A Caoa Chery lançou no mercado nacional o novo Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid - primeiro modelo híbrido plug-in do Brasil a ter dois motores elétricos. O preço é de R$ 269.990 (junho de 2022).
Segundo dados oficiais, o Tiggo 8 Plug in Hybrid tem consumo médio combinado de 42,7 km/l, e autonomia combinada chega a 77,6 km no modo 100% elétrico.
Em termos de potência, o sistema híbrido oferta 317cv e torque máximo de 56,6 kgfm, permitindo ao SUV acelerar de 0-100 km/h em 6,72 segundos.
O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid será comercializado junto com a versão a combustão.
O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid conta com dois motores elétricos combinados com o motor a combustão 1.5 Turbo a gasolina, entregam 317 cv de potência máxima e 56,6 kgfm de torque, e estão associados com a DHT (Dedicated Hybrid Transmission) no Brasil, que é uma transmissão dedicada a modelos híbridos, de modo a elevar a eficácia da gestão dos três motores.
O motor a gasolina do Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid é o 1.5 Turbo a gasolina, que atua em conjunto com a transmissão DHT.
Composta por dois motores elétricos e três marchas mecânicas, é capaz de fazer a combinação do conjunto elétrico com o motor a combustão. Com isso, entrega 11 relações de marcha, de forma automática.
A potência máxima combinada entre o motor a combustão e os dois motores elétricos é de 317 cv , enquanto o torque máximo chega a 56,6 kgfm. Atuando de forma independente o motor a combustão possui 147 cv de potência máxima e 22,5 kgfm de torque máximo. Já os motores elétricos têm 75 cv e 95 cv de potência máxima e 17,3 kgfm e 16,8 kgfm de torque máximo, respectivamente.
O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid possui dois modos de potência (EV e HEV). Possui ainda dois modos de condução: EV – modo 100% elétrico, em que somente um ou dois motores elétricos atuam; HEV – modo híbrido que, de forma inteligente, otimiza o funcionamento dos três motores priorizando a economia de combustível; Normal – disponível no modo EV e HEV e que prioriza a economia de combustível; Sport – Disponível somente no modo HEV e que prioriza o desempenho;
Nos modos EV e HEV, há ainda a possibilidade de o motorista gerenciar o nível mínimo da bateria, com valores entre 20% a 70%. Ou seja, caso o condutor opte por 70%, por exemplo, o veículo atua de forma a poupar a bateria para que ela não descarregue além de 70%. Caso opte por 20%, o sistema vai entregar mais performance, entendendo que pode utilizar a carga da bateria ao máximo até atingir o nível de 20%.

Bateria e regeneração de energia

A bateria do Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid dispõe de 96 células e capacidade total de 15kWh, possibilitando uma autonomia 100% elétrica de até 77,6 km. O modelo possui também sistema de regeneração de energia, em que a energia cinética que seria desperdiçada em frenagens ou desacelerações é direcionada para a bateria.
Esse sistema possui quatro níveis: um automático e com maior capacidade de regeneração, acionado durante as frenagens. E outros três, que podem ser configurados pelo próprio condutor, sendo 1 o menor nível de regeneração e 3, o maior. Neste caso, a recuperação da energia ocorre sempre que o motorista deixa de acionar o pedal do acelerador.
O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid é comercializado com carregador portátil tipo 2. O carregamento pode ser realizado em tomadas comuns de 220V e em carregadores de parede. No primeiro caso, o carregamento completo da carga da bateria leva em torno de 6h, enquanto no segundo a carga completa é realizada em 3h.

ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid conta com tecnologia ADAS, que contempla:

