A Renault do Brasil lançou no mercado nacional no último mês de abril de 2022 a nova Oroch Turbo Automática. Essa picape é precificada (08/2022) em R$ 142.900 na versão básica.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática
O modelo das imagens está pintado na cor Cinza Lune (R$ 2 mil adicionais), levando seu preço a R$ 144.990. Neste artigo relatamos nossas impressões ao longo de uma avaliação de uma semana com exemplar cedido gentilmente pela montadora.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática
O Renault Oroch Outsider 2023 traz alterações estéticas significativas em relação ao modelo 2022, mas a principal alteração não está imediatamente à vista: é o novo e inovador motor 1.3 Turbo Flex, de 170 cv e 27,5 kgfm de torque, associado com a excelente transmissão automática CVT X-Tronic com 8 marchas simuladas.
Renault Oroch 2023 Outsider 1.3 Turbo Automática - Cinza Lune
Esse propulsor, desenvolvido em parceria entre Renault e Mercedes-Benz, é usado também no Mercedes-Benz GLB e CLA vendidos no Brasil, além da própria Duster 1.3 e no Captur 2023 Turbo Flex (veja teste aqui).
Renault Oroch 2023 Outsider 1.3 Turbo Automática
Apesar do visual off-road, com muitas inserções de elementos protetores de plástico e do Santo Antônio, o Oroch Outsider tem tração 4×2 dianteira.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática
Esse powertrain tem funcionamento extremante suave e progressivo, mas vigoroso. Basta pressionar o acelerador e a picape é lançada à frente com disposição, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 189 km/h.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática - interior
O consumo médio de gasolina em nosso percurso em Brasília (DF), urbano, sempre com o ar-condicionado (automático de zona única) ligado 100% do tempo, foi de 10,4 km/l.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática
Segundo o INMETRO, o consumo de etanol é de 7,4 km/l em cidade e 7,8 km/l em rodovia. Com gasolina melhora para 10,5 km/l e 11 km/l, respectivamente.

Design

O design do Renault Oroch Outsider é marcado por uma dianteira robusta com grade com elementos cromados. O sistema de iluminação tem têm um contorno de LED para sinalização de posicionamento diurno.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática - frente
Os faróis são convencionais e há ainda faróis de milha e neblina, sendo aqueles alocados em um protetor plástico que se projeta adiante da carroceria - o que exige certo cuidado para não danificá-los em um eventual toque na dianteira.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática
Por outro lado, o ângulo de ataque dianteiro foi ampliado - melhorando a capacidade de enfrentar pisos desafiadores.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática - lateral
A lateral é caracterizada por rodas de liga leve 16" diamantada bi-ton, barras de teto em aço que reforçam o aspecto offroad do Oroch Outsider, juntamente com os elementos protetores dos para-lamas em plástico preto.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática
Esses elementos plásticos além de contribuírem para uma imagem mais robusta, são funcionais à medida que oferecem uma proteção adicional à carroceria contra pedras e detritos lançados pelos pneus sobretudo em pisos mais deteriorados. 
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática
Na traseira o destaque vai para as lanternas de formato retangular e vertical. A caçamba tem capota marítima e protetor. 

Interior

O interior é marcado por boa habitabilidade na dianteira, e também bom espaço para as pernas dos passageiros traseiros. O teto elevado resulta em uma posição de dirigir elevada e também bom espaço interior.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática - interior
O acabamento adota materiais plásticos de qualidade superior ao observado no modelo anterior, mas ainda é de aspecto rústico - o que não se harmoniza totalmente com o preço do carro.
Renault Oroch  Outsider 1.3 Turbo Automática
A decoração é predominantemente escura, que, além de proporcionar uma imagem mais elegante, é menos susceptível à sujeira.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática
O ponto de destaque é a tecnologia. A tela central de 8 polegadas é bem posicionada, e de fácil operação, apesar de a ausência total de botões físicos para a operação da central multimídia.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática - espaço interno
Há, porém, o comando de satélite no volante que permite ao motorista aumentar e diminuir o volume e trocar estações, sem tirar a atenção da via.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática - espaço traseiro
O cluster de instrumentos possui dois grandes mostradores analógicos e uma tela central digital ao centro - muito simples e clara na leitura.

Conforto e comportamento dinâmico

O Renault Oroch Outsider 2023 é uma picape realmente diferenciada em seu comportamento dinâmico por conta do powertrain efetivamente premium - turbo, flex, e de injeção direta. É um motor suave e que oferta torque abundante em todas as faixas de rotação.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática
Ademais, em face da tecnologia empregada, o consumo é relativamente baixo em comparação ao nível de performance que supera as expectativas.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática
Tratando-se de um motor turbinado, sente-se um pequeno turbo-lag abaixo de 1.500 RPM, mas basta superar essa rotação para a transferência de torque e potência às rodas aumentar significa e progressivamente.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática
O comportamento dinâmico é marcado por um passeio confortável e silencioso, graças ao ajuste macio de suspensão. Há bom equilíbrio tanto em retas quanto em curvas - o que proporciona segurança.
Renault Oroch - porta-malas de 683 litros
A caixa CVT X-Tronic tem funcionamento silencioso, preciso e suave - não há falhas, e sua performance é excelente.

Equipamentos e segurança

Esta versão topo de gama Outsider vem com multimídia compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fio, assistente de direção Eco e projeção de câmera de ré com guias móveis.
Renault Oroch Outsider 1.3 Turbo Automática
No quesito segurança, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, e airbags frontais para motorista e passageiro obrigatórios por lei, assim como sistema de frenagem ABS com assistência de frenagem de emergência (AFU). Em termos de assistência à condução há limitador de velocidade e controle de cruzeiro.

Do lado do conforto, possui ar-condicionado automático, acendimento automático de faróis, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, volante regulável em altura e profundidade, sensor de estacionamento traseiro com a já relacionada câmera de marcha à ré.

Conclusão

A renovação atual fez muito bem ao Oroch, especialmente nesta versão turbinada que é diferenciada. O grade destaque é a mecânica, que proporciona um passeio tão suave e silencioso quanto disposto.



Ficha Técnica - Renault Oroch 2023 Outsider Turbo Flex Automática

Carroceria
Número de portas4
Tipo de carroceriaCabine Dupla
Motor
Número de válvulas16
Tipo de motor1.3 TCe
CombustívelFlex
Potência máxima (cv@rpm)170
Torque (kgfm@rpm)27,5
Tipo de injeçãoDireta
Número de cilindros4
Cilindrada (cm³)1.332
Direção
Diâmetro de giro (m)10,7
Transmissão
Tipo de traçãoTração dianteira
Caixa de CâmbioCaixa de câmbio
CVT
Número de marchas8
Dimensões
Distância entre eixos2.829
Altura exterior1.694
Comprimento exterior4.719
Largura exterior - excluindo os retrovisores1.834
Altura em vazio1.694
Altura interna do piso ao teto1.419
Comprimento interno do vão de carga1.291
Altura com a porta lateral ou traseira aberta1.631
Largura exterior (incluindo os retrovisores)1.834
Largura útil1.200
Desempenho
Velocidade máxima (km/h)189
Aceleração 0-100 Km/h (s)
Peso (KG)
Carga útil (kg)650
Peso em ordem de marcha (kg)1.432
Volume mínimo do porta-malas (litros)683

6 Comentários

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  1. É uma pickup honesta em custo x benefício. Tem boa capacidade de carga (como a Strada) e espaço para família. O preço de 142k é correto pelo motor 1.3T economico e de muito torque. Nessa faixa de preço, difícil encontrar picape melhor.

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    1. Fiat Toro 1.3 Turbo é bem melhor, essa Oroch e Strada são uma verdadeira gambiarra com plataforma de concepção bem antiga, que são bem nítida no design ultrapassado do exterior e de concepção econômica para um carro desse valor.

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    2. A Toro é mais cara e o motor é um tanto problemático, com relatos de problemas crônicos. A Oroch conta com o motor 1.3 T da Mercedes que é melhor que o da Toro, mas tem a inconveniência de ser um motor importado, mais caro, mas mais confiável que o da Fiat.

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  2. E melhorou muito em qualidade no interior, dá um banho nos boquetas Polo/virtus/taos

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  3. Design muito emperiquitado, cheio de faróis na frente, aparentemente desfuncionais. Caçamba pequena e sofre do mesmo problema que a Toro, que é a crise de identidade: não é picape e não é SUV. Não tem capacidade off-road de uma piada, e não tem o porta-malas de um SUV. É maior que o SUV, pouco prático. Não recomendo. Para trabalho? Iria de Saveiro.

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  4. Esse cara nunca colocou carga na Saveiro,pois quando carregada com seus 400 kg assenta e pega em qualquer saliência no chão é que na verdade a Saveiro só serve para carregar alto falantes

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