A Chevrolet do Brasil está anunciou uma websérie educativa para tratar de aspectos relativos aos carros elétricos no contexto da América do Sul, considerando as características dos mercados locais, incluindo a matriz energética.
Novo Chevrolet Bolt EUV 2023
O primeiro episódio tratou de diferenças entre carros elétricos e híbridos, enquanto o segundo episódio abordou a questão da eficiência dos elétricos. Esses dois primeiros episódios estão conjugados no vídeo que reproduzimos abaixo.



A websérie explica a diferença básica entre o carro elétrico e o híbrido. “É importante esclarecer para o consumidor que existem diferentes níveis de eletrificação, que influenciam desde a emissão do veículo até a sua utilização”, diz Marcos Paiva, diretor de Estratégia de EVs da GM América do Sul.
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São as características da bateria e sua capacidade em gerar energia para que o veículo rode no modo zero emissão que geralmente definem sua categoria.
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Os puramente elétricos são considerados os mais avançados e eficientes, pois são os únicos que rodam o tempo todo no modo zero emissão – nem escapamento nem tanque de combustível eles têm. EVs de última geração já possuem conjunto de baterias com longa autonomia, em alguns casos superior à de muitos carros Flex, oferecendo ainda melhor desempenho e bem menor custo de manutenção.
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Já os modelos híbridos possuem dois tipos de motores, um tradicional a combustão e um outro elétrico, para ajudar a poupar combustível, incrementar a performance e/ou gerar energia para o veículo. Costumam ser subdivididos em três categorias:

Híbrido leve – A tecnologia usa um motor-gerador ligado ao sistema elétrico do automóvel. É capaz de recuperar energia em frenagens, por exemplo, para armazená-la numa bateria extra. Este sistema, entretanto, não é capaz de fazer o veículo rodar apenas no modo elétrico, mas alivia o esforço do motor a combustão, melhorando ligeiramente a eficiência energética.

Híbrido pleno – O veículo possui dois tipos de motores, a combustão e a eletricidade, que podem trabalhar em conjunto ou individualmente. Esse gerenciamento é automático e pode variar bastante, como a disponibilidade de energia recuperada de desacelerações e frenagens armazenada numa pequena bateria, que é utilizada para alimentar temporariamente o motor elétrico. Nesta categoria, a bateria é recarregada através do motor a combustão.

Híbrido Plug-in – Possui uma arquitetura similar ao híbrido pleno, com dois tipos de motores, um movido a combustível e o outro a eletricidade. A diferença é que, nesta categoria, o veículo conta com mecanismos adicionais para permitir que ele possa ser carregado também numa tomada. Como possui uma bateria de porte intermediário, consegue rodar de pequenas até médias distancias no modo 100% elétrico.

Futuros elétricos da GM no Brasil

A General Motors anunciou recentemente que tem o compromisso de liderar a eletrificação da mobilidade na América do Sul, com uma completa linha de veículos zero emissão.
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A empresa revelou os futuros lançamentos da marca Chevrolet na região para o segmento. Entre as novidades estão o Bolt EUV, o Blazer EV e o Equinox EV. A ofensiva da empresa rumo a eletrificação foi iniciada em 2019, com a comercialização do Bolt EV exclusivamente no Brasil.

Carros elétricos são 10 vezes mais eficientes que a gasolina

Existem diferentes maneiras de medir o impacto do uso de um automóvel em relação ao aquecimento global. Para especialistas, a melhor maneira de calcular a emissão de um automóvel é somando os gases que o veículo emite pelo escapamento mais o impacto que a produção do seu combustível provoca no meio ambiente. É a famosa equação “do poço à roda”.
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Interessante observar que um mesmo modelo de carro pode apresentar resultados diferentes dependendo do mercado. Esta oscilação ocorre devido a variações, entre elas a da matriz energética daquele país.

No Brasil, por exemplo, a gasolina conta com até 27% de etanol em sua composição e existem carros que podem rodar apenas com o combustível vegetal.

Outro fato é que 84% da energia elétrica vem de fontes renováveis, como a hídrica, a solar e a eólica. Tudo isso cria perspectivas diferentes para cada tecnologia de propulsão.

Aqui, o carro elétrico vira uma opção ainda mais sustentável. Mais que o carro híbrido e mais que o flex, como mostra tabela abaixo, que considera o percentual médio de emissão de CO2 equivalente por tipo de propulsão em comparação com carros puramente a gasolina:

Gasolina100%
Flex79%
Híbrido Flex57%
Elétrico10%

A conta leva em consideração a média de eficiência energética dos automóveis comercializados no país e participantes do programa de etiquetagem veicular do Inmetro, tendo os resultados comparados com um carro puramente a gasolina.

Os cálculos foram feitos de acordo com uma metodologia inovadora em elaboração pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), que aplica a intensidade de carbono da matriz energética local.
Dentro do conceito do poço à roda, tanto um veículo Flex quanto um híbrido trazem ganhos ambientais importantes em relação a um movido puramente a gasolina. Já um carro elétrico é cerca de 10 vezes mais eficiente, em média, até porque é o único que consegue conciliar a eficiência do motor elétrico com a matriz energética predominantemente limpa do Brasil. Tudo isso porque o EV roda em tempo integral no modo zero emissão – nem escapamento tem”, explica Luiz Gustavo Moraes, gerente de regulamentações da GM América do Sul.

Fonte: Chevrolet do Brasil

5 Comentários

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  1. Híbridos são complicados e ultrapassados. Elétricos são superiores e são o futuro.

    Qual a marca legada mais avançada em elétricos puros?


    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMP5YSn8J0zNc7DvgTY4UXneJkljy6U_IeuHMHVJvGMpunokvSAhbo2f30crhM0wiS1RIg4HD7aKdQPH0WlrvTyS6PasvnqlllgFBXt88STrNdEnFw6iE63BDKRor0Aw4HsI0g7jmTidDlptvVMIaqX63-GAQLq-Wg9fBkchKqR1DvrPvpSp9hMYjaIg/s1023/Eletropostos-VW-Brasil%20%284%29.png.jpg


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    1. A chevrolet, que produz veículos elétricos desde 1996.

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    2. Brasileiro foi CIRÚRGICO em seu comentário!!!
      A marca que mais apostou em elétricos, a vida toda foi a GM.

      VW tá surfando na onda de outros pioneiros

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  2. CHEVROLET TEM ELETRICOS NO BRASIL

    E A SHITvw??? CADê???

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  3. Carros 100% elétricos continuarão sendo um nicho de vendas, focado principalmente no uso urbano enquanto não resolverem o problema da recarga lenta.
    Uma viagem só é possível SE as baterias estiverem com a carga máxima, ou seja exige planejamento, mas um carro com motor a combustão pode realizar essa mesma viagem a qualquer momento e em qualquer ritmo independente se o carro está de tanque cheio ou não pois é fácil e rápido abastece-lo.
    Por isso os híbridos plug-in são a melhor opção, em trajetos curtos (uso diário) usa o motor elétrico e quando precisa de mais autonomia o motor a combustão entra

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