  • ACC – Adaptive Cruise Control: piloto automático que controla a distância do veículo à frente, acelerando e freando conforme necessário; A
  • EB – Autonomous Emergency Brake: função que ativa automaticamente os freios quando há risco de colisão, a partir da detecção de animais, pedestres e ciclistas; 
  • FCW – Front Collision Warning: sistema em que, quando há possibilidade de uma colisão com o veículo à frente, emite um alerta sonoro e visual para auxiliar o condutor; 
  • TJA – Traffic Jam Assist: função “Stop&Go” utilizada em congestionamentos; 
  • ICA – Integrated Cruise Assist: sistema que integra funcionalidades ADAS auxiliando e proporcionando mais segurança ao condutor; 
  • LDW – Lane Departure Warning: Sinal sonoro e de vibração no volante caso o condutor mude de faixa sem acionar a seta; 
  • LDP – Lane Departure Prevention: Auxilia na manutenção do veículo dentro da faixa; 
  • IHC – Intelligent Headlamp Control: Controla o farol automaticamente alterando entre farol alto e baixo de acordo com os veículos que transitam no sentido contrário; 
  • AFS – Sistema adaptativo de luzes dianteiras: Otimiza a distribuição do faixo luminoso dos faróis. Dependendo da velocidade, a luz é direcionada para melhorar a visibilidade em curvas;
Design

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid estreia também novo visual. A nova grade no formato Diamond com detalhes cromados. Há também novos para-choques dianteiros e traseiros, novos faróis em LED e faróis de neblina, além de indicadores de direção dinâmicos.
As rodas também ganharam novo design, exclusivo para essa versão.
No interior, há tela de 24,6" que integra o painel de instrumentos e o multimídia. O controle do ar-condicionado também é por meio de uma tela colorida touch screen de 8". O banco do motorista, que já contava com seis ajustes elétricos passa a ter também ajuste lombar, assim como memória para os ajustes. O sistema de som premium é da Sony.
O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid será comercializado nas cores branco e preto metálico.
A garantia é de 8 anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e motores elétricos), 5 anos para motor a combustão e transmissão (conjunto mecânico) e 3 anos para o veículo.

Vídeo - Caoa Chery Tiggo 8 PlugIn Hybrid



Ficha Técnica - Tiggo 8 Plugin Hybrid

TIGGO 8 PRO PLUG-IN HYBRID
MOTORIZAÇÃO
Tipo1.5L TCI
Número de cilindros4
Nº de válvulas16
Potência máxima - c.v.147
Torque máximo - kgfm22,5
Injeção EletrônicaMPI (Mult Point Injection)
Tipo de igniçãoEletrônico
CombustívelGasolina
Motores Elétricos2
Potência elétrica máxima - c.v.170
Potência máxima combinada - cv317
Torque máximo combinado - kgfm56,6
Capacidade da bateria (kWh)19,27
SISTEMA DE TRANSMISSÃO
TipoDHT
TraçãoDianteira
PESOS E CAPACIDADES
Tanque de combustível45 litros
Porta malas889 litros
Número de OcupantesMotorista + 6 Passageiros
DIMENSÕES
Comprimento do veículo4.722 mm
Largura do veículo1.860 mm
Altura do veículo (vazio)1.747 mm
Distância entre eixos2.710 mm
SISTEMA DE DIREÇÃO
DireçãoAssistência elétrica progressiva
SUSPENSÃO
DianteiraIndependente, tipo MacPherson, com molas helicoidais, braços inferiores e
amortecedores hidráulicos pressurizados com batente de suspensão em
poliuretano e barras estabilizadoras.
TraseiraIndependente, tipo Multilink, com braços de controle, molas helicoidais,
amortecedores hidráulicos pressurizados com batente de suspensão em
poliuretano e barra estabilizadora.
SISTEMA DE FREIOS
TipoSistema de Freio com Antitravamento (ABS) e Distribuição Eletrônica da Força (EBD)
DianteiroDiscos ventilados
TraseiroDiscos solidos
RODAS e PNEUS
Rodas de Liga Leve Diamantadas18"
Pneus235/55 R18
DESEMPENHO E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
Aceleração 0- 100 km/h (s)6,72
Retomada de velocidade 40-80 km/h (s)2,68
Retomada de velocidade 60-100 km/h (s)3,74
Retomada de velocidade 80-120 km/h (s)4,43
Autonomia no modo elétrico (km)77,6
Consumo de combustível combinado (km/l)42,7
CONFORTO / CONVENIÊNCIA
VERSÃOPRO (C890)PRO (C891)
8 Alto falantes
Abertura do porta malas por sensor de aproximação
Ajuste elétrico dos faróis
Apoio de copo na porta
Ar condicionado dual zone
Botão Start/Stop para partida sem chave
Câmera de ré com guias dinâmicas de direção
Câmera de visão 360°
Carregador de celular(Wireless) com compartimento para apoiar o celular
Chave com controle remoto de abertura/fechamento(keyless) das portas e porta-malas
Computador de bordo
Console central frontal com apoio de braço
Controle do ar condicionado com tela LCD colorida 8"
Controle elétrico de vidros one-touch para abrir e fechar com ante esmagamento
Cruise Control (Piloto Automático)
Direção elétrica (EPS)
Entrada USB na primeira e segunda fileira
Faróis com acendimento automático
Filtro N95 para o ar condicionado
Luz de cortesia nas 3 fileiras de bancos
Modo de condução - SPORT/ECO
Porta óculos
Parabrisa frontal com descongelamento/desenbaçamento automático
Quebra sol com espelho para motorista e passageiro dianteiro
Rebatimento elétrico dos retrovisores externos
Retrovisor interno eletrocrômico
Retrovisores externos com controle interno elétrico
Saída de a/c para o porta-luvas
Saída de ar condicionado para segunda fileira
Seletor de modo de condução (EV Normal / HEV Normal / HEV Sport)
Sensor de estacionamento dianteiro
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema de som premium Sony
Sistema Start/Stop
Tela integrada painel de instrumentos e multimídia - 24.6"
Teto solar Panorâmico
Volante com revestimento em couro, multi funcional e com ajuste manual de altura e profundidade
INTERIOR/BANCO
Acabamento interior na cor preta
Banco do motorista com ajuste elétrico (6 direções) e ajuste lombar (4 direções), com memória
Banco do motorista com função benvindo
Banco do passageiro com controles adicionais elétricos ao alcance do motorista (boss key)
Banco do passageiro dianteiro com 4 ajustes elétricos
Bancos com revestimento Premium na cor preta
Bancos dianteiros ventilados/ aquecidos
Bancos e encostos de cabeça Extra Comfort
Segunda fileira de bancos 60/40 rebatíveis
Segunda fileira de bancos com apoio de braço
Terceira fileira de bancos 50/50 rebatíveis
EXTERIOR
Detalhes cromados
Espelhos retrovisores externos com ante embaçante
Espelhos retrovisores externos elétricos com rebatimento automático e memória
Farois de Neblina em LED
Indicadores externos de direção dinâmicos
Lanterna traseira de neblina integrada
Lanterna traseira em LED
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED
Para choques, maçanetas e espelhos retrovisores na cor do veiculo
Rack no teto
Saídas de escapamento cromada
Shark antena
Sistema de Faróis em Full LED
Spoiler Traseiro
ITENS DE SEGURANÇA
ABS + Distribuição Eletrônica da Força (EBD)
Airbag de cortina
Airbag frontal para motorista e passageiro
Airbag lateral para motorista e passageiro Dianteiro
Alarme ante furto (periférico) com acionamento pela chave
Alça de segurança na primeira, segunda e terceira fileira de bancos
Alerta de Colisão Frontal (FCW)
Alerta de Colisão Traseira (RCTA)
Assistencia de Condução Integrada (ICA)
Assistencia de Congestionamento (TJA)
Assistencia de Prevenção de saída de faixa (LDP)
Assistente de saída em Aclives (HHC)
Aviso de cinto desatado (Motorista e Passageiro dianteiro)
Aviso de saída de faixa (LDW)
Assistente de mudança de faixa (LCA)
Aviso sonoro para excesso de velocidade, ajustável manualmente
Cintos de segurança de 3 pontos em todos os assentos
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com regulagem de altura
Comutação automática do fárol alto (IHC)
Controle eletrônico de descida (HDC)
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)
Encostos de cabeça com regulagem de altura
Faróis dianteiros adaptativos (AFS)
Freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB)
Função AUTO HOLD
Limpador de para brisa automático (sensor de chuva)
Kit Reparo para pneus
Piloto Automático Adaptativo (ACC)
Sistema de alerta de abertura das portas (DOW)
Sistema de Controle de Tração (TCS)
Sistema de frenagem automática emergencial , Pedestres e Bicicleta (AEB)
Sistema de monitoramento de ponto cego (BSD)
Sistema de monitoramento de pressão nos pneus (TPMS)
Sistema immobilizer
Sistema ISOFIX de fixação
Travas de segurança para crianças na porta traseira

25 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. ENQUANTO A VW TENTA EMPURRAR O TAL DE TAOS, FABRICADO NA ARGENTINA, SENDO UM PROJETO CHINÊS DEFAZADO....

    ATÉ A CHERY, A ESTÁ COLOCANDO NO BOLSO.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. kkk Taos é o maior SUV médio, mais rápido e equipado da categoria, carros chineses não tem qualidade construtiva

      Excluir
    3. Unico produto atual eletrico da JACSWAGEM eo VIBRADOR da Carluxa D4 e suas Migas!!
      Ate a irma chinesa Cherry colocando a JACSWAGEM no bolso!!
      Fatos apenas Fatos!!

      Excluir
  2. Este é o híbrido plug-in mais acessível a venda no mercado brasileiro. Penso que seu concorrente é o Jeep Compass 4xe, o qual é mais de R$ 100 mil mais oneroso. O Tiggo está bem posicionado!

    ResponderExcluir
  3. melhor, mais bonito e mais equipado q a TIGUAN, tanto q a matou kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk TIGUAN R-LINE humilha essa bostinha, TAOS HIGHLINE tem ACC, paddle shifts e motor TSI flex com mais de uma década de confiabilidade, nada de porcaria xing ling

      Excluir
    2. kkk Tiguan R-Line engole essa porcaria xing ling em desempenho e qualidade, SUV consagrado não deve ser comparado com produtos chineses de baixa qualidade

      Excluir
    3. Realmente e uma Heresia comparar esse Tiggo com a Moribunda Tiguan!!
      FATOS APENAS FATOS!!

      Excluir
    4. Chery não tem o mínimo de qualidade e segurança para ser comparado a um projeto alemão, FATO.

      Excluir
  4. ENTÃO A JACSWAGEN DO BOSTIL, PARA SEGUIR SEU PADRÃO NOS PAÍSES EMERGENTES, SERÁ CAPAZ DE LANÇAR SEU PRODUTO AQUI....

    UM GOLETA PLUG-IN.....

    EM BREVE NA LOJA DA JACSWAGEN, ONDE O ASNO CARLOS TRABALHA.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada disso seu lixo, VW tem sua linha elétrica ID muito superior aos concorrentes

      Excluir
  5. Matou o Tiguan R line 350 tsi. Anda a mesma coisabe consome 1/4 a menos.

    Quero ver Carlota de 4 arrumar descukpa agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério palerma, esses números aí são dados da montadora xing ling, lembra a surra que o Tiguan 350 TSI deu no possante Equinox 2.0 T 272cv 37 kgfm (motor de Camaro) ?? essa joça aí toma 1s no 0-100 e uns 3s na VR do Acelerados anota aí

      Excluir
    2. CADE A TIGUAN??
      Ainda e produzido no Brasil???

      PARECE CABECA DE BACALHAU, EXISTE MAS NINGUÉM VIU.🤣🤣🤣🤣

      Excluir
    3. Da mesma forma que o Tiguan humilhou o Equinox no Acelerados, esse xing ling aí não dá nem pro cheiro

      Excluir
  6. Lixo. Quer um carro de verdade compre um Jeep!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arriscaria pagar 100k a menos e levaria o Tiggo, sem pestanejar.

      Excluir
    2. quer um SUV flex fraco, pesado e que raspa em qualquer lombada e rampa, leve um Jeep, quer SUV robusto de verdade leve o Taos, Tiguan e T-Cross

      Excluir
  7. quem quiser um SUV de verdade leva o Taos, maior, mais rápido, econômico e equipado que os Jeeps, os compass flex e corollas cross raspam em qualquer lombada ou rampa... isso é SUV? Taos não raspa nada, ótima robustez

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Se não bastasse um, agora temos o VWAG, o clone da Carlota!

    ResponderExcluir
  10. Ficha Técnica - Tiggo 8 Plugin Hybrid Duvidas
    Poderia me informar se tem duas versões do Tiggo 8 modelos C890 nesta versão não tem AFS e C891 vem com AFS, relação foto do volante esta de acordo que vão entrega no Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem