aquecimento interno .

Tecnologia

O Chevrolet Bolt EUV conta com recursos como teto solar panorâmico, sistema de som Bose premium e um sistema de infoentretenimento de 10,2 polegadas, com sistema de navegação 3D integrado, rádio e muito mais.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
O botão liga / desliga do sistema e o do volume são separados, mas a tela sensível ao toque com acabamento em black piano retém impressões digitais aparentes - algo comum nesse tipo de visor.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
A conectividade com os smartphones é bem simples de ser executada, permtindo emparelhar Apple iPhone e modelos Android via conexão sem fio ao Apple CarPlay ou Android Auto.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Há ainda duas portas USB facilmente acessíveis para os passageiros do banco traseiro. Na frente, o Bolt EUV oferece uma tomada de 12 volts, um carregador de smartphone sem fio e portas USB adicionais, mas elas estão localizadas no fundo do compartimento, dificultando o acesso.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Em relação à segurança, o Chevrolet Bolt EUV 2023 obteve a classificação de cinco estrelas - a mais mais alta possível da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos EUA.

Assistência à condução

O Bolt EUV 2023 possui um conjunto de recursos de segurança de série. A assistência de manutenção de faixa com aviso de saída de faixa foi o sistema mais aparente em funcionamento durante o nosso teste. Em estradas devidamente sinalizadas, essa tecnologia detecta que você está começando a sair da faixa e ajuda a conduzi-lo de volta ao centro da faixa.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Entre todos os carros que testamos, o sistema de manutenção ativa do Bolt é o mais eficaz, sobretudo em estradas estreitas que deixam pouco espaço para erros.

Comportamento dinâmico

O Chevrolet Bolt EUV adota uma configuração de motor e tração dianteira, e um motor elétrico de acionamento magnético permanente, uma bateria de íon-lítio de 66 kWh e uma transmissão automática de marca única.
Chevrolet Bolt EUV 2023 - Outlet Premium - Alexânia (GO)
De acordo com a Chevrolet, o sistema produz 204 cv e 360,4 Nm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos - agilidade de carros esportivos.
Em uso urbano ou em rodovias, não tivemos nenhum problema ou preocupação ao acessar o trânsito em alta velocidade, entrar em rodovias ou fazer ultrapassagens. A aceleração é adequada, mas o torque, apesar de instantâneo, chega de forma bem progressiva. Existe um modo Sport que altera ligeiramente o peso da direção e a resposta do acelerador, embora não seja muito fácil perceber diferenças em relação ao modo normal.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
A suspensão tem um ajuste um pouco mais firme do que se espera tradicionalmente em carros da GM, mas o ajuste é confortável e mantém o carro muito equilibrado.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
O passeio do Bolt EUV é surpreendentemente suave e silencioso. A direção transmite segurança tanto em curvas quando em estabilidade direcional.

Autonomia

Eficiência, por outro lado, é o que este carro tem tudo a ver. De acordo com o INMETRO, o Bolt EUV tem uma autonomia de 377 km. Mas esses números podem variar dependendo do uso. O Bolt oferece duas configurações de exibição para o cluster de instrumentos digital. Uma delas mostra a autonomia estimada (quanto ainda você pode rodar antes de recarregar) acompanhado de valores mínimos e máximos. Esses números sugerem o que você pode obter em termos de alcança em cenários ideais (máximo) ou de pior caso (mínimo).
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Fizemos um teste de autonomia em rodovia, que registramos no vídeo abaixo, em uma viagem de ida e volta entre Brasília (DF) e Pirenópolis (GO) - que distam entre si 150 km. Na teoria o Bolt EUV permite que esse percurso seja feito sem recarga - o que se confirmou no nosso teste, mesmo que tenhamos feitos recargas intermediárias.



Quando começamos o teste, Bolt EUV mostrava 360 km de autonomia.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Seguimos pela BR-060 até o Outlet Premium, em Alexânia (GO), distante 77 km do Plano Piloto, na expectativa de conseguir um carregador. Entretanto, o Outlet Premium não dispõe de tal recurso.
Chevrolet Bolt EUV 2023 - Outlet Premium - Alexânia (GO)
Entreanto, chegamos ao Outlet com 300 km de autonomia. Ou seja, mesmo rodando 77 km, a autonomia caiu apenas 60 km.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Com esse resultado positivo em termos de autonomia, ganhamos confiança e optamos por seguir mais 30 quilômetros até Abadiânia (GO) - para usar o carregador do restaurante Jerivá.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Entretanto, entre o Outlet Premium em Alexânia e o restaurante Jerivá (BR-060 em Abadiânia) há um posto de pedágio que só aceita pagamento em dinheiro. Como não tínhamos recursos em espécie, tivemos que voltar até uma localidade de Alexânia sacar dinheiro para o pagamento do pedágio.
Chevrolet Bolt EUV 2023 - carregador de carro elétrico em Abadiânia (GO)
Vencido esse pequeno óbcice, chegamos ao restaurante Jerivá da BR0060, na cidade de Abadiânia (GO), mas esse retorno adicionou cerca de 30 quilômetros ao nosso percurso.
Chevrolet Bolt EUV 2023 - carregador de carro elétrico em Abadiânia (GO)
Assim, chegando ao restaurante Jerivá (KM-64 da BR-060), depois de mais de 141 km rodados desde a saída em Brasília, a autonomia indicada no painel digital do Bolt EUV havia caído 119 km, para 241 km.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Esse número positivo (redução menor de autonomia relativamente ao percurso efetivamente percorrido) nos inspirou confiança para seguirmos até Pirenópolis - distante 46 quilômetros de Abadiânia de Goiás.
Chevrolet Bolt EUV 2023 - carregador de carro elétrico em Abadiânia (GO)
Entretanto, como restaurante Jerivá oferece um (apenas um) carregador de carros elétricos, deixamos o Bolt conectado no carregador por 1 hora e 15 minutos, e isso levou a autonomia para 289 km (acrescentou 48 km - ou seja, 38,4 km de autonomia a cada hora conectado - número pior que o indicado pela GM, de 40 km de autonomia/h).
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Chegando em Pirenópolis, a autonomia tinha reduzido a 270 km, novamente um resultado positivo, já que a redução de autonomia (28 km) foi, novamente, menor que o percurso efetivamente percorrido (47 km).
Chevrolet Bolt EUV 2023 - carregador no posto Jeriva - Abadiânia (GO)
Entretanto, em Pirenópolis há um carregador público de carros elétricos operado em parceria entre a prefeitura, a start-up YellotMob e o restaurante Chico de Sá. Colocamos o Bolt por cerca de 40 minutos no carregador em frente ao restaurante Chico de Sá, na Praça do Coreto de Pirenólis, e quando saímos a autonomia tinha sido elevada a 298 km - ou seja, acrescentou 28 km de autonomia.
Chevrolet Bolt EUV 2023  - Pirenópolis (GO)
Ao final do percurso, em Brasília (DF), tínhamos rodado 353 quilômetros, e o painel do Bolt EUV apontava autonomia de 112 km.
Chevrolet Bolt EUV 2023 - carregador no restaurante Chico de Sá - Praça do Coreto - Pirenópolis (GO)
Esse é um resultado muito positivo, tendo em vista que saímos de Brasília com 360 quilômetros de autonomia, carregamos 76 quilômetros no percurso - somando assim uma autonomia de 436 km. Entretanto, em nosso teste percorremos 353 quilômetros. Ou seja, esperávamos uma autonomia final de 83 km (436 km de carga inicial - 353 km de percurso). Mas o painel digital do Bolt indicava 112 km de autonomia restante - 29 km adicionais.

Modo de um pedal


Durante todo o percurso usamos o Bolt EUV com o modo de "direção de um pedal" ativado - um botão no console central ativa esse modo. Esse modo "um pedal" aumenta a capacidade de resposta do sistema de frenagem regenerativa quando você tira o pé do acelerador. Na verdade, você está recapturando a energia que recarrega a bateria e aumenta a autonomia. Em resumo, é um modo que amplia a autonomia.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
De qualquer forma, o resultado que obtivemos com o Bolt está um pouco melhor que o medido pelo INMETRO. Desconsiderando as recargas, obtivemos uma autonomia em rodovia (pior cenário) de 289 km, enquanto o INMETRO aponta 377 km de automomia. Em uso exclusivamente urbano a autonomia do Bolt deve superar 400 km com facilidade, em decorrência da atuação mais intensa do sistema de regeneração de energia.

Considerações sobre carregamento público

O Chevrolet Bolt EUV em nosso percurso foi recarregado parcialmente duas vezes, uma em Abadiânia (48 km)  e outra em Pirenópolis (28 km). Essas recargas por enquanto são gratuitas, o que significa que você ganha autonomia, sem gastar nada. É como usar um posto de gasolina sem ter que pagar. 
Chevrolet Bolt EUV 2023 - carregador no restaurante Chico de Sá - Praça do Coreto - Pirenópolis (GO)
Da mesma forma, os carregadores disponíveis nos shoppings e em locais como o Pontão do Lago Sul são gratuitos, ou seja, recarrega-se sem gastar nada.
Chevrolet Bolt EUV 2023 - carro elétrico em Pirenópolis (GO)
Entretanto, os carregadores "públicos" estão ficando escassos para a quantidade de veículos elétricos e híbridos plug-in em circulação, e isso significa que é cada vez menor a probabilidade de você encontrar pontos de recarga livres em shoppings ou locais públicos de Brasília. Em geral estão ocupados.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Dessa forma, só faz sentido ter um carro elétrico como o Bolt EUV para os consumidores que conseguem instalar um carregador doméstico, denominado wall box, em sua casa ou na garagem do seu prédio.
Carregador de carro elétrico no posto Jerivá - Abadiânia (GO)
Com um carregador como esse, carrega-se o carro 100% durante a noite - mesmo processo que estamos acostumados com os smartphones. Se a pessoa dispuser de um sistema de energia solar em sua casa, melhor ainda, porque o custo de carga será zero.
Chevrolet Bolt EUV 2023 - carro elétrico em Perinópolis
Mas mesmo que o wallbox estiver ligado na rede elétrica, o custo do Kwh é, em média, 8 vezes menor que o litro da gasolina (podemos dizer que 1 Kwh de carga permite rodar cerca de 80% do que permitiria 1 litro de gasolina em um carro a combustão equivalente).
Chevrolet Bolt EUV 2023 - carro elétrico em Perinópolis
Assim, mesmo com recarga doméstica, o custo de rodar um carro elétrico é, em média, 8 vezes menor que um carro a gasolina, levando-se em consideração apenas os custos com combustível e energia elétrica.
Chevrolet Bolt EUV 2023 - carro elétrico em Perinópólis
E, dependendo do Estado, há incentivos adicionais como redução no preço do IPVA e permissão para rodar durantes os rodízios.

Conclusão

Ao longo desse teste constatamos que o Chevrolet Bolt EUV 2023 é uma opção viável no segmento de veículos elétricos, por sua autonomia próxima de 400 km, e facilidade de ser recarregado.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
O Bolt EUV é um crossover elétrico com um design elegante, repleto de tecnologia de ponta e que proporciona uma experiência de condução confortável.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Em relação ao Bolt EV, ele oferece mais espaço para as pernas nos assentos traseiros, mas em relação às outras dimensões internas, ele é muito semelhante ao Bolt EV,  mas tem a vantagem do preço menos elevado.
Chevrolet Bolt EUV 2023: avaliação - preços, autonomia e ficha técnica
Enfim, o Bolt EUV é uma excelente opção de carro elétrico, apoiado por uma marca tradicional no Brasil (Chevrolet), mas, como qualquer outro elétrico, só faz sentido se o proprietário instalar um carregador doméstico wallbox em sua garagem.

Ficha Técnica - Bolt EUV

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MOTOR
TipoElétrico | Motor único
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484/ISO 1585 Líquida ou SAE bruta)
203 cv (150kW)
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484/ISO 1585 Líquida ou SAE bruta)
36,7 kgfm (360 Nm)
FREIOS
SistemaEletro-hidráulico, parcialmente regenerativo
DianteirosDisco ventilado
TraseirosDisco sólido
DIREÇÃO
TipoElétrica progressiva
SUSPENSÕES
DianteiraIndependente tipo "McPherson", com barra estabilizadora sólida e molas helicoidais
TraseiraSemi independente, com barra de torsão e molas helicoidais
RODAS E PNEUS
RodasAlumínio 17''
Pneus215/50R17
SISTEMA ELÉTRICO
AutonomiaWLTP: 456 km | EPA: 397 km | Inmetro: 377 km
Bateria66 kWh
TipoLitio-Ion
Peso (Kg)443
Células288
Garantia da bateria8 anos ou 160.000 Km ( o que ocorrer primeiro)
Tipo de carregadorReceptor TIPO 2 para carregamento elétrico com provisão para carregamento rápido (DC)
CabeamentoCabo para carregamento em tomada residencial
110V/220V - 20A
TEMPOS DE RECARGA
Cordset (220V - limitado a 2,2 kVA)Aproximadamente 10 km de autonomia por hora*
Wallbox (220V - limitado a 7,4 kVA)Aproximadamente 40 km de autonomia por hora*
Carregador ultrarrápido (CC – limitado a 50kW)Até 144 km de autonomia em 30 minutos*
DIMENSÕES
Comprimento Total (mm)EUV 4,306 (EV 4,145)
Largura - carroceria (mm)EUV 1,770 (EV 1,765)
Largura Total - espelho a espelho (mm)EUV 2,048 (EV 2,039)
Altura (mm) - com o rack de tetoEUV 1,616 (EV 1,594)
Distância entre eixos (mm)EUV 2,675 (EV 2,600)
Porta-malas (litros)EUV 462
Porta-malas com bancos rebatidos (litros)EUV 1.611
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Peso em ordem de marcha (Kg)EUV 1.711 (EV 1.641)
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (Kg)EUV 396
0-100 km/h7,7 segundos
* A autonomia pode variar de acordo com o estilo de condução.

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Que tal um ID.4 por assinatura, e mais de 400 km de autonomia?

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-Wu2E3Hmjh7XwQmpPJt96YmT1uzJ23lneuqvURKEuM6OIRdrb2DWPiuT8NDaoMXoYEQNPybriQJU5gDUPWjmBSiN8qfxUAC-6c1HkJgUC-qmkqOiak4OanvnZFC9QMtPqJIaa5MgrE7dlIcytlEdpD8BtLzQgWwCi9q7V3mPyecXyiY8RsUSNsXDP-WM/s2560/VW-ID4-Brasil%20%282%29.jpg

    ResponderExcluir
  2. a qualidade do BOLT é excelente, dá de 10 a zero no ID.iotas boquetas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitado,o ar é de uma zona só enquanto no id4 é 3,acc de 3 níveis enquanto o id4 é 5,fora que a autonomia do id4 é maior com 520 km aguentando recarga rápida de até 130 kwh enquanto o Bolt no máximo aguenta 80 kwh,o único boqueta aí é o Bolt EUV.
      Esqueci que o ar condicionado do Bolt não tem saídas traseiras,até o ar do Polo tem essas saídas

      Excluir
  3. genti...quando ta chonvendo o carro eletrico pode dar choqui?

    ResponderExcluir
  4. 50 kwh?pqp,o ID.4 chega a 130 kwh.

    ResponderExcluir
  5. QUALIDADE E ACABAMENTO DO BOLT continuam superior aos Id.iotas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem